Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

tarcila12 26/06/2024

Há apenas um lugar onde as coisas podem ser reparadas...
Que livro perfeito. Tudo está exatamente onde deveria, adorei!! Um livro que não nos deixa fugir dos nossos pensamentos e emoções. Sou uma pessoa diferente desde que abrir este livro.

" Acreditar em nossas mentiras é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade."

A personagem de fato busca a reparação dos seus atos, e no final percebe que nunca existiu outro jeito.

Aninha 30/03/2017

Julgamento, culpa e...reparação
"Não eram só o mal e as tramoias que tornavam as pessoas infelizes; era a confusão, eram os mal-entendidos; acima de tudo, era a incapacidade de apreender a verdade simples de que as outras pessoas são tão reais quanto nós." (página 37)

Essa trama se desenvolve a partir de um mal-entendido. Ou melhor, de vários, e suas consequências atingem não só os envolvidos, mas toda uma família.

Briony é uma adolescente de 13 anos que escreve pequenas peças teatrais para a família. É a caçula de 3 irmãos: Cecília é dez anos mais velha e Leon é o primogênito, doze anos mais velho que ela. Para quem ama escrever e interpretar, Briony tem uma imaginação supercriativa e apurada.

Um dia, ela presencia algo:
"Briony havia chegado a uma das janelas escancaradas do quarto e certamente viu o que estava diante de seus olhos por alguns segundos antes de registrar o que via (...) O que se apresentava ali fazia sentido..." (pág.35)

Robbie Turner, o filho da faxineira que crescera com eles e tinha praticamente a mesma idade que Cecília, está conversando com ela perto da fonte. De repente, ela tira a roupa, fica com só com a roupa de baixo, e pula na fonte. Depois sai de lá, coloca a roupa, pega um vaso e sai sem conversar com Robbie. Qual seria o motivo disso? O que ela acabara de testemunhar?

A partir daí, com a chegada de primos distantes, do irmão e do amigo dele, a casa fica cheia e outro incidente acontece com o desaparecimento dos primos gêmeos de 9 anos. Briony, então, se vê como a única testemunha de um crime e não tem dúvidas de quem é o culpado. Com a revelação, o caos se instaura e a família é praticamente destruída. Cada um segue sua vida (ou o que restou dela).
Os meses e anos passam e, aos poucos, a culpa vai se instalando na vida de Briony:

"A culpa refinava os métodos de tortura que ela se infligia, enfiando uma a uma as contas dos detalhes num fio eterno, um rosário que ela passaria o resto da vida dedilhando." (pág.131)

É uma história linda, trágica, mágica, que mostra as consequências de atos impensados na vida das pessoas que nos são mais próximas e queridas. É uma história de dor, separação, mas também é de superação, amor e, claro, reparação.

Vale a pena a leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2017/03/reparacao.html

Ju 30/06/2017

Qual a consequência de nossos erros? Essa pergunta me permeou durante quase todos os momentos da leitura depois que uma cascata de equívocos e informações inconsequentes deram um desfecho irreparável na vida dos personagens, A culpa, a raiva, o medo, a dor estão presentes deste momento em diante. Um livro triste, duro, emocionante, e maravilhosamente bem escrito. McEwan descreve cada cena de forma detalhada e nada cansativa, implanta informações e vai costurando uma a uma, nada é em vão, constrói personagens complexos e muito bem elaborados e é capaz de narrar com sensibilidade tamanha que nos faz envolver totalmente dentro do livro. Ainda estou elaborando esta leitura mas com certeza é um livro marcante pra mim.

hanny.saraiva 10/07/2017

Aquele simples mais que complexo
É um livro que te adentra, que mergulha página após página no ofício do escritor e como a condição da inventividade pode criar ou acabar com vidas. As duas primeiras partes são primordiais, mas não gosto tanto da terceira por considerar um pouco rápida demais. Enquanto o início te coloca em uma sensação emaranhada de realidades o final te deixa solto, sem a profundidade das partes iniciais. Todavia, ainda é um livro que merece ser degustado com tempo.

