Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Ariadne 17/08/2020

É um livro muito tocante e triste. Sabia que o sistema de castas ainda existe de maneira cultural na Índia, mas não fazia ideia de que existia algo tão horrível assim. Sobre as personagens, só posso dizer que Mukta que tem uma força que eu não sei se teria na mesma situação. Que mulher!
Só não dou cinco estrelas, porque a história me lembrou muito O caçador de pipas. E quando comparei as duas obras, percebi que a escrita da autora foi muito apressada em várias partes. A minha conexão com o Hassam foi muuuito maior do que com a Mukta (deveria ser o contrário não?). Mas essa sou eu sendo chata rsrs. Esse é um detalhe pequeno ante o quão necessário se faz ler uma obra dessa.

villalobo 20/02/2022

Todas as cores do céu
Esse livro conta a história de Mukta uma menina de 10 anos que nasceu num vilarejo mto pobre e fazendo parte da tradição de servir a deus Yellamma e atender os desejos sexuais dos homens da sua aldeia.
Esse livro é maravilhoso, o desenvolver da história te prende em cada letra.
Acho extremamente necessário ler sobre culturas e costumes diferente.
A tradição das Devadassis ainda ocorre na Índia e isso é extremamente problemático, o tanto de sofrimento que eu li sendo relatado pela Mukta me doeram na alma.

"Eu tinha apenas 15 quando fui forçada a isso. Tive de abrir mão de estudar e seguir o mesmo caminho que minha mãe e minha avó", disse ela à BBC News Hindi.
"Aos 18 anos, eu percebi o quão errado era isso e fiquei com raiva. Mas que escolha eu tinha?", diz ela. "Como minha família sobreviveria se eu não ganhasse dinheiro com isso?"

Eu coloco minhas esperanças nas ONGs que conseguem ter acesso a essas moças.

Agatha Xavier 26/08/2020

Sensacional!
Livro sensível, tocante, impossível sair do mesmo jeito após a leitura! Recomendo muito!

Mialle @mialleverso 04/02/2021

Recomendo muito
Mukta e Tara são infinitamente diferentes. A primeira vem de uma casta mais baixa, onde as mulheres da família seguem um ritual de servidão para uma deusa e se tornam prostitutas. Tara é de uma família melhor e de boa condição, vai a escola e fala inglês. Quando Mukta é resgatada pelo pai de Tara, as duas criam uma conexão especial, mas a vida é cruel e Mukta é sequestrada e desaparece. Anos depois, Tara retorna dos EUA para tentar encontrar a amiga de tantos anos atrás.

Todas as Cores do Céu é um livro que mexe com o coração do leitor, um livro que comove, uma história sobre amizade, coragem e fé que precisa ser lida. Eu não consigo escrever nada além de melosidades para este livro.

As personagens são muito bem construídas e as duas protagonistas são tão diferentes em suas personalidades e destinos escolhidos pelas castas onde nasceram. Mukta é maravilhosa em todos os seus momentos, sua força e fé são admiráveis mesmo nos momentos mais difíceis de sua história.

A autora é realmente incrível, eu só tenho elogios aqui. Eu não consigo pensar em algo para apontar que não seja rasgação de seda. Uma leitura que recomendo muito. Não sei mesmo o que falar, não dá pra me ouvir bater palmas aqui, mas Todas as Cores do Céu me deixou encabulada por ser tão bom.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 03/03/2022

