#transvivo

#30livrosantesdos30
Livro Nº 7
#transvivo ? Juca Xavier

Sinopse:
"Quem sou eu?" é a pergunta que abre #transvivo, primeiro livro de Juca Xavier, pela coleção de poesia Palavra Crua. #transvivo reúne poemas escritos entre 2014 e 2017, período em que o autor enfrentava a crise de identidade durante a qual começaria a entender a figura masculina que se desenhava em seu espelho. Abordando temas como a disforia, as relações familiares, a relação com a T (Testosterona), o amor e o sexo, Juca nos convida a embarcar em uma viagem cheia de reticências e sem pontos finais, em que a escrita é um processo de reencontro com o próprio corpo.

Resenha:

?Quantas dores cabem em um guarda roupa??

O livro fala, em forma de poesia, das experiências vividas por uma pessoa trans. Mas as poesias de Juca são cruas e brutas. Não espere nada mais suave que uma pedrada.
Em certos momentos precisei parar de ler, porque a sua dor doía em mim. Senti sua angústia e sua raiva como se fossem minhas, porque ele tem esse poder de nos fazer sentir no seu lugar, através das palavras. É como se pegasse a minha mão e me levasse para uma tour pela vida de uma pessoa trans, sem todo aquele enfeite dos filmes e novelas, só a realidade da disforia, dos problemas familiares e da autoaceitação.

É um livro que eu recomendo não só para quem é da comunidade LGBTQIA+, mas sim para todas as pessoas de forma geral. Para que, quem sabe, conhecendo as experiências e vivências de Juca, as pessoas passem a ter mais carinho e respeito pelas pessoas trans.

Bia - Resenha de Unicórnio 10/08/2019

Surreal
Nesse livro, eu senti que Juca me pegou pela mão pra mostrar seu universo como pessoa trans. A disforia, os problemas com a família, à autoaceitação, o medo e as aflições.

Fui grandemente abraçada por suas poesias, simplesmente surreal, amei, chorei, adoeci, morri e revivi em cada linha.