13 Segundos

13 Segundos Bel Rodrigues

Resenhas - Treze Segundos

Bel 25/04/2018

Por mais paradoxal que possa parecer, eu não sei muito bem o que escrever aqui. É uma mistura absurda de sentimentos que me deixam transbordando de felicidade.

O 13 Segundos começou a ser escrito pela Bel de 14 anos, logo após ela ver uma conhecida sendo vítima de revenge porn. O primeiro rascunho foi finalizado pela Bel de 15 anos, mas para isso acontecer, a Bel de 14 anos ouviu durante meses o quão culpada a vítima era, pois ela não deveria ter sido TÃO ousada a ponto de confiar no seu parceiro; aquilo tudo não fazia sentido para mim e eu não tinha com quem conversar sobre isso. Foi a primeira vez que me dei conta de que algumas coisas só saem de mim por escrito. Esse livro é para as mulheres que foram tratadas como criminosas simplesmente por serem mulheres num país que trata o sexo desinibido como o maior dos atos pecaminosos.

Esse livro é para as mulheres que foram corajosas a ponto de me contarem suas histórias.
Esse livro é para as meninas e mulheres que findaram suas vidas diante dos julgamentos de uma sociedade doente.
Esse livro é para os adolescentes e adultos que não conseguem se identificar com a maioria das histórias que leem.

Se você está se perguntando se esse livro é sobre você: sim, ele é.
Luuh_hs 25/04/2018minha estante
HINOOOOO, louca pra ler! ?

Ana 25/04/2018minha estante
meu Deus Isabel que hinooooooo

bpantuzzo 25/04/2018minha estante
AAAAAAA EU TO LOUCA PRA LER JÁ BEL! tenho certeza que ta maravilhoso

Darly 25/04/2018minha estante
CARALHO EU TO MUITO 13 SEGUNDOS *Mônica no computador*

Art 25/04/2018minha estante
Bel do Céu, só quero te dizer que a paixão pelo livro, história e edição tá fortíssima aqui; amei os esboços dos personagens e pirei na representatividade bi???

Mikaele 25/04/2018minha estante
Começando a guardar dinheiro de agora mesmo. Anciosa de mais por esse livro. Expectativa a mil.

Sarah Guedes 25/04/2018minha estante
Meu Deeeeus... Preciso disso na minha estante ??

Leh 25/04/2018minha estante
Bel meu anjo EU TO SURTANDO JÁ DE TANTA VONTADE DE LER. QUANDO LANÇAR EU VOU PARAR O LIVRO QUE ESTAREI LENDO AONDE QUER QUE EU ESTEJA NELE SÓ PRA ADMIRAR ESSA BELDADE

Sarah Guedes 25/04/2018minha estante
Meu Deeeeus preciso disso na minha estante !!

Larissa.Jerba 25/04/2018minha estante
Aaaaaa maravilhosa. Só vem livro do milênio. ??

Luny 26/04/2018minha estante
FADA ACOLHEDORA

Naiara 26/04/2018minha estante

Naiara 26/04/2018minha estante
MUITO ANSIOSA ??

BlueBarbosa 26/04/2018minha estante
Muito ansiosa, te admiro muito, Bel

Bel 26/04/2018minha estante

Falou tudo. Quero agora kkk

Letícia Resende 26/04/2018minha estante
JÁ SEI QUE VAI SER UM HINO DE LIVRO

Sabrina Amorim 26/04/2018minha estante
Opa linda, vamos adiantar o lançamento desse futuro clássico?

Nanda 26/04/2018minha estante
Queroooooo!

onereadingirl 26/04/2018minha estante
Adicionadissimo como desejado e quero ler!!!

bruna 26/04/2018minha estante
Puta merda. Quero agorinha. Necessito.

dedag 26/04/2018minha estante
Bel, sua linda! Estou muitooo ansiosa para ler o teu livro! ???

bru 26/04/2018minha estante
ÍCONEE, ISABEL TE AMO

kananda emilly 26/04/2018minha estante
Cara, quero muito lerrrrrr

kananda emilly 26/04/2018minha estante
Tu é tão incrível, Bel, tu nem imagina

carolzdib 26/04/2018minha estante
VOU MORRER DE ANSIEDADE

Math 26/04/2018minha estante
EU TO SEDENTO PELO HINO

Nanda 26/04/2018minha estante
Aaaaaa sua maravilhosa

Ana Goto 27/04/2018minha estante
Estou chocada que acertei o plot! ?