Uma viagem à cultura indiana
Apesar do sistema de castas ter sido abolido na década de 1950, Mukta de apenas 10 anos, nascida no interior daquele país, já tem seu destino traçado. Descendente de Devadasis, a menina deve cumprir com o ritual e se tornar uma serva da deusa hindu Yellamma, que a torna uma espécie de prostituta.
A vida de Mukta muda quando, com a morte de sua mãe, um desconhecido a leva para Mumbai. Ao fazer amizade com Tara, filha de seu benfeitor, a menina encontra na amizade, forças para superar todas as adversidades pela qual passou.
No entanto, Mukta é sequestrada e seu destino desconhecido. Anos depois, Tara parte em busca de Mukta.
É um livro muito bem escrito, a estrutura nos deixa curiosos e é impossível não continuar lendo em busca de um final feliz. A estrutura alterna a narrativa de Tara no presente e Mukta no passado, é interessante ver a relação das duas.
Conseguimos ver como o desamparo ainda faz com que a prática proibida das Mulheres do Templo seja recorrente no interior da Índia.
Mukta não narra só seu sofrimento, mas sua felicidade de ter boas memórias, sua gratidão pelo tempo e amizade com Tara. Na sua concepção, Mukta recebeu mais do que merecia, pois sua casta é inferior (essa questão das castas reflete não só na condição econômica, mas no valor da pessoa). Tara é de uma casta superior, vê o mundo sob a ótica de quem poderia ter feito mais, no entanto me incomodou profundamente que até o final do livro ela nunca enxerga Mukta como uma igual. Talvez isso seja pela dificuldade que tenho em compreender o sistema de castas, mas senti que Tara pensava que estava “fazendo um favor” a Mukta, no sentido egoísta da coisa mesmo.
É um livro muito bonito, com passagens duras, e uma mensagem de esperança.

Denise 09/09/2020

Quando uma infinita tristeza consegue ser bela
Fiquei muito tocada por essa leitura. Foi meu primeiro contato com a devastadora situação do tráfico sexual e, principalmente, da exploração sexual como um traço cultural e religioso na Índia. Em alguns momentos do livro é difícil seguir com a leitura e imaginar que tudo isso, de fato, acontece.
Não dei todas as estrelas porque a conclusão da história me pareceu meio abrupta e, talvez, um pouco inverossímil. Mas nada que tire sua beleza triste.
Com certeza, vale a leitura.

O livro fala sobre a amizade de uma garota de casta superior, Tara, e uma garota "destinada" à prostituição pelas tradições de seu povo, Mukta.
Tara e Mukta viveram juntas por alguns anos, embora o sistema de castas não permitisse que a infância das duas pudesse ser vivida da mesma forma. Um dia, no entanto, Mukta é levada do convívio de Tara para uma vida de horrores.
A complexidade das relações sociais na Índia com o bárbaro sistema de castas, o tráfico de mulheres e a pureza roubada de crianças são temas que surgem em meio à busca empreendida por Tara pela amiga e, pelo perdão a si mesma e aos seus.

Ana Caturelli 09/09/2020

Forte e impactante
Livro emocionante, trata da história de mulheres de castas inferiores, que são prostituidas para manter a tradição. Não tem como não se emocionar mediante a situação dessas mulheres. Recomendo a leitura.

@tenbooks10 19/01/2021

Vocês conhecem a terrível tradição das devadasis?
?Todas as cores do céu?, romance escrito por Amita Trasi e publicado pela Editora HarperCollins Brasil, foi o livro escolhido para representar a Índia na Maratona Literária Asiática do Ten Books.
A discriminação com base em castas foi abolida pela Constituição promulgada na Índia depois da independência do Reino Unido. No entanto, a instituição continua sólida e é um dos principais fatores da baixa mobilidade social do país. Aos 10 anos, Mukta é forçada a seguir a terrível tradição das devadasis (servas de Deus), na qual meninas de castas inferiores são destinadas por suas famílias a servir à deusa Yellamma, atendendo aos desejos sexuais dos homens de suas comunidades. Nessa tradição milenar, as meninas são proibidas de se casar e são consideradas de propriedade pública. Ao atingir a maturidade física (entre os 8 e 12 anos), são forçadas a seguir o caminho da prostituição.
Para salvar Mukta de seu triste destino, um homem a resgata e lhe dá um lar. Contrariando as ordens da mãe, Tara acaba criando um vínculo de irmã com a menina recém-chegada, tímida e assustadiça. Mas a amizade das duas protagonistas é abalada quando, numa noite, Mukta é sequestrada.
Onze anos depois, atormentada por um segredo que a persegue, Tara retorna à Índia para procurar pela antiga amiga que, ao que tudo indica, foi submetida novamente à prostituição. Encontrar Mukta, no meio de tantas meninas que são sequestradas e forçadas à prostituição diariamente, será uma tarefa hercúlea e precisará de toda a ajuda e sorte que Tara conseguir reunir.
?Todas as cores do céu? é um relato emocionante passado na Índia contemporânea com duas mulheres fortes como protagonistas. Os capítulos são narrados, intercaladamente, por Mukta e Tara, entre acontecimentos presentes e passados.
Essa é uma das leituras que você não consegue parar. Fazia muito tempo que eu não sentia uma curiosidade tão grande a ponto de me fazer ler o final do livro (sim, eu sou dessas quando me envolvo muito com a história e fico ansiosa).
Mukta e Tara são personagens incríveis e suas histórias me fizeram derramar diversas lágrimas.
Uma obra digna de filme.

