À Beira da Loucura

À Beira da Loucura B.A. Paris

Resenhas - À Beira da Loucura

Simone de Cássia 02/10/2021

E lá vou eu dar uma de malévola de novo... Não dá, gente,simplesmente não dá! Eu devo ter nascido na ala errada da maternidade pra ser assim "do contra"!...Owuuuu livrinho besta, misericórdia!! Não tem nada que se aproveita nele...A Cass é uma sonsa!! O tempo inteiro acontecendo uns trem estranho com ela e ela lá se lamentando, chorando as pitangas e nada de tomar providência... De cara a gente descobre o que está por trás dos fatos, mas o desenrolar fica cada vez mais "malhação", uma boçalidade total! Esse bolo  é tão ruim que  não tem cereja, mas se tivesse, a "cereja do bolo" seria a forma como a Cass descobre tudo... Ahhhh pelamordedeus!!  "Num cridito" que corri atrás da aquisição dessa marmota!! "Num cridito" que eu não abandonei no meio do caminho ... À beira da loucura estava eu, só pode!!
Drica 02/10/2021minha estante
Amiga, o que seríamos de nós sem as suas hilárias resenhas?
"Num cridito" que li isso!!!!! kkkk

Drica 02/10/2021minha estante
Amiga, o que seria de nós sem as suas hilárias resenhas?
"Num cridito" que li isso!!!!! kkkk

Marcio Q. 02/10/2021minha estante
Morri! kkkkkkk

Riva 02/10/2021minha estante
?Num cridito que não abandonei? - kkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!

Fabricio268 03/10/2021minha estante
Conclusão. Esse livro te deixou à beira da loucura rsrs.

Mari 12/11/2021minha estante
me representou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel1994 19/02/2022minha estante
Kkkkk fiquei nesse naipe qnd terminei sa joça

Tamires.Pioker 07/06/2020

Perfeito
Maravilhoso demais, eu adoro a escritora B.A Paris, ela é demais. Consegue me prender na narrativa da primeira página, até a última. Mais um livro pro meu top10.
Bia @paixoesliterarias_ 07/06/2020minha estante
Quero muito ler ?

Ocelo.Moreira 11/01/2022

Suspense Psicológico Criativo
Livro cuja leitura é viciante, prazerosa e fluida. É daqueles livros que logo lhe fisga no início com um suspense sobre a morte de uma mulher chamada: Jane, em uma noite de tempestade numa estrada próxima à casa da protagonista, Cass.

A partir de então, ela começa a ficar paranoica devido a umas ligações misteriosas que vem recebendo desde o assassinato e por saber que o tal assassino ainda está solto por aí. Com isso, a vida da protagonista começa virar de cabeça para baixo.

À medida que as ligações anônimas se intensificam, seus lapsos de memória também vão se agravando. Causando ainda mais pavor e insegurança para Cass que só não consegue esquecer uma única coisa; o tal assassinato.

A história é simples, mas o modo como é ela contada, do ponto de vista da protagonista, é bastante interessante, e à medida que avançamos ela vai ficando cada vez melhor e mais surpreendente. É uma história cativante, bem escrita e com um final criativo.

Vitória Moreira 13/03/2021

Senti falta de uma construção de personagens, senti que eles não tinham personalidade além da Cass.

Emanuela130 21/06/2021

Leitura que me prendeu, porém é bastante previsível.
Acredito que previ cerca de 80% dos mistérios e tramas do livro.
A história tem alguns apelos exagerados, que me fizeram tirar uma estrela.
Tem algumas tramas fracas, acho que poderia ter desenvolvido melhor.

Joyce Natally 24/02/2023

Literalmente a beira da loucura haha, apesar de no começo do livro já ter suspeitas do possível culpado, ainda sim fiquei com dúvidas. Entendo a coitada da protagonista, em certo momento até me perguntei se estava doida também. Fiquei chocada com plot twist, não imaginei que fosse realmente aquilo que estava lendo. Recomendo demais, é um livro que te prende do início ao fim e surpreende!

