Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

lu 16/08/2021

Necessário, porém desanimador
Torre não é um livro ruim, apenas não é tão bom quanto os principais.

Pontos positivos
- desenvolvimento dos personagens principais
- revelações cruciais (e surpreendentes)
- novos casais fofos
- apresentação de novos personagens bons (como Borte, Sartaq e Kadara)

Pontos negativos
- quebra de ritmo: por se passar em um cenário secundário, não é tão envolvente quanto a saga principal
- devagar: demora muuuito para as coisas começarem a acontecer
- casal desnecessário (um problema que também está em outros livros da saga)
- falta de desenvolvimento dos príncipes: desde o começo do livro é dito que a corte e os príncipes são traiçoeiros, mas não tem tantas intrigas quanto esperei. Também esperava muito mais de personagens como Hasar e Arghun (que tem um potencial gigante) e senti certa inconsistência no Kashin
lets 16/08/2021minha estante
concordo!!

tabeeatriz 16/08/2021minha estante
amiga, concordo muito com o último tópico! eu amei mt esse livro, mas senti mt vontade de ter conhecido mais eles

lu 16/08/2021minha estante
também gostei bastante mas nesse ponto realmente deixou a desejar

tabeeatriz 16/08/2021minha estante
SIM e muito, as vezes penso q com tantas páginas algumas poderiam ter sido exclusivas deles kkkkkkkkk

serenna2 05/05/2021

Torre do Alvorecer
Todo ranço que eu tinha pelo Chaol sumiu!!
O arco de redenção dele foi incrível, e a Yrene voltando de lâmina e aparecendo aqui foi tudo para mim
Nesryn e Sartaq são meus piticos, e eu queria mais cenas deles!
Idi 05/05/2021minha estante
Oi amg, o que exatamente o Chaol fez para conquistar seu perdão? Kkkk é uma pergunta sincera, eu realmente não consigo perdoar ele

serenna2 05/05/2021minha estante
oioi, foi aos poucos sabe? pq o Chaol fez tudo aquilo para Aelin pq ele tava perdendo tudo que tinha, e mesmo isso não seja motivo, no livro em si ele tem sua redenção, e ele estava tão quebrado quanto a Aelin, mas se vc não gosta dele não problema ????

Rafa.Meyer 05/05/2021minha estante
tomara que meu ranço por ele tbm suma kkkkk

Idi 05/05/2021minha estante
Não tinha pensado pelo lado que ele estava quebrado e tal, mas as atitudes dele me deixaram brava, principalmente com as mulheres que ele se relaciona, mas enfim, obrigada por esclarecer, foi bom entender seu ponto de vista ??

Bru 27/01/2022

Uma redenção bem construída para um personagem imperfeito
Os livros dessa saga sempre foram excepcionalmente fatídico e frenéticos. Sempre pensei muito em abandonar os livros, desde o primeiro, com o ritmo inicial.... simplesmente não me prendendo. Mas esse livro em específico....

Primeiro que algumas coisas do universo de TOG foram mal construídas ou simplesmente desnecessárias, ao meu ver.

*POSSÍVEIS SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES*

Ok, as bruxas são naturalmente cruéis com o resquício de sangue valg. Mas e se não fossem exatamente más, mas coagidad a serem más?

Ok, as bruxas são incrivelmente poderosas e fortes, imagina UMA LÍDER. Mas não, aelin consegue matar a matriarca relativamente fácil.

Ok, as ARANHAS (KKKK, pra mim a maior perda de tempo da saga) são más e etc, impossível pegar um pouco da teia e sair impune, MAS MANON CONSEGUE.

*FIM DE COMENTARIOS DOS OUTROS LIVROS*

Mas pelo amor de deus, a aranha resolver contar tudo pra nesryn, como um vilão de anime genérico? Ah, pelo amor. Ladrando demais e mordendo de menos. Poderiam apenas não falar sobre isso nos livros, seria mais elegante.

ENFIM, VOLTANDO AO LIVRO (se você leu até aqui deve estar se perguntando por que uma nota tão alta....)

