Joseph Fouché

Joseph Fouché Stefan Zweig
Stefan Zweig




Resenhas - Joseph Fouche


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Vanessa1073 26/03/2024

Primeiro de tudo: QUE DELEITE ESSA ESCRITA!!!

Zweig conseguiu me conquistar de primeira com esse livro. Foi meu primeiro contato com o autor e estou encantada com os detalhes, a forma de escrever, o texto enxuto e rico.

Sobre a obra, isso sim é política na sua forma mais crua e bizarra. Eu nunca sequer ouvir falar de Fouché, mesmo lendo outras obras sobre essa fase histórica. Ele foi um homem muito inteligente, mas um escroto rsrs

Quando concluí a obra fiquei me perguntando o motivo dele ser ignorado pela história, mas faz sentido... Robespierre, Napoleão e todos os demais perderiam tal vigor histórico se Fouché estivesse nos livros, filmes, evidenciado de alguma forma.
comentários(0)comente



Thelma 21/03/2024

Biografia de um verme
Pior que são muitos iguais a este Fouché que rastejam pelo mundo político afora. É bom ler uma biografia de um ser ignóbil desses para abrir nossos olhos.
comentários(0)comente



Lucas Alves 14/04/2024

Uma revolução nunca vista e uma política previsível
Joseph Fouché: retrato de um homem político é um livro que nos mostra um lado da Revolução Francesa que não conhecíamos, as origens do texto comunista que não sabíamos e um lado da política um pouco previsível. Stefan Zweig, amigo de grandes intelectuais e artista desde a Primeira Guerra Mundial, nos apresenta aqui, neste livro, um perfil psicológico do homem que ele considera um dos mais poderosos de sua época. Em seu prefácio, Zweig já deixa claro qual é a intenção de sua biografia: alertar-nos sobre o que já passamos em (1914-1918), onde afirma que as decisões de importância histórica universal sobre guerra e paz foram tomadas não conforme a razão ou a responsabilidade, mas por indivíduos ocultos, de caráter duvidoso e discernimento limitado.

O livro apresenta a ascensão de Joseph Fouché, iniciando com a narração de como o homem franzino e comprido conseguiu se tornar o mais poderoso da França. Em meio ao desenvolvimento de sua vida, tanto física quanto psicológica, Zweig nos mostra os bastidores da política e da Revolução Francesa. Não aquela que vimos na escola, ou que discutimos na faculdade quando falamos da ideia de liberdade, mas aquela que deu o nome de ?O carniceiro de Lyon?, a Joseph Fouché. Com o objetivo de traçar e mostrar um perfil psicológico desse traidor, intrigante, miserável, réptil escorregadio, desertor profissional, alguns dos adjetivos que Zweig usa durante a formulação deste livro e do personagem. Ele com maestria nos faz sentir em um livro de ação, às vezes com tramas políticas que nos fazem se sentir ansiosos, às vezes em um livro de terror que nos faz temer a alma do homem. O livro é magnífico, Zweig consegue durante toda a história aqui desenhada formular um perfil com todos os aspectos possíveis de um homem político e de uma política que dificilmente muda e nos alerta para um aspecto que é: ?apesar da boa intenção do homem, o poder pode corrompê-lo, tornando-o sanguinário e irreconhecível.
comentários(0)comente



Maria22148 06/03/2024

A incessante busca pelo poder
Uma figura pouco conhecida que, por mais que tenha sido um homem sem escrúpulos, é necessário reconhecer a sua importância história.

Um homem não confiável que perto da sua morte tentou alcançar o esquecimento.

Acho importante a leitura para conhecermos todos os feitos que Joseph Fouché tentou se desvencilhar.
comentários(0)comente



Hallisson 01/09/2023

Retrato de um político como não deveria ser
O livro já tinha tudo para dar certo por ter sido escrito por Stefan Zweig, mas a combinação do escritor com o tema do livro (Joseph Fouché) é fenomenal. Me surpreende essa figura que passou por cima da Monarquia, da Revolução Francesa e até mesmo de Napoleão Bonaparte é tão pouca conhecida. Aqui temos um retrato de um homem que não tem escrúpulos, que está do lado que ganha e que só se preocupa consigo mesmo. De uma frieza impactante, ele veio do nada e enfrentou as maiores personalidade do séc. XVIII, se tornou o segundo homem mais rico da França e por muitos o mais temido da Europa. Uma figura fascinante.
comentários(0)comente



Jhully P 07/06/2024

Um breve comentário:

Ler livros como esse, me mostram o quanto somos enganados nas escolas com Historia mal contada, alem de mostrar o quanto essa polarização politica (que muitas vezes afastam familiares uns dos outros) é completamente sem sentido.
comentários(0)comente



Filipe 09/12/2021

Mais uma vez, Stefan Zweig se prova não apenas um ótimo escritor, mas um extraordinário biógrafo.

É admirável o conteúdo especulativo que o autor insere na obra, pois mostra o quanto ele se debruçou sob o personagem para entendê-lo.

Fouché é uma figura fascinante, uma professor não só de política, mas também de relacionamentos e persistência.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR