O que é o contemporâneo? e outros ensaios

O que é o contemporâneo? e outros ensaios Autor
Giorgio Agamben

Resenhas - O que é o contemporâneo? e outros ensaios

Geo_jora 02/06/2020

Gostei bastante
O livro reune três ensaios sobre a contemporaneidade, começando por "O que é um dispositivo?", onde Agamben articula a historicidade do termo desde a sua origem, tomando emprestado referências filosóficas como Foucault, com a utilização que ele pretende significar na contemporaneidade.
Depois com "O que é contemporâneo?", o autor promove uma aproximação filosófica com Nietzsche, elaborando sobre o que pensa ser a essência do contemporâneo.
Termina com "O amigo", o último ensaio do livro, na tentativa de aproximar a visão de filósofos antigos, de maneira poética até, a uma elucidação sobre formação do laço social da amizade.

Gabi Sagaz 27/02/2021

Política , amizade e tempo
Como um bom livro de filosofia a releitura é sempre essencial.
Sobre o contemporâneo, dispositivos ( refletindo Focault) e amizade ( conversando com Aristóteles).

linne 23/04/2021

Gostei!
Meu primeiro contato com o autor. Apesar de ser uma obra curta, traz muitas reflexões interessantes.

asaquebrada 22/04/2020

Difícil
Ler filosofia é sempre difícil. Me fez refletir sobre arte contemporânea, sobretudo sobre teatro contemporâneo, que é minha área de atuação, foi nisso que me preencheu.

ceed 31/12/2020

Agambem genial
Nesse livro Agamben traz três ensaios. Sobre o que é dispositivo, contemporâneo e a amizade.. sensacionais as imagens e metáforas que ele traz para explicar seus conceitos.. minha primeira obra do autor, mas que me deixou com vontade de ler mais.

Rose.Hirasike 12/03/2021

Contemporâneo não é apenas atual
Ensaios indispensáveis para quem quer entender o que é contemporâneo. Nem sempre o atual é contemporâneo. O livro também traz o ensaio sobre o "dispositivo", para abrir a pesquisa sobre as fontes de subjetivação do sujeito. O que nos forma? nos conduz? e até mesmo nos apaga? O que é afinal esse poder de enxergar no escuro e seguir adiante? Recomendo.

Michele 02/08/2023

Atual
O livro contém 3 ensaios de Giorgio Agamben: "Os dispositivos", "O que é contemporâneo" e "O amigo". Termino essa leitura pensando: ainda bem que temos pessoas que dispõem de seu tempo, investimento e energia para pesquisar, refletir e escrever aspectos profundos da existência!
Agamben é um autor que merece ser lido na atualidade. Ele abre a discussão e reflexão sobre três termos utilizados:
-Dispositivos
-Contemporâneo
-Amigo

Tenho percebido que a forma com que as pessoas têm chamado o outro de "amigo" me incomodava... sim, e me incomodará mais depois da leitura de Agamben. Ficou pra mim: "O amigo não é um outro eu, mas uma alteridade imanente na 'mesmidade', um tornar-se outro do mesmo" (AGAMBEN, 2009, p. 90).

Sobre o contemporâneo e dispositivos- vale a pena ler e tirar as próprias conclusões ou não... apenas ficar com as palavras.