Oryx e Crake

Excelente resenha.

Brujo 27/09/2022minha estante
Valeu, Alex !!

Cleber 13/10/2022minha estante
Cara, que resenha boa! Já estava de olho nesse livro, mas ficava com receio de começar a ler por ser uma trilogia, mas depois da sua resenha tenho que colocar na minha lista também.

Brujo 13/10/2022minha estante
Obrigado, Alex!

maboo 07/01/2023minha estante
Resenha excelente, parabéns! Acabei agorinha de ler esse livro e fiquei pensando justamente que daria uma boa série. Ademais, já estou ansiosa para ler o segundo livro hehe. Abraços e boas leituras!

Brujo 07/01/2023minha estante
Obrigado, Maboo!!!!! Boas leituras pra vc também!!!!

Gustavo Kamenach 26/05/2024

Penso, logo existo ou destruo?
Sempre que leio uma distopia, fico um tanto apreensivo por notar diversos pontos nas histórias que são muito similares ou até mesmo iguais a situações que vivenciamos em nosso tempo. Agora adicione uma trama pós-apocalíptica que permeia o imaginário de todos nós há muito tempo; o que seria do mundo e da sociedade caso todas as instituições que os regem caíssem e a humanidade tragada para a barbárie? Esses dois elementos narrativos que nos assombram tanto são brilhantemente unidos por Margaret Atwood em Oryx e Crake.

Mudanças climáticas, manipulação genética e falta de ética nas pesquisas científicas, pandemia, corporações megapoderosas comandando o mundo de forma implícita, desigualdade social, cerceamento da liberdade e desvalorização das artes. Há algo familiar para vocês?
Num futuro próximo, tudo isso foi misturado e como engrenagens de uma máquina fadada ao fracasso, vimos a humanidade perecer e a partir daí começamos a acompanhar nosso protagonista, o homem das neves, um náufrago do apogeu da humanidade. Isolado, indefeso e inumano; a mercê de criaturas geneticamente modificadas. Através de flashbacks, vamos conhecendo todos os detalhes que levaram a essa total destruição. O homem das neves parece traumatizado e vai se lembrando aos poucos, desde a sua infância até o início da derrocada da sociedade.

Com uma narrativa inicialmente confusa, a autora vai soltando detalhes do passado e presente e gradativamente prende o leitor, você fica curioso sobre como tudo chegou ao ponto em que o Homem das neves, antigamente chamado Jimmy, está. Também há momentos de suspense típicos das narrativas pós-apocalípticas, com situações muito aflitivas. Entretanto nem só de ação o livro se resume, ele promove indagações filosóficas inquietantes, inclusive essa é a melhor parte na minha opinião. A autora promove a discussão entre o avanço científico e o negacionismo; o dilema entre o criador e a criatura; o conhecimento como um fator benéfico e ao mesmo tempo fonte de poder e destruição.
É incrível como a autora critica de forma enfática e com um certo tom de deboche diversos tabus da nossa sociedade.

O protagonista que se autodenomina O Homem das neves (em inglês Snowman que foneticamente lembra "Is no man" ou seja "não é homem"). Sua caracterização: um homem maduro, cabelos e barba compridos, envolvido por um lençol como uma manta, apoiando-se num cajado. Diante disso temos claramente a autora dando um caráter messiânico ao protagonista e durante o enredo ele vai assumindo esse cargo meio a contragosto culminando numa decisão final importante. Ele deverá decidir se quer voltar a ser Jimmy ou continuar como Homem das Neves...

Que livro incrível, é intensamente provocativo ao mesmo tempo que entretém. Certamente continuarei os livros que compõem a trilogia, mesmo sabendo que provavelmente não terei as respostas para o grande questionamento de Oryx e Crake. E isso é perfeito!
edu basílio 27/05/2024minha estante
??????

David 28/05/2024minha estante
Há algo familiar...

