Contos clássicos de terror

Contos clássicos de terror Machado de Assis...

Resenhas - Contos clássicos de terror

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 14/04/2022

Uma boa seleção de contos.
Os contos desta coletânea são bem variados e interessantes, mesclando os escritos por autores brasileiros com os escritos por autores estrangeiros.
Poucos encaixam no gênero de terror, mas todos tem um toque de suspense.
Recomendo a leitura.

rach 16/04/2023

Contos diversos com temáticas curiosas acerca do terror literário. Como de costume, algumas histórias foram mais agradáveis que outras, mas, no geral, foi uma leitura satisfatória, principalmente para conhecer diferentes autores.

Cinara... 23/11/2020

"Ah! meu amigo, mais vale morrer fulminado pelo pânico do que ter medo. O pavor é um choque: a morte é pavorosa; o medo é a lentidão do pavor, é a consciência do pavor. " A tapera - Henrique Coelho Neto

Muitas pessoas chegam à esses livros de contos de terror geralmente do século XIX achando que vão ler coisas tipo... A volta dos mortos vivos, A freira, Invocação do Mal, etc... Meu... sinceramente se você for com esse intuito vai se frustrar na primeira página!
Os contos dessa época são bem sutis, alguns deles você mesmo cria o terror na sua cabeça, muita coisa subentendida e bem lentos.
Eu amei! Mas não é pra todo leitor que quer se assustar não!

Luan 19/05/2022

Um livro com contos interessantes, mas nem todos são interessantes. Não há uma coesão em termos de emoção e nível de terror - até porque a experiência muda de leitor para leitor -, enquanto alguns elevem a qualidade, outros a decaem, isso considerando o TERROR para mim. Aliás, não diria que a maioria são clássicos porque esse conceito de clássico pode variar; afinal: O que caracteriza um conto desses como clássico? Quem os define como clássicos? Enfim! O bom desse livro é que você pode conhecer timidamente o estilo de diversos autores e autoras, esse para mim é o ponto fundamental desse livro: conhecer novos autores e descobrir por meio deles diferentes estilos narrativos.

Everton.Paulo 05/05/2023

Diversão garantida
Às vezes não espero até outubro para ler livros de terror. Além desse há outra coletânea prestes a ser finalizada do mesmo gênero.
Como podem ver temos contos de vários autores consagrados em seus momentos mais sombrios. Achei uma coletânea equilibrada, com histórias nem sempre assustadoras, mas que reflete bastante os conceitos de terror e horror. Destaque para o conto "A Fera " de Bram Stoker e "Venha ver o por do Sol" de Lygia Fagundes Telles. Aliás, os brasileiros presentes aqui não decepcionam.

Queria Estar Lendo 26/12/2018

Resenha: Contos Clássicos de Terror
O mais recente lançamento da Companhia das Letras - que cedeu este exemplar para resenha - aqui para o Brasil é uma antologia que reúne dezenove histórias de terror dos mais variados tipos, escritas por grandes nomes do gênero. Contos Clássicos de Terror é uma obra completa para quem gosta de histórias para assombrar seus pensamentos.

Shirley Jackson, Stephen King, H.P. Lovecraft, Machado de Assis, H.G. Wells e outros grandiosos autores compõem o leque talentoso de contos aterrorizantes apresentados neste livro. Com um trabalho primoroso e uma edição magnífica, essa obra é perfeita para fãs do horror.

Considerando a quantidade de contos, achei melhor focar nos que mais me agradaram e fazer um geralzão sobre o que essa antologia apresenta, que é o medo da morte em suas mais variadas formas; do gótico ao sobrenatural clássico, os autores e autoras focam no desconhecido e como ele se apresenta dentro da figura da morte. São histórias para te deixar com medo de olhar por cima do ombro, outras mais questionadoras e críticas, outras satíricas dentro do próprio gênero. O que todos os contos tiram de letra é essa sensação inquietante de que algo horrível está escondido nas sombras, a sensação que só as melhores histórias de terror conseguem causar.