Maygeek7 27/04/2018minha estante

JÁ QUEROOOOOO

Tailane Santos 27/04/2018minha estante
Aaaaaaa HINO!!?

Patty 28/04/2018minha estante
MEU DEUS EU TÔ TÃO ANSIOSA E TÃO FELIZ.
EU ADMIRO TANTO VOCÊ QUE NEM SEI

André 29/04/2018minha estante

João 01/05/2018minha estante
QUE HIT

Willa Dominik 06/05/2018minha estante
Não consigo expressar como estou feliz por você e ansiosa pelo livro. Sério, Bel, queria ser sua amiga e te fazer entender um pouquinho como te apoio, isso é muito irracional?

Arthur.Medeiros 07/05/2018minha estante
PRECISO !!!!

Lilian 14/05/2018minha estante
onde compro?? q não to achando...

alexandreari 16/05/2018minha estante
VEMMMM AAAA

Josiane 31/05/2018minha estante
Bellll, mal posso esperar para conhecer a história de Lola, que com certeza trará representatividade em um sociedade tão deturbada. Parabéns é muito pouco pelo seu lindo trabalho!!! ;*

Jaque.Goncalves 06/06/2018minha estante

Carol 06/06/2018minha estante
COMPREI hj na pré venda!!

Carol 06/06/2018minha estante
Queroo muito ler, certeza que vou amar

Giu Moreira 14/06/2018minha estante
Aaaaaaaaaa que arraso. Quero ler.

Letícia Ramos 18/06/2018minha estante
Meu Deus, que mulher!!! Já quero esse livro agoraaaaa.

Thais.Silva 02/07/2018minha estante

Mari M. 21/07/2018minha estante
Quero demais!

Deb 06/09/2018minha estante
A melhor leitura do ano!!??

Deja 11/03/2020minha estante
Estou lendo

Ana 09/03/2021minha estante
Quero continuaaaaaaaaaaação

Gabrielle69 30/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito em todos os sentidos,o único problema é q n tem continuação?

Ryan Colossal 07/06/2020

Frustrante
Poderia por a culpa na expectativa, mas não é somente isso, o livro tem um único climax e ele aparece nas últimas páginas, a leitura é fluída e vai deslizando até você perceber que esta sendo arrastado e não chegando a lugar algum; ao tentar construir muito, não construiu nenhum personagem. A mensagem importante corre rápido demais, as últimas páginas parecem não se conectar com o restante do livro, parece que foi a primeira parte a ser escrita pois é como um brilho depois de ter andado no escuro, esperava frases marcantes mas elas só aparecem no final. E o livro é isso; o final. E quando você chega a mensagem importantíssima tudo corre tão rápido que depois de tanto navegar no escuro; você chega a claridade e ela te espera com um precipício e você cai e se pergunta como acabou.

@kahyohanna 20/07/2020

Não dá para dizer que comecei a leitura sem expectativas porque afinal é livro da Bel né? Mas posso dizer que tentei.

Gostei muito do comecinho do livro, já percebemos uma escrita muito simples e gostosinha de ler. Mas logo já caímos no tédio. A personagem principal é pouco indentificável, amigos chatos, romance sem graça, nada acontece, diálogos forçados, já disse que nada acontece?

Já estava pra desistir de ler quando resolvi ver as resenhas e descobri que teria uma reviravolta mais para frente, então continuei. E é sério que depois de vários nadas acontece algo em 76% do livro? Algo de fato importante e que é péssimamente desenvolvido.

Estou bem decepcionada!

Helena.Carvalho 07/01/2019minha estante
Bem que eu queria não concordar, mas é exatamente isso que você falou.

Lola444 08/01/2019minha estante
Eu pensei que eu tinha me expressado bem na minha resenha, mas você conseguiu muito melhor do que eu. O livro é exatamente isso sem tirar nem pôr.

karenpassos 16/02/2019minha estante
MEUDEUS! você escrevendo deixou o livro tão ridiculamente engraçado! KKKKK amei e compartilho exatamente a mesma opinião, que livro péssimo! vindo logo da Bel, uma youtuber q eu aprecio muito os gostos dela. enfim, 0 relevante esse livro, infelizmente.

S. G. Conzatti 02/04/2019minha estante
Concordo totalmente com sua resenha. Foi jogado no livro todas as minorias como se fosse uma lista a seguir como fazem naqueles filmes que exigem uma porcentagem de tais características, mas ninguém realmente se importa com eles. E quando o primeiro vídeo da Lola bombou daquela maneira quase abandonei o livro. E ao chegar no assunto realmente importante foi tudo corrido e superficial.