Nessa_Abr 08/03/2021

Estou completamente impactada com esse livrooo!!!! A autora tem uma criatividade imensa e eu amei, sua escrita é ótima, o livro é fluído e a história se desenrola muito bem, confesso que em certo momento consegui descobrir um pouquinho do mistério, mas definitivamente o final não é nada previsível, estou surpresa até agora.
Enfim, é um bom livro, bem atual, com reviravoltas em várias partes, personagens bem construídos, muita angústia( me senti em pânico junto com a Cass), desespero, e com um desfecho de tirar o fôlego! Recomendo muitooo!

Mari Gominho 01/07/2021

Thriller psicológico
Gostei da história e da personagem principal, achei a trama inteligente. A escrita é fluida e envolvente, principalmente depois que são estabelecidos o crime inicial e que iniciam os lapsos de memória da protagonista. Estes lapsos são o ponto principal da trama, posto que põem em dúvida a polícia sobre o que ela fala, bem como o leitor, dado que a narrativa está em primeira pessoa.
Achei o final interessante, ainda que em parte previsível (comecei a suspeitar de algumas coisas na metade da história), mas ainda assim tem pontos surpreendentes, recomendaria sim aos amigos!

triz.almeida 30/01/2024

Achei mais ou menos. Maior parte do tempo o livro fica naquela enrolação da ligação e da situação da Cass, por outro lado a parte do plot foi extremamente rápida, não deu nem tempo de ficar chocada. No geral, a leitura foi boa e fiquei aflita pela Cass em vários momentos (que dó dela, tava torcendo para que o plot não fosse esse)

Renata 11/01/2022

Gostei muito da trama. Em determinado momento a leitura se tornou arrastada e no português claro "encheu o saco" a paranoia da protagonista, a tal ponto q em alguns momentos perdi totalmente qq empatia. Acho q essa parte foi didática demais e tornou a leitura cansativa. Gostei do final, não foi uma grande surpresa, mas achei bem satisfatório e confesso q alguns detalhes fiquei surpresa sim, não achei tão óbvia a condução dos acontecimentos.

Jé Barros 12/06/2021

Previsível
Gostei bem da história apensar de ter achado bem previsível. Ágatha Christie me fez desconfiar de todos por que já estava tão óbvio, mas no fim era o óbvio mesmo.

Gostei mesmo assim, é um suspense que me deixou com raiva da personagem e depois com pena por tudo que ela tava passando, indico o livro sim mas não espere muitas surpresas. O final me surpreendeu de quem era o assassino de moça do carro, desse ponto não desconfiava de quem realmente foi.

