Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...

Resenhas - Medo Imortal

David 10/02/2020

Não é só realismo no Brasil!
Foram quase três meses lendo esse livro.
Li bem devagar, descobrindo novas facetas de autores conhecidos e até novos autores esquecidos na história literária brasileira.

A idéia da Darkside de fazer essa antologia foi genial! A apresentação é linda e os contos apaixonantes!

Literatura de qualidade que vai contra o pensamento de que o Brasil nunca foi cenário de escrita especulativa ou de terror. Ora! Se meus familiares do interior contavam várias histórias de assombrações e assuntos macabros, por que uma fatia de nossa literatura não se dedicaria a tais temas?

Não poderia recomendar mais o livro! Além de lindo, o conteúdo e a proposta se destacam! (Isso porque nem falei da justiça histórica de colocarem 6 contos de Júlia Lopes de Almeida, que foi totalmente injustuçada na criação da ABL!)
Vitor 06/08/2020minha estante
Concordo com tudo que você disse! Já estou no terceiro mês lendo esse livro e ainda não terminei, porque quero aproveitar bem os contos! Não fazia ideia de que existia terror na nossa literatura. Terminei hoje de ler o conto Assombração, e os autores que mais me agradaram até agora foram: Machado de Assis (os contos dele foram os meus favoritos), Álvares de Azevedo (Noite na Taverna é genial, gostei tanto que fui buscar as outras obras do autor), Bernardo Guimarães, Aluísio Azevedo e Inglês de Souza. Só faltam três autores para terminar a antologia, já estou sentindo saudade.

Andreia 18/01/2022

Academia Sobrenatural Brasileira de Letras
Livro em uma edição maravilhosa, com capa dura, corte dourado e um texto e uma ilustração de apresentação de cada autor, antes dos contos. A coletânea realizada pela editora DarkSide Books mostra aos leitores brasileiros parte da produção de histórias de terror feita pelos maiores nomes da literatura brasileira, tais como Machado de Assis, Álvares de Azevedo e Bernardo Guimarães, todos pertencentes a Academia Brasileira de Letras (ABL) .

O livro reúne o trabalho de 13 autores e conta com 35 textos no total. Vale destacar a inclusão de textos da escritora Júlia Lopes de Almeida, que apesar de ter sido uma das principais vozes a defender a criação da ABL, teve o seu nome rejeitado para participar da instituição, pelo simples fato de ser mulher. Alguns dos seus contos são os meus favoritos da coletânea.
Marcia.Lucena 18/01/2022minha estante
Muito obrigada por ter feito essa resenha. Não tinha ideia de tamanha preciosidade disponível.

Elo 08/08/2020

Comprei pra conhecer mais autores nacionais e fiquei muito satisfeita. Conheci autores que estão sendo esquecidos, como Coelho Neto e Humberto de Campos. Recomendo muito a edição, tem uma ótima curadoria dos contos, mesmo que eu não tenha gostado de alguns outros, como o Noite na Taverna.
Demorei alguns meses pra terminar por ser conto e ter um pouco de dificuldade em manter disciplina pra sentar e ler os contos.

isapoirot 12/03/2021

cumpriu totalmente com as expectativas!
medo imortal é uma coletânea de contos mais sombrios dos nossos ilustres membros da ABL + Julia Lopes, deixada de fora dos benefícios simplesmente por ser mulher.
foi muito legal observar os diferentes estilos de linguagem e narrativa adotados por cada um. e, principalmente, a criatividade de todos eles!
alguns dos contos foram mais simplórios, outros reviraram minha cabeça e outros, meu estômago.
além disso, as análises feitas sobre cada autor são muito precisas e agregadoras.
foi uma ótima experiência :)
acabei mais rápido do que pensava

Cynthia 18/04/2021

Adorei esta coletanea de contos que traz grandes nomes da literatura brasileira escrevendo terror, gótico ou outros tipos de escrita afins.
Conheci mesmo que superficialmente diversos autores brasileiros.
Me surpreendi como alguns textos me levaram de volta ao passado e às estórias de assombração, que hj me divertem.
Achei fascinante a erudição de um rapaz de 20 anos no conto de Álvares de Azevedo.
Conheci e adorei os textos de Julia Julia Lopes de Almeida.
Fiquei chocada muitas vezes com o conteúdo de horror e tive como bônus uma belíssima edição na estante.

