Viaje al centro de la tierra

Viaje al centro de la tierra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Gabriel1994 17/01/2023

Professor e Aluno e o que tem em um buraco na Islândia.
*Livro lido em 2021*

O Clássico Viagem ao Centro da Terra foi o meu segundo livro lido do escritor renomado Júlio Verne.

Este livro vai contar a história de um professor e seu aluno que partem rumando um único objetivo: conseguir adentrar o centro da Terra!

Com um enredo meramente simples, mas com uma genialidade de construção narrativa muito bem afiada, Júlio Verne nos faz mergulhar nesta aventura.

Os personagens são cativantes, envolventes e muito amigáveis! Foi uma aventura muito boa ter lido essa obra e confesso sentir saudades de ler Júlio Verne.

A melhor parte do livro, certamente, é quando eles chegam ao centro da Terra e o autor começa a narrar o que está adiante dos olhos dos personagens e essa parte da história foi de certa forma tão vivida que minha vontade era de que tivessem mais 50 páginas só daquelas descrições! Verdadeiramente muito bom!

Mas como nem tudo são flores... Julio Verne tem algo (pelo menos nos dois livros que li do autor) que me incomoda um pouco. Verne tem uma necessidade de colocar um personagem extremamente inteligente e outro extremamente burro ou ignorante apenas (se a cautela serve para conter o exagero) e isso acaba matando a fluidez da história.

Tudo bem que eu li apenas 2 livros dele e pode ser que lendo mais livro do autor eu caia no entendimento de que essa é uma maneira confortável de que Verne tinha para construir e desenvolver os arcos de suas histórias, mas incomodou e lembro de ter pulado alguns parágrafos que caiam no roteiro acadêmico que o professor queria dialogar.

Ser prolixo? Ok. Ser chato? Ai não...

MAS... Isso é apenas um adendo que não apaga nem diminui a qualidade da história e o prazer de ter lido. Somente me fez diminuir um pouco a nota na época em que li.

Recomendo o livro! É uma aventura que vale a pena se permitir deliciar.

jjjjjjkkkk 16/01/2023

Preferia ter passado a vida sem ter lido esse livro.
Esse livro é ruim, muito ruim mesmo. não consegui aproveitar absolutamente nada dele, e não me acrescentou nada enquanto leitor.

Nada, os personagens insuportáveis e mal construidos, o livro inteiro é eles andando de um lado para o outro sem nada de interessante acontecendo, 🤬 #$%!& é o centro da terra e a gente ver mais cavernas e o mar escuro do que qualquer outra coisa. as descrições dos ambientes não foram o suficiente para me manter entretido. Achei chato e arrastado e depois dessa porcaria pretendo não ler mais nada desse autor. eu penei para terminar esse livro, e todo mundo sempre me vendeu essa historia como sendo super divertida e interessante e uma baita aventura. preferia ter visto o filme do pele.

Cintia295 13/01/2023

Esse foi meu primeiro contato com o escritor e gostei bastante, leitura super rápida, algumas aventuras. Fala sobre geologia, arquipélagos, para quem gosta do assunto pode ser interessante.
Quero ler outros livros do autor.

Lari :) 13/01/2023

Interessante..
Eu li faz uns anos e sinceramente eu não gostei muito. Pra mim foi cansativa e chato, não sei bem o porquê.. Acho que não é muito o meu estilo.

Rafael2718 13/01/2023

Não recomendo para qm está começando a ler, em muitas partes a leitura é arrastada, difícil e chata. A história é legal, mesmo que quase metade do livro eles estejam em um túnel. Senti falta de dialogos em algumas partes, mas tirando isso o livro é muito bom. Me arrependi de não ter lido ele antes.

Be__nights 10/01/2023

Foi um livro cheio de referências científicas envolvendo química, física, geologia etc, o que enriquece a leitura principalmente pra quem é estudante e leu assuntos estudados recentemente. Apesar de ser uma escrita arrastada, o júlio verne sabe bem escrever uma boa ficção científica, os cenários cheio de descrições e as descobertas muito criativas! O plot não teve o mesmo impacto que A Volta ao Mundo em 80 Dias, pelo menos não pra mim, mas foi legalzinho até

Jessica1248 05/01/2023

Espetacular
"Bom - pensei -, esse aí é o estabelecimento onde deveríamos terminar os nossos dias! E, por mais que seja, esse hospício ainda seria pequeno demais para conter toda a loucura do professor Lidenbrook."

"Descer dentro de uma garrucha quando ela talvez esteja carregada, podendo disparar ao menor choque, só pode ser coisa de doido! - eu pensava."

"A ciência, meu garoto, é feita de erros, mas de erros que é preciso cometer, pois pouco a pouco eles conduzem à verdade."

Já comecei o ano muito bem, com esse clássico de Júlio Verne. Que leitura gostosa, tudo bem, chega um momento da aventura que eles estão dentro do Sneffel descendo e descendo e descendo, que chega a ser um pouco chatinho. Mas antes e após isso, que delícia de descrições do ambiente, ou mais precisamente do Centro da Terra.

Que viagem, que aventura a esse universo da ficção científica.

O Axel, o sobrinho do Lidenbrook, é um personagem cativante e engraçado, adoro que ele na aventura inteira fica pedindo para retornarem, mas depois fala que foi totalmente entusiasta hahahahahahaha

Já o Lidenbrook, como o próprio Axel o chama, por vezes é bem maluquinho. Hora está feliz, entusiasmado, outra está com raiva e não aceita opinião de ninguém e refuta qualquer fato, mesmo que seja completamente lógico. Mas, gostei dele também.

Já o Hans, o guia caladão, é aquilo, está ali para ajudar e manter o trio. Faz as coisas, é funcional e muito ativo.

Para quem curte história, geologia, ficção científica e livros descritivos, esse é um prato cheio. E óbvio que fui correndo rever o filme, que assisti tantas vezes quando adolescente e ficava fascinada, claro, o filme é uma delícia e só é baseado no livro, mas é um excelente entretenimento, fora que ainda te traz conhecimentos.

Sophia 05/01/2023

Viagem ao centro da terra
Muito interessante como explicar exatamente como é o lugar com muitos detalhes da pra se sentir lá a leitura muito divertida ??

leti 05/01/2023

Clássico y básico
Olha, eu esperava muito mais, admito!
É uma leitura legal, fácil, com nomes complicados e bem fluída.
Recomendo para passar o tempo e fantasiar um pouco sobre os mistérios do planeta terra.
Nada de surpreendente, nada de entendiante. Básico, mediano.

Sir Santiago 04/01/2023

COMEÇAMOS O ANO BEM
Primeiro contato com a obra do Verne, e não poderia ser mais satisfatório, a obra é excelente.
Em uma narrativa muito boa de acompanhar, Verne conduz o leitor junto com as personagens em uma aventura ao mesmo tempo fantasiosa e cheia de noções científicas. Essas noções são muito interessantes e a viagem que o leitor faz pela própria história da Terra, que acontece enquanto o professor, seu sobrinho e o silencioso irlandês vão até o centro do Globo, desperta vontade de estudar mais tudo isso que a Geologia proporciona.
Em suma, um ótimo livro, e uma ótima primeira viagem para mim a Obra de Verne.

Letícia 04/01/2023

Julio Verne realmente entendia de ciência
Eu gosto dos livros do Júlio Verne porque apesar de serem fantasias com questões futurísticas pra época em que foram escritas como viajar ao centro da terra, ou então viajar 20 mil léguas submarinas, ele lia muito e conhecia muito sobre ciência, então muita coisa escrita ali não era absurdo e hoje nós até temos muitas das tecnologias que ele "inventou" para seus livros, o que é bastante legal e torna o livro acessível a nós.
Entretanto, não dou 5 estrelas por achar uma leitura um tanto cansativa. Eu gosto MUITO das obras dele, mas sempre demoro a ler, porque ele é um tanto descritivista demais e isso acaba tornando a leitura mais lenta, menos fluida.
É um livro sensacional, com fantasia de cunho extremamente científico. Não há um descolamento absurdo da realidade apesar de ele mencionar grandes feitos fantasiosos. É um escritor muito inteligente e com ideias bacanas pra suas histórias. Realmente revolucionário.

Bruna2012 01/01/2023

O livro tem uma história boa, envolvente. Uma leitura gostosa. O sobrinho do cara é super pessimista o que torna a história em alguns momentos, super cômica kkk