Nesryn e Chaol não me convenciam. Nem como casal e nem como personagem. Casal mais sem tempero dos universos literários. Ai como personagem...
Nesryn só apareceu do nada, sem apresentações que comovessem ou seja lá o quê. Chaol parecia um personagem honrado e leal, com muitas qualidades e uma mentalidade fixa.

Mas (e aqui começam os pontos fortes do livro) e se Chaol não fosse nada daquilo? Ou, pelo menos, não mais.
Chaol começa o livro amaldiçoando a cadeira de rodas e aumentando as tragédias da vida dele. Como sempre fez. O teimoso e arrogante de sempre, com os maiores problemas do universo, etc.
Começa o livro contrapondo a sua personalidade honrosa etc com a atual. Ainda dando vislumbres de que se enxerga como a pessoa de antes, se recusando a ficar com yrene pra manter a honra dele e de nesryn, como se se exaltasse ainda demais.
Compreensível, visto que sua única válvula de escape. Sua única motivação a agir é ainda a culpa, e tentar seguir pelo menos uma única vez a sua própria palavra.

Aos poucos, se permite (quase forçado, ou forçado) a encarar definitivamente tudo aquilo que ele não cumpriu. Se ver sem as máscaras que ele construiu a si, se libertar de simplesmente esconder que ele realmente fez muitas coisas que deixaram a sua mente em conflito, mas ainda há um juramento que ele pode cumprir. Algo que o pode mover, senão a culpa. Além do amor.

Achei sua redenção válida e bem construída na maior parte do tempo. Chato que no final "Ah, não era magia, era autoperdao". Mas acho mais aceitável do que o arco das aranhas, que sinceramente acho uma furada desde a primeira menção a elas.

Quanto a nesryn..
Passei a respeitar ela um mais. Gostar dela. Mas sinceramente, longe de ser muito. Embora legal ela e sartaq, etc. Mas sempre foi sobre chaol. Parece até que ela foi criada como premio de consolação por parte da SJM, caso nao houvesse um outro livro ficaria por isso mesmo. Não reclamo, mas não exalto. A parte dela cumpriu o que propôs, apresentar persnagem. That's it

Pontos fracos do livro: ora,
As aranhas realmente me incomodaram demais. E demorou muito pra desenrolar a história. Foi o livro que mais cheguei e desistir, e olha que todos foram difíceis de levar adiante.

Pontos neutros: incomoda um pouco todos os personagens serem tão lindos, mas sinceramente, prefiro assim. A única que não é lá essas coisas é a Elide, o que me causa até certa agonia de ver fanart dela. Se houvessem realmente personagens feios, o fandom fariam fanarts bonitas, então melhor que sejam lindos por natureza.
Outra coisa, essa dinâmica de personagens serem sempre incríveis não me incomoda. Na verdade gosto.
Incomoda um pouco os casais serem tão premeditados, e sempre haver um casal. Mas prefiro q seja assim. Sendo sincera com vocês. nao espera-se coisas reais em um livro de fantasia. Particularmente leio pra isso.

Conclusao: gostei bastante, era necessário melhorar a imagem de Chaol se ele vai aparecer ainda. Valeu a leitura, Chaol é de longe o personagem mais humano da saga. O QUE me é incrivelmente positivo. Embora todos sejam longe de serem perfeitos (yrene pra mim é quem mais chega perto da perfeição), Chaol se mostra como o mais imperfeito. Fazia falta.

Yrene foi uma personagem gostosa de ser conhecida, uma das que mais gostei, tanto por ser uma curandeira e não outra linha de frente na batalha quanto pela trajetória. Ponto bem forte.

Achei bem legal ser introduzida uma utopia em formato de Reino, um vislumbre do que deveria ser Adarlan e pode ser Terrasen. Boa sacada.

