Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Cacauduartex 10/08/2024

Maior valor histórico do que literário
Na abertura do livro, Maria Firmina dos Reis diz que resolveu publicar o livro, ainda que não fosse tão bom, segundo ela, pois era seu, fruto do seu esforço e dedicação, e se orgulhava dele tal qual uma mãe. E é muito feliz que ela o tenha lançado a público e ele tenha sido, mesmo que postumamente, reconhecido.

Primeira romancista negra em nossa história, a marca da religiosidade é muito forte em sua obra, bem como destaca-se em Ursula o discurso da igualdade entre os homens e contra a escravidão.

"E, entretanto, este também era livre. Livre como o pássaro, como o ar, porque no seu país não se é escravo... e sente como eles que é livre, porque a razão o diz e a alma o compreende."

A ousadia e coragem dessa mulher em escrever esse romance em 1859 é, a meu ver, louvável.

No aspecto literário, no entanto, creio que foi um tanto quanto raso. Desde as motivações dos personagens até as consequências das ações.

Próximo ao final do livro, lê-se "De todas estas vítimas do amor...", e eu me pergunto: qual amor? Os personagens mal se conhecem, quase não há interações, o que é bem frustrante, mas não tanto quanto o final. E mesmo assim, nada poderia ser diferente.

Por fim, não é um livro que eu classificaria como ruim, mas certamente eu não recomendaria a leitura a um amigo.

Lora_Bee 07/08/2024

Um clássico da literatura brasileira
Fiquei surpresa de ter ouvido falar de Ursula apenas aos 21 anos, depois de concluir a faculdade. Digo isso porque, no ensino médio, estudamos uma quantidade absurda de autores e autoras nacionais, mas não me lembro de ter ouvido alguém citar esse romance. O livro me surpreendeu demais. Eu nunca li Jane Eyre, nem Morro dos Ventos Uivantes, mas imagino que uma literatura gótica de qualidade esteja mais ou menos no mesmo estilo que esse livro. Lindo demais, tocante e com uma atmosfera inigualável. Eu espero que continuem falando de Maria Firmina dos Reis.

paolamaisa 07/08/2024

Ursula
Eu achei está obra muito interessante, nunca havia lido um livro da literatura brasileira e confesso que fiquei um pouco confusa com a escrita. O livro por ter muitos detalhes acaba sendo cansativo, mas por ser um romance entrega o que o gênero promete.

Elide 05/08/2024

A expectativa era grande devido ao seu pioneirismo. Contrariando as expectativas iniciais, fui apresentada a uma história com protagonistas brancos e intenso viés romântico, tanto na sua temática quanto na sua escrita. Apesar disso, passado o primeiro capítulo e a história se torna envolvente, de trama com reviravoltas e ritmo intenso.

Entendo que devido às limitações da época, no período escravagista, a autora trabalhou dentro de possibilidades limitadas de exploração da temática negra, ainda assim entregou personagens negros com histórias razoavelmente independentes e de complexidade.

Os textos adicionais que acompanham a edição também são bastante interessantes e trazem reflexões importantes.

Evelin 05/08/2024

O primeiro romance publicado no Brasil por uma mulher. Li um pouco sobre a história de Maria Firmina dos Reis, e por esse pouco já a admiro grandemente. Uma mulher inteligentíssima que fez questão de escrever seu livro pela perspectiva abolicionista no ano de 1859, quando os escravizados eram vistos como nada mais que máquinas para o trabalho.
Úrsula é um livro trágico, como a própria vida é; com amor, vinganças, assassinatos e perdão. Me encanta muito a sua escrita, tão característica da época, porém um tanto mais poética. Os personagens são marcantes de suas variadas formas, mas os que mais se sobressaem, para mim, são Túlio, Susana e Fernando.
Essa leitura deveria ser obrigatória em todas as escolas, não só pelo seu valor para a literatura brasileira, como também pelo seu conteúdo.

Cyntia Chaves 04/08/2024

Romance necessário
Úrsula é um romance romântico, com todos os elementos característicos dessa escola literária.

Contudo, a inovação dessa revolucionária escritora foi dar voz aos personagens escravizados, humanizando-os e sensibilizando o leitor a mergulhar em suas dores.

Os personagens brancos são mais óbvios e a história é uma expectativa constante.

Primeira escritora negra e abolicionista do Brasil, o romance de Maria Firmina dos Reis é absolutamente necessário.

Recomendo.

Thalya.Amancio 02/08/2024

Ao voz afrodescendente e negra brasileira
Este romance da maranhense conta a história de amor entre Tancredo e Úrsula, a personagem feminina que dá nome ao livro. Ele viajava perdido em pensamentos, sendo quase esmagado por seu cavalo convalescente, quando é salvo por Túlio, um homem negro escravizado, que demonstra ter uma alma honesta e sincera. Logo, os dois começam uma amizade e Tancredo paga a liberdade de seu amigo. A trama se desenrolará nessas relações, mas principalmente no amor entre a mocinha e o rapaz branco, já citado. Ambos se apaixonam rapidamente e perdidamente, mas, claro, como todo romance romântico, encontrarão barreiras e impedimentos. Um antagonista ou vilão surgirá em seus caminhos, destruindo tudo e sendo um agente do mal.

Esse enredo parece clichê, contudo o foco no relato e na voz das personagens negras/pretas escravizadas ganha destaque, o que foi e é um aspecto singular da narrativa.