Meus títulos favoritos foram, respectivamente, de H.P. Lovecraft (uma história inédita aqui no país, inclusive!), Shirley Jackson, Machado de Assis, Stephen King, Bram Stoker e W.W. Jacobs.

Na Cripta, de Lovecraft, temos os artifícios bizarros que se tornaram familiares na narrativa do autor; um coveiro e alguns caixões e sons estranhos e presenças misteriosas, dentro do estilo de escrita do Lovecraft, e pronto: tá aí o medo do desconhecido de maneira exemplar.

A Loteria de Shirley Jackson mexe com o macabro de maneira inesperada; é um conto que se desenvolve através da tensão, mostrando uma aldeia isolada onde um "sorteio" está sendo feito entre todos os seus moradores. A sensação de "mas o que diabos está acontecendo aqui?" permeia toda a narrativa até a entrega da resposta; e de repente você só quer fugir porque é rápida, visceral e assustadora por isso.

Machado de Assis entrega um conto trabalhando o emocional dos seus personagens e o sentimento de traição e de desconfiança que ele sabe desenvolver tão bem; A Causa Secreta pode não ser tão aterrorizante quanto os outros, mas usa o suspense em uma amizade inesperada e a obsessão de um homem com a ciência para entregar um final surpreendente e arrepiante dentro da sua premissa.

Vovó, do Stephen King, tem todos os detalhes já conhecidos do autor para quem - como eu - acompanha suas obras. Eu amo como o King consegue mexer com o seu psicológico com algumas frases e segura essa tensão por uma cena inteira. Pelos olhos de um garotinho amedrontado chamado George, descobrimos que ele ficou responsável por olhar a avó doente enquanto a mãe lida com um problema familiar; o mistério e o terror estão na figura da avó, nas lembranças desconexas que George tem a respeito dela - e na sensação inquietante de que alguma coisa macabra ronda a velha.

A história de Bram Stoker, A Selvagem, mostra um casal em sua lua de mel em companhia de um homem estranho fascinado pelas piores coisas da vida - em especial a tortura. Assim como os outros contos, Stoker usa muitos artifícios de sombras e oculto para criar a tensão e trazer a sensação de medo; foi uma das histórias que mais me deixou inquieta.

Por fim, minha maior surpresa foi com o conto de W.W. Jacobs - o único mais "desconhecido" ali para mim. A Mão do Macaco fala sobre o poder de um desejo e as consequências para alcançá-lo acima da razão; não sei se foi a narrativa ou a escolha de ambientação, mas rapaz que deu medo nesse conto do começo ao fim.

A Companhia das Letras fez uma das edições mais bonitas que já tive o prazer de ter na estante; capa dura, com acabamento especial e essa capa em lettering gótico bem sombria, tem uma diagramação simples e muito bonita e uma revisão impecável.

Contos Clássicos de Terror é uma leitura excelente aos fãs do gênero, mas também para quem quer algumas histórias arrepiantes dos grandes nomes da literatura de terror sem demorar muito nesse clima de tensão e desespero; são tramas curtas, bem desenvolvidas e que apresentam o medo em suas diversas formas de maneira exemplar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/12/resenha-contos-classicos-de-terror.html

Lucas.Batista 24/10/2020

Uma das melhores coletâneas de terror.
O que não falta no mercado editorial brasileiro são coletâneas de contos de terror/horror/mistério. Desde coletâneas de algum determinado autor, até coletâneas jovem adulto...enfim, mais e mais são sempre lançadas todo ano.
Eu, como grande admirador desse gênero, li muitas delas e posso afirmar com certeza que a maioria é parecida e, o que é pior, repetida. Não é o caso desse excelente livro da Cia das Letras. Os contos aqui contidos podem, é claro, ser encontrados facilmente em outras obras, mas isso não é demérito, uma vez que a maioria deles não é tããão conhecido. Há tbm que se louvar o fato de que o curador desse livro foi muito feliz ao pegar muitos autores nacionais para ajudar a compor a coletânea.
Em acabamento capa dura e excelente papel pólen, essa é uma das melhores coletâneas do gênero para se adquirir.

