Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas -

livrosepixels 08/08/2024

Em um planeta muito, muito distante...
Mesclando fantasia, ficção científica, religião e filosofia, C.S. Lewis dialoga sobre temas sociais e humanistas que permanecem relevantes em qualquer época.

A trama é conduzida pelo prof. Ramson, inspirado no amigo do autor, J.R.R. Tolkien. O personagem é sequestrado por dois cientistas malucos e levado ao planeta vermelho conhecido como Malacandra. Mas ao chegar lá, Ramson suspeita de um ritual de sacrifício e foge. Mal ele sabia que a sua fuga o colocaria exatamente no caminho para o qual ele havia sido requisitado.

Enquanto acompanhamos a jornada do professor pelo planeta, conhecendo distintas formas de vida e até mesmo uma civilização diversificada, composta por várias espécies sencientes, o protagonista também é levado a questionar a humanidade e suas crenças. Se ali naquele planeta distante e aparentemente desértico é possível várias espécies coexistirem e dependerem pacificamente uma das outras, porque o ser humano não é capaz? Por que sempre buscamos a morte, a guerra, a autodestruição? O que há de errado conosco?

É aí que Lewis usa toda sua genialidade para proferir severas reflexões no espírito humano. Há uma razão de explicação teológica para termos sidos “banidos” e sermos conhecidos apenas como “o planeta silencioso”. As formas de vida evitam nos contactar e evitam serem contactadas por nós. Estamos rodeados de vida, porém sozinhos em nossa jornada ao escuro e desconhecidos mistérios do universo. Talvez sejamos uma espécie sem salvação. Talvez não mereçamos.

Foi a primeira vez que li o autor e a experiência valeu a pena. De começo fiquei meio “frustrado” por não ser uma sci-fi genuína, e talvez por este motivo não continuarei a trilogia. Entretanto, os temas abordados e as reflexões são ótimas e super recomendo ;)

site: https://www.instagram.com/livrosepixels

Calebticho 01/08/2024

Imagine que a vida fora da terra...
Imagine que a vida fora da terra seja realidade, e além disso, essa vida possui uma linguagem própria, diversidade racial e a sua própria cultura, o primeiro livro da trilogia cósmica trata justamente isso, e eu acho que eu nunca conseguiria pensar nela em tantos detalhes e de forma tão interessante como o Lewis fez, é muito interessante ver tudo sobre malacandra, eu leria mais um livro somente com isso.

ATHOS 20/04/2024

Além do Planeta Silencioso: Uma Jornada Através da Ficção Científica e da Reflexão Filosófica

**Uma Aventura Cativante em um Mundo Desconhecido**

"Além do Planeta Silencioso", o primeiro volume da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, nos transporta para uma aventura espacial emocionante e intrigante. O protagonista, Elwin Ransom, um filólogo cético e arrogante, se vê sequestrado e levado a bordo de uma espaçonave em direção a um planeta desconhecido, Malacandra, conhecido por ele como Marte.

Ao chegar em Malacandra, Ransom se depara com um mundo completamente diferente do que imaginava. A flora e fauna são exóticas, a atmosfera é densa e a gravidade é mais forte. Ele logo é capturado por habitantes nativos, criaturas humanoides conhecidas como hross, que o levam para sua cidade subterrânea.

**Um Encontro com a Fé e a Espiritualidade**

Em cativeiro, Ransom conhece Hyoi, um cientista hross que o guia por Malacandra e o apresenta à cultura e à religião do planeta. Através de suas conversas e experiências, Ransom começa a questionar suas próprias crenças e a reconsiderar sua visão de mundo materialista.

**Uma Reflexão Sobre o Bem e o Mal, a Ciência e a Religião**

Ao longo da história, Lewis explora temas complexos como o bem e o mal, a fé e a ciência, o livre arbítrio e o determinismo. Através da jornada de Ransom, ele nos convida a refletir sobre a natureza da realidade, o significado da vida e o papel da humanidade no universo.

**Uma Obra Rica em Detalhes e Aventuras**

"Além do Planeta Silencioso" é um livro rico em detalhes e descrições vívidas, que transportam o leitor para um mundo completamente novo e fascinante. A história é repleta de ação e aventura, com momentos de suspense e tensão que prendem a atenção do leitor do início ao fim.

**Uma Leitura Recomendada para Fãs de Ficção Científica e Reflexão Filosófica**

Se você é fã de ficção científica que busca uma história envolvente e que provoque reflexões filosóficas, "Além do Planeta Silencioso" é um livro imperdível. A obra de C.S. Lewis nos convida a questionar nossas crenças e a explorar diferentes perspectivas sobre o universo e o nosso lugar nele.

**Pontos Positivos:**

* História envolvente e cheia de ação;
* Personagens complexos e bem desenvolvidos;
* Mundo rico em detalhes e descrições vívidas;
* Temas relevantes e que provocam reflexão;
* Escrita clara e concisa.

**Pontos Negativos:**

* Algumas partes do livro podem ser um pouco lentas;
* O final pode ser um pouco abrupto para alguns leitores.

**Conclusão:**

"Além do Planeta Silencioso" é um clássico da ficção científica que continua a encantar leitores de todas as idades. Uma obra rica em detalhes, aventuras e reflexões filosóficas que nos convida a explorar novos mundos e questionar nossas próprias crenças. Altamente recomendado para fãs do gênero e para aqueles que buscam uma leitura instigante e enriquecedora.