Nyck 26/12/2021

A melhor coletânea que a darkside poderia fazer. Os contos são excelentes e é muito interessante conhecer outro lado de autores tão famosos da literatura brasileira.
Os contos do Machado e Coelho Neto foram os meus favoritos e eu nunca vou superar a versatilidade do Aluísio de Azevedo que conseguiu escrever o conto Demônios e o romance O cortiço.
Davi.Henrique 26/12/2021minha estante
Nunca li nenhum da literatura brasileira, tenho vontade e acho que começarei com esse de contos

Nyck 27/12/2021minha estante
É um ótimo começo, a escrita é mais fácil do que dos grandes romances e tem contos muito legais.

Davi.Henrique 27/12/2021minha estante
Pra mim vai ser uma experiência dupla, porque também nunca li livro de contos também, mas acredito que vai ser uma boa experiência

Pedróviz 07/01/2023

Medo Imortal
Medo Imortal não me convenceu muito, embora não tenha sido uma má experiência literária. Embora seus contos não sejam de dar calafrios ou de fazer com que se fique imaginando coisas ao ouvir ruídos em casa na calada da noite,  há momentos em que alguns contos desfilam a perversidade, a miséria humana.  Mas decididamente o "medo" que procuro em histórias de terror (será que procuro mesmo?) está quase ausente neste livro. Não há o clima ideal na maioria dos contos.
Um dos contos que eu considero  tenebrosos neste livro é A guarida de pedra, de Fagundes Varela, onde de fato é posto em cena o sobrenatural, o desconhecido, de forma franca.
Os contos, de Coelho Neto, também têm um belo toque sobrenatural, inquietante, especialmente A casa "sem sono".
Aluísio de Azevedo com seu conto Demônios mostra aquele estilo lovecrafteano que para mim são águas passadas.
Dos contos de Machado de Assis, os melhores, no livro, são os clássicos O motivo secreto e Pai contra mãe, contos que são menos medonhos do que inquietantes.
O clássico gótico Noite na taverna, de Álvares de Azevedo,  reúne muita torpeza, vício e loucura, mas em nenhum momento acrescenta o que prezo no horror, isto é, o sobrenatural.
Valsa Fantástica, de Afonso Celso, exibe com detalhes o horror de uma morte violenta, mas não creio ser terror. É um texto para satisfazer a morbidez do leitor.
Inglês de Souza apresentou bons contos do gênero: Acauã, O gado do Valha-me Deus e O baile do Judeu, três contos com enfoque no sobrenatural, no folclore: Terror leve.
O conto Palestra a horas mortas, de Medeiros de Albuquerque relata um ato de amor bem horroroso, mas nada tem de terror.
O soldado Jacob é outro conto desse autor, também focado no realismo, não havendo elementos sobrenaturais.
Afonso Arinos e seu conto Assombramento é um bom exemplo de terror do sertão. Terror mediano.
Os contos de João do Rio falam do horror das misérias humanas. Não há terror.
Os contos de Júlia Lopes de Almeida mostram o grande talento dessa mulher que colaborou na fundação da Academia Brasileira de Letras.  Seus  contos, embora ótimos, não são terror, mas em boa parte horror moral.
O livro fecha com o conto O defunto, de Thomaz Lopes, um conto que não é possível dizer que não seja terror, apesar de não haver elemento sobrenatural envolvido. De fato, um conto bem macabro.

Cabe fazer uma distinção entre horror e terror. O trecho abaixo foi copiado do blog CINEMARINO (cinemarino.blogspot.com)

"Terror está relacionado com o medo. É geralmente descrito como o sentimento de pavor que precede o evento aterrorizante. A alegórica antecipação em defrontar-se com o horror. Terror é o desconforto do corpo causado por algo que transcende o mais forte instinto de auto-proteção. É algo que faz com que se queira enclausurar-se em um salvaguardado refúgio. É uma resposta mental ao acontecimento. Terror é ainda o apogeu do medo: o susto. Após o susto, abrem se as portas para o horror ou para o alívio.

