Belas Maldições

Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

Luiskronos 06/07/2022

Extremamente divertido
Não tem muito o que dizer. É divertido, tem uma história criativa e instigante, diversos núcleos, várias referências, é muito cômico, apenas me incomodou um pouquiiiiiiinhosinho umas partes do final, mas definitivamente a história é legal

jjisinblue 28/06/2022

Essa é a minha bíblia!
"Pode ser que ajude na compreensão das questões humanas ter uma noção clara de que a maioria dos grandes triunfos e tragédias da história é provocada não por pessoas sendo fundamentalmente boas ou más, mas por pessoas sendo fundamentalmente pessoas."

Sabe aquele livro que vem à mente quando você pensa em um dia bom e confortável, ou aquele que sempre que alguém te pede uma recomendação você já pensa nele, porque é difícil imaginar alguém que não vá gostar? Pois bem, assim é Good Omens.

Mas porque você acha isso? Você pode estar se perguntando, vou citar alguns motivos, esse livro foi escrito por Neil Gaiman e Terry Pratchett, dois dos maiores escritores de fantasia da modernidade, e esse dois gênios decidiram fazer uma comédia satírica sobre o Apocalipse, ou o Amargeddon, ou seja lá como você chame profecias sobre o fim do Mundo, e o resultado foi fantástico.

Temos como um dos pontos principais e mais interessantes, Aziraphale e Crowley, anjo e demônio respectivamente, Crowley é a serpente que convenceu Eva a comer o fruto e Aziraphale era um dos guardiões do Jardim do Éden, mas não para por aí, essa deve ser a parte mais descartável do que eles são, os dois estão na Terra desde o começo dos tempos daqui, e depois de tanto tempo, eles se apegaram a Terra, e quando descobrem que a frágil tranquilidade que eles criaram aqui pode acabar, eles decidem trabalhar juntos pra impedir.

E o sinal de que o mundo está acabando, é o nascimento do Anticristo, acontece que ele está longe de ser o esperado, temos também os 4 cavaleiros do Apocalipse que montam uma guangue de motoqueiros, e um cão do inferno com forma de vira lata com pedigree, referências a Queen e Velvet Underground, plantas sofrendo pressão psicológica como forma de terapia e um livro com profecias extremamente precisas escrita por uma bruxa com humor quebrado.

Agora, será que eles vão conseguir impedir o fim do mundo ou não tem mais o que fazer?

E como nem só de comédia vive o homem, há um certo subtexto muito lindo sobre estereótipos, nem sempre o que parece é, e como o mundo vai além do preto e branco, e como a existência humana (e até não humana), seriam mais próximas do cinza, se olharmos por essa óptica. Esse livro fala sobre ser humano, de forma incrível.

Enfim, é um dos meus favoritos da vida, já perdi as contas de quantas vezes reli de tão bom que ele é, e tem a série na Amazon que já conta com segunda temporada, eu recomendo ambos, leia, juro que vale a pena!

Marlon.Abel 13/06/2022

Uma leitura que pode ser muito confusa por introduzir muitos elementos o tempo todo e de formas variadas, e um enredo que não se propõe a desenvolver de forma orgânica os personagens, fazendo certas mudanças de forma muito drásticas para um desenrolar mais rápido da trama.
Belas Maldições, se pega mais mesmo em sua parte cômica, que por vezes pode lembrar bastante Douglas Adams, e traz discussões e reflexões importantes inseridas de forma direta e/ou provocativa.
Bom livro de estréia de Neil Gaiman.

"? É como você disse naquele dia ? falou Adam. ? Você cresce lendo sobre piratas, caubóis, homens do espaço, essas coisas, e justo quando você pensa que o mundo está cheio de coisas fantásticas, eles te contam que a verdade é que ele está cheio é de baleias mortas, florestas devastadas e lixo nuclear que vai ficar por aí durante milhões de anos. Não vale a pena crescer para isso, se vocês querem saber."

tutuzin_uai 26/05/2022

tô triste
amei ler esse livro. teve momentos em que fiquei confusa mas depois tudo foi se encaixando. acho que pretendo reler para pegar as partes que anteriormente eu não tinha pegado. a forma como os capítulos são separados é meio estranha, mas você se acostuma. o livro possui personagens autênticos e incríveis e uma história maravilhosa. foi uma leitura muito gostosa que trouxe altas reflexões.

