O Ceticismo da Fé

O Ceticismo da Fé Rodrigo Silva

Resenhas - O Ceticismo da Fé

Raissa 26/02/2020

Há alguns dias, terminei a leitura desse livro e como o autor é o incrível Rodrigo Silva, que, além de arqueólogo, é formado em Teologia e Filosofia, eu já estava com minhas expectativas bem altas quando comecei a lê-lo e não me decepcionei. Ele já é um dos meus favoritos.
O Ceticismo da fé toca em temas muito importantes e tenta estabelecer um bom diálogo principalmente com os ateus. Aqui o ateísmo não é demonizado, pelo contrário, é até compreendido, mas Rodrigo, como cristão, vai aos poucos questionando alguns pontos dessa descrença. Ao longo da leitura, somos questionados constantemente: Se Deus realmente for uma mentira, esse provavelmente é o maior mito já criado e se for realmente um mito, deve ser combatido. Do contrário, se Deus realmente existe, também temos que falar sobre isso, afinal seria a maior verdade que temos. Não é uma questão que possa ser ignorada.
Apesar de se dirigir a um público ateu, o livro também é interessante para os cristãos, agnósticos ou adeptos de outras religiões, pois ele também trata sobre a existência humana, o bem e o mal, o conhecimento científico, a igreja, religiosidade e também da Bíblia (por exemplo, por que um livro sagrado contém tantos episódios sangrentos?).
Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra essa palavra seria questionamento. A fé deve ser racional e questionada o tempo todo. A falta dela também.
“O que questiono é o cientificismo, com sua crença dogmática na autoridade do método científico e seus resultados. Para mim, seria mais atual um trabalho conjunto entre as áreas de modo que a ciência, teologia e filosofia pudessem trabalhar simultaneamente. Afinal, preciso da ciência para me dizer como o mundo é, da religião para dizer como deveria ser e da filosofia para provocar o pensamento a esse respeito.” (p.215).

Excelente!

Dansd1 20/01/2022minha estante
Raissa quando puder leia "Verdade Absoluta" de Nancy Pearcey.

Mica CM7 05/08/2022minha estante
Raissa muito boa sua resenha, obrigada por essa contribuição. Começarei ler em breve

Thaí 14/10/2023

Incrível!!!
Rodrigo Silva é maravilhoso, a didática dele é perfeita, um livro pra ler com calma, sem pressa, aproveitando cada lição.

Não sou perfeito, mas procuro sempre me lembrar de que minha vida pode ser a única Bíblia que muitos leem fora da igreja e, dependendo da situação, isso pode não ser muito bom. Daí a responsabilidade daqueles que dizem crer em Deus.

A fé não pode ser um salto cego num abismo divino para o qual não existe nenhuma racionalização ou racionalidade. Por outro lado, dizer que a razão manda na fé é como afirmar que o rabo abana o cachorro. Seria um contrassenso anular por completo qualquer função racional no ato de crer. Afinal se existe mesmo um Deus, ele nos criou como seres racionais. Negar isso é como tirar das aves a capacidade de voar.

Wesley - @quemleganhamais 30/06/2021

Todo mundo tem fé em algo, mas nem todos assumem isso por achar que só na religião que a fé existe.
No livro o Dr. Rodrigo Silva desenvolve toda uma argumentação sobre a sua Fé e como é possível ter fundamentos para isso. Sem fundamentos, a fé é cega e isso já não é fé e sim fideismo.

O autor constroe uma linha de raciocínio que vai desde a definição da palavra Fé até a questão de estarmos sozinhos ou não no universo. Nesse percurso ele fala sobre a história do ateísmo, sobre a igreja e seus problemas, transcendência, existência da vida e sobre Deus.

É uma conversa filosófica, mas de forma que qualquer pessoa pode entender. A linguagem é clara e acessível.

Muitas questões são levantadas ao longo do livro e ao final temos uma certeza!

Vale a pena a leitura!

Pedróviz 23/02/2020

Servindo.
Em Ceticismo da Fé, Rodrigo Silva preocupa-se em conversar amigavelmente com os "sem-fé", desenrolando uma respeitável lista de argumentos filosóficos. A principal tese que move o livro é que uma fé que questiona é mais forte, isto é, a fé apoiada no intelecto. A única explicação que tenho para algo assim está no fato do público para o qual o autor se dirige, um público que se julga sábio e que necessita da luz ou da sombra conhecimento para embasar sua fé ou sua descrença. Assim, Rodrigo Silva segue os passos de Paulo:
"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele."

