A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Lucas Poliseli 03/06/2020

Superou o primeiro!
O universo e a história se expandem de forma imensa nesse livro. Lendo o primeiro nunca imaginei que iria tomar o rumo que tomou. Ansioso pela conclusão da trilogia!

Bruno 12/06/2020

Inesperado
Esse volume da Coleção Fronteiras do Universo me surpreendeu,realmente não esperava uma história com esse enredo sensacional e viciante.
Sinto até que há um plottwist na história que estou ansioso para conhecer no terceiro livro! Neste volume está a ponta do iceberg do que realmente é o conflito por trás de tudo, só avisando. ;)

Lucas.Oliveira 19/06/2020

Tenso
Geralmente o segundo livro de uma trilogia é apático e indiferente a aspectos cruciais da história, tem poucss aventuras e descobertas e pra ser mais popular é só "encheção de linguiça". Este, no entanto, superou qualquer expectativa que eu tinha. É brilhante o que Pullman fez nete livro; o paralelo com as histórias bíblicas do grande conflito cósmico entre bem e mal e seus representantes são a prova de um romancista talentoso.

Lucas.Otniel 24/07/2020

Uma história somente para livros
Confesso me perder em alguns momentos do livro, sempre entrando em um universo um pouco confuso e enquanto um círculo é fechado, outros são abertos. Ainda não consegui entender o real propósito do pó, dos anjos, da faça ou de vários outros elementos desse universo, muito diferente do outro livro com mais profundeza na proposta que o autor nós quer trazer. Eu tenho um forte apego a essa história e pretendo finalizar a trilogia sendo como minha primeira trilogia de livros a ler. Lira me pego de jeito. Acho que filmes e séries não conseguem traduzir essa história, o filme é ruim e a série da hbo é questionável, elenco parece ser perfeito mas mesmo assim a história nos livros parece ser mais interessante, Vamos ver no que vai dar essa nova série.

Teorema Espectral 03/11/2021

Três motivos para ler Fronteiras do Universo
Se você não sabe se deve começar a ler essa saga maravilhosa, vou te dar três motivos para ler essa obra de arte imediatamente.

Número um - O universo é totalmente envolvente. Tudo é muito crível. Depois de um tempo lendo, você se convence que o mundo funcionar daquele jeito faz todo o sentido. O mundo real chega a ficar meio estranho e solitário.

Número dois - Protagonistas crianças! Sinceramente, eu sou bem cético quanto a personagens crianças. Acho que muitos autores acabam ou adultizando eles ou idiotizando totalmente. Pullman trabalha no ponto perfeito: os protagonistas brilham e são totalmente apaixonantes, enquanto estão submetidos a todas as ingenuidades que uma criança pode ter. Você se apega imediatamente.

Número Três - Teologia experimental! É como é chamada a física no mundo de Pullman. A obra trabalha com a física, com a química, com a metafísica e a teologia de maneiras extremamente criativas e únicas. Desde a história de gênesis recontada com todas as peculiaridades daquele universo, quanto à verdadeira natureza da matéria escura, o livro é recheado de temas para quem curte ciências e quer ver elas interagindo com a fantasia.

O quarto motivo secreto são os ursos de armadura. Leiam leiam! Leiam agora!

Dori.JR 31/07/2020

Melhor que o primeiro!
A adição de novos personagens e a expansão do universo deram um novo "gás" a história. A introdução de Will na trama agregou bastante, ele é um personagem carismático e intrigante. Esse livro sem dúvida é melhor que o primeiro.
EduII 01/08/2020minha estante
Eu não li o livro mas queria entender, como a Faca Sútil cria portais?

Dori.JR 01/08/2020minha estante
Então, o portal meio que já existe. Pois a faca é usada para expandir esse portal. O portador vai procurando um buraco bem pequeno, tateando a faca no ar, assim que ele encontra, ele expande com os dedos e abre a janela. Pra fechar é a mesma coisa.

EduII 02/08/2020minha estante
Certo, entendi. Obrigado.

Dori.JR 02/08/2020minha estante
Por nada.

Jéssica 15/01/2022

Incrível
Eu adorei a história e os personagens, e como no primeiro livro fiquei extremamente surpresa com o final(mas acho que talvez seja só lerdeza minha).
Eu recomendo muito a leitura??????
Kai 15/01/2022minha estante
Dizem que decai bastante no terceiro, mas espero que goste

Desannemada 16/02/2022

Caminhada
Achei um pouco arrastado, menos que o outro mas ainda assim um pouco arrastado. Parece que eles quiseram dar mais importância a caminhada do que ao lugar de destino. Assim como o outro, os personagens passam uma vida inteira chegando até um momento específico. Em Lâmina Sutil, tive a impressão que esperei páginas e páginas pro desfecho do livro, e pra onde ele estava indo, pra quando finalmente chegar, ter uma sequência de acontecimentos sem sentido e o livro acabar.
É um bom livro, só acho que a história não me cativou tanto, mas vou ler o último por pura curiosidade pra ver até onde essa palhaçada vai.

Naiana 09/01/2022

Perfeito!!!
Se eu achei a narrativa de A Bússola de Ouro um pouco infanto-juvenil, acho que A Faca Sútil perde totalmente essa característica. Vários mundos são apresentados e com algumas semelhanças entre algumas e outras completamente distintas. Muitas tramas se formam e caminham pra um mesmo ponto, mas enquanto separadas tornam a história mais dinâmica e ficamos sabendo como as coisas estão se desenvolvendo nos mundos que nos são apresentados. Este volume traz novos personagens, entre ele Will, um novo protagonista que tem uma missão a desenvolver junto com Lyra, e alguns dos nossos queridos e abomináveis personagens do volume anterior nos acompanham nessa histórias também, quanto alguns outros nos fazem sentir saudades e perguntar se o veremos de novo.
Não quero dar spoilers sem querer. Amei A Faca Sútil foi o meu favorito até então, caminhando para A Luneta Âmbar e o final da trilogia As Fronteiras do Universo.
Julia Mendes 10/01/2022minha estante
Zu, já? ?

Naiana 10/01/2022minha estante
Esse eu demorei por causa da viagem pra SSA, era pra ter terminado uns 2 dias antes, rs

sherlydias 29/08/2020

Não é perfeito, mas é instigante o suficiente.
Começamos este livro conhecendo Will Parry, um garoto que apesar de jovem lida com a responsabilidade de cuidar da mãe que parece ser atormentada por medos que ele logo começa a conhecer e isso desenterra segredos que interliga e jornada do menino com a de Lyra.
Enquanto o primeiro livro pega mais tempo pra desenrolar a situação e vai fazer isso gradualmente conforme a história avança, achei que nesta sequência todo o começo é bem lento pra depois ter um monte de informações jogadas que me deixaram confusa, mas que deixam muitas pontas soltas para o último livro da trilogia.
A história também vai pra outros pontos de vista e nos dá uma visão mais geral do que pode estar acontecendo, gostei muito de ver a tudo acontecer através da visão das bruxas e de Lee Scoresby, senti falta da presença da Senhora Coulter porque essa mulher com seu deamon me impactaram bastante.
Lyra é uma boa protagonista e a adição de Will Parry é um acerto enorme, eu adorei o personagem e quero muito saber o que está destinado para os dois.
Logo mais pegarei o último volume.

David.Haveroth 14/09/2020

Gente..
Retiro tudo que eu disse na resenha do primeiro livro.
Esse teve uma pegada diferente e não sei por que essa história me prendeu tanto.
Me apaixonei pelos personagens, chorei, me emocionei. A história continuo com os dialetos fracos, porém o Philip conseguiu colocar toda magnitude nesse livro.
O novo protagonista é fantástico e a Lyra, está simplesmente extraordinária nessa história.

Super recomendo ??
Guto 15/09/2020minha estante
O terceiro é melhor ainda! ??