Jeff.Jammer 29/05/2024minha estante
Ah pára! Tá no Unlimited. Que coisa boa! s2

juandbooks 26/05/2020

decepcionante
Fui entrando nesse livro com altas expectativas: mais uma distopia da Margeret Atwood e ainda por cima super bem avaliada nos dois aplicativos de leitura que eu uso.
Não entendi o hype pra esse livro que pra mim não me acrescenta em nada: claro, se pode fazer muitas discussões com os assuntos LEVEMENTE abordados no livro mas estes assuntos parem sumir o tempo todo.
O livro nos é apresentado com a história de Jimmy: um personagem masculino razo, ele é o que eu penso de todo menino jovem classe media branco parece que está ali só pra ser diferente do outro personagem Crake (que por mais de não me interessar muito nele, acredito que se fosse um personagem como ele narrando seria mais interessante porque ele tem muito mais coisa por tras da fachada de menino inteligente, ao contrario do nosso principal que não nos mostrou nada). Outro ponto negativo é que a história demora muito a acontecer com muitos e muitos capitulos que poderiam ser encurtados em apenas um para mostrar a história de antes da propria distopia (que a gente não entende de principio e nos demora muito para ser apresentada de fato), eu entendo que precisa de uma historia de antes para saber o que ocorreu mas não entendo porque foram usados fatos que não nos acrescentaram em nada: a dinamica entre os pais deles não acrescentou em nada para o personagem no futuro, o que acontece com a mãe de Jimmy é pouco falado (não sabemos os verdadeiros motivos dela e Jimmy nem sequer se importa com isso, ele usa a história dela pra ganhar pena e sexo de mulheres). Como Jimmy via as mulheres e o sexo é outra coisa que me incomodou de diversas maneiras lendo esse livro.
Os personagens não são nada cativantes, não me importei com nenhum deles e as unicas pessoas que eu realmente queria saber mais sobre eram as duas mulheres (mãe de Jimmy e Oryx) que não nos revelaram nada (o que foi bem surpreso pra mim ver a Margaret Atwood escrever sobre mulheres assim nesse livro, mas acho que faz um pouco parte da critica que ela mesma quis dar). Oryx não se deixou ser conhecida por nenhum minuto e as coisas que o Jimmy progetava nela eram nojentas e sem base, ele se apaixonou por uma pessoa que não conhecia e isso me incomodou profundamente.
Ao mesmo tempo, eu sei que tudo que eu critiquei pode ser escrito como uma critica dela à nossa sociedade (o personagem principal ser um guri que não leva nada a serio e fica pensando em mulher o tempo todo, as mulheres não serem abordadas e a gente não conhecer elas de fato, a pornografia, o abuso de menores, etc) mas pra mim não funcinou. Acho a ideia interessante e o livro é sim bem escrito, mas faltou muito para ser bom.
Ferreira.Souza 14/11/2020minha estante
nada como algo inteligente , quem não entendeu acha ruim
está além, muito além
Margaret é um dama que merece todos os elogios e esse livro é perfeito

juandbooks 16/11/2020minha estante
não leu nada da minha resenha pelo visto porque como eu falei pra MIM nao funcionou. amo a autora. achei bem escrito e a ideia interessante. enfim.......

Elisa.Lorena 06/06/2021minha estante
O protagonista é um crápula, biltre, execrável e é isso é uma das coisas que torna o livro tão bom. Ela expôs de forma profunda e detalhada a mediocridade masculina, achei o livro absolutamente genial. Ele pode ser um saco de estrume, mas não é um personagem raso. Achei o livro uma obra de arte.

Machado de Assis faz isso em todos os seus livros, nem por isso pode ser chamado de raso.
Está tudo bem que o livro não te sirva, mas achei injusta a crítica. O livro carrega apenas elementos do realismo, no que se refere a estupidez humana.

WALISSON 16/09/2021minha estante
Resenha muito interessante, concordo com grande parte dos argumentos

Andressa.Carrion 30/08/2023minha estante
Recentemente li o livro, me senti totalmente presa na história e curiosa pelo que viria pela frente. Achei o Jimmy um personagem intrigante que se mostrou incrível para sobreviver e senti que houve uma grande virada no final, quando as verdades do que de fato aconteceu no mundo aparecem. Distopias são assim, suposições de um mundo muito diferente do que se conhece.

