Os Livros de Bachman

Os Livros de Bachman Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - Os livros de Bachman

Sharon 27/01/2009

Está neste livro a história do King que eu mais gosto: "A longa Marcha". Muito bem contada, porque a sanha por detalhes do autor é a melhor parte da história. Assim podemos conhecer os vários participantes de uma competição estranha: ela termina quando restar apenas um participante caminhando. Os outros vão sendo deixados para trás, e o vencedor pode escolher o que quiser em todo o mundo.
Eduardo 10/05/2016minha estante
onde consigo?

Matheus.Arend 16/07/2023minha estante
Olá. Tudo bem? Teria interesse em vendê-lo?

Sharon 23/07/2023minha estante
Matheus, não tenho o livro, mas tem uma edição nova.

Gustavo.Fortes 13/06/2023

Mandatório
Quando eu fiquei sabendo do contexto em que esses livros foram escritos, quis ler na hora. O prólogo já começa com uma explicação do King a respeito do por quê usou um homônimo, e, a verdade, é de que nem ele mesmo sabe. Creio que o tiozinho escrevia tão rápido que nem as editoras davam conta.
Das 4 histórias, gostei muito da Fúria e Auto-Estrada. A primeira é uma antevisão (ou inspiração?) aos recorrentes ataques de alunos às escolas nos EUA. É um livro absolutamente doentio.
Auto-estrada é um livro difícil...algumas vezes um pouco confuso, esquizofrênico, que nos mostra até que ponto um ser humano pode chegar quando perde alguma coisa muito especial. Palmas para o King ante sua narração em primeira pessoa de um ser problemático, que se dividia em 3 diferentes personalidades.
A Grande Marcha, em suma, é enfadonho. Seria melhor se desse uma resumida. Muito do mesmo. Os caras estavam cansados de tanto andar e eu da leitura.
Sobrevivente é bizarro. Tão bizarro que chega a ser hilário. Desconsiderei esse livro da minha avaliação.
Independente de tudo, King é mandatório. Às vezes me pergunto se ele não é um ET ou coisa do gênero.

Francisco 19/02/2021

Quatro novelas de suspense de King
Nesse livro, há quatro novelas de Stephen King escritas como Richard Bachman. Dentre elas:

FÚRIA (Rage)
Essa é a história de Charles Everett Decker, um jovem mentalmente perturbado e estudante da Escola Secundária de Placerville, no Maine, que após ser notificado de sua transferência para uma outra instituição pelo próprio diretor Thomas Denver (em razão de um ato violento contra um professor), assassina a tiros a sra. Underwood (com a arma de seu pai), sua professora de álgebra e faz seus colegas de classe de reféns, dando início a uma sessão de "mostre-e-conte. Decker é um produto resultante do próprio meio em que vive, dos seus pais, colegas e até mesmo dos seus professores. Os fatores decisivos para a formação de sua personalidade psicótica são expostos por King ao longo de muitos capítulos e vão desde violência física, negligência e inépcia de seus próprios pais e uso de narcóticos. De longe essa é uma história de terror, mas é assaz violenta e é compreensível porque King proibiu sua reedição: o narrador em primeiro pessoa faz com que tudo se pareça com o "diário" de uma personalidade psicótica e torna a história bem mais íntima. Contudo, no Reino Unido, "The Bachman Books" continua a ser editado com a substituição do conto "Rage" por "Blaze", a história de um homem que sequestra um recém-nascido de pais milionários e por ele apaixona-se. "Fúria" é interessante, mas não possui nada de extraordinário.

A LONGA MARCHA (The Long Walk)
Os Estados Unidos é uma nação militar e anualmente ocorre o evento da "Longa Marcha", uma espécie de maratona onde cem jovens competem pelo seguinte prêmio: o que quiserem pelo resto de suas vidas. No entanto, durante o percurso de 600 km são constantemente monitorados e deverão manter sempre o ritmo superior a 6,4 km/h, sem pausa para descanso. Caso recebam três advertência, são automaticamente mortos. Consigo, os jovens levam cantis com água, tubos com pasta energética e uma barra de chocolate. Todo o evento da "Longa Marcha" é transmitido pela TV. O protagonista da história é Ray Garraty, um jovem de 16 anos, não possui razões óbvias para participar do evento. Mas participa, apesar de sua mãe tentar persuadi-lo a não participar. Ao longo da maratona, Garraty sofre bastante com a morte de outros jovens por imaginar ser esse o seu fim. Contudo, faz inúmeras amizades com outros jovens como Peter McVries, Hank Olson e Art Baker. Nessa sociedade distópica, as opiniões divergentes ao governo são punidas com a morte por soldados governamentais denominados "Esquadrões Nacionais", como veio a ocorrer a Jim Garraty, o pai de Ray. Essa novela é interessante por sua proposta, mas os acontecimentos tornam-se bastante repetitivos ao longo do texto.

