A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1219 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Dwarcy 28/11/2023

Foi o meu quarto livro da Jane Austen e posso dizer que ele não se destacou muito, nem como o pior nem como o melhor.

o livro é interessante, sarcástico e inteligente como outros da autora, eu gostei da personagem principal apesar dela ser meio delusional demais. Admito que o final não me agradou muito. As mudanças de humor repentinas, sem aparente causa, o relacionamento do mocinho com a mocinha pareceu meio do nada, principalmente da parte dele.

ainda assim foi um livro divertido e gostei da leitura.
comentários(0)comente



Carolina335 27/11/2023

Achei fofinho
é um livro bem diferente dos outros da Jane Austen mas eu gostei desse formato, uma das melhores coisas na escrita dela é a ironia e nesse livro tem muito disso, achei ótimo os comentários dela narrando e eu amei de mais a parte que ela fala sobre livros de romance e que esse gênero é considerado inferior e coisa de mulher, logo não vale a pena na visão das pessoas (como pode ser tão boa assim!!). tem uma parte da leitura que eu senti uma enrolação e ficou meio chatinho mas eu amo as reviravoltas que tem no final de todos os livros dela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



BonBonS2 24/11/2023

Sobre o livro
Achei o livro bem enrolado, a história só começou de fato depois de 70% do livro, e quando começou não me envolveu tanto, não conhecia a Jane Austen mas vi que ela é boa então pretendo dar outra chance, mas se você não a conhece, recomendo procurar outro livro para começar a lê-la
comentários(0)comente



Marilia 23/11/2023

Abadia de Northanger
Eu diria que os livros da Jane Austen me causam o mesmo sentimento que os chamados chicklit. Depois que você conhece a escrita dela, passa a reconhecer o andamento da história e se sente numa novela agradável e com várias observações sarcásticas que não se espera de uma jovem como era o caso dela.
comentários(0)comente



Andrea141 22/11/2023

Sem confissões expressas
Me dói não dar 5 estrelas para uma obra da minha ídola literária. Mas faço isso neste aqui. O fato da abadia só se fazer presente quase no fim não me incomodou nenhum pouco, mas o final apressado e a completa ausência do diálogo dos dois quanto aos sentimentos não consigo perdoar.
comentários(0)comente



Leticia330 16/11/2023

A história de Catherine começou bem divertida e interessante, porém ao passar a história começou a ficar arrastada e confesso que um pouco tediosa. Catherine uma jovem ingênua e sonhadora que vivia no mundo dos romances que lia se envolveu em situações um tanto inusitadas ?
comentários(0)comente



Dinha.Lene 15/11/2023

Mocinha bem bobinha mais confesso que em nenhum momento me aborreci com ela, sua busca por aventura muito justificável já que ama ler livros góticos , que mocinho sensacional fácil de apaixonar uns dos romances de jane Austen e que gostei e me diverti rindo junto aos protagonistas dessa incrível história .
comentários(0)comente



@leitoraemformacao_ 14/11/2023

Quer se divertir? Leia Jane Austen! ??
Entre Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, A Abadia de Northanger foi o mais divertido de todos.

As pessoas que conhecem o livro apenas pela descrição de que Jane caminhou pelas veredas do romance gótico podem ficar um pouco confusas com a minha impressão, mas a verdade é que o livro é mais cômico que assustador, diferente do que pensamos quando lemos o termo.

Na obra, Austen faz uma paródia do gótico. Ela lança mão de recursos narrativos pra criar um clima de suspense, aflição, mistério e terror, fazendo referência à obras de romances góticos, mas com o intuito de gerar humor, comicidade (pelo menos foi esse o efeito em mim ?).

Há ambientes e situações sombrias muito bem criados, mas assim que eu começava a ler algum trecho que, em algum outro livro, poderia deixar meus olhos arregalados ?, eu já estava mesmo era com um sorriso no rosto, só esperando pra dar uma risada ?

Sobre o enredo, podemos pensar em muitos assuntos discutidos explícita ou implicitamente no texto, mas o que mais me chamou atenção foi: qual a função da literatura? Quais livros e por que estes devem ser considerados bons, de alta literatura, enquanto outros ficam à margem dessa categoria? A defesa do narrador onisciente sobre o assunto arrepia qualquer leitor. Foi lindo de ler. ?

Falando em narrador, eu amei o dessa história. Inteligente, mordaz, irônico (se bem que isso não é surpresa quando se trata da autora). Acho divertidíssimo quando a voz narrativa fala diretamente com o leitor. Me sinto ainda mais imersa no livro. Parece que tô ao lado dele enquanto escuto e dou pitacos em tudo nos mínimos detalhes ????.

Pra finalizar, Catherine Morland não é uma heroína comum de romances. Na infância ela gosta de "brincadeiras de meninos", na adolescência ela é considerada menos feia que quando criança ?, não tem nenhum dom na música, na pintura, muito menos pode ser considerada versada em poesia, eloquência, traquejo social e um monte de outras coisas consideradas importantes. Ela é gente da gente, uma leitora voraz, ingênua por causa da idade e da falta de experiência no limitado convívio social da família, por isso se vê em algumas situações constrangedoras e tem a propensão a confundir ficção com realidade. Ao longo do livro ela vai amadurecendo, contando com a ajuda de personagens que a fazem questionar e refletir e, no final, o horror que ela esperava, que ansiava experimentar, tal como ocorria nos livros que lia, aconteceu de uma forma ainda pior: ela viveu o medo real, causado por uma pessoa real, não o sobrenatural e distante, que habita nas páginas dos seus amados livros.

??
comentários(0)comente



Maylla.Nogueira 10/11/2023

O final surpreende
Minha primeira experiência com Jane Austen, leitura calma e um final que eu não esperava. Apesar de ser um livro de época, é de fácil entendimento.
comentários(0)comente



AdharaLima 09/11/2023

Fazia um tempo que eu estava precisando ler um livro leve e com diálogos divertidos, e esse foi exatamente isso. A personagem principal, a Catherine, não é realmente uma grande heroína, na verdade são os acontecimentos e os outros personagens que vão ajudando ela a crescer ao longo da história. E sobre a Abadia aparecer tão no final e não merecer estar no título, eu discordo, por mais que seja um local que apareça pouco é o lugar de maior evolução de Catherine.
comentários(0)comente



Lucas 09/11/2023

Não é meu favorito de austen
O livro é bom com momentos e historia interessante mais não me envolveu como outros da escritora. Embora achei a narrativa a mais diferente de como ela costuma escrever as suas de costume.
comentários(0)comente



Mini Bittar 08/11/2023

Livro muito divertido, finalmente uma personagem da Austen bobinha e leviana devido ao contexto histórico.
comentários(0)comente



May 07/11/2023

Uma heroína inesperada
"A Abadia de Northanger" é um livro peculiar no catálogo de Jane Austen. Neste romance, a autora nos surpreende ao apresentar uma protagonista que foge ao molde das heroínas fortes e perspicazes pelos quais Austen é conhecida. Catherine Morland, nossa protagonista, é uma jovem ingênua e apaixonada por romances góticos, que se lança em uma viagem repleta de romance, intriga e mistério, buscando realizar suas fantasias de heroína literária.

O encanto deste livro reside na subversão das expectativas. Austen nos leva por um enredo onde a realidade e a imaginação de Catherine se entrelaçam de maneira hilariante. A protagonista vê o mundo à sua volta através da lente de suas leituras góticas, atribuindo mistério e conspiração a cada interação.

Austen, com sua ironia característica, nos lembra que a vida real raramente segue os enredos perfeitamente orquestrados dos romances. As personagens são humanas, imperfeitas e cheias de segredos. Catherine Morland é uma heroína inesperada, o que a torna ainda mais encantadora.

Em "A Abadia de Northanger", Jane Austen nos presenteia com uma narrativa divertida e envolvente, repleta de personagens reais e suas falhas. É uma lição sobre não julgar as pessoas pela capa e uma celebração da imaginação que todos nós carregamos. Este é um romance que nos faz refletir sobre a diferença entre a fantasia e a realidade, e é altamente recomendado para os amantes de romances de época que desejam uma história que desafia as convenções.
comentários(0)comente



Cris.Aguiar 02/11/2023

O primeiro
Esse livro foi o primeiro Romance de Austen, embora só tenha sido lançado após sua morte, ficando como o penúltimo livro.

Nele ainda encontramos um pouco mais de humor nas sátiras dos comportamentos sociais da época. Ler os livros na ordem de lançamento nos oferece esse respiro e surpresa quase no final. Uma maneira de vermos o amadurecimento da escritora ao mesmo tempo que percebemos que desde cedo ela tinha um olhar afiado para a alma humana.

Foi um dos que mais gostei de ler. Recomendo


CLUBE DE LEITURA SLV: outubro 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR