O que te pertence

O que te pertence Garth Greenwell

Resenhas - O que te pertence

youcancallmejunior 20/09/2023

O que te pertence
O romance escrito por Garth Greenwell traz em sua obra a história de um professor americano, gay, vivendo em Sófia, capital da Bulgária. É em um banheiro público que conhece Mitko - um garoto de programa - e a relação entre os dois se inicia. Relação essa pautada inicialmente no benefício mútuo - dinheiro/favores em troca da satisfação sexual. No entanto, no decorrer das páginas, nota-se também um desenvolvimento desse complexo relacionamento, atrelado a uma certa dependência emocional.

Ao longo da obra, o protagonista também revive as memórias e suas relações familiares durante a sua adolescência, carregada de desejo e ao mesmo tempo de muita repressão à sua sexualidade. O que serve de base para algumas das inseguranças na vida adulta do mesmo. Senti um misto de emoções pelo protagonista: ora raiva por vê-lo se permitir a essa dependência, ora compaixão por entender a razão de parte de suas inquietações.

Achei a construção narrativa bem fluida, de linguagem simples. Garth Greenwell entrega de forma bem descritiva a construção dos personagens. Ainda assim, não me vi muito cativado pela trama. Acredito que alguns trechos presentes no livro poderiam claramente ser retirados, sem impactar significativamente a história. O que não deixa de ser uma boa leitura.

PaulonoRio 03/02/2023

Não sei nem como resenhar esse livro. Me pegou de uma forma que eu não estava esperando. Me indentifiquei em partes com o protagonista e me peguei achando ele idiota em outras partes. Acho que o final foi exatamente o que eu esperava e queria muito ver uma versão adaptada

@emedepaula 31/01/2023

Desejo opaco
Divido em três partes, o livro tem na sua primeira parte a maior força. Partes dois e três respectivamente vão perdendo a força narrativa, e me senti arrastado pela história com menos interesse. Ainda assim, vale a experiência. Garth é um escritor muito afetuoso, e isso imprime em seus livros de um jeito muito especial.

Juliana.Kuster 26/07/2020

Implicações do desejo
O que te pertence é um romance curto com menos de 220 páginas, narrado por um professor estadunidense que se envolve em uma tórrida relação amorosa com Mitko, um jovem búlgaro que se prostitui. Mesmo sendo um romance curto, uma palavra que pode resumir esse livro é intensidade, o autor consegue de maneira poética e erótica, aprofundar a vida do narrador, ao mesmo tempo em que desenvolve seu envolvimento com Mitko.
Diferente de Mitko, o narrador tem uma vida relativamente estável, sendo assim, suas inquietações, através de seu envolvimento com o jovem búlgaro, vão girar em torno das lembranças do passado, da relação turbulenta com o pai, em decorrência da sua orientação sexual, e, principalmente, a vulnerabilidade de suas relações amorosas, mesmo que essas não sejam vazias de sentido.
Permeando e interlaçando essas camadas, existe um sentimento de estrangeirismo trabalhado na obra, já que o narrador por ter outra língua materna e vim de outra cultura, sente essa barreira que o limita de um sentido de exatidão completo dos significados das palavras que são utilizadas pelos búlgaros, isso também corrobora para essa ambivalência na relação dele com Mitko, ao mesmo tempo em que esse o procura e se entrega sexualmente para ele, mostrando, em alguns momentos uma vulnerabilidade, inclusive afetiva, há sempre algo que escapa nessa relação, algo que não é revelado, que não é nomeado abertamente, embora seja sentido. Dessa maneira, se estabelece formalmente uma relação de troca, sexo pelo dinheiro, mesmo que subjetivamente, e no que esteja ligado à ordem do desejo, ambos estejam se relacionando de outra maneira.
Assim, o grande destaque desse livro para mim é a habilidade poética que o autor encontrou para trabalhar questões que dizem respeito a sentimentos tão ambíguos como amor, ódio, atração, obsessão, posse e negação. Tecendo, sutilmente, elementos importantes para o desenvolvimento de uma relação homossexual.
Ainda, saliento que esse livro fala sobre privilégios, já que Mitko se apresenta como um personagem que parece não ter tido oportunidades iguais ao do nosso narrador, embora, sua passagem no livro seja cheia de mistérios. Também, mesmo que Mitko possa parecer indiferente e interesseiro, me comovi ao decorrer do livro com esse personagem, fazendo vários questionamentos sobre a veracidade ou não dos sentimentos dele, não confiando só nas percepções do narrador.
Por fim, indico o livro, mas faço a observação de que não é uma leitura rápida, pelo menos para mim, não foi. Pois, o livro apresenta uma carga dramática intensa e em vários momentos divagações do narrador.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/02/2020

Aclamado como o grande romance gay de nosso tempo, este livro é uma delicada e inteligente investigação do amor e da memória. Em um dia de outono excepcionalmente quente, um professor americano entra em um banheiro público sob o Palácio Nacional da Cultura de Sófia, Bulgária. Lá ele conhece Mitko, um jovem carismático que cobra por sexo.Nos meses seguintes, o relacionamento entre os dois se aprofunda e fica cada vez mais íntimo e intenso. Enquanto se esforça para reconciliar seu anseio com a angústia crescente, ele é forçado a lidar com sua própria história: suas experiências formadoras de amor, sua dolorosa rejeição pela família e por amigos e a dificuldade de crescer como gay nos Estados Unidos da década de 1990. Surpreendentemente erótico e imensamente forte, O que te pertence conta uma história inesquecível sobre como passado e cultura, cicatrizes e vergonhas podem moldar quem somos e determinar a maneira como amamos.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808768
Junior 24/03/2021minha estante
"o grande romance gay de nosso tempo" aí forçaram né kkkk