Espere Agora pelo Ano Passado

Espere Agora pelo Ano Passado Philip K. Dick

Resenhas - Espere Agora Pelo Ano Passado

ste 19/04/2022

brilhante!
estou completamente pasma depois de ler esse livro!!! fui na biblioteca da escola sem muita expectativa e encontrei esse tesouro, sinceramente...
adorei a narrativa, cenário e personagens muito bem descritos, uma obra de arte viu! é muito interessante ver a perspectiva de pessoas da década de 60 acerca de como seria a vida após os anos 2000, a criatividade realmente era gigantesca
fiquei (e ainda estou) muito pensativa em relação a questão dos universos paralelos e viagem no tempo, já eram tópicos que me interessavam mas que agora pude ter um outro ponto de vista... recomendo demais a leitura desse clássico!

jdelisiario 21/03/2022

Eric Sweetscent
Uma ficção científica que envolve viagens temporais, guerra interplanetária, novas criaturas convivendo em sociedade.

O médico Eric Sweetscent tem a missão de manter vivo o secretário geral Gino Molinari, figura principal na guerra.

Sua esposa Kathy acabará se viciando em uma potente droga que mudará a vida de todos.

#leituraTerapia

Jéssica 11/03/2022

Maravilhosamente maluco
Que livro cheio de reviravoltas, quando você acha que compreendeu o que está acontecendo algum fato novo é apresentado (e você fica ? como assim, então é isso?). As viagens no tempo, as realidades paralelas, guerra entre mundos, os dilemas da guerra e os dilemas morais de Sweetscent e, como sempre, as reflexões filosóficas de Philip Dick acerca da realidade, tudo contribui para a criação de uma estória extremamente empolgante onde tudo se conecta. Não é o livro mais famoso de PKD mas é um dos que mais gostei até agora.

from my window 28/01/2022

Esse foi o segundo livro do K dick q li e ele continua me surpreendendo positivamente. Esse livro em especial se mostrou muito feminista, o que é surpreendente pro gênero de ficção científica que historicamente foi dominado por homens, assim de qualquer forma sempre é bom ver personagens femininas fortes. Além disso, descobri que ele faz uma coisa muito legal (que também observei no ubik) que é fomentar a teoria de solução do mistério do protagonista(fazendo a gente acreditar que é verdade mesmo), mas depois começam aparecer mais coisas e o caminho vai mudando completamente. Esse "modelo" de narrativa é bem interessante, porque é assim que a gente resolve os problemas na vida real também. Então até o momento zero decepção com o k dick!! Esse ano quero conhecer mais obras dele já tenho uns 2 livros programados 🤞🤞🤞

José Bauls 18/01/2022

SURPREENDENTE
Este é meu primeiro contato com Philip K. Dick, e fiquei demasiadamente feliz com a experiência que tive.

Através de um livro que mescla ficção científica, uso de drogas, aventuras e investigações, junto com inúmeras reviravoltas, Dick consegue prender a atenção e entregar uma narrativa coesa e fantástica.

Espere agora pelo ano passado, explora a trajetória do dr. Eric Sweetscent através do inesperado e maluco mundo do futuro.

Se firmando como o primeiro favorito do ano, me peguei envolvido nos mistérios em torno da trama. No mais, costumo celebrar os mestres, e hoje celebro Philip k. Dick!
Brujo 18/01/2022minha estante
Esse livro é bom demais !!!!

José Bauls 18/01/2022minha estante
Eu fiquei preso do início ao fim, Dick me surpreendeu!

Victor.mcrv 30/12/2021

O espaço/tempo e suas nuances
O autor adora brincar com a realidade, sempre nos mostrando que talvez tudo seja uma enorme matrix ou que os mundos paralelos então em contato. Neste livro a droga tem efeitos incríveis e talvez devastadora do nosso bom doutor

Renner 04/07/2021

Sempre único e inventivo em sua narrativa
PKD realmente revolucionou a forma de escrever ficção científica, pela inventividade e pela vasta exploração dos temas. Esta obra não é diferente, onde (mais uma vez) a obra reflete um pouco da experiência pessoal do autor, que era adepto de drogas alucinógenas e que exprime varias dessas experiências em maior ou menor grau nas suas obras.. A obra se baseia no período em que foi escrita (entre-guerras mundiais), mas leva essa tensão do mundo em guerra a outro patamar (galático). Como sempre, há muitos elementos futuristas, alguns ate datados, mas a maior riqueza é o drama do protagonista e sua experiência de percepção do tempo alterada (seria só efeito da droga ou eles viajam mesmo no tempo?)... interessante como a esposa do protagonista representa um antagonista muuuito maior do que o próprio império inimigo ao Dr Eric Sweetscent.. mas definitivamente uma obra interessante, principalmente do ponto de vista mais existencial... deixa a desejar um pouco no fim (acaba meio...), mas uma obra valida de se conhecer

onlyKaroline 15/06/2021

Médio apesar de todos os recursos
História extremamente bem escrita e ambientada, temos intrigas políticas interplanetárias interessantes, viagens no tempo com dinâmicas diferentes do comum e personagem complexos e cativantes. ( Ou irritantes, isso vai depender do seu ponto de vista)
Mas com tanta informação e tantos eventos acontecendo ao mesmo tempo, foi difícil aproveitar tudo com o máximo de clareza e chegou em um ponto que, por mais que tivesse grandes reviravoltas, nada mais causava impacto pela sobrecarga anterior.
Ainda recomendo bastante para os fãs de sci-fi e pretendo explorar outros livros do escritor.

