Manual do Covarde

Manual do Covarde Guilherme Fiuza

Resenhas -

Robson.Loiola 07/11/2021

Ácidez com deboche no ponto
Guilherme Fiuza é genial. O livro conta toda a cronologia de maldades do governo PT de uma maneira debochada. Com citações hilárias, tais como:
"Tudo vale a pena se a propina não é pequena!"
Silvana 22/06/2022minha estante
A narrativa é muito empolgante!

brendaflleal 31/07/2022

Bem interessante
?Manual do covarde - do palácio à cadeia sem tirar a máscara? é um escrito por Guilherme Fiúza, publicado em 2018, que mostra com muito sarcasmo como o PT, Lula e aliados destruíram o país e a sua imagem. Livro bem interessante pra quem tem memória curta.

Eduardo Cavassana 06/12/2020

Excelente livro!
O livro tem uma ironia ácida que é característica do autor, isso torna a leitura leve e divertida, apesar do tema ser sério.

denis.caldas 10/04/2021

Bom assunto, prosa medíocre
Eu não conhecia o Fiuza até pouco tempo atrás (perdoem-me a falta de cultura), quando o assisti na Jovem Pano, ops, digo, Jovem Pan, e até gostei um pouco de suas falas sarcásticas e sua performance irônica, por isso me aventurei neste Manual do Covarde. Com a alta expectativa, veio a decepção: declamar não é o mesmo do que escrever, ou sofro de dissonância cognitiva.

Mas por que tanta brabeza, prezado companheiro?! É um dos livros que leio sobre a recente história de Banânia, em uma época pré-pandemia e, como eu lembro de manchetes na internet mas não acompanhei a crítica política na época, esperava ter acesso a melhor informação do que aconteceu, ao estilo Palmério Dória (mas sem camaradagem rubra). Mas o que encontrei foi, ao meu inepto ver, frases de rápido efeito mas sem longa duração, todas escritas com ironia; o problema não foi entender a ironia, mas o excesso dela empapuçou a minha leitura e perdi o prazer já no primeiro terço do livro. Assim, a segunda estrelinha é mais por causa de, claro, tratar historicamente sobre um período da nossa história, mas a tendência à baixa média móvel é devido ao estilo literário empregado.

Ah, e uma coisa interessante que não passou despercebida foi como o autor, diferente da postura atual (2019-2020), compara Lula e Bolsonaro como dois extremos que se retroalimentam (eu queria encontrar os dois trechos que falam sobre isso, mas não marquei), inclusive dizendo que o Birolipsum é um filho da Ditadura. Eita, quando o Fiuza mudou a narrativa?

André 08/06/2021

Humor ácido
Guilherme Fiúza relata com muita ironia e bom humor a trajetória do ex-presidente e atualmente ex-presidiário do poder até sua prisão em Curitiba. Excelente leitura.

Ana 07/08/2021

Ironia e crítica até não mais poder. E humor
Se você ainda tem alguma dúvida do motivo de um certo partido vermelho ter ficado tão encrencado há uns anos atrás, certamente esse livro, mesmo com todas as alegorias e deboches presentes, vai esclarecer sua mente, espero. Caso não esclareça, você é um caso perdido.
Entre protestos e pedaladas fiscais, corrupção, doleiros, etc., só não salvou-se o Brasil, em meio a isso tudo.
O legal é que Guilherme nos ensina que, dependendo de quem rouba, dá pra ficar bacana na mídia e na opinião pública, se você rouba com a benção de artistas descolados, de ninjas da mídia, e se rouba em nome justamente do povo que roubou. Paradoxal, não?
Mas o livro de Fiúza não bate somente nesse determinado partido vermelho que nem preciso dizer qual é, mas também escancara a hipocrisia da elite cultural brasileira e mundial, deixando claro que em matéria de covardes, o Brasil varonil não está sozinho.
Não preciso dizer mais nada, tenho certeza. Apenas leiam esse livro.

Gustavo.Bomfim 30/10/2018

Excelente, cronológico e metafórico.
Leitura envolvente, divertida e com muitas metaforas que narram cronologicamente os fatos de 2016 pra cá.
Você será convidado a retornar no tempo a todo momento.

Albuquerque 11/11/2018

Mas o que é isso?!
Seria engraçado se não fosse trágico... Achei ofensivo. Por isso eu gostei muito e espero um segundo livro na mesma linha de ação! Abordagem debochada e divertida do autor, expondo todas as contradições de um governo que abusou de todos os meios disponíveis para enganar o povo, cometer crimes e "depenar" o país. Ri muito com o livro, mas sempre acabava ficando um pouco triste, pois, apesar de todos os absurdos apresentados, era tudo verdade... Infelizmente, o Brasil, até então, tem sido governado por uma lista sem fim dos seguidores do famigerado "Manual do Covarde", brilhantemente trazido à tona pelo Guilherme Fiuza. Recomendo a leitura imediata!

Alansantiago 13/11/2018

Decepcionante
Gosto do Fiuza, já li alguns livros dele, gosto de alguns dos seus posicionamentos político, mas esse livro virou um mero folhetim.

As tentativas de ser engraçado falharam pesadamente em todas as oportunidades. Talvez esse seja o motivo mais forte para detestar o livro. Ser engraçado é natural, forçar a graça é patético.

Talvez o livro funcione bem para que tem contato zero com a política e queira entender um pouco desse período, sobre apenas uma ótica.

Thalles 04/12/2018

Leiam.
Devorei o livro. Hilário, incisivo, necessário...
O autor descreve, explica e conclui sobre fatos tão recentes e com um conhecimento tão profundo da trama (real) do Filho do Brasil e seus supremos companheiros, que parece até uma ficção narrada por Orson Welles -- que, cá entre nós, nem em seus momentos de maior inspiração o gênio inglês jamais pensou em narrar uma trama tão insana (e covarde) quanto.
O humor do Guilherme Fiuza é contagiante; ou você morre de rir, ou você morre de ódio -- esta última possibilidade é reservada aos estudiosos mais promissores do Manual.
Enfim... Leiam. E quem não gostar eu prendo e arrebento!

Claudio S. 13/04/2019

Apenas a verdade
A mais pura triste verdade com bom humor.

Luiz 14/02/2021

Vale a pena
Excelente resumo dos fatos que sacudiram o Brasil.
Uma narrativa bem humorada e inteligente que te prende (num bom sentido) do começo ao fim. Vale uma continuação.