Ichigo-ichie

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

rkivebook 14/08/2024

Recomendo demais!
É um livro fino, bem rápido de ler. Mas com muitas reflexões, que me deixaram pensando por um tempo. Recomendo muito para quem gosta de livros assim!

anneg.livros 16/07/2024

Eu gosto bastante de livros que abordam a cultura japonesa. Principalmente aqueles que mencionam a importância de desacelerar, para estarmos no aqui e no agora. Recomendo a leitura!

Maristela 14/07/2024

O kintsugi também pode ser considerado uma metáfora da vida, na qual acumulamos
feridas e perdas.
Ter algumas feridas emocionais abertas, como uma xícara quebrada que não se recompõe, faz parte da vida.
No entanto, podemos nos recompor dando valor ao que aprendemos com cada infortúnio ou fracasso. Assim, as cicatrizes mostrarão nossa história como a laca dourada do kintsugi.
Tal qual uma delicada peça de porcelana, o coração humano pode sofrer danos, mas ocultá-los, por qualquer razão que seja, não resolve o problema. Os danos fazem parte de nossa história e nos trazem até onde estamos, motivo pelo qual merecem o brilho do ouro, que reflete uma luz - nesse caso, a nossa própria.
Na mais pura visão wabi-sabi, o kintsugi não pretende ocultar os defeitos, mas destacá-los e, assim, conferir nova personalidade ao objeto.
Ter problemas é sinônimo de estar vivo, e, mais do que as épocas de paz, são as dificuldades e nossa forma de enfrentá-las que nos moldam no decorrer da vida.

Kaiane 04/06/2024

Achei ok
Dos livros que li, achei o mais fraco do autor, mas eu gosto da escrita dele, como ele traz exemplos e torna muito fácil compreender os pontos que ele quer chegar.

Basicamente o livro é sobre o agora, o quanto temos que dar importância para ele e saber aproveita-lo, para que quando visitarmos o passado, seja para termos boas lembranças, bem como não deixar que o presente renda ansiedades.

Enfim, vale a leitura!

Leidy.Adriane 27/05/2024

Viver o presente.
Podemos aprender muito com uma simples cerimônia do Chá.
Viver o momento presente na maioria das vezes é negligenciado, mas estar presente e viver o momento sem pensar no passado ou no futuro é maravilhoso.

Meditar faz bem isso já sabemos, mas tem muito mais coisas por trás de viver cada momento.
Como deixar fluir cada um dos nossos sentidos e saber que esse momento vivido jamais se repetirá da mesma maneira. É único.

Reginaldo Acácio 21/05/2024

Leitura leve.
Ótimo pra quem busca esvaziar a mente depois de um dia de muitas demandas.
Por vezes o autor flerta com um "coachsismo espiritual" barato.
Apesar disso, é uma ótima fonte para familiarizar-se com temas como Atenção Plena e Mindfulness .

Daniela Isabel 06/05/2024

Como uma onda
?Nada do que foi será, de novo de um jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará.? Esteja presente, este momento é único em sua vida.

Bianca S 24/04/2024

O livro é mt bom, traz otimas reflexões sobre vivermos o presente e tal, sobre sermos a mudança q buscamos e sobre a necessidade de termos momentos com nós mesmos

mas, por mais interessante q seja, nao achei extraordinario....

recomendo? recomendo
mas não me marcou tanto assim, por mais q tenha colocações mt boas

Luana Vinuto 07/04/2024

Encontros são únicos e singulares
Excelente!
A arte japonesa de transformar cada instante em um momento único e precioso. Com certeza essa é uma daquelas leituras que ficará para sempre na minha memória.

? O agora é um presente que precisamos abrir?.

Um livro profundo, potente e cheio de significados.
Vale muito a pena!

Barbara Miho 17/03/2024

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Onde você está neste exato momento? O quanto você está presente no agora?

Sua curiosidade te chamou a atenção para ler esta resenha, mas será que você consegue terminar de ler sem nenhuma distração? Sem se desconectar com o texto que está lendo agora?

O título Ichigo Ichie significa literalmente: "O que estamos vivendo agora nunca mais vai acontecer novamente". Esta sua experiência de ler a resenha deste livro aqui no Skoob não irá se repetir, mesmo que você releia o texto, você nunca mais vai conseguir ler esse meu texto pela primeira vez, pois isso já passou, deu para compreender a dimensão do Ichigo Ichie?

O livro nos ensina a viver cada momento como um belo tesouro, pois a cada passo dado, você jamais poderá repeti-lo, cada instante é único.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia, somos levamos a ignorar muitos detalhes do agora, da onde estamos, a doença do século (depressão e ansiedade) nos faz querer estar em qualquer lugar menos no agora. No entanto, ao despertarmos e tentarmos viver cada segundo do agora, poderemos sentir e viver mais motivos para agradecer do que reclamar.

O conceito de ichigo ichie me causou um impacto muito grande, acredito que causaria na vida de todos que o lessem. Adorei mesmo ler este livro.

Definitivamente, vou me preparar para ter muitos momentos ichigo ichie no presente e no futuro

Paula 06/02/2024

Leve e reflexivo
Que livro delicado e potencial de modificar nossa percepção do que nem sempre é óbvio. Aproveitar cada instante em algo inesquecível. Eu admiro muito a cultura oriental e esse livro só reforça isso. O simples fato de senta e ler é ichigo ichie

Bassuncao_ 24/01/2024

O agora é um presente que precisamos abrir
Acho que não to muito na vibe desse tipo de livro, pq não me prendeu muito. Mas é um livro cheio de lições e fácil de ler. Espero reler mais pra frente.

Asunción 14/01/2024

Ichigo-Ichie
Após a releitura de IKIGAI, livro que aborda a vida dos centenários de Okinawa e seus "segredos" para um vida longeva e feliz, comecei a ler outra obra de García e Miralles, nomeada "Ichigo-Ichie".
Diferentemente de Ikigai, que significa em tradução livre "razão de viver (ou ser)", Ichigo-Ichie é uma filosofia de viver o agora, e pode ser traduzido como "um momento, uma oportunidade".
Planejar o futuro pode nos trazer grandes picos de ansiedade, assim como pensar com frequência no passado pode nos causar angústias e arrependimentos. Pensando nisso, a cultura ichigo-ichie ensina a estarmos presentes no presente, sobretudo quando estamos dividindo o momento com outras pessoas importantes para nós.

Cada experiência, ainda que em circunstâncias parecida com outras, é única, por isso deve ser bem aproveitada, evitando que distrações nos desviem de nosso foco.
O termo "ichigo-ichie" faz parte da milenar cerimônia do chá, no Japão, mas pode ser também aplicado ao dia a dia, nos ajudando a criar conexões mais profundas, despertar nossos sentidos, e valorizar cada momento, conscientes de que ele nunca se repetirá da mesma forma

A2Lan 19/12/2023

Único
Uma leitura inspiradora, leve e que te faz refletir sobre o verdadeiro sentido e a visão aos detalhes do presente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5