Kathleen 21/05/2022

Que doidera
O livro é bom. Traz um tom de humor para as perspectivas religiosas cristãs, faz críticas com um sarcasmo e um humor refinado e tem uma proposta ótima. Contudo, o desenvolvimento dos personagens ficou muito raso pela tentativa de apresentar e se aprofundar em todos. A gente acaba navegando por alguns personagens que não cativam e se força a chegar nos outros. Além de que teve muita informação no livro e na história que se perdeu, ficou confusa ou se misturou com outra coisa.
Foi meu primeiro contato com o autor e me senti muito empacada nessa história. Pensei que não ia terminar nunca.

paat_pontes 11/05/2022

O fim do mundo nunca foi tão divertido
É muito interessante o modo que o livro retrata um tema que todo mundo parece ter uma opinião de como vai acontecer.

Os personagens são incríveis, a única coisa que me perdi foram as inúmeras informações e referências.

Super recomendo!

Luciano 11/05/2022

Cômica disputa entre o bem e o mal, em que se aguarda a destruição do mundo. Representantes de Deus e do demônio vivem a milênios no planeta terra, encarnados, aguardando a chegada do filho de satanás que realizará o julgamento final. Mas os fatos não saem como planejados, mesmo porque aqueles que deveriam ser responsáveis pelo mal no mundo são, na verdade, bons homens e trazem, efetivamente, bons presságios (ou “good omens”)...

Jorge.Raitz 18/04/2022

Livro diferente dos que leio atualmente, pois tem um pouco de comédia no meio, mas tudo na medida certa, um livro para não colocar defeitos

Brasil Vermelho 16/04/2022

Tem que acabar a instituição criança
Assisti o primeiro episódio da série, e me interessei em ler o livro. E foi legal, por ter visto os personagens, foi mais fácil de imagir a história enquanto lia.

Melhor que o livro A Profecia, criança do demônio, cachorro do demônio, faltou uma cruz de ponta cabeça, um grito de dor e sofrimento pela água benta, uma risada demoníaca...

Victor 13/04/2022

Ótima combinação de humor e reflexão
Primeiramente vou esclarecer que eu assisti à série antes de sequer saber da existência do livro, mas não acho justo julgar o livro comparando-o com a adaptação dele, até porque ele é a obra original e é independente da série

Apenas algumas observações para quem viu a série primeiro como eu:
? O livro não é sobre o Crowley e o Aziraphale, ele é mais focado em outros personagens (que na série são um tanto negligenciados). Praticamente não existem flashbacks dos dois, inclusive
? Têm personagens com características físicas bem diferentes daquelas que eles apresentam no live action
? A ordem das coisas me parece um pouco mais cronológica no livro, mas talvez seja só impressão

Agora sim, sobre o livro

A narrativa se passa nos últimos dias antes do apocalipse, descrevendo os eventos que o causam e os principais personagens envolvidos, incluindo um anjo (Aziraphale), um demônio (Crowley), um grupo de crianças de 11 anos, dois caçadores de bruxas e a última descendente de uma bruxa vidente que escreveu profecias sobre esses eventos. Além do fim do mundo em si, o livro também menciona várias personagens e situações da Bíblia, mas sempre com muito humor e, às vezes, até de forma satírica

No geral é uma das melhores leituras que já tive. Provavelmente teria uma impressão ainda melhor se não tivesse visto a série antes pois criei expectativa em cima de situações que não são (tão) presentes no livro

