Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

carolmc_ 12/08/2020

Para entender o que é o lugar de fala
Livro interessantíssimo que explica o que é LUGAR DE FALA, que é bem diferente do que é propagado por aí.

Ka 07/08/2020

"Chamado a reflexão"
Esse livro é mais do que importante. É essencial para romper o silêncio.
Lugar de Fala discute a história, os fatos e lutas reprimidas por séculos. Aborda a necessidade de acabar com os privilégios, a necessidade do ouvir e da conscientização.
O reconhecimento da mulher negra e os estudos acerca do assunto são essenciais e demonstram a importância do reconhecimento e da luta como um todo.
Todo mundo tem lugar de fala. E é de suma importância que todos tenham consciência, adquiram conhecimento e saibam ouvir.
Aprendi muito

Wagner.Altafin 03/08/2020

Necessário
Simplesmente excelente, não apenas pela ideologia em si, mas pela proposta de estruturação em toda forma de discussão mostrando o quão importante é que todos possam falar, desde que ciente a respeito da posição que ocupa, podendo assim dar a devida importância ao seu lugar e não subjugar o lugar do outro.

Ca Melo 01/08/2020

Por que é necessário entender sobre lugar de fala?
O termo lugar de fala tem sido muito questionado e nem todo mundo entende ou acredita mais no seu uso, por isso, antes de qualquer coisa é necessário entender os porquês da importância do termo, segundo a própria Djamila Ribeiro:

1º ” O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas (…) Com isso, pretende-se também refutar uma pretensa universalidade. Ao promover uma multiplicidade de vozes o que se quer, acima de tudo, é quebrar com o discurso autorizado e único, que se pretende universal. Busca-se aqui, sobretudo, lutar para romper com o regime de autorização discursiva.”

2º “Falar de racismo, opressão de gênero, é visto geralmente como algo chato, ‘mimimi’ ou outras formas de deslegitimação. A tomada de consciência sobre o que significa desestabilizar a norma hegemônica é vista como inapropriada ou agressiva, porque aí se está confrontando poder. “

3º “Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como isso impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados. “

Eu sou uma admiradora do trabalho da Djamila Ribeiro enquanto mulher negra, filósofa e feminista, e acho que suas colocações sobre esses temas são extremamente válidas e pertinentes. Lugar de fala cumpriu muito bem o seu propósito enquanto parte de uma coleção voltada às massas, a oportunidade de oferecer conhecimento sobre assuntos tão importantes por especialistas no assunto, mas com uma linguagem clara e com baixo custo de compra.

O livro é curto, um pouco mais de 100 páginas, mas também certeiro e transmite seu conteúdo de forma objetiva. Sua estrutura se organiza em 4 partes: contexto histórico sobre o assunto, a situação da mulher negra na sociedade, a definição do lugar de fala e alguns equívocos sobre o termo.

O estilo da escrita da autora é muito semelhante às análises literárias, e percebe-se a pesquisa que Djamila Ribeiro fez sobre diversas mulheres feministas (brancas e negras) sobre o assunto. A partir de diversas citações a autora dialoga com os leitores sobre os possíveis significados e suas interpretações sobre diferentes autores e suas perspectivas, ora semelhantes, ora conflitantes.

Esse livro é um excelente exercício de introdução sobre aspectos do feminismo negro e da importância da interseccionalidade ao elencar a importância de considerar gênero, raça e classe como fatores essenciais para a discriminações e desigualdades sociais. Djamila Ribeiro cita diversas autoras e autores como Angela Davis, Conceição Evaristo, Lélia Gonnzalez e Stuart Hall, tanto ao longo de seu texto, como numa parte final listando os materiais que ela utilizou em sua extensa pesquisa. Essas referências também podem servir de interesse para aqueles que desejam se aprofundar nessas questões e buscar mais autores que tratam desses assuntos. Eu particularmente fiquei muito tentada a conhecer a obra de Grada Kilomba

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/07/25/resenha-lugar-de-fala-de-djamila-ribeiro-colecao-feminismos-plurais/

Lucas.Romano 30/07/2020

Uma Aula!
Extremamente necessário! Djamila escreve de uma forma bem didática toda a trajetória da mulher negra em nossa sociedade apresentando autoras e ativistas que tiveram um papel importantíssimo para a construção epistemológica da historia da negritude e como isso leva as questões de lugar de fala, como tratar as opressões, como falar sobre pluralidade e hegemonia, como a luta feminismo se expande e restringe certos grupos. Uma reflexão importantíssima sobre locus social e entendimento sobre nosso papel na sociedade.