Helder 14/02/2020

Loucura ou Realidade?
Temos aqui um livro de suspense psicológico, onde a autora cria uma narradora que não é confiável e faz a gente ficar perdido junto com ela:
O que é real e o que é imaginação?
Numa noite chuvosa, Cass decide voltar para casa por um atalho que passa por dentro de uma floresta, mesmo seu marido lhe pedindo para não fazer isso.
Nesta estradinha ela vê um carro parado no acostamento com uma mulher e estaciona seu carro um pouco a frente, para ver se a pessoa precisa de ajuda, mas como ninguém sai do carro para conversar com ela, ela desiste de ajudar e vai embora.
No dia seguinte, ao acordar, ela descobre que houve um assassinato naquela pequena estrada. Uma mulher foi encontrada num carro.
Logo ela passa a se sentir culpada:
E se eu tivesse ido até lá? Poderia tê-la ajudado ou teria morrido também ?
A culpa só aumenta quando ela descobre que conhecia a vitima, pois tinha feito amizade com ela em uma festa em que fora levada por sua melhor amiga e na sequencia tinham tido um almoço muito divertido.
O que fazer? Contar a policia que passou pelo local do crime?
Será que não irão julga-la por ter ido embora sem fazer nada?
Mantendo este pensamento, ela vai se enrolando cada vez mais até começar a perceber que coisas estranhas estão acontecendo em sua casa. Ela passa a se sentir observada, todo dia seu telefone toca pela manhã e ninguém fala nada, janelas aparecem abertas, objetos mudam de lugar.
Com medo e com culpa, ela passa a acreditar que o assassino a viu na cena do crime e que agora a está perseguindo.
Mas será que aquilo é real ou imaginação?
A mãe de Cass foi diagnosticada com demência aos 44 anos e ela ainda se lembra como foi cuidar da mãe até o final. Será que o mesmo está acontecendo com ela?
De repente coisas começam a aparecer em sua casa sem ela se lembrar de ter solicitado aquilo. Ou ela passa a se esquecer de coisas.
Ela não se lembra de ter marcado churrasco com amigos, ou da viagem a trabalho do marido, ou mesmo onde estacionou seu carro no shopping.
Ela também não se lembra de ter solicitado a instalação de um alarme de incêndio ou mesmo ter comprado um espremedor de batata, ou pior ainda, um carrinho de bebê, sendo que nem está gravida.
Mas como uma pessoa pode não saber se fez algo deste tamanho?
É o mesmo que passamos o livro inteiro nos perguntando.
Em A Beira da Loucura, Cass tenta esconder o que está passando de seu marido e de sua melhor amiga, mas a situação vai ficando cada vez mais complicada, até que ela passa a desacreditar de sim mesma e passa a viver a base de medicações.
O livro às vezes torna-se repetitivo ( Não aguentava mais aquele telefonema matinal) e durante muito tempo me perguntei se estava lendo um drama ou um thriller.
A autora facilmente nos convence que Cass está ficando louca.
Mas...
Difícil falar mais sem dar spoilers.
No fim fica claro para o leitor tudo o que está acontecendo com Cass, e confesso que dói um pouco na nossa alma conhecer a triste realidade.
Como a estória se alonga um pouco, temos tempo de criar diversas teorias, e no meu caso acertei quase no alvo, mas isso não estragou em nada a leitura, pois a autora ainda nos segura para fechar todas as portinhas que ela abriu. E haja raiva a cada fechada de porta!
Infelizmente acho que posso dizer que B. A. Paris não tem muito talento para criar finais, pois em ambos os livros ela nos deixa com fogo nos olhos, mas cria um final morno, que é até justo, mas acaba sendo pouco perto do que queremos que aconteça.
Aqui ainda existem muitas coincidências “facilitadoras de trama” e algumas situações que contam com a boa vontade do leitor (Como uma pessoa não percebe que trocaram seus eletrodomésticos), mas a autora consegue nos envolver tanto no clima tenso que com certeza relevamos e aceitamos.
Acabei o leitura pilhado e achando zero defeitos, mas depois fui pensando sobre alguns acontecimentos e vi que muita coisa ali não seria possível, mas até ai, já tinha me divertido tanto!
Em comparação com o livro anterior da autora, este aqui é mais fraco, mas não deixa de ser uma ótima diversão. A leitura demorou um pouco para me envolver, mas a segunda metade do livro eu devorei em um dia.
Está procurando um thriller divertido?
Mergulhe de cabeça!

Ana Paula 28/10/2023

Literalmente a beira da loucura.
O enredo é um pouco previsível, mas mesmo assim conseguiu prender minha atenção. Gostei muito da construção narrativa da personagem principal, achei as descrições das cenas de descontrole muito boas. Só que o final ficou muito corrido e não deu pra sentir aquela sensação de reviravolta.

Patty 07/09/2020

Maravilhoso!
Que plot twist, meus amigos!
O livro começa um pouco estranho e não conseguimos ter certeza sobre o que está acontecendo, mas de acordo com o passar dos capítulos as peças vão se juntando até que se tenha ideia do que está acontecendo.
E o final? Sem dúvida é o ideal, apesar de deixar um gostinho de quero mais.