Liny Arguilera 02/05/2024minha estante
É realmente um livro pesado, confesso que fui escrevendo as reflexão nele, e estou até agora de ressaca literária, no começo também senti bastante repulsa do livro. :)

jusousan 05/05/2023

Oryx e Crake
Por ser o primeiro livro de uma trilogia distópica, a ficção científica Oryx e Crake abre as portas e traz a tona diversos questionamentos a respeito da humanidade.

O livro começa pelo fim. Nos deparamos com um mundo totalmente diferente de como conhecemos e o Homem das Neves pode ser o único da espécie humana que ainda está vivo. Mas como chegamos a tudo isso?

A autora margareth atwood prende o leitor. Perpetuamos entre duas linhas temporais, presente e passado e, apesar de ser um começo tumultuado, afinal de contas a confusão do leitor é a confusão do personagem principal, no decorrer da história somos envolvidos e instigados a todo momento por explicações.

A história bate forte na tecla da evolução científica desvairada porém, mesmo com tanto desenvolvimento, ainda estão presentes muitos problemas sociais já tão conhecidos.

É interessante ver como essas duas linhas andam juntas e em como a autora conseguiu, ainda, traçar paralelos desse futuro imaginado com o nosso presente.

Acredito que alguns pontos na obra poderiam ter sido melhorados e mais explorados. Além disso, a narrativa tem momentos inquietantes. Mas, é o que é. Não preciso pontuar como Margareth Atwood é genial. É ficção crua, questionadora e sem medo.
Brujo 05/05/2023minha estante
Ótima análise !!!!

jusousan 05/05/2023minha estante
Obrigada! Teu comentário me fez lembrar que tu ja leu e fui procurar tua resenha kk adorei saber do desenvolvimento de uma possivel série.

Brujo 06/05/2023minha estante
Pois é mas, infelizmente, nunca mais ouvi nenhuma notícia a respeito... Espero de verdade que a série aconteça

Mari Pereira 26/06/2021

Atwood tem uma escrita incrível, detalhista e envolvente. Isso já basta para me ganhar.
Mas, além disso, o livro é cercado de mistérios (e a minha curiosidade não me deixa parar de ler).
O leitor é lançado num mundo pós apocalíptico sem explicação alguma, e é só ao longo da leitura que pistas vão sendo dadas e gente consegue montar (ao menos parcialmente) o quebra-cabeças.
Fiquei bastante envolvida com a história, querendo descobrir o que tinha acontecido.
Impossível não pensar que, apesar de ficcional, algo assim realmente poderia acontecer (a COVID tá aí pra provar). E a Atwood faz isso muito bem. Suas distopias estão sempre nesse limite entre o real e o imaginado, sempre deixando no ar um "e se...".
Um ótimo livro! Curiosa para ler os próximos!
Paloma 27/06/2021minha estante
Nossa sempre tive vontade de ler esse livro dela. Obrigada por compartilhar tua experiência, fiquei curiosa pela leitura

Marinara Pontes 27/01/2022minha estante
Acabei de ler e concordo plenamente!! As obras dela sempre me deixam refletindo durante e depois da leitura.

Bookster Pedro Pacifico 03/01/2020

Oryx e Crake, de Margaret Atwood – Nota 9/10
Da mesma autora do best-seller “O conto da Aia”, este livro é o primeiro de uma trilogia que compartilha o mesmo cenário: um futuro não tão distante, em que o conceito de civilização desapareceu. O planeta passou a ser habitado por criaturas pouco convencionais e fruto de manipulações genéticas. É no meio desse ambiente distópico que Atwood nos apresenta o personagem principal da história, conhecido como Homem das Neves, que se apresenta como o último ser humano.

