O Bem-Amado

O Bem-Amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes




Resenhas - O Bem-Amado


176 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Luciano 04/07/2022

Pra sempre Odorico
Dias Gomes criou um mito,um personagem que exemplifica milhares de políticos pelo país, os anos passam e isso só confirma que quanto mais o tempo passa,a essência de Odorico sempre estará presente nesse meio político.
comentários(0)comente



EvaíOliveira 12/06/2022

A peça retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seus objetivos.
Odorico desvia verbas da iluminação, da educação, para realizar a única promessa de campanha. Além tramar mortes, foi capaz de planejar um atentado a fim de culpar a oposição e "conquistar" o povo.
60 anos depois do lançamento dessa peça, algumas situações ainda se repetem.
comentários(0)comente



Ana 08/06/2022

QUE LIVRO CÔMICO!!!
Eu li porque era paradidático na escola, mas é um livro muito bom e engraçado e rápido de ler, além do plot que eu já esperava mas foi ainda sim muito engraçado!!! Recomendo
comentários(0)comente



beta 10/05/2022

Perfeito
Li para uma atividade da escola, e é uma peça teatral perfeita, adorei saber q era inspirado em uma história real. Um livro bem curtinho, e muito bom, que mesmo depois de tanto tempo continua atual.
comentários(0)comente



Letícia 18/04/2022

Texto atual!
Excelente texto de Dias Gomes!
Assisti a novela recentemente e agora li a peça.
Infelizmente é um texto atual.
Recomendo a leitura e quem puder assistir à novela, assista.
comentários(0)comente



Michele 14/03/2022

A politicagem de ontem, de hoje e de sempre
E quem não conhece um Odorico Paraguaçu? Aquele que faz propaganda de uma ideia como a solução dos problemas de um povo, ganha a população com essa apelação e não abre mão dela, mesmo quando ela se torna inconveniente pro bem comum. A coisa toda sai do controle, mas o discurso ainda assim não muda, já que a preocupação nunca é de fato garantir esse bem comum, mas sim a sua imagem imaculada daquele que faz, mesmo quando esse fazer traz mais ônus que bônus ao povo.
comentários(0)comente



prada0 12/03/2022

Bom pra passar o tempo
Li o livro para o colégio e não esperava que eu ia gostar, mas a verdade é que ele surpreendeu.
O livro é mega curto e da pra ler em meia-hora, sem brincadeira. O livro é narrado como uma peça de teatro, então a experiência definitivamente é melhor por causa disso.
Tem umas falas super machistas e problemáticas, mas acho a leitura válida justamente pra entender o pensamento precário da época retratada.
Você vai dar umas gargalhadas aleatórias, pois tem uns momentos tão absurdos que você vai pensar ?NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKJKKKKKKKK?
Não é nada genial, mas pra aqueles 40 minutos que você não tá fazendo nada, vai ser uma boa distração e passa tempo (:
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



marina698 19/02/2022

Em uma cidade onde não há cemitério, um candidato a prefeito promete ao povo a construção de um lugar em que seus habitantes possam descansar um dia. Mas logo após a construção desse cemitério, o prefeito se depara com um problema: não há mortes na cidade. Ele e sua equipe fazem de tudo para encontrar ou fazer um defunto para estreiar a nova construção pública.

O bem amado, de Dias Gomes, é uma peça que retrata situações políticas na sociedade brasileira, com um toque de humor. Mesmo tendo sido escrito na década de 1960, as semelhanças com a atualidade são bem notáveis. A leitura é muito divertida e contagiante e ótima para passar um tempo se entretendo.
comentários(0)comente



Mari 10/02/2022

Botando de lado os entretantos, partindo para os finalmentes
Uma obra bem curtinha e leve de ler, que traz a sátira de um político que promete a construção de um cemitério para a cidade de Sucupira.

Eleito, desvia todo tipo de verba para cumprir a promessa, mas ninguém morre para inaugurar a grande obra do novo prefeito.

O resto do enredo se desenvolve com muita comédia e reviravoltas, tornando a peça muito divertida.
comentários(0)comente



Mari 29/01/2022

Li esse livro em poucas horas, e achei bem interessante. A história mostra bastante alguns assuntos da realidade, por exemplo, como a ambição excessiva pode afetar a vida de uma pessoa, e de uma forma irônica demonstra como funciona a política no Brasil, super recomendo?
comentários(0)comente



Théo 21/01/2022

crítica interessante
Li esse para a escola, é um livro escrito em forma de peça teatral e é obviamente uma sátira.
Ri demais com alguns trechos do final, que me lembraram muito uma pessoa aí??,.
os personagens são bem caricatos.
leitura válida e bem levinha, tem umas partes bem características da época.
Nunca tinha lido nenhuma obra desse autor e foi legal conhecê-lo, vou procurar mais obras dele.
No geral é um bom livro, nota 3.5
comentários(0)comente



isabellebessaa 28/12/2021

Esperava mais
Fui fazer uma viagem de 20 horas e estava atrás de um livro que pudesse me divertir nesse meio tempo kkkkk acabei escolhendo esse.

Acabou sendo uma boa escolha por ser curtinho, ser uma peça de teatro e ter uma pitada de humor. Mas, fiquei desejando que a história se aprpfundasse mais nos personagens. Acabou ficando raso.

De toda forma, pra quem quiser ler algo leve e de quebra identificar os políticos de interior no Odorico Paraguaçu (adoro esse nome) fica a dica
comentários(0)comente



AlvaroHorjas 08/12/2021

Muito bom sksksks
Eu li esse livro pela primeira vez na época de vestibular e assim como dessa vez eu li em uma sentada só.
É um livro/peça/novela muito bom.
Você se envolve na história, por causa dos próprios personagens. São muito engraçados e muito característicos. E a história em si se baseia em uma narrativa muito bem definida:

Odorico aspirante a prefeito indignado por não ter um cemitério na cidade. Eleito como prefeito, constrói o cemitério mas não tem ninguém pra nele ser enterrado. E a história se desenrola na busca de Odorico por inaugurar o cemitério, sendo capaz de fazer de TUDO, literalmente, TUDO pra conseguir um defunto.

O final, só você lendo pra saber.
comentários(0)comente



Wolsey 03/12/2021

Eterno.
Dias Gomes era maravilhoso. Assim como na obra de Ariano Suassuna, a caracterização e a peculiaridade de cada personagem, é exacerbada na forma caricata, típica de cada um.
O político demagogo, o religioso interesseiro, a imprensa oportunista, a falsa moralista, entre outros.
Como se trata do texto da peça, a leitura pode parecer estranha, mas não há dificuldade. A leitura é muito rápida e bem divertida, ainda que se saiba o desfecho.
É um clássico do teatro brasileiro e deve ser reverenciado.
comentários(0)comente



176 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12