1 Coríntios 9:19-23

Wagner Fernandes 12/05/2022

Questões para a vida
Muita sabedoria e reflexão nessas páginas.
É divertido, há anedotas pontuadas para determinados temas, rico em informações, embora em certos momentos seja uma leitura um pouco cansativa, mas não enfadonha. Recomendo ler sem pressa, um capítulo por vez, refletir, absorver. É FILOSOFIA PURA. Questões para ponderar com mente aberta, temas para nos fazer pensar sobre nós mesmos, o mundo e a vida como um todo tendo como foco o PORQUÊ de o ser humano cultuar divindades desde o início dos tempos até esta nossa era tecnológica. O autor traz reflexões de pensadores que viveram na Antiguidade, na Idade Média, no Renascimento, Iluminismo e atuais.
Leitura indispensável para todo aquele que quer aprender sobre o ser humano no planeta Terra.
Trata-se de um livro incrível e um pouco difícil de compartilhar a experiência de lê-lo. As impressões são muito pessoais, introspectivas. A maneira como o autor aborda a filosofia, as crenças pessoais, a dúvida e mesmo as ciências físicas mexem com a mente do leitor fazendo-nos questionar nossa própria compreensão da vida e da existência! Deveria ser adotado em todo curso universitário!
Texto para reflexão e discussão em grupo. Imagine as percepções pessoais de cada participante sendo debatidas em classe! Professores de Filosofia e Sociologia, tá aí uma sugestão. TRECHO: "Se, realmente, há trilhões de anos existisse o Nada Absoluto, não existiria hoje também o Nada Absoluto? A resposta é sim, visto que qualquer coisa - não importa quão pequena - não pode surgir sem razões do Nada Absoluto. O que isso nos diz? Resposta: O Nada Absoluto nunca existiu. Por quê? Porque se o Nada Absoluto alguma vez existiu, ainda hoje existiria! Se o Nada Absoluto tivesse existido não haveria nada além dele que causasse a existência das coisas. Porém, alguma coisa existe. Na verdade, muitas coisas existem. Você, por exemplo, é algo que existe, algo de muita importância. Por essa razão, você é prova de que o Nada Absoluto nunca existiu. Agora, se o Nada Absoluto nunca existiu, isso significa que sempre houve um tempo em que pelo menos Alguma Coisa sempre existiu. O que seria esse "Alguma coisa"?"

O livro segue esse modo de reflexão. É extraordinário e ao mesmo tempo complexo. Não deixa de ser uma ótima leitura, que pretendo reler um dia.

Felipe1503 07/08/2020

Um livro para ateus que também é para quem crê
Nem todos tem a coragem de confrontar suas dúvidas cristãs, mas tenho que admitir que esse livro me fez pensar sobre a minha fé - não de uma maneira ruim, pelo contrário. - Esse livro me fez entender que muitas dúvidas não são ruins, mas podem fortalecer ainda mais a nossa fé.

O livro é voltado para ateus e agnósticos. Pessoas que não creem. - não é um livro para convencê-los, mas para que entendam que não há nada de ignorância em crer em Deus.

Giane 07/10/2021

Pode parecer contraditório, mas a verdadeira fé exige dúvida. Um crente sincero questiona quando passa por momentos de provação e sofrimento, corre atrás de respostas. Porém esse livro não foi escrito, em essência, para crentes e sim para céticos. Todos temos dúvidas, mas não podemos permanecer no comodismo de nossas crenças apenas para não desafiá-la, seja você ateu ou religioso.

Nesta obra o autor Rodrigo Silva traz muitas questões que em algum momento você e eu já nos questionamos: "se Deus existe, como explicar o sofrimento?", "Onde estava Deus em Auschwitz?", "A Bíblia é confiável?", "Porque Deus mandou matar?", "Deus realmente existe?". Essas e outras indagações são abordadas ao longo de uma narrativa rica em detalhes.

Já admirava a escrita do Dr. Rodrigo, mas esse livro realmente é um divisor de águas. Na fase acadêmica em que estou, essa leitura foi de extrema importância. Ganhei até insights para meu futuro TCC!

Adiel.Guimaraes 23/01/2021

Inspirador!!!
Ganhei este livro de presente de Natal e que presente!!! O autor apresenta questionamentos bem relevantes como a existência de Deus, o sofrimento, a dita superioridade da razão sobre a fé questionamentos que muitos em algum momento da vida sendo crente ou descrente já tiveram.
E propõe através de seu testemunho pessoal e inúmeras referências respostas bem interessantes!!!

Carlos531 26/10/2023

O insight para escrever a obra partiu de uma afirmação de René Descartes que diz o seguinte: ?o homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa?. E assim o livro foi construído, partindo do princípio da dúvida, traçando argumentos para sustentação da fé em Deus.

Mas não pense que esse livro é sobre um teólogo tentando provar a existência de Deus, nada disso... Até porque Deus é improvável, se Deus fosse provável ele estaria mais para teorema do que para pressuposto, logo caberia dentro da mente humana e não seria grande o bastante para ser Deus.

Isso aqui é uma conversa sincera e aberta, sem fugir dos grandes problemas que envolvem a fé em Deus, como por exemplo: ?Porque um Deus de amor matou e mandou matar tanta gente no Antigo Testamento?? ?Se Deus existe e é amor, porque ele permite tanto sofrimento no mundo??

