A ascensão de Kyoshi

A ascensão de Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - AVATAR: THE RISE OF KYOSHI

Isabella 18/07/2022

A MAIOR DE TODAS (literalmente)
Nós já conhecíamos Kyoshi de pequenos fragmentos em que apareciam em The Last Airbender e ela sempre foi uma das encarnações do Avatar que mais geravam curiosidade, e poder ter acesso a toda a história dela (e que história, já que ela viveu 230 anos!!) é sensacional.

Logo após a morte de Kuruk, o avatar da tribo da água, o ciclo continua e o próximo será nascido no Reino da Terra. Sempre me perguntei como deveria ser difícil localizar o Avatar nascido nesse Reino, já que eles têm a maior extensão de terra, e o livro começou pontuando exatamente essa dificuldade.

A história nos proporciona mais um aprofundamento nos povos do universo de Avatar, alguns costumes apresentados ou melhores explicados que deixam toda a construção desse mundo mais rico. Apenas a tribo da água não tem muito aproveitamento nesse livro, mas vemos um pouco mais da Nação do Fogo (é demonstrado um pouco do treinamento de elite de seus soldados, já que eles são responsáveis por serem guarda pessoal do avatar, e como todo mundo é complexado com honra e não era uma característica singular do Zuko kkk. É mostrado até a importância do cabelo na cultura deles). Os Nômades do Ar também aparecem um pouco, mas somos principalmente inseridos nas questões de política e corrupção do Reino da Terra e dos grupos Daofei (os foras da lei do Reino da Terra, com códigos de honra e juramentos de irmandade).

Uma das características que eu mais amo nesse universo é que nenhum Avatar nasce pronto. Por mais que eles sejam a ponte do mundo espiritual com o mundo humano e reencarnem durante milhares de gerações, eles têm o próprio desenvolvimento, própria história e caraterísticas únicas. Eles são apenas humanos e passíveis de erro e até muitas vezes um avatar não concorda com as atitudes do outro.

Quanto a Kyoshi, o desenvolvimento dela é maravilhoso. A origem dela e dos pais dela são bem singulares. É muito legal poder entender a origem de todo o visual dela, da maquiagem até os leques. O relacionamento dela com a Rangi é muito leve e acontece de forma bem natural. Não é o centro da história, mas é muito legal ver como uma sempre está lá pela outra.

Aqui os Avatares anteriores são mencionados uma vez ou outra. Kuruk por ser o mais recente, e Yangchen, que pelo que pode ser visto é tratada quase como uma santa. Não vejo a hora de a Kyoshi poder entrar em contato com eles.

Mal posso esperar para começar o próximo livro.

Carol @solemgemeos15 11/07/2022

Em a história da Avatar Kyoshi, a Avatar com a vida mais longa, nascida no Reino da Terra e que estabeleceu as Guerreiras Kyoshi. A história da Avatar, enquanto ela não é conhecida como tal, quando era apenas uma garota órfã que foi abençoada pela mentoria de um nômade do Ar e que acaba servindo ao Avatar... Até descobrirem que ela é a Avatar. E as consequências dessa reviravolta exigem a vontade de se vingar.
O mundo Avatar já é conhecido pela série, assim como alguns fatos anteriores a Aang. Mesmo assim, os elementos fantásticos são trazidos com a nostalgia necessária e uma versão do que foi apresentado do Reino da Terra. Creio que o mais interessante, da história em relação a ambientação, é que o Reino da Terra parece muito similar ao que já conhecemos, no que diz respeito a valores, dinâmica de poder e interações entre os personagens.
É estranho ficar surpreendido com uma prequel, mas como estavam em busca do próximo Avatar e questionaram até se o ciclo foi quebrado e não haveria mais outro – só para colocar o título de Avatar em status de ilegitimidade é fascinante.
A trama política por trás, os conflitos pessoais de Kyoshi em querer cumprir os deveres de Avatar e vingar-se a qualquer custo e a trupe de dobradores que passaram a ensinar Kyoshi enriquecem a história de formas pouco esperadas. As conversas envolvendo espiritualidade são profundas o suficiente para serem marcantes, mas vagas o suficiente para não marcar uma religião específica.
Fora isso, o relacionamento entre Kyoshi e Rangi foi um casal muito fácil de torcer para. Elas cuidam uma da outra, ao mesmo tempo que mantém uma a outra na linha. Por mais que sejam diferentes, elas são muito compatíveis e trazem o melhor de cada uma.
Além disso, o livro resolve as principais questões, mas deixa algumas abertas para o livro seguinte.

