Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

isabella 02/01/2022

O primeiro livro que eu li do Machado. Honestamente, não é impressionante. Mas eu gostei até das dinâmicas que ele apresenta, e a narrativa é bem consistente.

Silmara.Alencastro 30/12/2021

Simplesmente Machado
Depois de ler Dom Casmurro e Brás Cubas, é possível perceber que Ressurreição foi um ensaio para as obras que vieram posteriormente. Ele inicia nessa obra sua perspicácia, seu olhar aguçado para a sociedade do seu tempo: o triângulo amoroso, a solidão e principalmente a dúvida.
Bárbara 03/01/2022minha estante
Vou colocar na minha lista de 2022.

Giovana456 29/12/2021

Achei o livro bom, mas talvez seja o que menos gostei do Machado de Assis até o momento. É bem diferente dos romances mais consagrados dele, justamente por ter sido o primeiro.

Marivaldo.Barreto 28/12/2021

Ler Machado de Assis é sempre muito bom. "Ressurreição" não podia ser diferente. Uma leitura rápida e gostosa.

Adriana1090 27/12/2021

Belo
"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade. Sou um coração defeituoso, um espírito vesgo, uma alma insípida, capaz de fidelidade, incapaz de constãncia. O amor para mim é o idílio de um semestre, um curto episódio sem chamas nem lágrimas."

@andressamreis 23/12/2021

Romance de estreia maravilhoso
Este é o primeiro romance de Machado de Assis, escrito em 1872.

O protagonista é Felix, um solteirão, que vive de rendas, amores superficiais e breves, o qual encanta-se pela viúva Livia.

Livia, possui um filho do primeiro casamento, bela, espirituosa e que desperta o afeto de outros 2 personagens.

O desenvolver da narrativa ambientada no Rio de Janeiro é tranquilo, sem grandes reviravoltas, mas que apresenta seus percalços por conta dos limites morais, éticos e de etiqueta social da época. Chega a dar um calafrio de nervoso, de como as pessoas permitiam que suas vidas fossem assaltadas, para garantir uma boa imagem, ou imaginar que, se, talvez, falar algo poderia chatear o outro. O final já é uma amostra grátis da fase do Realismo de Machado.

O que mais gosto das obras de Machado é o prazer de ler se termos, suas ironias, a conversa conosco leitores, as frases de efeito. É o trilhar a leitura.

O enredo não é complexo, inovador ou extremamente viciante é a leitura em si que cativa. A magia das palavras!

Rê Lima 18/12/2021

Há tempos não lia nada do Machadão e mais uma vez me surpreendi! Apesar da repetição do tema, mais um livro muito bom!

Zanza 14/12/2021

Admiravelmente Machadiano
Sem palavras para esse romance. Muito bom e bem "Machadiano".

Esse foi o primeiro romance de Machado e nele a gente já pode perceber algumas características que aparecem em outros livros dele, como por exemplo (a minha preferida) que é a interação com o leitor.
Também há em certo momento do livro uma pequena pitada de mistério que vai levar ao desfecho do livro.

Sobre o protagonista desta estória, Felix é uma personagem muito intenso. Ora frio demais por causa de seus ciúmes desvairados, ora apresentava-se com demasiado amor, muito semelhante à "Bentinho" (Dom Casmurro). Concluo que este possuia um amor sufocante.

A amada desse romance, Lívia, me pareceu uma mulher forte e decidida no início, mas a paixão tirou um pouco dessa personalidade dela. Não irei mais comentar sobre ela para não dar spoiler, rsrs.

Outra personagem que gostei muito foi Raquel, que embora fosse jovem apresentava uma certa maturidade e um contentamento impressionante a ponto de abdicar de sua felicidade. É uma personagem admirável.

Mabia.Santana 12/12/2021

Lívia é a melhor personagem feminina de Machado
Gostei muito de aprender sobre a feminilidade com a viúva Lívia. De verdade, nunca li algo tão lindo que mostrasse na "prática" uma mulher exercendo seu papel de feminilidade.
Leiam!

