Interseccionalidade Carla Akotirene

Resenhas - Interseccionalidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jorlaíne 19/11/2023

A escrita dessa mulher é perfeita!
Um livro pequeno no tamanho, mas de uma imensidão no conteúdo e na análise.
Uma obra muito bem escrita e fundamentada.
Trata da análise das intersecções nas opressões. Um ser oprimido pode o ser por mais de uma categoria de estigmatização como a cor, a classe, o gênero e a sexualidade. Daí a importância em compreender essas interseccionalidades, para analisá-las devidamente e, então, proceder de maneira adequada quanto às medidas de combate a tais crimes e importunações.

Domi 13/03/2021

Você já ouviu falar de Interseccionalidade?
O livro ?Interseccionalidade?, de Carla Akotirene, é um dos livros que compõem a coleção Feminismos Plurais.

Neste livro, a autora discute o conceito de interseccionalidade, refletindo sobre como abarcar as intersecções às quais as pessoas estão submetidas - especialmente a mulher negra. Para Akotirene, interseccionalidade é um "sistema de opressão interligado" que perpassa a vida de mulheres negras no encontro de "avenidas identitárias".

Por esse motivo, a autora propõe que ? mais do que pensar nas múltiplas identidades existentes ? a interseccionalidade evidencia ?como e quando mulheres negras são discriminadas e estão mais posicionadas em avenidas identitárias, que farão delas vulneráveis à colisão das estruturas e fluxos modernos? (p. 63).

De acordo com o pensamento da autora, a interseccionalidade define uma posição do feminismo negro diante das opressões sociais cisheteropatriarcal branca, desconstruindo a ideia de um feminismo universal como único modo de definir as agendas de luta.

Rodrigo 07/10/2021

Leitura necessária
Extremamente importante conhecermos novos termos e entender a importância de sua utilização.
Falar sobre racismo contra a mulher preta é fortalecer ações que irão de encontro a um racismo que está enraizado e que precisamos combater com ações antirracistas.

Lorena 25/08/2020

Maravilhoso
Uma vez vi Carla Akotirene falar em uma palestra e me encantei, há meses que queria este livro.
A obra nos faz pensar em que tipo de feminismo estamos construindo, e sobre como as políticas feitas para a proteção de mulheres, não são pensadas para mulheres negras, uma vez que não estamos incluídas no conceito "universal".

Carla traz uma riqueza de referências que me deixou com muita vontade de procura-las, recomendo!

Ingrid 01/02/2024

?A interseccionalidade é a autoridade intelectual de todas as mulheres que um dia foram interrompidas.?

Ao ler a introdução, escrita por Djamila Ribeiro, compreendi que os livros da coleção feminismos plurais devem ter uma linguagem didática. No entanto, tive certa dificuldade de entender alguns dos temas apresentados. Porém, este livro me fez entender diversos conceitos que envolvem a interseccionalidade, além de ser o ponto inicial para se aprofundar no tema

Abraao Nobrega 26/03/2022minha estante
MDS sim!!!! Tenho exatamente a mesma visão. A coleção é maravilhosa e tem uma linguagem super acessível, mas esse livro fugiu muito a esse padrão. Tô sofrendo pra conseguir andar com a leitura ?

ste 03/10/2023

Interessante
Um ótimo livro!! só senti falta de uma maior abordagem da vivência de mulheres trans e travestis negras, seria um bom tópico pra retratar questões de racismo, machismo e transfobia

Sel 15/02/2024

Interseccionalidade
O conceito geral do livro ficou bem entendido, porém é necessário mais estudo para a compreensão total deste conceito.

Maria :) 17/05/2021

Esse foi meu segundo livro lido para a universidade e gostei bastante da proposta e do tema. A área de gênero sempre me interessa e esse livro só alimentou meu amor e minha curiosidade. O que não gostei foi as referências que não entendi, e mesmo pesquisando, foi difícil de encontrar sobre o que exatamente a autora estava falando. Mas de modo geral, além da proposta interessante o tema foi bem abordado, podendo ter um pouco mais de clareza e ser diretivo, mas é um bom livro para quem quer começar a entender sobre feminismo negro e interseccionalidade.

May 26/07/2020

Carla akotirene me tirou da zona de conforto, me chacoalhou de verdade e me fez pensar em muita coisa que até então eu não pensava (até por ignorância da minha parte, admito). O livro é uma sequência de tapas na cara e verdades amargas que muitas vezes simplesmente ignoramos. Particularmente achei o livro interessantíssimo e a escrita da Carla intensa e muito poética, bem diferente dos textos puramente acadêmicos que estamos acostumados. Recomendo a todos que querem sair um pouco da caixa, ter um choque de realidade e até pra repensar seu próprio feminismo.

rayumix 02/03/2024

Buscar alimento analítico para a fome histórica de justiça.
(Levantamento bibliográfico teórico da pesquisa "O Barulho das Desigualdades Interseccionais")

"A interseccionalidade impede reducionismos da política de identidade ? elucida as articulações das estruturas modernas coloniais que tornam a identidade vulnerável, investigando contextos de colisões e fluxos entre estruturas, frequência e tipos de discriminações interseccionais."

Nabê 30/12/2020

Interseccionalidade
A autora traz ótimas reflexões acerca da interseccionalidade, expondo importantes pontos. Me ajudou a ter uma melhor compreensão do local negligenciado que a mulher negra ocupa na sociedade.

Minha única crítica é em relação a escrita, achei um tanto quando prolixa, o que atrapalhou um pouco a fluidez da leitura.

Roxane 20/07/2021

Bom.
Engatei essa leitura depois de ler bell hooks, "E eu não sou uma mulher?", pois me pareceu que os assuntos se conversavam. Gostei das partes que entendi nesse livro da Carla Akotirene, mas achei uma forma de escrita difícil de me conectar. Demorei para me acostumar e, mesmo assim, em vários momentos me peguei pensando se eu estava de fato entendendo o livro.
Possivelmente haverá uma releitura em outro período da vida.
Alice 16/12/2021minha estante
vim ler as resenhas para saber se só eu tinha sentido isso. Uma leitura extremamente difícil. Estou fazendo mestrado na área, acostumada com a linguagem (chata) acadêmica, porém ainda assim achei que a leitura estava "travada". Também vou precisar reler um dia, com certeza!

Gabrielle Hensel 10/05/2021

Leitura em grupo de estudos
O primeiro capítulo traz muitas informações sem aprofundá-las muito, mas os que seguem trabalham muito bem os temas a que se propõem.
Apesar disso, não é uma leitura muito aprofundada, mas traz nas notas de rodapé alguns pontos que podem despertar o interesse no estudo, e a autora apresenta boas fontes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5