Isabella93 06/06/2022

SHE'S HOT, SHE'S TALL AND SHE IS A BISEXUAL!!!
Eu já amava a Kyoshi desde Avatar a Lenda de Aang, mas ler sobre a história dela só fez eu adorar ela mais ainda, minha rainha, minha deusa.
O livro aprofunda muito sobre os significados de cada coisa da kyoshi e como a história dela é foda e ao mesmo tempo muito pesada, não se compara a do Aang ou da Korra que são mais para adolescente. Tem mais violência e tem situações de fato muito desconfortantes, para mostrar como que a história dela não foi fácil. O livro dela só faz amar ela cada vez mais.

O romance dela com a Ranji é a coisa mais fofa do mundo, muito bem construído e natural como se deve ser. Lembro de nas HQ's da Korra quando ela e a Asami vão assumir o namoro e a filha do Aang falando de como que era mais aceito, mas pelo livro o Reino da Terra já era podre antes mesmo do Sozin. Pelo menos os bixinhos tavam lá apoiar elas e tudo mais. Casal de MILHÕES!!!

Agora vamos ver como que vai encerrar o próximo arco no outro livro. Estou animada!!!

Cibeli Sebajes 29/05/2022

O final é apenas o começo
Já disse antes, mas preciso dizer novamente: o livro me surpreendeu muito positivamente, é viciante e cheio de emoções do começo ao fim. Acompanhar Avatar desde de criança e ter a Kyoshi como uma das personagens preferidas e ver ela ganhar destaque e uma história dela pra além daquele momento em ATLA é tudo que um fã da obra poderia pedir e mais, pois foi bem feito! Simplesmente todo fã do universo Avatar deveria ler.

Lani 06/04/2022

Livro maravilhoso , assim que comecei a ler não consegui parar , a história é cativante do início ao fim e foi muito bom ver a evolução da kiyoshi durante o livro todo , mal posso esperar parar começar o próximo.

Bia 21/03/2022

sem reação???
Eu definitivamente não esperava nada desse livro, de plot, de casal, literalmente nada, nadinha. E acho que foi por isso que esse livro foi um tapa na minha de tão bom!

O livro entregou tudo e muito mais o casal de lendas, a found family sendo desenvolvida..... e mortes ?

Um CRIME não ter esse livro traduzido aqui no Brasil pois como que um dos melhores (se não o melhor) casal de avatar e com todo o desenvolvimento da kyoshi sabe tudo muito bem, se você gosta do universo de avatar deveria ler esse livro #minhaopiniao

Sthef 28/02/2022

Leitura meio complexa para fãs mais jovens, mas recomendo
Acredito que, como Avatar é uma obra direcionada para o público juvenil, a história de Kyoshi poderia ser algo mais fácil de ser consumida. Em certos pontos tive dificuldade em compreender os acontecimentos, pela escrita arrastada e muitas informações sendo repetidas, mas nada que me impedisse de ter aproveitado a leitura. Amo a Kyoshi, e adoro o jeito diferente que ela tem de lidar com as coisas. E, o que dizer sobre a Rangi? Personagem completamente apaixonante e com personalidade forte, com certeza já virou minha crush suprema em todo o universo de Avatar.

zukoalone 15/02/2022

Kyoshi said: "bi rights"
É uma história contada de uma forma bem diferente das animações. O foco aqui não é na construção de um mundo gigante, mas sim na personagem principal e na relação dela com o mundo corrupto a sua volta. Em vez de uma nação imperialista ou uma guerra espiritual, o maior inimigo aqui são as relações de
poder da Nação da Terra e como isso afeta diretamente a vida da Kyoshi em seu papel como Avatar.

Em vez dos habituais personagens do bem que só querem salvar o mundo, tanto a Kyoshi quanto os aliados dela são pessoas complexas e com motivações e objetivos nebulosos, e é TÃO divertido de acompanhar ao longo dessas 500 páginas como os propósitos de cada um deles se desenrola e o que eles vão aprendendo na jornada.