Enfim, uma nota entre 7 e 8. Um livro, racionalmente falando, bom. Mas em minha opinião, muito bom. Agradou trabalhar em um lado tão humano num personagem, a sua recusa em ver a realidade e a materialização de todo o desgosto na forma de Celaena, como se mesmo enxergando o errado, ele ainda precisasse materializar em uma única pessoa pra fazer sentido. Foi essa interpretação que me fez me Ver um pouco em Chaol, o que me fez realmente gostar do livro. Enfim, um dos livros que me marcou. Uma boa leitura
hivikki 27/01/2022minha estante
Você voltou mesmo com as aranhas hein amg KKKKKKKKKKK Ri muito

hivikki 27/01/2022minha estante
*invocou

Bru 27/01/2022minha estante
TOTALMENTE EU ODEIO AS ARANHAS kkkkkkkkkkk

Bru 27/01/2022minha estante
Cada capítulo de aracnídeos é uma tortura

leticia clarke 24/08/2021

O mundo precisa de mais curandeiros
Para ser bem sincera, quando terminei de ler Império de Tempestades, pensei seriamente em pular essa leitura, e eu tinha muitos motivos pra isso: estava com uma mágoa tão grande do Chaol que eu nem sei descrever o quão grande era. Como uma boa cadela, tomo todas as dores da Aelin para mim, quem é inimigo dela é meu inimigo também, e quem fala mal dela eu também falo mal, ou seja, antes de começar o livro ---- ódio eterno desse lorde. Outro motivo é que eu ficaria muito tempo longe dos meus personagens favoritos, nesse momento agora eu estou louca para ler Reino de Cinzas só para encontrar eles de novo. MAS, como a grande teimosa que sou, fui ler torre, não que eu tivesse muitas opções já que é a continuação e não um livro a parte, mas enfim... O começo desse livro é completamente arrastado e chato, até as 250 páginas eu estava pensando em largar e ver algum resumo na internet, e foi nesse instante que o livro deu uma guinada muito foda e começou a decolar na minha percepção. Em boa parte do livro, o que me prendeu de verdade foi Nesryn e Yrene (que eu já super amava em A Lâmina da Assassina), até que Chaol foi sendo curado e eu pude ver cada angústia pelo que ele tinha passado, e, apesar de ser um chato teimoso, ele demonstrou novamente o homem bom que era. Discordei dele em algumas cenas no decorrer do livro, mas acho que só agora vejo que ele não precisa ser quem eu quero que ele seja, ele é quem ele é. Um homem de coração bom. Apesar de muitos erros, fiel a Dorian. Uma pessoa diferente com opiniões diferentes, não posso odiá-lo por isso.

Esse livro foi praticamente uma terapia para mim, o próprio Chaol se perdoou por tudo que fez e eu pude perdoá-lo, eu to extremamente feliz por amar esse homem de novo. Ainda bem que eu não pulei esse livro, eu adorei.
Analu. 24/08/2021minha estante
Eu feliz porque nunca odiei esse ser de luz, meu cristalzinho ????

leticia clarke 24/08/2021minha estante
ele só era incompreendido???

Sarah 08/11/2021minha estante
eu tava muito relutante mas depois dessa resenha vou ter que ler?. kkkkkkkk

leticia clarke 08/11/2021minha estante
leia amiga, é muito bom, vc n vai se arrepender ??

mariabotan 07/09/2021

A herdeira de Silba
Mais um livro de tog com uma história à parte daquela da Aelin. E esse livro também se entrelaça com A lâmina da assassina, já que vemos Yrene Towers como uma das peças principais pra essa história.

Vou começar dizendo que o início desse livro foi um porre pra mim. Eu realmente tava achando muuuito chato, eu tava sem paciência nenhuma pro Chaol. Então precisei forçar um pouquinho e fui lendo só porque todo mundo falava que ia melhorar quando a Yrene aparecesse. E realmente! Nossa, melhorou demais!

Assim como em lâmina (que eu também achei chato, mas tinha adorado a história da Yrene), esse livro também só me conquistou por causa dela. Essa curandeira é maravilhosa, tem uma história ótima e um desenvolvimento tão bonito. Foi ótimo ver que ela conseguiu chegar em Antica e se tornar uma ótima curandeira, tudo por causa daquela estranha que a ajudou um dia. E eu amei tanto saber que ela guardava com carinho o bilhete da Aelin, que algum dia queria reencontra-la para agradecer.

Com relação ao Chaol, como já disse, comecei o livro já sem paciência. Eu ainda estava chateada com ele e toda vez que ele voltava na história da Aelin ter sido uma assassina eu revirava os olhos bem forte porque meu Deus, ele não superaria isso nunca?????? Mas isso mudou. Acho que o chaol amadureceu bastante e consegui perdoar ele completamente já. As briguinhas e provocações dele com a Yrene eram tudo pra mim. Espero muito que ele continue sendo o homem que vi no final de torre do alvorecer.

