Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Míriam Morselli 15/07/2024

Clássico precisa ser tratado como clássico
Um clássico escrito em 1897 precisa ser lido com o pensamento idealizador de como se vivia a época, ou jamais será possível apreciar à altura.
Minhas três estrelas deveu-se apenas a carência da minha própria habilidade de entender tempo além do romances que costumo ler e transpassar a imaginação para o terror, neste livro em particular.
Mas clássico é clássico.

Moon_154 14/07/2024

Um ótimo clássico
Primeiramente gostaria de pontuar que esse livro é um ótimo clássico e que trouxe uma das criaturas mais famosas hoje em dia. Drácula é um livro bem grande que, em sua maior parte, não cansa de ler, ele tem uma história contada por meio de cartas e passagem de diários e tem uma ótima trama, com um final bem arquitetado, apesar de simples, o final faz tudo que ele deveria fazer.

Genevieve.Owen 14/07/2024

Merecidamente, um clássico!
Quando terminei de ler, me senti estranha, pois, esta é considerada uma das melhores obras de terror da história e eu confesso que não senti medo, não me assustei no decorrer da trama, mas então, parando para refletir, percebi que o terror está justamente no inesperado, na possibilidade de uma força maligna desconhecida findar uma vida, desgraçando sua existência para todo o sempre. A maldade do Drácula, reside justamente na impiedosa justificativa de sobrevivência.
A angústia que se sente acompanhando o grupo bolando planos mirabolantes para barrar o avanço desse predador insano, é que é o verdadeiro terror, e nisso a obra é impecável.
Só não gostei da morte do Drácula, foi muito simples.
Catharine.Nabuco 14/07/2024minha estante
estou louca para ler
tá na minha estante

Yuuki 13/07/2024

Vou deixar registrada minha opinião rapidamente para poder editar depois.
Eu gostei muito da ambientação da história, adoro esses cenários góticos com casarões e paisagens com neve. Acho que não tem muitas cenas de "ação" e a maior parte da história é muito formada pelos planejamentos dos personagens, mas não deixa de ser muito interessante e os pensamentos científicos deles são bem característicos da época em que os personagens estão.
Gosto dos personagens apesar de tudo ser bem enfeitado por conta da época, principalmente da Mina, acho ela uma personagem bem bacana e claro o Van Helsin. Tem algumas questões meio machistas ao longo da história, mas também compreendo ser muito relacionado a época e apesar de ser um pensamento antiquado não atrapalha a história.
A leitura é muito agradável e sendo um livro clássico foi uma leitura bastante tranquila, demorei muito por conta de coisas pessoais, mas acredito que dê pra ler bem mais rápido.

Isa 13/07/2024

Clássico né...
O começo do livro é maravilhoso, mesmo sabendo sobre o vampiros, o suspense é ÓTIMO!!
Depois começa muito papinho e desanimei... o final é ok...

Gio 12/07/2024

Apenas para curiosos
Todo mundo já ouviu falar sobre o Drácula. Todo mundo sabe, mesmo que pouco, de onde os ?vampiros clássicos? vem e suas características, tais como viverem de madrugada e se afastarem de alho. Nessa parte, é interessante ler o livro e ver essas coisas, imaginar que mesmo o livro ?Drácula? não tendo sido a primeira obra sobre vampiros, foi a primeira a ficar famosa por isso, e a partir disso as pessoas começaram a falar sobre vampiros e suas características. Agora, a história em si? Muito lerda, a escrita é enrolada, demora muito tempo até as coisas emocionantes realmente acontecerem e quando finalmente acontece, a próxima coisa emocionante volta a demorar para acontecer. O próprio Drácula pouco aparece.

Resumidamente, acho que só vale à pena a leitura se você realmente estiver interessado em ler o livro em que trouxe o Drácula pela primeira vez. Caso contrário, não sei, procure uma resenha sobre na internet?

Raul204 12/07/2024

É... um clássico
Certamente, Drácula é um clássico, e clássico no sentido de antigo mesmo. Provavelmente eu ser uma pessoa não muito habituada à leitura, ser GenZ e a linguagem do livro me fizeram demorar MUITO para terminá-lo. Foi mais de um ano empacado nesta leitura, em que eu não começava outros livros para terminar estes. Foram mais de 3 ressacas literárias em arcos específicos do livro.
O suspense é bem construído, personagens (em sua maioria) cativantes, mas acho que o final é bem... não sei se anti-climático descreve bem, mas acho curto demais. A narrativa te leva através de textos de diversos personagens o que é cativante e desafiador ao mesmo tempo, mas torna alguns conflitos, como o final, curtíssimos.
Outra coisa que me incomoda são as visões machistas dos personagens e do melodrama incessante que são TODOS os diálogos.
Mas é inegável que Drácula fundamentou algo que a cultura pop abraça muito e que ao meu ver é muito legal de acompanhar e saber de onde vieram esses traços culturais que me fascinam desde pequeno.

skooboier 12/07/2024

Classico
Esse livro me prendeu tanto, todas as vezes que eu começava a ler queria continuar até o final. me apeguei muito a todos os personagens, queria mais deles ?

Jaqueline 11/07/2024

Amei tipo gosto tudo sobre morcego kkk é top demais
E esse sem dúvidas é o melhor já feito até agora porque ele continua original de começo ao fim ?.

Júlio 11/07/2024

Suspense, suspense e só
Drácula e um bom livro de suspense.

A forma da narrativa foi bem interessante, pois basicamente mostra toda a estória com base na visão de três personagens (majoritariamente - Mina Harker, Jonathan Harker e John Sewer), através de seus diários e relatórios. Também fazem parte cartas, relatórios de terceiros, comunicação professional e relatos de jornais. Essa abordagem me fez perceber a estória de um modo diferente, ao invés de ter o ponto de vista de um narrador fixo.

Inicialmente são relatos separados e desconexos, com o passar da estória esse relatos vão se unindo e dando forma a trama. A maneira como o suspense é produzido e a expectativa é gerada é empolgante.... a princípio.

Acredito que o livro poderia ter sua extensão reduzida nuns 25% sem dano para a estória. O autor cria muito mistério e pouco desfecho para cada etapa, o que fez com que o suspense não sustentasse minha empolgação por toda a obra. Após 300 páginas só de suspense, comecei a ficar entediado!

O final do livro se torna um melodrama doce demais para meu gosto, além de ter um acréscimo super acentuado de religiosidade cristã (que acredito que para a maioria das pessoas não seja um problema).

O final é "legalzinho", mas após quase 500 páginas o desfecho só se dá nas **4 últimas páginas!!!** Por todas as dificuldades e desafios desenvolvidos durante todo o livro, acredito que o final poderia ter sido mais elaborado.

Ou seja, a sensação é que todo o livro foi suspense, suspense e só.

vitorsc 10/07/2024

Escolhi esse pra começar a me aventurar nos clássicos e gostei muito, me despertou interesse por mais do gênero.

Gleice.Jardim 09/07/2024

Queria mais
Apesar de o início ter sido arrastado, depois gostei muito da leitura, gostaria que tivesse mais contos do Drácula e as últimas páginas tivessem um suspense maior pra que se estendesse mais a história.