Taitasiq 05/01/2018

O triunfo da literatura sobre a dureza da vida
Um dos melhores livros que li em 2017, se não tiver sido o melhor. Reparação, de Ian McEwan, conta a história de Briony, uma garota de treze anos cuja imaginação e talento para a literatura se destacam no seio de uma rica família no interior da Inglaterra às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Ao presenciar uma cena entre a irmã mais velha e um amigo de infância, Briony tira suas próprias conclusões, cria sua própria versão dos fatos e torna-se responsável pelos rumos que vão tomar a vida de ambos dali em diante.

Reparação é sobre amor, guerra, preconceito de classe, violência sexual, condição da mulher no século XX, INJUSTIÇA. Mas também é sobre erros, arrependimento e redenção.

Trata-se de uma história que nos faz repensar nossas certezas: o que vemos é o que realmente acontece no mundo? Será que nossas mentes - ou nossos olhos - não são capazes de nos trair? E qual é o preço de uma mentira, de uma versão mal contada?

Esse é um livro necessário sob vários aspectos. E sua leitura deve ser apreciada intensamente, pois cada camada e cada personagem revelam inúmeras possibilidades de interpretação. Podemos julgar suas ações, questionar suas escolhas, mas no fim das contas não tem como não nos identificarmos com seus atos. No fundo, tal como Briony, só queremos encontrar uma forma de reparar nossos maiores erros.

Pra fechar - Reparação é como fazer boa literatura, a qual é, com toda certeza, a protagonista da história: o final feliz é todo dela (sem spoilers).

Indico: super!
Pretendo reler: sempre ?

Vanessa Rodrigues @letrasdavanessa 09/02/2018

Escrito por Ian McEwan e publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2001, Reparação já é considerado um dos 100 maiores romances de língua inglesa do último século. E isso não é pouca coisa! Concordo plenamente que o livro deveria fazer parte dessa lista.
Briony é aquela personagem que você ama odiar, Cecília é a mocinha mais antipática dos romances de época, e Robbie é o galã mais apático pelo qual me encantei. E são esses três que compõem o enredo de um dos melhores romances que já li na vida.
Reparação é um romance dividido em três partes que acompanha a família Tallis e o romance entre Cee e Robbie. O enredo é completamente original e o final é inusitado e inédito. A trama é muito bem amarrada, não há inconsistências e o autor desenvolve um complexo processo de metalinguagem na narrativa. O estilo de escrita é vitoriano, embora a história se passe durante a Segunda Guerra Mundial, McEwan é muito descritivo, mas faz isso na medida certa para não tornar o texto cansativo, pelo contrário. É a qualidade da linguagem do autor um dos grandes trunfos desse livro genial. Uma das técnicas usadas pelo autor é a narrativa do mesmo fato sob o ponto de vista de diferentes personagens. Essa técnica foi utilizada para reforçar as informações do narrador de que os fatos ocorreram exatamente daquele modo como ele narrou da primeira vez.
Os personagens definitivamente não são do tipo que nos fazem torcer por eles (a exceção de Robbie, talvez), mas o contexto e a história que os envolvem é que despertam identificação com eles. São vítimas das situações e joguetes do destino e essa, mais uma vez, é uma das melhores características da história.
A edição da Companhia das Letras é diagramada com uma fonte pequena, que pode ser cansativa às vezes, mas as páginas amareladas cumprem bem o seu papel de trazer mais conforto a leitura. A capa do livro, com uma cena do filme, não me agradou muito, mas ouvi várias pessoas comentando que adoraram.
Repito aqui que a linguagem do autor e seu brilhante final é o que tornam esta obra uma das mais belas que li e, com certeza, seu final agridoce não será esquecido por mim.
Ian McEwan se inspira na escrita de Jane Austen para escrever esta obra (o que deu muito certo, na minha opinião) e até usa uma citação da autora no início do livro. Ao trazer para a história a questão do autor que brinca de ser deus, McEwan traz ao leitor questionamentos que não se faz em qualquer romance. Não é à toa que a trama virou roteiro e foi adaptado para os cinemas em 2007, dirigido por Joe Wright, o mesmo diretor de Orgulho e Preconceito.
Recomendo este livro a todos, leitores ávidos ou esporádicos, amantes de um bom romance, ou de um grande suspense, que admiram a arte da escrita ou gostam de bons filmes, que queiram se apaixonar por um grande escritor, ou estejam a fim de a apenas odiar uma vilã das boas. Enfim, a todos, apenas leiam Ian Mc Ewan, o autor que conseguiu colocar seu nome na minha lista negra e no meu coração ao mesmo tempo!