Nesryn sempre foi uma personagem meio nem fede nem cheira. Teve algumas atitudes que me deixavam bem com ranço, mas acho que ela é uma mulher que aguentou muita coisa. Adorei o desfecho dela, muito merecido.

Esse livro provavelmente é peça fundamental para o encerramento da série. Apesar de não ter curtido o início, agora no final eu sei que foi importante a leitura, com várias revelações que eu nunca nem imaginaria. Espero que tudo isso se entrelace bem em Reino de cinzas, estou ansiosa pra começar a ler o último livro da série, apesar de saber que sentirei uma saudadezinha depois que tudo acabar.
yaya 07/09/2021minha estante
estou na luta para terminar esse livro ainda ??

Nayh 07/09/2021minha estante
Yaya eu tbm demorei para engatar na leitura
Mas persiste que vale a pena ??

mariabotan 07/09/2021minha estante
Yaya, faz igual a nayh falou: persiste que no final vale a pena!!!!!!!!

Nayh 08/09/2021minha estante
Exato!!!

any 15/03/2021

Me surpreendeu positivamente
Confesso que comecei a leitura meio desanimada pois não esperava muito desse livro, e realmente o início é mais arrastado especialmente por vir depois de um final como o de Império de Tempestades. Porém ao decorrer dos acontecimentos ele te prende e te envolve aos novos personagens, romances e descobertas.

Pra mim Torre do Alvorecer tem tanta importância quanto os livros anteriores. Tanto para o desenvolvimento e crescimento individual de alguns personagens quanto da estória da saga em si.

Chaol precisava desse espaço pra crescer e foi muito bem feito. Assim como Nesryn, e, esse livro, faz com que tenhamos mais conexão e afeto para com ela.
Além do aproveitamento dos personagens que conhecemos em A Lâmina da Assassina, o que pra mim é um dos pontos altos da SJM, conseguir dar importância a esses personagens e trazê-los de volta sem a gente esperar.

Enfim, eu gostei muito e estou ansiosa/trsite/animada/aflita para ler o último.
alicemmansur 15/03/2021minha estante
ihhh, o próximo vai doer

any 15/03/2021minha estante
não tô preparada amg akjska

alicemmansur 15/03/2021minha estante
eu li sem estar preparada mesmo KKKKKKKK duvido que um dia eu irei estar preparada pra esse livro

any 15/03/2021minha estante
menina vc tá me assustando mais ainda kkkkkkk

Thariny @tharinylinno 10/06/2020

Não pulem este livro!
Eu quase fiz isso, principalmente pela forma como o último termina, estava surtando pra saber como as coisas poderiam se resolver (ainda estou!!!!). No entanto, como uma tiete do Chaol, me obriguei a respirar um pouco e a me entregar a estas 600 páginas. Foi a melhor coisa que fiz. Sim, o livro pode se arrastar em alguns momentos, (quem chegou até aqui sabe que é uma característica da escrita da autora, segue o baile) porém, um personagem tão importante como Chaol não merecia menos do que isso: espaço pra ter sua narrativa aprofundada. Eu estava muito triste e angustiada pela forma como as coisas estavam pra ele, não só pelo final do romance com a Celaena, mas por ele estar tão perdido, tão triste. Perder sua honra, quebrar suas promessas. Aquilo acabou com Chaol tanto quanto a morte da Nehemia afetou nossa Coração de Fogo e eu não estava conseguindo lidar com a tristeza do Capitão. E sim, esse livro é sobre luz, amor e redenção, com doses maravilhosas de intrigas, batalhas e surpresas que vão impactar o seguimento da série. Lindo demais! Obrigada Sarah por se preocupar em dar este presentes aos fãs de Chaol e Celaena, mesmo que a gente entenda que o lugar da Aelin seja com o Rowan, (e que casal, meu Deus!!!!) faltava algo. Agora não mais!
Babi @enredoliterario_ 10/06/2020minha estante
Real, eu quase pulei ele, e ia perder uma história incrível, e muitas revelações!!