Bryan.Soares 11/07/2020

Melhor livro do gênero que já li. Super indico para os céticos em questão.

Rqsk 13/08/2021

Ao contrário do que parece, o livro não está repleto de citações bíblicas. Ou seja, não se trata de um livro religioso. Destina-se a todos: ateus, agnósticos, teístas etc.
Ao longo do livro, o autor dialoga com céticos, filósofos, cientistas, que refutam a seus modos a existência de Deus. O autor busca evidências na própria ciência e na filosofia para validar seus argumentos.
O tema do livro é apresentado de forma lúcida e ponderada. Não há aqui, uma negação cega aos argumentos de outros autores presentes no texto. Muito pelo contrário, há mais concordância do que discordância por parte do autor. Isso mostra que o tema é tratado de forma imparcial, sem roupagens de religião.
Assim, ele fala de temas difíceis sem se apegar a uma fé dogmática (o sofrimento inevitável de todos, a inação de Deus perante a maldade deste mundo, são alguns exemplos). De forma sincera e honesta, mostra os dois lados da moeda.
No decorrer das páginas, observa-se que Deus não é bem-vindo em alguns ambientes: escolas, universidades etc. De fato, desde o Iluminismo, com a valorização da razão, o nome de Deus vem sendo ?desgastado? por aqueles que valorizam o conhecimento científico. Ora, com a expulsão de Deus, é necessário que se coloque algo em seu lugar. Portanto, Eis o paradoxo: expulsaram Deus desses lugares, e deificaram a ciência, o ser humano, a razão.
Talvez seja porque nascemos com um vazio transcendental. Pois é, acredite você ou não, ele existe em cada um de nós. Aliás, aqui há um ponto de convergência entre crentes e descrentes. Esse vazio é preenchido por Deus. No entanto, há os que preferem preenchê-lo com coisas efêmeras: drogas, bebidas, filosofias.
Baseando-nos nos flagelos que assolam a humanidade, podemos duvidar da existência de Deus;
baseando-nos na bondade, na esperança, podemos ter certeza de sua existência;
baseando-nos nos estudos físicos, científicos, podemos distorcer sua imagem.
É como dizia Padre Antônio viera:
?Se os olhos veem com amor, o corvo é branco; se com ódio, o cisne é negro; se com amor, o demônio é formoso; se com ódio, o anjo é feio; se com amor, o pigmeu é gigante.?

Não obstante a ascensão da razão, do conhecimento e da ciência, Deus insiste em ficar. A Bíblia é de longe o livro mais vendido no mundo.
Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão (Mateus 24:35).

ronaldsilvadev 30/03/2024

É realmente um livro que todo mundo deveria ler uma vez na vida. Pensamentos e questionamentos são feitos muitas das vezes para você refletir e pensar sobre fé e o acreditar em Deus. Realmente não poupou conhecimento, com certeza aprendi demais com o ensinamentos agregados nesse livro e fico feliz em mudar meus pensamentos em diante

Dansd1 20/01/2022

Incrível!
Dr. Rodrigo Silva é muito hábil na forma de debater a filosofia cristã com as de mais linhas filosóficas. Afinal: "Deus existe ou seria a fé religiosa apenas um delírio".

Bianca.Souto 20/09/2020

Razoabilidade da crença
O autor deste livro é um famoso e eloquente professor universitário, filósofo, arqueólogo, teólogo e apresentador de televisão, o prof. Dr. Rodrigo Silva, alguém que admiro muito. Neste livro ele faz uma abordagem a respeito da razoabilidade da crença em Deus. Passeando através de grandes filósofos como Nietzsche e Schopenhauer, além da própria vivência e questões existenciais, ele aborda a fé e a descrença. Um dos pontos que achei dos mais interessantes é a forma de escrever constantemente conversando com o leitor. Um livro que te faz refletir sobre acontecimentos atuais e históricos.

Jasmyn.Nachard 29/05/2022

Leitura respeitosa e equilibrada
Uma peça chave para cristãos que querem se posicionar intelectualmente mas não sabem por onde começar. Além de ser uma ótima opção para ateus e agnósticos que desejam compreender melhor os fundamentos da fé cristã em seu ponto de vista mais profundo e razoável.

Eu devo muito ao Rodrigo Silva, sua maneira de pensar e de duvidar de tudo possibilitando uma crença firme e verdadeira salvou a minha fé. Quando eu estava mergulhada num mar de incertezas, Deus colocou esse homem na minha vida por meio das redes sociais.

Desde então pude ver que seu trabalho não mudou somente a minha, mas mudou muitas vidas. O livro é ótimo para todos. Algo denso e profundo, conteúdo acadêmico de qualidade e extremamente confiável.

5 estrelas muito merecidas.