Suzane Gomes 20/07/2020

Confesso que antes de ler esse livro a minha noção de ?lugar de fala? era completamente errada. Leitura rápida, mas em alguns momentos complexa para quem não tem tanto conhecimento em teorias sociais. O livro começa nos dando um parâmetro sobre o feminismo negro para assim nos introduzir ao que é lugar de fala e devo dizer que o conceito é muito diferente do a maioria de nós pensa estar certo.

Vale muito a pena!

ffearful 20/07/2020

Para refletir
"O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas a poder existir." "Quem pode falar?", O que acontece quando falamos?", "Sobre o que é nos permitido falar?". São alguns questionamentos que devemos ter em vista ao refletirmos sobre lugar de fala. Pertinente, necessário, didático.

@steph.kss 15/07/2020

Esclarecedor e preciso
Djamila Ribeiro é mestra em filosofia, escritora, pesquisadora e colunista no jornal Folha de São Paulo.
Este livro aborda temas referente o racismo estrutural, nos mostrando através de fatos concisos o lugar de fala de cada um dentro da sociedade patriarcal do século XXI.

Thiago Araujo 13/07/2020

Necessário para os tempos atuais.
Djamila trás aqui um estudo sobre o lugar se fala e nos mostra toda uma bagagem histórica e científica atrás desse conceito, de forma bem didática, com um texto bem fluido e tranquilo de ser lido. Gostei muito do que aqui aprendi e estar mais consciente sobre o meu lugar de fala.

Raoni Pereira 06/07/2020

Essencial
Gostos dos livros da Djamila Ribeiro pois são bem explicativos e elucidam muitos temas complexos.

Lorena Perruci 06/07/2020

Lugar (es) de Fala
Livro incrivelmente necessário.
Djamila Ribeiro desmistifica, contextualiza e explica, juntamente com muitas autoras negras citadas por ela, o conceito de lugar de fala muito abordado atualmente e incompreendido. Esse é um livro curto, todavia de um enriquecimento profundo e de abertura de visão quando compreendemos que todos temos lugar de fala, mas falamos de lugares diferentes e muitos que ocupam alguns desses lugares são sócio-historicamente silenciados em suas falas.
Recomendo!

@lucasmascarenhas 02/07/2020

Sobre um sistema vigente que invisibiliza narrativas de pessoas de grupos historicamente discriminados

Carou Donato 29/06/2020

Melhor livro
Sem dúvidas é melhor livro para adentramos aos estudos feministas. Maravilhoso!

Leidiane.Santana 25/06/2020

Sem palavras até agora.
Lugar de fala é um soco no estômago. Um livro que convida pro desconforto todos aqueles que ainda não pararam pra refletir sobre privilégios branco, sobre racismo, sobre desigualdade social, racial, e sobre o sexismo que nos circunda. Uma leitura mais que necessária. Djamila Ribeiro vai solucionar todas as dúvidas sobre lugar de fala, desde os processos históricos até a realidade mais que atual, nua e crua. Indico de olhos fechados para qualquer pessoa, não só á quem tem desejo de estudar sobre racismo e feminismo, mas para todo indivíduo, considerando o quanto é importante o estímulo da nossa consciência sobre injustiças sociais, assim como para a conscientização de nossos privilégios diante do lugar que ocupamos na sociedade. 5 estrelas porque não posso avaliar com mais.

Alvaro 19/06/2020

Urgência.
Reconhecer o espaço e a voz das minorias silenciadas é urgente. Esses saberes sempre estiverem entre nós, embora desautorizados, silenciados e oprimidos. Entender a teoria do ponto de vista e o lugar de fala é uma obrigação para quem quer contribuir de forma efetiva para uma sociedade mais digna.