Lu Lobo 21/04/2021

ok
tem tudo pra ler um livrão, mas achei a história mal aproveitada, muita enrolação pra um final meio ble

Henrique Moutinho 17/04/2021

Um ambiente de guerra política, onde a diferença entre as espécies pelo universo não é o mais importante, apimentado pela criação de drogas e viagem no tempo. Essa mistura, que pode parecer muito variada, quando escrita por PKD se torna um enredo cheio de mistérios e variações. Excelente!

Rodrigo 30/12/2020

É incrível como depois de lermos sobre a vida do PKD, conseguimos identificar aspectos do livro que ele transpôs da sua própria vida. E eu amo também o fato do PKD criar situações extremamente caóticas de scifi mas que é apenas o pano de fundo da história. Em Espere Agora Pelo Ano Passado, o protagonista, Eric Sweetscent, se vê no meio de uma briga política entre raças diferentes, um caos entre universos paralelos causados por uma droga e um dilema de continuar ou não com sua esposa.
Eu amo a escrita e as histórias do PKD, mas consigo identificar também alguns traços de misoginia em suas histórias, acredito que é muito da época também visto que a presença feminina nos livros de scifi da época é praticamente nula e sem profundidade nenhuma.
Todos os aspectos e consequências da viagem no tempo no livro são sensacionais e muito bem desenvolvidos. Enfim, eu gostei bastante desse livro, não é um dos melhores do PKD, mas é muito bem escrito e o final é sensacional.

Daniel 20/12/2020

Que droga insana!
Espere agora pelo ano passado ? Philip k Dick

Em um futuro não tão distante, a Terra está presa em um acordo de paz com os Starman, e não é a música do David Dowie, o acordo a levou a guerra sem fim. Neste cenário, Dr. Eric Sweetscente, um médico especialista em transplante de órgãos artificiais, com um casamento caótico e uma esposa viciada, está em apuros. Ele foi nomeado médico do secretário-geral da ONU, o homem responsável pelo acordo, pela guerra e com um conjunto de doenças inexplicáveis.

PKD consegue unir elementos aleatórios e traçar com eles uma história, até a metade do livro me perguntava para onde a história sem sentido estava indo, parecia um conjunto de informações jogadas no papel sem um fio condutor, quando PKD puxa o fio, MANO DO CÉU, a história é surreal.

Viagem no tempo, realidades alternativas, possibilidades da mente. É tudo muito insano. O autor debate em uma história as problemáticas das relações pessoas, os impérios industriais familiares, o desejo de poder e eternidade, as escolhas das lideranças políticas e as consequências para o povo, o uso de drogas, a eutanásia e muito mais, tudo de forma conectada. O modo como ele explora a viagem no tempo é singular, não me lembro de ter visto em outro lugar, simples, eficiente e sem fazer o leitor se perder em detalhes técnicos.

O modo como ele desenvolve as personagens femininas é complicado, não sei se é uma sátira, pois todos os personagens são exagerados em suas manias e falhas de caráter, não havendo ninguém bonzinho, a não ser Himmel, um empregado do controle de qualidade descrito com algum tipo de deficiência intelectual. A pessoas ?louca? é a única sã em um mundo insano. Talvez.

Em ?Androides sonham com ovelhas elétricas? tenho a impressão do replicantes terem mais humanidade do que os humanos. Pode ser uma característica do autor, ou uma dificuldade minha em admitir o machismo dele.

Fica a seu critério.

O livro é insano, do jeito que eu gosto!

Thiago Araujo 30/10/2020

Uma viagem... no tempo...
K. Dick mantém sua forma de narrar perspectivas diferentes de tudo o que conhecemos.

As drogas e seus efeitos virou terreno comum em seus livros, mostrando toda sua posição em relação ao abuso dessas substâncias e no que ela pode transformar o ser humano.

A narrativa começa confusa, precisa encaixar algumas peças importantes, quando pensamos caminhar para um entendimento, abre-se a possibilidade de viajar no tempo, aí volta a confusão.

Viajar no tempo pode ser um mero processo alucinógeno, difícil dizer. Mas as personagens de K. Dick podem explicar um pouco da relação humana com substâncias psicotrópicas e medicinais.

O protagonista é um pouco fraco, mas consegue levar até o fim, apesar de todas as pressões.

Curtir um barato, salvar uma vida, tudo depende do que e de quanto se usa.

Marj 10/07/2020

Uma boa ficção científica, leitura rápida e interessante. Bons temas de discussão