O humor é simplesmente no ponto para mim. Trata-se, claramente, de um humor britânico que em certos pontos chega a lembrar bastante Monty Python. O maior problema com esse humor é que não funciona muito bem no Brasil por envolver muitas referências locais e trocadilhos que só funcionam em inglês, mas se você tiver um conhecimento básico da cultura britânica e da língua inglesa vai poder aproveitar a maioria

Algo que foi bem difícil, principalmente no começo, foi me acostumar com a falta de capítulos. O livro até tem "capítulos", mas eles são dividos por dia, não situação. Ou seja, ao invés de contar em cada capítulo separado o que acontece com cada núcleo diferente de personagens, o livro conta tudo que ocorre no mesmo dia em parágrafos alternados. Basicamente você lê um parágrafo contando o que Crowley, por exemplo, fez naquele momento e no próximo te apresentam uma situação completamente desconexa com a anterior que ocorreu ao mesmo tempo em outro lugar. É bem difícil se adaptar, mas com o tempo você se acostuma

Os personagens são maravilhosos. A maioria tem um grau de complexidade bom e características que mostram bem a criatividade dos autores. Desde sotaques peculiares a profissões aleatoriamente cômicas. Cada vez que mais alguém é apresentado é uma diversão

No tocante a assuntos sérios, acredito que os autores fizeram um ótimo trabalho de combina-los com as piadas sem deixar sua importância de lado. Existem reflexões interessantes e profundas em vários momentos, principalmente nos últimos "capítulos"

É um livro que eu definitivamente recomendo e com toda certeza vou ler novamente

Archeron 07/04/2022

Aziracrow amores da minha vida
Eu ameiiii demais, sou apaixonada pela série da amazon e tô ansiosa pela segunda temporada
O Azi e o Crowley são tudinho pra mim, sério????

Mariana 05/04/2022

Finalmente terminei esse livro rs. Tô pra falar que a adaptação é mais legal que o escrito original.
O livro é divertido e, que impressionante, o filho do Diabo (o anticristo) não quer que o fim do mundo aconteça... Muito B.O ter que dar ordens e resolver tudo sozinho. Aiai

Xandy 28/03/2022

Eu sou um grande fã e entusiasta de Neil Gaiman. Leio tudo que ele publica e tinha grandes expectativas com Belas Maldições, também por já ter visto a série antes de ler o livro e ter adorado. Não sei o que aconteceu, porém esse livro em particular não me prendeu tanto em algumas partes, as achando muito monótonas. Provavelmente isso aconteceu por não ser uma história apenas de Gaiman, mas sim de Terry Pratchett, então isso deve ter influenciado na escrita e nas artes monótonas.

Ryanansy_ 16/03/2022

Intrigante mas enrolado ¯\_(?)_/¯
O livro conta a história dos anos finais da humanidade, antes de ocorrer os eventos do apocalipse bíblico e como alguns núcleos de personagens se movem para impedir que o próprio anticristo destrua a terra, dentre esses núcleos a dupla: Aziraphale & Crowley, um anjo e um demônio, respectivamente.

A trama é bem interessante por natureza, é sempre intrigante quando vemos como o céu e o inferno agem para que sua guerra ocorra, independente de suas vontades pessoais e do destino da terra como um todo. O problema fica nas várias voltas que o escritor dá, que eu interpreto como bem típico dele mas que aqui se tornou maçante e arrastado: um bom exemplo é ele ter que explicar que havia todo um serviço de telemarketing trabalhando e que ligaram para um dos protagonista e por isso um demônio chegou lá e matou geral, o escritor falou sobre sonhos e todo um background desnecessário para a trama, que já estava em um ponto MUITO mais interessante em alguns núcleos do que é saber oque rolou com um antagonista secundário que nem volta mais depois.
No final o que sobra é uma sensação de que o livro é bom, vale a pena ler, mas se vc não quiser tanta enrolação então a série do prime vídeo é o melhor caminho para você, visto que ela é muito fiel e lá, mesmo os momentos de volta e mais volta que a história dá, funcionam muito bem