Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Wagner.Altafin 03/08/2020

Necessário
Simplesmente excelente, não apenas pela ideologia em si, mas pela proposta de estruturação em toda forma de discussão mostrando o quão importante é que todos possam falar, desde que ciente a respeito da posição que ocupa, podendo assim dar a devida importância ao seu lugar e não subjugar o lugar do outro.

Tamires 16/08/2020

Importante
Esse livro foi um grande impacto na minha vida aprendi e aprendo muito com ele, tô aprendendo a ter empatia a me colocar no lugar do outro e principalmente a saber ouvir quem sofre. Recomendo e muito a leitura.

Neila.Villas-Bôas 21/08/2020

ESSENCIAL
Leitura obrigatória pra qualquer pessoa. Um livro pra ler e reler muitas vezes e apreender os ensinamentos q são tão esvaziados nos discursos virtuais de hoje em dia.

Bia 03/01/2021

Essencial
Livro essencial para entendermos o que é, de fato, lugar de fala. Deveria ser leitura obrigatória.

Karol Rodrigues 25/02/2021

Um livro claro e necessário para refletir.

Essa leitura se faz urgente nessa sociedade para que seja possível ampliar a escuta para dar voz para aqueles que sempre foram calados à força.

Helô 15/11/2021

Esclarecedor
Muito bom pra nos fazer refletir sobre o silenciamento que é imposto às pessoas negras, especialmente as mulheres.

Deixo um trecho interessante que estimula a união entre os indivíduos marginalizados: "costumo brincar que não posso dizer que luto contra o racismo e amanhã, às 14h25 e, se der tempo, eu luto contra o machismo, pois essas opressões agem de forma combinada. (...) Portanto, é preciso combatê-las de forma indissociável."

Algo que senti é que mesmo que a proposta seja ter uma linguagem de fácil entendimento, pra mim ainda pareceu um trabalho de faculdade rs

Song 14/12/2021

Um bom primeiro passo
Uma leitura rápida e interessante para aqueles que desejam começar os estudos de gênero, voltados especificamente para a interceccionalidade.

Daiana Rosa 28/12/2021

Pensar em feminismo negro é justamente romper com a cisão criada numa sociedade desigual [..] p. 14. 2019.

Foi minha primeira experiência com a escrita de Djamila Ribeiro, e confesso que superou todas as minhas expectativas. Com uma linguagem simples, direta  e sem rodeios a autora nos  faz repensar a condição da mulher negra em todos os aspectos. São elas que ocupam  o ranking no percentual de violência doméstica contra mulher, mãe solo, analfabetismo, desemprego e sem lugar o lugar de fala respeitado.Se você  acha que  a desigualdade salarial entre homens mulheres é grande,  quando chega a mulher preta é ainda maior .

Não diria que  é  uma leitura necessária e sim vergonhosamente essencial para entendermos história sob a óptica de quem é objeto da opressão  e vive na pele o preconceito racial  do velado ao coberto por falas que o o insistem em chamar de brincadeira ". Um livro com apenas 90 páginas que consegue  abrir caminho para  desconstrução do que é lugar de fala ..

Miitalo 05/01/2022

Lerei novamente no futuro
O livro é bom, consegui pegar a essência e os ensinamentos que a autora quis transmitir. Terei que ler novamente no futuro (com mais bagagem e repertório) porque teve algumas palavras que, mesmo pesquisando no Google, não consegui aplicar o significado à obra. Mas tudo bem, eu só tenho 17 anos, daqui alguns anos, quando ler dnv será "mais facil"

Henrique 09/01/2022

Necessário e orientador.
Livro de leitura rápida e suave, em que a autora dialoga com várias outras autoras de correntes e tempos diferentes, com explicações necessárias e bem amplas sobre o feminismo e o feminismo negro, o Outro do Outro.
Importante para os militantes, e educador para os distantes. Se aprende muito sem dificuldades criadas pela escritora, e sim facilitada por ela que consegue atingir vários alvos, desde os que condenam a militância, como os extremistas militantes.

Vivii500 26/01/2022

Maravilhoso
Livro extremamente "necessário" para todas as pessoas. Pois é uma leitura clara, didática e objetiva sobre lugar de falar.

Matheus.Lopes 31/01/2022

Lugar de fala
"Pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por Derrida como violenta." Djamila Ribeiro

Livro incrível, com ele vem grandes conhecimentos e entendimentos do mundo, da sociedade e de você mesmo.

Vi. 20/02/2022

Mais uma leitura necessária
É necessário ler sobre o racismo e demais temas para aprender mais sobre.
E ler Djamila sempre é maravilhoso.