Giulia29 22/01/2021

Amei
Assim como roda coletânea de contos tem seus altos e baixos, mas os últimos contos são realmente excelentes, em destaque A Loteria e Vovó.

Vinicios0 19/04/2023

Mais que terror...
Uma coletânea quase que perfeita de contos!!!
Confesso que achei alguns melhores que outros, principalmente o do renomado Stephen King.
Recomendo e deixo abaixo minha nota pra cada conto:

Esperidião - ??
Morte na sala de aula - ????
O Barril de Amontillado - ????
O ladrão de corpos - ???
A causa secreta - ??
A tortuta pela esperança - ?????
Bárbara, da casa de Greve - ????
A selvagem - ????
Pollock e o homem do Porroh - ?????
A Tapeira - ???
A mão do macaco - ???
A Fera - ???
Emoções - ????
O tarn -????
Na cripta - ????
Os olhos que comiam carne - ?????
A loteria - ?????
Venha ver o por do sol - ?????
Vovó - ?????
GiSB 20/04/2023minha estante
Eu tenho este livro na estante, esperando leitura.

Daniella 14/10/2021

os melhores contos foram os dos escritores brasileiros, digo com tranquilidade. afinal, a maioria dos contos de ingleses ou norte-americanos tem esse viés imperialista muito marcado, o terror e o horror sempre vai ser causado por algo ou alguém da áfrica ou da índia, vinculando-os com uma imagem negativa e maléfica, imagina quando eles descobrirem que o terror é a colonização.

Ozzy 08/08/2022

Escolhas Questionáveis
"Apenas quando a literatura reconhece sua cumplicidade com o mal é que ela cumpre sua natureza, que é comunicar o essencial."

Apesar de na introdução do livro o organizador dessa coletânea citar o quão multifacetada é a literatura de terror, esse é justente o maior problema dessa coletânea: a falta de variedade. Os contos tem temáticas, tom, e escritas muito similares entre sim, com raras exceções.
Além disso a escolha de algumas histórias me soa questionável, alguns contos só estão aqui não pela qualidade mas por estar atrelada a um nome de um autor famoso (muitas vezes um autor que normalmente não escreve histórias de terror), e para representar alguns autores clássicos do gênero o organizador fez escolhas questionáveis ao escolher trabalhos fracos desses autores, e que muitas vezes não representam bem o estilo deles.
Existe também uma inconsistência de qualidade gritante, com ótimos contos intercalados com verdadeiras pérolas de vergonha alheia.
Enfim, apesar de estar longe de ser uma coletânea perfeita e que representa bem o gênero, esse é um livro até interessante com ótimas obras imperdíveis, destaque para os contos de Machado de Assis, Stephen King, Shirley Jackson, Henrique Coelho Neto e Edgar Allan Poe.

Lorena 14/04/2021

Uma Senhora Coletânea
Fiquei encantada por esta compilação do momento que vi o sumário. Os nomes mais marcantes do gênero reunidos em uma obra só acalentou meu espírito de beletrista haha

Gosto muito de ler clássicos, e este foi um grande acerto. Muito abrangente a seleção dos contos, começando dos primórdios até chegar ao King do terror. Alguns contos talvez não sejam tão marcantes de uma forma geral, mas continuam sendo relevantes como leitura de formação, afinal, formam os pilares do gênero.

Recomendo muito, principalmente pra quem pretende também escrever contos de terror. É uma aula completa.

Julia.Lorens 04/02/2023

Dia 77° tentando terminar Contos Clássicos de Terror
Livro passado pela escola, só lemos alguns contos mas não consigo deixar algo pela metade então li os outros.
Os mais fáceis foram lidos na escola, quando peguei os outros pra ler, pensei "fudeu".
Eu não conseguia entender quase nada, escrita muito antiga e complexa, bom que eu lia 2, ele e o dicionário KKKKKKK

Contos favoritos:
Morte na sala de aula.....Walt Whitman
A Selvagem.....Bram Stoker
O Tarn.....Hugh Walpole

Na minha opinião, o conto mais difícil de ler foi A Tapera, de Henrique Coelho Neto. Esse conto foi o mais desnecessariamente detalhado, com o emprego de uma quantidade infinita de palavras difíceis, principalmente no começo. Esse autor foi o mais verborrágico entre todos os outros, que já eram beeeem confusos.