Thais459 15/04/2024

Genial!
Lewis nos leva a longe nessa história, como amei conhecer Malacandra, conseguir visualizar toda a paisagem atrás dessa leitura, me aproximar das criaturas diversas e cada uma com suas particularidades únicas, observar cada referência mesmo que sutilmente a Bíblia, ir desvendando cada mistério, quase chorar em alguns e principalmente? refletir sobre a insignificância humana e como achamos que estamos no centro de tudo o universo. Que leitura gostosa, fluida, simples e direta, e final muito bom, com uma bela carta que aquece o coração de um fã de C S Lewis ??

MilaMedina 10/04/2024

Uma viagem a outro planeta de forma leve, fantasiosa porém com um tom de realidade .. sempre apaixonada por este autor e agora com a oportunidade de ler outras obras dele

Naty Boccato 26/02/2024

Queria um filme...
O livro demorou um pouco pra engrenar, mas a parte descritiva é totalmente necessária, fiquei querendo um filme pra visualizar todos os cenários magníficos.
O que demorou para pegar o ritmo de leitura, depois foi só naquela inércia "devorativa" que as boas histórias tem.
Da vontade de mandar uma carta pro Ransom e perguntar todos os detalhes não escritos sobre a viagem.

Anezio 21/02/2024

Que viagem!
Trata-se do primeiro livro da trilogia cósmica, resultado de uma aposta entre C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Esse é o menor dos três livros.

O primeiro volume tem uma leitura mto fluida e, apesar de ser uma ficção científica o autor não se prende a ser muito detalhista na física da viagem espacial feita. Essa decisão tem suas desvantagens mas acaba fazendo com que o livro possa ser lido e apreciado por um público mais amplo.

Basicamente o protagonista de uma história que está sendo contada por uma terceira pessoa é levado a outro planeta onde encontra um mundo, até certo ponto, fantástico. O autor optou por fazer sua obra com base no cristianismo e, em minha humilde opinião, soube fazê-lo magistralmente.

Sempre vai haver problema para encaixar perfeitamente o cristianismo nesse tipo de obra, mas como o propósito direto da obra não é o evangelismo, isso acaba não sendo um problema, mas de qualquer forma, faz pensar a respeito do que sabemos do mundo (de acordo com a Bíblia Sagrada) antes e depois da humanidade e também antes e depois da queda.

Definitivamente vale a leitura.

Rejane 18/02/2024

Muita descrição
Muito bom, apesar da prolixidade, bem baseado nos preceitos básicos da Bíblia... Trouxe um pouco de luz acerca do que possa parecer o corpo de Deus e sobre a trindade, mas acho que isso fica melhor explicado no volume 2, apesar de não ser necessário ler a continuação. Gostei de entender mais sobre as ideias antigas a respeito do sistema solar. Bem bacana.

fernandosj 26/01/2024

Ensinando guerra para alienígenas
Fui pego de surpresa pelo livro, eu fiquei entretido do começo ao fim, toda metáfora descrita pelo C S Lewis é genial.
A clara referência a filosofia e a descoberta de novas culturas, uma ponta de teologia (agradável até pra mim), foi uma leitura agradável.

Gabriel Gomes 11/01/2024

Uma chance é uma chance, o resultado dela, surpreende
Honestamente, eu comecei odiando esse livro, não sei se meu cérebro é muito liso pra entender a escrita, se meu cérebro é preguiçoso demais, não entendi o que aconteceu. Demorei demais pra pegar o ritmo e o gosto pela história.

Apesar disso, insisti em dar uma chance, BENDITA DECISÃO QUE FIZ!!!! Surpreendente, depois de algumas páginas consegui de fato mergulhar na história e não consegui mais parar.

Foi o meu primeiro livro do C.S. Lewis que leio, sim, eu nunca cheguei a ler As Crônicas de Nárnia. Considero um saldo muito positivo a leitura, ela foi proveitosa, rendeu vários pensamentos durante. A leitura é maravilhosa, se imergir nessa ficção de Lewis foi absurdamente incrível. Com certeza isso me dará um gás pra ler mais e mais livros dele.

Lelê 15/07/2023

Li novamente, com outras bagagens.
Se engana quem acha que é ficção científica, claro, tem uma essência ali, mas é fantasia pura!
Li depois de 10 anos e não me decepcionou.
A única parte que estava apagada na minha mente, era o final. Pq acontece de forma muita brusca e sem muito detalhe.
Amei viver em Malacandra de novo. E já vou para Perelandra! ?????

Gabriel1994 26/09/2023

É incrível o que uma mente como a de C.S. Lewis pode criar. Ele consegue trazer suas experiências de vida e espiritualidade para dentro de uma história sci-fi e dessa forma ele cria um universo incrivelmente rico e espirituoso.

Tiagomer 21/08/2023

Para além de um livro de Ficção.
"Além do planeta silencioso" é mais que um livro de ficção, apresentando debates morais ao longo da narrativa e imergindo o leitor a um mundo que é estranho, porém, semelhante.

Apesar de ser um leitura cansativa, com uma linguagem que pode parecer não tão bem adaptada ao século 21, a história surpreende e tem momentos marcantes que te fazem refletir a propria humanidade. Para aqueles que gostaram das reflexões que "O Pequeno Príncipe" e "As Viagens de Gulliver" provocam, ou querem ver um mundo tão bem construído quanto Nárnia, definitivamente deveriam experimentar esta leitura.

(Obs: o livro demora um pouco para começar a fluir mas vale a pena)

Wal 27/10/2023

Quem viagem foi essa??!!!
Uma ficção muuito diferente de tudo que eu já li; em certos momentos até complicado de compreender, quase desistir. Contudo, houve pequenos momentos que eu me peguei apreensiva, curiosa e dando gargalhadas. Definitivamente não é uma leitura fácil.