site: letrasdavanessa.com.br

Paula 01/04/2018

Comparação com o filme
O filme é impressionantemente fiel ao livro. Aquele vestido verde maravilhoso que a Cecília usa no jantar está descrito no livro. O que achei de diferente foi mais a personalidade da Cecília que no filme parece muito mais segura de si, autoconfiante, do que no livro.

Vanessinha 11/04/2018

História triste
A escrita do autor é maravilhosa. Os personagens são muito bem descritos, as cenas são empolgantes. Mas o livro é triste demais para mim.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2018

Por não entender o mundo adulto da paixão e da sexualidade, Briony Tallis, uma menina inocente que sonha ser escritora, acusa injustamente seu irmão de criação. Drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e as tensões de classe da sociedade britânica.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853590235x
selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Baixei gratuito no site lê livros .
Começando ler hoje.
Expectativa grande!

Fatima.Aparecida 20/06/2018

Surpreendente!
Fazia muito tempo que eu não chorava lendo. História linda e envolvente com final surpreendente

Jéssica Santos 25/06/2018

Drama familiar, que vai encher seu coração de ódio e amor rsrs.
Se passa na Inglaterra numa tradicional família inglesa que gira principalmente em torno de um estupro.... eu só tenho a dizer que tá pra nascer outro vilão/(ã) que me faça ter taaanta raiva, como a desse livro me fez.... terminei o livro bufandoooooooooooo, EEE tenho que dizer que a pessoa que ocasionou toda a infelicidade de certas pessoas, não recebeu meu perdão...
Eu só posso dizer que fui, literalmente, enganada pelo título do livro. Na vida há coisas que não tem reparação :/
A escrita de Iannn dispensa comentários, excelente...
Emidiana 08/07/2018minha estante
O filme é muito bom

Emidiana 08/07/2018minha estante
Não li o livro ainda

Jéssica Santos 16/07/2018minha estante
Ahhh não vi o filme ainda, to querendo assistir, é muuuito bem escrito

selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Começando ler hoje. Grande expectativa !

Jéssica Santos 25/10/2018minha estante
Você vai gostar, escrita muito boa.

selma.martins.146 25/10/2018minha estante
Acredito !
Obrigada ?

Rinaldo.Sousa 14/07/2018

Livro que merece estar entre os grandes clássicos da literatura mundial.
Rose 15/07/2018minha estante
Gostei de todos os livros dele que li, tenho esse e pretendo ler em breve.

Rinaldo.Sousa 15/07/2018minha estante
O livro é muito bom, Rose!

Rose 15/07/2018minha estante
Com certeza.

selma.martins.146 24/10/2018minha estante
Começando ler hoje . Expectativa grande !

Juliana.Savi 07/12/2021

Eu confesso que li esse livro porque me apaixonei pelo filme, mas o surpreendente é que o livro é diferente! O filme realmente foi inspirado no livro, mas aqui a obra traz perspectivas que talvez não fossem tão "comerciais" para um filme. Briony é uma menina curiosa e muito ativa que vê sua irmã entrar em uma fonte no quinta de casa apenas com suas roupas íntimas, sob os olhares de Robbie, o filho de um funcionário. Sua mente criativa fantasia o que pode ter acontecido, o que leva a inúmeros equívocos com consequências desastrosas. Foi triste terminar esse livro! Amei cada linha! E como é diferente do filme foi absolutamente surpreendente.