A AUTOESTRADA (Roadwork)
Barton George Dawes trabalha como executivo de uma lavanderia chamada Blue Ribbon em sua cidade e mora com sua esposa Mary nas proximidades. Porém, sua tranquilidade é subtraída quando o Departamento de Estradas de Rodagem decide prolongar a rodovia 784 até Westview, o que ocasionará na demolição da lavanderia e de metade do distrito residencial. A demolição da casa de Dawes lhe privará de sua moradia e de seu emprego na lavanderia, já que havia planos na administração da Blue Ribbon de levá-la das margens da Interestadual 784 até Waterford, uma cidade a 4,5 km. Por isso ele recusa-se a abandonar sua residência onde perdeu seu filho Charlie devido a um tumor cerebral. Esse fato torna o seu casamento infeliz, fazendo com que sua esposa Mary se distancie cada vez mais aos poucos um homem violento, a ponto de comprar armas (logo no primeiro capítulo) e explodir por meio de um incêndio criminoso a zona de construção com todas as máquinas de construção. Os acontecimentos narrados se passam ao longo de um mês, entre 20 de novembro de 1973 e 20 de janeiro de 1974 e ao longo desse intervalo Dawes faz diversas digressões sobre a vida feliz de um homem e como ele fôra feliz outrora com sua esposa e seu filho.

O SOBREVIVENTE (The Running Man)
Em uma sociedade distópica no ano de 2025, todos possuem uma GratuiTV (referida na obra como a matéria dos sonhos), que graças à não aprovação da Lei de Benefícios compulsórios de 2021, pode ser desligada. Nessa TV 24H, são exibidos programas macabros e violentos com a finalidade de alienar a população como "Acione o Moinho para Ganhar Dólares", "Cave sua Sepultura" e "Armas de Brinquedo", todos realizados pela Rede. Ben Richards, o protagonista da história com uma situação financeira difícil, vê sua participação no jogo macabro "O Sobrevivente" ("The Running Man") uma chance de angariar dinheiro para tratar sua filha Cathy, com 18 meses e que está doente com uma espécie de "influenza" pulmonar com muitos agravantes. Em, "O Sobrevivente", Richards poderá fugir para qualquer parte enquanto é caçado por um grupo de indivíduos armados e tudo é registrado com uma câmera portátil que Ben leva consigo e cujas filmagens devem ser enviadas diariamente à Rede por meio de serviço postal. Quanto mais tempo Ben sobreviver, maior será seu prêmio. Sheila, esposa de Ben, reprova inicialmente sua participação e para ganhar a vida, prostitui-se nas ruas de Harding. Ao longo de sua fuga em "O Sobrevivente", Richards é auxiliado por muitas pessoas que compartilham de uma mesma ideologia no que concerne aos malefícios provocados pela Rede e sua omissão em informar à população os elevados índices de poluição do ar. Dentre eles Stacey, Bradley e Elton Parrakis. É uma história que agrada desde as primeiras linhas, envolvente, com muita ação e suspense em um estilo pragmático (sem rodeios) como é típico do alter-ego de King, Richard Bachman.

De todas as novelas presentes nesse volume, as que mais aprecio são "A Autoestrada" e "O Sobrevivente", embora todas as quatro novelas sejam muito boas. Logo, é uma leitura que recomendo sem hesitação alguma.

Duda.Salgado 30/06/2020

Altos e baixos
4 histórias. A primeira é boa, longe de ser uma grande história, mas te anima. A segunda é melhor, te anima ainda . Quando chega na terceira, o desânimo de uma história arrastada. A quarta e última, encerra com chave de ouro e nos entrega algo de qualidade. Nada que chegue aos pés das grandes obras do mestre, mas nada que precise ser jogado aos seus piores momentos.

Instagram: @leitor_eduardo 19/12/2021

Um Bom Livro
Eu já tinha lido A Autoestrada anteriormente, quando ganhei de presente de uma amiga. Reler esta história nesta coletânea me fez como este livro é uma raridade e uma benção literária;

Apesar dos mistérios que rondam Fúria, devido ao histórico sangrento que este livro tem em relação com a realidade, achei ele bem fraco na verdade. Eu esperava mais devido ao fato que fez com que o SK mandasse recolher de todas as livrarias do mundo qualquer exemplar desse livro;

Não obstante meu gosto duvidoso por distopias, ora amo, ora não curto, A Longa Marcha se revelou bem arrastado e eu não senti muito prazer em ler;

O Concorrente é uma história magnífica que merecia ser mais estendida e publicada como um grande romance. Eu acrescentaria efeitos românticos. Acho que dos 4 livros, este é o melhor.

Leandro 2112 17/02/2022

Li apenas o conto Fúria
Por curiosidade quis dar uma conferida no conto Fúria escrito pelo mestre King, conto esse que é bem conhecido no meio literário. Como não tenho acesso ao Os Livros de Bachman, acabei acessando o material através do Kindle. Não sei se tem arquivo com o livro completo, mas como só tinha interesse em ler Fúria, fui logo conferir. Confesso que esperava um pouco mais de tensão na história, mesmo sendo um tem bastante delicado, ainda mais para mim que sou professor, mas creio que as minhas altas expectativas tenham influenciado no resultado final, mas ainda no geral é uma boa história. Vale muito a pena dar uma conferida.

Ananda112 16/02/2022

Perturbador
E nada mais que isso, a escrita não é tão boa quanto as escritas pelo ?próprio? King, mas consegue impactar muito.

Emerson 24/08/2022

Os dois contos que achei mais interessantes foram Fúria, o proibido do mestre , e A Longa Marcha, este último me prendeu bastante naquele cenário utópico, achei super interessante.