Os capítulos vão se alternando entre o momento presente, em que acompanhamos o dia a dia desse personagem solitário, e o passado, quando o Homem das Neves ainda era conhecido como Jimmy, um garoto comum, com uma vida aparentemente normal. Com o desenrolar da narrativa, a autora vai, aos poucos, desvendando os acontecimentos que levaram Jimmy a um cenário pós-apocalíptico. O livro é preenchido de mistérios, que incluem até o próprio título da obra. Qual seria a relação do Homem das Neves com Oryx e Crake?

Se engana o leitor que espera encontrar uma narrativa simples, em que a curiosidade pelos próximos acontecimentos é o que nos faz continuar lendo. Assim como em seus outros romances, Atwood constrói um personagem complexo e conflituoso, que ainda se vê acorrentado a fatos do seu passado. A trajetória do personagem também esbarra em diferentes temáticas sensíveis, como limites da ciência, relações familiares conturbadas, exploração sexual infantil e valores da nossa sociedade atual.

A imersão mais profunda nos pensamentos dos personagens nos traz uma escrita mais densa e não tão fluida, mas não que isso represente um ponto negativo, pelo contrário: é uma das características que fazem os romances distópicos de Atwood se destacarem. Um livro atual e que caminha sobre uma linha tênue entre realidade e ficção.

site: https://www.instagram.com/book.ster/?hl=pt-br

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 19/01/2024

Lento demais !!!
Oryx e Crake é o primeiro livro de uma trilogia, e eu terminei esse livro sem saber se vou continuar ela.

No primeiro livro a gente vai conhecer o Homem das Neves, um Homem que acompanhou de perto tudo o que aconteceu com o mundo.

Sim o mundo mudou completamente após uma pandemia, o que infelizmente a gente sabe que acontece, mas nesse caso, não sobraram muitas pessoas, e os que sobraram sofreram algumas mutações para conseguirem viver nesse mundo.

Mas apesar de ter uma premissa super interessante, as coisas são um pouco confusas, e a história fica alternando entre passado e presente, e como o nosso querido Jimmy, sim esse é o nome do Homem das Neves, não consegue lembrar de muitos detalhes a gente fica meio perdido dentro da história.

No final a gente entende o que aconteceu, mas os motivos ficaram meio confusos pra mim, mas a autora revela todos os detalhes do que aconteceu.

Agora resta saber se vou terminar ou não essa trilogia.

MarcosQz 28/02/2020

Ou a história de Jimmy
Margaret Atwood é uma escritora e tanto, não à toa é uma das melhores escritoras do século. Oryx e Crake é um livro que começa calmo, sem grandes emoções, apesar da história se passar em um mundo caótico destruído pela ganância do ser humano. Jimmy é basicamente um dos poucos humanos existentes no planeta, até onde ele mesmo imagina. O livro vai e vem no tempo para fechar todos os acontecimentos, desde a infância de Jimmy até os momentos atuais do Homem das Neves, um pouco lento no início, mas logo ocorre um salto e tudo fica mais assombroso.
Atwood nos dá um história incrível, pesada e aterrorizante sobre a ganância humana, o desejo pela vida eterna e o uso sem fim dos recursos da natureza e como a ciência, a ciência gananciosa nos leva ao fim da humanidade como ela é.
Gu Vaz 28/02/2020minha estante
Louco pra ler esse livro

MarcosQz 28/02/2020minha estante
Leia, é realmente muito bom. Quero ler as continuações agora.

Damy 23/06/2021

Mind blowing!
Eu confesso que achei o livro um pouco arrastado (talvez porque associei a outras leituras), mas não queria abandonar até saber o desfecho. A autora começa a narrativa de forma invertida, quando os fatos se dão primeiro e depois a jornada dos personagens e mescla com capítulos que narram o presente. Essa é uma forma que eu gosto muito e traz dinâmica pra história, incita a curiosidade. São muitas questões rodando na cabeça do leitor até que sejam esclarecidas e isso, sem dúvida, prende até o fim. Gostei bastante, achei inteligente demais e muito crítico.