Mas terminei o livro, e tô orgulhosa de mim mesma por ler lido e entendido.

ThayAvalon 26/11/2023

Nossa demorei muito nesse livro, uns 5 contos eu já tinha lido de outras edições , mas outros foi uma surpresa, não pelo conto mas pela escrita dos autores , como : H.G. Wells , Shirley Jackson , etc.. os contos são bons nada demais , mas eu gosto de contos estranhos e com final aberto kkk indico super , a cereja do bolo é o conto do King , vovó !!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/10/2019

Dois Contos Inéditos E Outras. Surpresas
Publicado pela Companhia das Letras, ?Contos do Terror? reúne dezenove clássicos que, se nem sempre provocam um frio na espinha, primam pela excentricidade e o grotesco.

Entre os histórias mais conhecidos, destacam-se A Pata do Macaco? (W.W. Jacobs) e ?Ladrão de Corpos? (R.L. Stevenson) que curiosamente exibem o mesmo tema: o retorno dos mortos para o mundo dos vivos. Contudo, também são presenças assíduas nas antologias do gênero o dramalhão ?Barbara, de Grebe? (Thomas Hardy), o angustiante trecho da novela ?Esperidião? (George Sand) e ?O Brarril do Amontillado? (Edgar Allan Poe), que versa sobre a vingança.

Por sinal, uma lista marcada pela presença de autores consagrados, que se você ainda não leu, certamente já ouviu falar, como Bram Stocker e H.G. Wells. Os contos escolhidos são respectivamente o sangrento ?A Selvagem? e ?Pollock e o Homem do Porroh?, que frustrou minhas expectativas por demasiadamente fantasioso. Em contrapartida, recomendo a surpreendente conduta de um professor em ?Morte na Sala de Aula? (Walt Whitman) e o inédito ?Na Cripta? (H.P. Lovecraft), cujo protagonista, um relapso coveiro, vive uma estranha aventura numa sexta-feira santa.

Este último faz parte de um nicho formado por narrativas escritas no século XX e o resultado é muito auspicioso, ouso afirmar o ?crème de la crème? da seleção. Dele, fazem parte mais uma novidade, ?A Loteria? (Shirley Jackson), o magistral ?Vovó? (Stephen King) e ?Venha Ver o Pôr do Sol? (Lygia Fagundes Telles), que revela um crepúsculo um tanto quanto sombrio.

Aproveitando a citação de uma autora brasileira, há mais quatro contos que comprovam a boa qualidade de nossa literatura de terror. São eles: o doloroso ?A Causa Secreta? (Machado de Assis), o gótico ?A Tapera? (Coelho Neto), ?Emoções? (João do Rio) e ?Os Olhos que Comem Carne? (Humberto de Campos), sobre uma inovadora cirurgia para a época, capaz de restaurar a visão.

Restam ainda ?A Fera? (Joseph Conrad), que remete a um navio amaldiçoado, e dois autores pouco conhecidos por aqui, mas que prenderam meu interesse com suas histórias. Trata-se de Hugh Walpole (?O Tarn?) e Villiers de L?Isle-Adam (?A Tortura Pela Esperança?), cuja narrativa recebeu elogios de Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino.

Quanto a organização e apresentação dos contos, a responsabilidade coube a Julio Cesar Jeha, professor e doutor em Estudos Literários pela UFMG. Apresentando boas traduções, senti a ausência de quaisquer informações sobre os autores, afinal, sempre é bem-vinda ao menos uma breve biografia.

Finalmente, comprei o livro que possui uma capa dura elegantemente funérea em preto e roxo, boa diagramação e impressão em papel pólen soft branco. Na ocasião, senti falta do e-book que atualmente já está disponível.

1 | 2 | 3 | 4