Triscian 12/09/2020

Emocionante
É um livro que nos faz refletir a todo momento sobre nossos privilégios. Me emocionei muito nos últimos capítulos embora tenha achado a autora pouco descritiva - tive dificuldade em me conectar com a história em alguns momentos e imaginar os cenários, mas pode decorrer do fato de contar vários anos de história em poucas páginas. Fora isso: perfeita. História muito boa.

Lua 01/10/2020

Muito emocionante a história! Fico abismada no tanto que que essas meninas passam

Suelen 03/10/2020

Sobre ser mulher na Índia
A história se passa na Índia e é uma realidade triste demais o que se passa com meninas/mulheres. O livro é bem denso e com vários gatilhos para mulheres que sofrem abusos em qualquer lugar do mundo só por serem mulheres.

Eu fiquei muito feliz com o final, pois para as mulheres que sofrem isso não existe final feliz já que elas são escravas.

Livro muito importante para se refletir sobre a diversidade e desigualdade cultural que existe no mundo e sobre a falta de direitos humanos básicos que todos deveriam ter acesso. Retrata também o trabalho importante que diversas ONGs fazem não só na Índia, mas em todo o local em que se há necessidade.

Ligia.Carvalho 04/10/2020

O triste sistema de castas
Mukta e Tara não parecem ter muito em comum. Um sistema de castas que ainda persiste, apesar da proibição, as separa e condena uma delas, desde o nascimento, a um vida como prostituta. Em Todas as Cores do Céu, da autora indiana Amita Trasi, acompanhamos uma comovente história de amizade, esperança e sofrimento.

Livro tocante, que tange assuntos tão brutais como o tráfico de crianças e a prostituição infantil. Também aborda temas fortes como depressão, suicidio, vingança, além de amor, irmandade e esperança.

O livro nos tira da nossa zona de conforto e causa sentimentos inquietantes frente a uma história que ainda é o cotidiano de inúmeras pessoas de castas inferiores.

"Acho que nossa vida é como o céu ? Amma suspirou, ainda olhando para cima. ? Às vezes, Mukta, quando você olhar para o céu, ele vai estar escuro. Você não vai saber em quem confiar. Vai se perguntar se alguma pessoa conseguirá tirar você da escuridão. Mas, acredite em mim, algum dia nosso céu vai brilhar de novo. E vai ter a aparência e o cheiro de esperança"

"Quando mais tarde contei a Amma, ela disse que aquele não poderia ser meu pai, que meu pai era um homem muito correto, que nunca nos deixaria para trás. Mas eu sabia. Quando corri atrás do carro, o homem olhou para trás rapidamente, como se lamentasse ter que me abandonar. E eu soube então, eu soube enquanto a poeira levantada pelo carro batia no meu rosto, que meu pai não me queria, que ele nunca viria me pegar. Sakubai estivera certa o tempo todo; eu não merecia um pai"

"Tentei soltar a mão dele, mas ele me puxou de baixo da mesa na sua direção ? seu hálito fedendo a alho e cigarro ? com uma força que balançou a mesa, derrubando o espelho. Quando ele caiu, pude me ver nele ? quebrada em um milhão de pedacinhos"

Juliete23 04/06/2021

Todas as Cores do Céu
É a segunda vez que leio esse livro, e como em 2019 ele me impactou profundamente.
É angustiante conhecer a cultura de alguns lugares, neste livro em questão, na Índia.
É muito triste ver o que as mulheres tem que suportar, principalmente desde crianças.
Angustiante saber que não podemos fazer algo para mudar.
Me apaixonei por Mukta, ela mora no meu coração desse 2019.
E agora na releitura, meu amor por ela só aumentou.
Amita Trasi trás um livro que na minha humilde opinião deveria ser lido por casa leitor.
E quando você for ler este livro, se prepare.
Você vai se apaixonar por Mukta assim como eu.??