Jessica 10/12/2022

Margaret acertou mais uma vez.
Mais um livro de Margaret Atwood, neste que faz parte de uma trilogia, se trata de uma literatura distópica.
Para quem já conhece a autora, percebe que ela utiliza muitos elementos realísticos de nossa sociedade nas obras, como se tivéssemos percorrendo o caminho que chegará aquele livro.
Neste livro temos Jimmy, conhecido como Homem das Neves, ele narra a história de acordo com as informações que possuí e aparentemente é um narrador confiável.
A história se passa em flashbacks (característica da autora) e aos poucos conseguimos entender o que aconteceu.
A história tem poucos personagens, como protagonistas: Homens das Neves (Jimmy) e Crake (Glenn), ambos personagens profundos e bem trabalhados, embora Oryx tenha levado o nome do livro, foi uma personagem superficial, porém o narrador só contou que ele sabia.
O livro inicia com o Homem das Neves em um mundo pós-apocalíptico, em que ele é último de sua espécie. Ele luta para sobreviver ao meio ao caos, com recursos limitados e animais selvagens criados em laboratório. E ao mesmo tempo tem uma espécie de humanos nova, chamados Crackers. Ao longo da narrativa, é possível entender o fim da humanidade e como Homem das Neves sobreviveu. O livro é fantástico e traz diversos temas dentro do contexto científico e relações afetivas.

Considerações pessoais: pelo amor de deus com esse Jimmy, super egoísta, com síndrome de inferioridade e desleal. Por mais que Crake tenha sido o causador das coisas e antiético, não dá para pintar ele com vilão tendo um "amigo" como o Jimmy. E a Oryx muito condescendente, credo.
"Aonde você vai Sam?" 10/12/2022minha estante
Esse eu abandonei, mas pretendo dar uma segunda chance.

Jessica 10/12/2022minha estante
Olha, no meio ele fica um pouco arrastado, mas depois melhora. Confia ?

Brujo 11/12/2022minha estante
Grande livro !!!

Fred Vasconcelos 19/04/2022

O protagonista, solitário, compartilha com o leitor o passado de um mundo não tão distante, resultante de deslizes científicos causados por aqueles que desdenhavam do conceito da moral. Flashbacks de sua vida e memórias nos revelam como nossa civilização voltou ao estado selvagem. A ciência tornou-se religião, a arte já não tem valor. A comunidade científica se entrincheirou atrás de seus muros, abandonando um mundo deteriorado, afundado em vícios, ignorância e pobreza. O consumo tem precedência sobre a ecologia e o compartilhamento.

O personagem principal, o provável último homem, não é nada sensacional, é até medíocre comparado às elites dessa sociedade futurista conceituada. Ele é a testemunha privilegiada da decadência do mundo, da arrogância dos homens. Ele não é dotado, mas manteve sua parcela de humanidade. Ele vagueia e sobrevive neste mundo onde apenas organismos geneticamente modificados, em toda a sua monstruosidade, se adaptam. O homem não tem mais o seu lugar. Entre catástrofe climática, manipulação genética e vírus incontrolável, esta história pós-apocalíptica nos apresenta o inferno criado pelos homens. Eles tomaram o lugar dos deuses e destruíram seus brinquedos.

Uma crítica dura, sustentada por uma linguagem poderosamente evocativa. É este mundo que o autor conseguiu materializar com uma imaginação desconcertante.

Erika Hollengschwandtner 04/04/2021

É um livro bem escrito mas demorei pra engatar na leitura. Algumas partes deveriam ser mais exploradas, os pensamento de Crake e a relação com Oryx, por exemplo. Talvez a intenção da autora seja essa mesmo. Apesar desses detalhes, eu achei um livro interessante.

Alan.Ribeiro 11/07/2020

Oryx e Crake e uma distopia de leitura fácil e em determinado momento perturbadora. Indico pra quem gosta de trilogias regadas a questionamentos sobre como a sociedade é constituída desde padrões financeiros à espiritualidade.

Jóice 01/04/2023

Foinuma leitura bem diferente do que estou habituada e gostei dessa mudança de ares. A autora traz um mundo com muitas possibilidades e ao mesmo tempo faz várias críticas pertinentes. Estou louca pela continuação.