Terror é querer se esconder embaixo do cobertor para evitar o bicho-papão. É adentrar na floresta escura. Ou até fugir de um psicopata. Terror engloba o mistério e o desconhecido, e não a violência e o sangue.

Horror, em contrapartida,  está diretamente relacionado com a repulsa. A simples existência de algo indigesto, de uma realidade sórdida que sentimos vontade de fechar os olhos para não presenciarmos. Uma angustiante sensação de repugnância. Uma aversão irreprimível a alguma teatralidade horripilante. Uma impressão física de espanto causado por algo medonho.

Horror é a característica reação a cenas de mutilação, estupro e assassinatos a sangue frio. Ou  ainda torturas, deformações e rostos desfigurados. Horror geralmente está relacionado ao sentimento de repulsa que ocorre após se presenciar atos desse tipo."

Por isso afirmo que grande parte dos contos do livro não implicam em medo (terror), mas em repulsa (horror).

Lucas1429 31/03/2023

É um bom livro!
Para você que nunca teve a oportunidade de ler contos de terror de autores brasileiros mais conhecidos da nossa literatura, vale a pena a aquisição desse livro, além do fato de ser lindo!

Confesso que teve bons contos e outros que não via a hora de acabar, muito nada a ver e parecia que não ia para lugar nenhum a história, que estava lá só pela gramática "típica da época".

Vale a pena ler uma vez só na vida pelo ao menos! ?????

Beto | @beto_anderson 18/10/2020

Boa coletânea
Bons textos. Outros nem tanto. Mas o livro vale pela experiência de ver a produção de terror (e nem tanto assim) brasileira. Oportunidade de conhecer alguns autores dos quais dificilmente leria um livro autoral.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Sa | @umadose.de.literatura 04/11/2020

Simplesmente perfeito!
Além de ser uma edição incrivelmente bela, o conteúdo é excepcional. Cada imortal, usando as palavras como se fosse mágica, encanta, faz enbrulhar o estômago, horroriza, enfeitiça, me deixa maravilhada! São contos de horror, que chocam, enojam, amedrontam e impressionam. Amei.

Duda 31/10/2021

Academia sobrenatural brasileira de letras
Incrível! Eu ainda não conhecia os contos dessa edição. Amei cada um dos contos, principalmente os da Júlia Lopes de Almeida. Essa edição da Darkside está muito linda.

Caroline Vital 27/08/2022

Edição incrível
Excelente antologia de contos. "Os demônios", de Azevedo, me deixou sem fôlego! Um dos melhores contos que já li na vida. Lindo!

Esteticamente, um dos livros mais bonitos que tenho.

Alessandro117 18/07/2021

O horror brasileiro
Confesso que não esperava tantos contos góticos e de horror na literatura brasileira! Dentre os que estão condicionados nesse volume, somente "Uma noite na taverna" me era conhecido, e ainda assim só por nome.
Contos incríveis são apresentados por autores exemplares para a literatura mundial. É o que o Brasil tem de melhor.
Contos no sertão, na mata e na metrópole, em diferentes épocas, costumes e matrizes.
Me surpreendi com a Júlia Lopes de Almeida, autora que não conhecia. Seus contos curtos me surpreenderam sobremaneira e gostei da sua escrita sobre todas as outras.
Importantíssimo, para mim, foi ver que apesar dos pesares da atualidade, ainda podemos achar motivos de orgulho dessa nação.
Fabiana873 18/07/2021minha estante
No interior o que não faltam são contos obscuros e alguns mexem bastante com nossa credulidade. Vai saber né?

julianasousa 19/07/2021minha estante
Quero muito ler esse, agora vc me animou!

Deh 23/11/2021

Medo imortal
A intenção da darkside de reunir esse contos foi ótimo, mas acaba que do meio pro final fica muito monótono e repetitivo, fora isso eu gostei dos contos dos presentes autores.
Meus favoritos são:
Demônios de Aluísio de Azevedo