Lucas Rabêlo 23/11/2021

Folhetim terapêutico
Marca registrada de nossa mídia visual, as telenovelas abordam e exploram as inconstâncias da vida e de seus personagens por etapas há anos, tais quais os folhetins de nosso passado literário tão rico, fonte inspirada. Data daí o "Romantismo", que apresentava o herói e sua capacidade de atingir a excelência máxima, a mocinha idealizada, o vilão vencível e a roda social característica no entorno. De forma alguma estes elementos faltariam numa obra do período, mas viria a torto, afinal, esta história nasceu de uma pena e tinta de Machado que não se preocupa em fantasiar caracteres, mas sim expor a complexidade afetiva.

Primeiro romance de nosso patrimônio cultural, Machadinho experimentaria já todas as nuances que o elevaria do elogio à veneração: o traço de contato e a intimidade com o leitor, a narração onisciente, condutor de um enredo simples que da concisão transforma-se numa expressiva trama contemplativa, além da carga psicológica de seus convivas em eterno teste e provação. Félix e Lívia, dois interessados amorosos mútuos se veem no Rio de Janeiro imperial a catástrofe do que não viria a ser; e para o autor não há magoa em fugir da obviedade romântica, é nela que estaca e expande sua pretensa análise humana, - marca de relações deléveis -, que inconstantes e permissivos que somos, condenamos o outro pela falta das "memórias de ilusões" na busca de se ser.

Tatiane 16/11/2021

Posso esganar o Félix?! Que homem insuportável!!!
"Viera ele em todo o caminho a descrever na imaginação o estado de Félix, acabrunhado por alguma grande dor, e em vez disso achava-o a ler pacificamente um livro."

Cris 07/11/2021

07.11.2021
Mesma temática de Dom Casmurro, houve ou não traição? Mas ao contrário de Bentinho, Félix resolve não se casar para não conviver com essa insegurança. Rapaz ciumento e desconfiado que decide viver livre do que uma vida infeliz, mesmo que com o amor da sua vida.

eusouwalrus 02/11/2021

ressureição
Li pelo colégio mas o livro é interessante e eu gostei da história. A narrativa ainda é muito cansativa e me faz só passar o olho por cima da história e ter que voltar tudo. Gosto do Machado, as conversas com o leitor são ótimas.

Duda 28/10/2021

Um lindo livro de Machado? personagens complexos e profundos (embora meio problemáticos cofcof). Um livro extremamente enriquecedor e repleto de vocábulos elegantes que embelezaram o livro! Uma leitura encantadora, embora demande mais esforços para completa-lá do que um livro contemporâneo demandaria?

ps. fiquei chateada com o final!! afff queria tanto que ************ acabassem juntos!

André Hausmann 19/10/2021

Continuando minha proposta de (re)ler alguns autores na ordem da publicação de seus livros, aqui estou para falar sobre o primeiro romance do Bruxo do Cosme Velho.
Numa trama curta, aqui já podemos ver os primeiros traços que seriam aprofundados em seus próximos trabalhos. Temos um narrador desconhecido que acompanha os protagonistas, analisando, julgando, fazendo comentários sobre suas atitudes e emoções, mas com aquele perfil psicológico no estilo machadiano.
O título do romance fala da ressurreição do amor no coração do personagem principal, Félix, um solteirão namorador, inseguro e desconfiado. Sua amada Lívia, já começa mostrar as características das subseqüentes mulheres criadas por Machado. Logo no inicio da história, no primeiro parágrafo já temos uma idéia do enredo desse drama romântico, cheio de ciúmes e arrependimentos. Onde um promissor e esplêndido dia de sol pode ser “também um passo para a morte”.
Além dessa história curtinha e agradável, essa versão vem acompanhada por um prefácio escrito pelo próprio autor, que por si só vale sua leitura, onde nos apresenta o que veremos no texto principal, bem como seus métodos de trabalho e suas considerações sobre sua própria obra. Uma verdadeira aula.