Thariny @tharinylinno 10/06/2020minha estante
Quase pulei tb, mas justamente por ler algumas resenhas aqui eu me convenci!

Jess 10/06/2020minha estante
Acho que esse livro é uma redenção da Sarah com Chaol, finalmente ele recebeu tudo o que merecia! Ainda bem que ela teve a brilhante ideia de escrever Torre do Alvorecer!!!

Thariny @tharinylinno 11/06/2020minha estante
Jess, concordo plenamente! O caminho pelo qual o personagem do Chaol estava indo era muito injusto em relação a importância dele no primeiro e segundo livro.

Maria4043 31/08/2020

Leitura arrastada
Esse livro se estendeu mais que o necessário. Entendo a necessidade da autora de nos mostrar o avanço dos personagens, mas precisava enfatizar tanto os fatos? As partes com a Nesryn me davam sono. Estou cansada das atitudes quase iguais dos Valg, e eram tantos personagens que me bugava a mente. Demorei muito mais que o esperado para ler por ser muito maçante. A única coisa boa foi a Yrene. E o crescimento do Chaol como personagem.
july 01/09/2020minha estante
E eu esperando que ela não enrolasse tanto como ela fez em alguns livros... Mas enfim kkk

Maria4043 01/09/2020minha estante
Mas o nosso Chaol foi incrível como sempre ? porém, houve coisas que a autora fez que não curti muito. Mas ooook.

july 01/09/2020minha estante
Sempre há né, Sarah não consegue ser justa com nosso Chaol mas enfim rs

Maria4043 01/09/2020minha estante
Realmente... A autora gosta de nos fazer sofrer.

Julia3564 19/03/2022

??
Que desenvolvimento fantástico.
Sinceramente, comecei esse livro não esperando muito coisa, já que uma amg leu e me disse que achou tudo muito arrastado, mas eu me surpreendi dms (não é atoa que cada um tem o seu ritmo de leitura).

Começando pelo desenvolvimento individual do Chaol, que por si só já é algo que merece uma atenção dobrada. Chaol é um personagem quebrado e amargurado que finalmente encontra sua luz em se perdoar e ser fiel a si mesmo. Junto a Yrene que também tinha seus demônios para combater, os dois se curam e desenvolvem um amor tão lindo que é impossível não se envolver.

Me emocionei muito com a correlação que a SJM fez com a dor física do Chaol e a dor mental.

Em contra partida, senti falta de um melhor desenvolvimento de Nesryn com Sartaq e individualmente. Tive a impressão de que a história deles ficou para um segundo plano o qual a autora esqueceu de focar em outro momento...
A forma com que eles foram buscar respostas para suas suspeitas e acabaram achando muito mais do que o esperado foi fantástica, mesmo tendo um desenvolvimento um pouco insatisfatório, ambos tiveram momentos lindos juntos e a louca por romance que habita em mim já até fanficou na minha cabeça.

As referências de Lâmina da Assassina e a revelação do final do livro e o quão importante ela pode ser para o final da saga foi tão----- Sarah deixando claro o quão importante e necessário é ler esses dois livros.
Isabelly 19/03/2022minha estante
Tem q ler esse antes de "reino de cinzas" ou antes de "Império de tempestade" ???

Julia3564 19/03/2022minha estante
Tem que ler antes de Reino de Cinzas, amg

Isabelly 19/03/2022minha estante
Obrigada?

Raissa Barros 28/11/2022minha estante
eu concordo viu, resenhou certinho. ?????????

Thaionará 17/01/2023

ERRADO QUEM PENSA QUE PODE PULAR ESSE LIVRO!!!!!
Magnífico, é só oq eu posso dizer...
Peço perdão por ter demorado tanto tempo para ler essa preciosidade.

Que coisa mais linda!!!

Extremamente sensível, a forma como a depressão foi relatada e tratada nesse livro foi tão espetacular.

Maravilhoso.

Super mega importante esse livro para a história.

Leiam!

E Chaol, você tem meu respeito novamente
Joy archeron 18/01/2023minha estante
um dos melhores de toda a série! muito injustiçado cara..