Úrsula é considerado o primeiro romance da literatura afro-brasileira. Embora tenha elementos claramente românticos e idealizados do período em que foi escrito e publicado (século XIX), o seu lado singular está no protagonismo dado aos personagens negros/pretos e/ou escravizados. Eles não são meros objetos dos protagonistas, por exemplo, todos têm voz e são fundamentais para o enredo. Apenas Maria Firmina dos Reis ? uma das primeiras professoras no país, uma mulher maranhense, também negra ? poderia escrever sem exoticizar essas personagens ou deixá-las à parte, sem foco ou importância. Claro que outros trouxeram personagens negros, como José de Alencar, mas os casos são raros e, muitas vezes, lemos caricaturas ou personagens submissas, escondidas nas sombras ? o escritor romântico famoso faz isso em "O Tronco do Ipê", um dos seus únicos que traz personagens negras, infelizmente, subalternizadas, ou seja, não possuem voz e são submissas aos outros personagens brancos.

Maria18167 27/07/2024

Uma OBRA literária que deveria ser muitíssimo mais trabalhada no ambiente escolar!!! perfeito retrato dos românticos, o exagero de tragicidade que não te deixa sair da história sem querer saber mais de tudo aquilo. dentre tantos motivos, é por isso que deve-se ler maria firmina, tão notória e inspiradora àqueles que se atrevem estudar seu trabalho!
(obrigada prof dani por me apresentar a este mundo????)

Alexya. 27/07/2024

Romance ou realismo?
Quando escolhi Úrsula para ser a próxima leitura, tive apenas dois critérios: 1. A autora era uma mulher e 2. Era maranhense (assim como eu).

Mas Úrsula não é só um romance, não trata apenas do amor entre um homem e uma mulher. Não, não! Na minha concepção Úrsula faz parte muito mais do realismo do que do romance propriamente dito.
Em vários momentos aqui para mim os protagonistas (Úrsula e Tancredo) são bem mais uns personagens secundários.

O que me arrebatou mesmo
foi a preta Susana e Túlio. A magnitude com que Maria Firmina narra, ou melhor, denúncia a escravidão aqui é absolutamente singular, cheia de sentimentos. É magnânimo e pioneiro. A forma como Susana narra como foi parar ali na qualidade de escrava, é triste de uma forma raramente vista na literatura, porque não é apelativo, é real! E isso que dói.

A parte do romance entre os protagonistas simplesmente foi a parte que menos me atraiu, como no dito popular ?era meloso demais?, mas entendo que era necessário para a obra.

Já a parte final me deixou bem abalada, confesso!

CURIOSIDADES SOBRE A AUTORA E OBRA:

Úrsula foi escrito em 1859, mas só foi publicado pouco mais de um século depois. Aqui vemos mais uma grande autora que só recebeu o devido reconhecimento após a morte.

O livro foi considerado o primeiro romance abolicionista brasileiro.

Maria Firmina dos Reis ?uma mulher que lucidamente ultrapassou todas as barreiras raciais, sociais e de gênero, mostrando ao mundo que mulheres negras e homens negros têm consciência e agência históricas, sendo capazes de, com suas vozes, desfazer teias da opressão e do silenciamento gerados pela escravidão e pela exclusão? (Maria Helena Pereira Toledo Machado).

Por fim, Úrsula vale cada página lida. Que sensacional conhecer Maria Firmina dos Reis

luisa1110 26/07/2024

Personagens
Um livro incrível, cheio de características marcantes e passagens bonitas, construção de história impecável e descrição impressionante

bia ðâ⬠23/07/2024

É considerado um clássico do romantismo, tem uma escrita bem pesada típica da época, apresenta um romance trágico e descreve situações realistas da história do Brasil. Enfim, tem uma história tocante com traços fortes do romantismo.

Elza 22/07/2024

Maria Firmino dos Reis conseguiu retratar com maestria a complexidade dos seus personagens e os encheu de humanidade. Apesar de ser um romance entre Tancredo e Ursula, a autora traz discussões sobre diversos aspectos tidos como estruturais para a época, especialmente no tocante as questoes de raça e gênero.

Ela própria, professora, mulher negra, maranhese, enfrentou batalhas para despontar e ser aceita como escritora e até hoje o trabalho dela não tem o reconhecimento que deveria.

No decorrer do romance entre Tancredo e Ursula, os personagens negros ganham destaque e a escravização passa a ser debatida sobre diversas perspectivas. Em diálogo com Túlio, a escravizada Suzana demonstra que a liberdade sem desenvolvimento, inclusão, e restituição, não é suficiente.

De forma que o tema da escravização foi abordado não só pelo lado do sofrimento dos escravizados que está presente no livro, mas mostrando as vozes deles, a sensibilidade, e o que lhes foi tirado. Um exemplo disso é a passagem que Suzana reflete sobre a "vida em África".

Apesar de ser uma leitura um pouco superlativa e poética, no sentido do romantismo presente no texto, ela também atende às discussões sócio-culturais até inovadoras para época. Motivo pelo qual Maria Firmina dos Reis é considerada uma autora pré abolicionista.

Annali.Rocha 19/07/2024

SENHOR PIEDAAAADE, CRISTO PIEDADEEEE
Essa coitada dessa mulher não teve um minuto de paz um só dia da vida??? QUE HOMEM MALDITO DESGRAÇADO DESOCUPADO PORCO NOJENTO FDPUUUUTA.

Livro muito bom, tá? Tava dando nada e me surpreendeu bastante. Bastante fluido, tem plots, tem ação, romance do jeitinho que Shakespeare adoraria. Muito bom mesmo.

Maria15099 19/07/2024

Bomba ??
Este livro tem uma escrita muito cansativa e confuso, porém, para a época onde foi escrito é excelente. A história é uma bomba, mas possuí um potencial, principalmente com o epílogo, dei uma cinsera risada com o o "Frei Luiz de Santa Úrsula".