Se for pra citar algumas coisas que me incomodaram, eu diria que o ritmo entre as duas tramas parece um pouco mal calculado, junto com alguns personagens que simplesmente desaparecem. As cenas de ação por vezes são escritas de um jeito meio vago, o que é até bom pra instigar o leitor a imaginação, mas as vezes falta foco pra descrever o que tá acontecendo. Mas nada disso me incomodou muito, já que o foco da história não é nas lutas e sim nos personagens, que são super carismáticos e divertidos.

Recomendo facilmente pra quem terminou a série e queira uma expansão desse universo, ou simplesmente ler uma boa história de aventura.

Maria22510 07/02/2022

kyoshi não foi nada do que eu esperava, mas tudo o que eu queria
Eu comprei o livro, inicialmente, porque no desenho, a avatar kyoshi, parecia ser muito foda. Eu não tenho outra palavra melhor que essa para descrevê-la. Pense o choque que levei, ao perceber nos primeiros capítulos que a kyoshi era, simplesmente, uma coitada, que não sabia lutar e muito menos dobrar terra (decentemente, pelo menos). Mas, o livro não me decepcionou no quesito de "transformar" a kyoshi do início do livro a avatar kyoshi que conhecemos. Tirando partes do livro (que é em inglês) onde eu não entendia uma palavra escrita, esse livro foi o livro perfeito para eu ler no verão.

lari 04/02/2022

Kyoshi LENDÁRIA
Gente o que dizer desse livro??!?!!!

A Kyoshi se tornou minha Avatar favorita depois dessa leitura. Eu sempre gostei muito do Aang e ainda mais da Korra, mas a Kyoshi... que mulher!

Eu amei o desenvolvimento dela, amei os personagens, amei o romance. Amei a forma que o romance foi acontecendo. Adorei tanto a Kyoshi ser bissexual. Tudo foi retratado com muita naturalidade. Mulheres que gostam de outras mulheres em histórias como essa é algo muito importante e necessário, e é ainda mais incrível pq essas mulheres são f@d@n@s e poderosas. Sério, não sei se queria ser a Rangi ou a Kyoshi pq eu namoraria as duas sem problema nenhum rs.

Tb adorei descobrir a origem dos leques e da maquiagem, pq sempre me perguntava de onde surgiram essas coisas.

Li o ebook em inglês e tive problemas com algumas palavras desconhecidas mas a leitura fluiu demais. O livro me prendeu e a cada fim de capítulo existia um acontecimento que não me deixava terminar de ler, só me fazia querer ler mais e mais.

Enfim, livro maravilhoso!! Pra quem curte os desenhos e o universo de atla/tlok vale mt a pena.

lis 18/01/2022

não vou mentir que dei só duas e meia pq amo o universo avatar mas a escrita do livro é muito cansativa, capítulos longos demais e repetindo informações q dava para falar só uma vez, enfim espero q melhore no segundo livro

h4gatha 01/01/2022

a violência é uma pergunta, a resposta é sempre sim
policial, é ela! a mulher de dois metros de altura simplesmente roubou meu coração.

Essa é uma leitura indispensável pra quem gosta do universo avatar.
personagens incríveis como sempre, uma história impecável também. É legal ver como a kyoshi é diferente do aang e da korra em tantos aspectos, e estou me questionando seriamente a respeito de qual é meu avatar favorito

Eedeen 30/12/2021

Per-Fei-Ção
Não tem outra palavra pra descrever esse livro. Personagens incríveis, cenas perfeitas histórias sem defeitos. Estou sem palavras pra descrever o quanto eu amo esse livro. Já amava a Kyoshi antes, mas agora amo ainda mais, toda Fliyin Opera Company tem meu coração. Chorei, ri, surtei e até gritei. Não acho q consigo espessar o quão lindo esse livro é, a escrita e perfeita. Então, se você gosta do Universo de avatar, LEIA juro, você não vai se arrepender.

duda. 31/10/2021

FINALMENTE algum mimo da avatar kyoshi!!! não é segredo pra ninguém que essa avatar é uma das que mais chamam atenção entre todos os que a gente conheceu através das animações, então é muito satisfatório ter um material mais aprofundado sobre ela. esse livro me impressionou bastante porque dissecou várias camadas da kyoshi que eu nunca imaginaria que existiam e que grande surpresa! amei a construção dos personagens e do vilão e suas motivações. também adorei como abordaram a bissexualidade dela de forma crua e natural. ainda sigo esperançosa que ainda vou estar viva pra ver uma animação dela sendo desenvolvida.