Thaionará 18/01/2023minha estante
Siiiiim, plmdds

Giutsudasombras 19/01/2023minha estante
Quem pula livro só pode ser psicopata não declarado

Thaionará 19/01/2023minha estante
Só gente maluca faz isso

Lirinha 29/03/2021

Acompanhamos o desenvolver da cura que o Chaol sofreu em Rainha das sombras, temos novos personagens, reviravoltas, viradas de mesa,explicações sobre pontos importantes para a história... Livro essencial para entender e obter o máximo de prazer finalizando a série com Reino de Cinzas (Nem to pronta pra acabar a série:/ )
Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
oie quer participar de uma leitura conjunta de reino?

Lirinha 11/04/2021minha estante
Amg to sofrendo até hoje com o término de reino :/

Lirinha 11/04/2021minha estante
Mas queria ter participado, obgd pelo convite S2

ah tudo bem amgg

Julia 13/07/2021

LIVRO INCRÍVEL QUE VENHA REINO DE CINZAS
QUE LIVRO FOI ESSE MEU DEUS EU TÔ EM CRISE!!!!!
GENTE NÃO PULEM ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS, ELE É MUITOOOO NECESSÁRIO.
Então, esse livro é simplesmente perfeito é isso, não há defeito algum.Os plots são incríveis e geniais sério, eu fiquei de boca aberta.O desenvolvimento dos personagens são tudoo afff. Eu tô rendida pelo casal desse livro aaaa.
sou mundinho chaol e yrene br
O que falar de Chaol westfall? Fez exatamente tudo, nunca julguei
YRENE PATROA DEMAIS
Nesryn você é incrível

É ISSO EU AMEI MUITO
SARAH J MASS ENTREGOU TUDO

ANSIOSA PRA REINO DE CINZAS AAAAAAA
Geise 13/07/2021minha estante
E ainda tem gente que quer que ele MORRA, pqp Chaol meu amor forever

DeiseCristtina 13/07/2021minha estante
Eu amo esse livro meu pai!!!!!

Julia 13/07/2021minha estante
simm?? o chaol foi muito necessário e importante pra tog

nathalya. 14/07/2021minha estante
mundinho chaol e yrene pra sempre ???

Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
oie quer participar de uma leitura conjunta de reino?

Sam 11/04/2021minha estante
oi amiga eu já tô nesse gp KSKSKS tu já falou comigo

AHAKAKAKKAK

Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
tô convidando td mundo que eu n vi KKKKKK

lia 03/08/2021

relação de amor e ódio
foi difícil ler esse livro juro, tinha horas que eu queria jogar ele pela janela e outras eu queria guardar em um potinho eu quase fico de ressaca, o desenvolvimento do chaol foi simplesmente incrível confesso que teve partes que eu queria bater nele e dizer pra ele para de ser tão cabeça dura. ele aprendeu com o erro dele e eu fiquei tão mais tão feliz com isso, e quando ele se encontrou com a yrene e ele tinha certeza de que era ela, nossa, eu só faltava pular de alegria. a nesryn e o sartq quase me fizeram entra no livro e colocar os dois cara a cara e dizer que eles estavam apaixonados um pelo outro.
iamatilda 04/08/2021minha estante
Vai pra reino de cinzas agora lia?

lia 04/08/2021minha estante
simm
você se prepare pq você vai ser meu ponto de apoio

iamatilda 04/08/2021minha estante
pode surtar comigo sim, vamos chorar juntas

lia 04/08/2021minha estante
vamoss

Gaby 26/08/2021

Um tapa na minha cara.
Não queria ler esse livro.
Odiava o Chaol.
Esse livro é importantíssimo, não podemos pular.
Chorei em muitas partes, e por incrível que pareça, nenhum dos outros livros da saga me fez chorar.
#Chaolnuncatecritiquei
tabeeatriz 26/08/2021minha estante
Ai amiga, esse livro é meu xodó ?

Gaby 26/08/2021minha estante
É o meu preferido junto com rainha das sombras ???

Tati Ricci 27/08/2021minha estante
Nem me fale.... chorei de não me aguentar!

.BEA. 01/09/2021minha estante
Nossa eu tenho tanto ranço do Chaol que não consigo avançar nessa leitura ?