Lara.Bia 06/04/2020

Bem mediano
Talvez estava colocando muita expectativa nesse livro, mas achei a história sem aprofundamento e com diálogos forçados.
O clímax acontece tarde demais e praticamente não é desenvolvido. O final termina do nada, assim, tive a impressão que estivesse faltando folhas

Já estou começando a desistir de ler livros de Youtubers

LiteraBruna 02/12/2020minha estante
Você conseguiu resumir tudo que eu achei desse livro

saraiva 23/01/2021minha estante
eu to chocada com sua resenha, não porque ela foi ruim ou eu discordo, e sim pq vc falou tudo q eu achei kkkkkkkkkkkkkkk muito boa mesmo, foi uma bela decepção esse livro pra mim tambem, vc ta certo em tudo q disse

lekastilho 29/03/2021

Perfeito!
Acabei uma ressaca literária com ele, acompanho a bel há tempos mas não achei que o estilo de escrita dela seria tão leve assim, apesar dos temas abordados no livro. A história da Lola é muito boa e necessária!

Duda 30/03/2020

13 Segundos
Não acredito que a Bel Rodrigues me fez gostar de um livro cujo gênero seja romance e que 13 segundos ainda não tenha uma continuação!!

Sério, fazia tempo que eu não lia um livro em um dia, que fosse tão leve e tão fluido que eu mal percebia o tempo passar...

Com certeza esse seria um livro eu que indicaria para alguém que queira ter o hábito da leitura. Com fácil entendimento, é o tipo de livro que faz você querer saber mais a cada capítulo...

Falando em capítulo, eu não tinha entendido a ligação com a história, >>pois em cada capítulo contém o título de uma música, mas logo de início me achei kkk. Também não sabia o por quê do título ser 13 segundos, mas na reviravolta tudo se esclarece.

Só não dei 5 estrelas pois algumas coisas deixaram a desejar, como por exemplo o que aconteceu com Lola e John...
Heloiupy 30/03/2020minha estante
Duda... seria um livro tranquilo para ser indicado a adolescentes, do 6° ou 7° anos??

Duda 31/03/2020minha estante
Oi! Então, durante a trama têm umas três cenas quentes... se é isso que preocupa. Mas a intenção e mensagem por trás da história, é muito boa! Envolve superação, sonhos, relacionamento abusivo, amizade, sororidade, entre outros, como temas ligados entre si de uma maneira leve e descontraída, uns mais ressaltados que outros. Ali por 14-15 anos, não vejo problema, pois a própria autora quando escreveu o livro, tinha apenas 15 anos.

Heloiupy 31/03/2020minha estante
Legal... bom saber, muito obrigada pela descrição. Eu não sabia que ela era tão nova quando escreveu... Valeu mesmo!!!!

Bárbara 27/04/2020minha estante
Penso exatamente igual!

Leticia 26/10/2020

Tema mal trabalhado
Uma trama adolescente que trata de um fim de relacionamento seguida de um problema que pode desmoronar a vida de uma jovem: essa é a premissa de 13 Segundos. Acompanhamos a história da Lola, que termina um relacionamento abusivo e passa a reavaliar as áreas de sua vida e priorizar as amizades, família e a paixão pela música. Mas ela é vítima de revenge porn, e exposição de fotos sem consentimento na internet. Um tema sério que foi muito mal trabalhado no livro, tornando-o raso.

A reviravolta que dá nome ao livro acontece após mais de 70% da história. Antes disso o que podemos ver é uma trama adolescente em que a protagonista tem uma vida social agitada. Ela conhece um intercambista que se interessa por ela, começa um canal no youtube com covers que faz sucesso imediato e tem amizades maravilhosas. Toda a construção da personagem é um pouco irreal e americanizada.

Depois de mais de 70% do livro nos deparamos com a situação de revenge porn, em que a jovem é exposta nas redes. Um tema necessário e que acontece muito foi colocado na história, mas não foi bem aprofundado. Com poucas páginas para o final da história, foi tudo corrido e mal explicado. Mais uma vez, Lola consegue passar pela situação, de forma rápida e irreal, o que torna a leitura fraca para um assunto tão importante.

A escrita da Bel é simples e fácil, sendo bastante fluída, mas há muitas gírias que atrapalham ao longo da leitura. Mas este defeito é secundário em comparação com a forma com que a trama foi construída. 13 Segundos é um livro com uma premissa muito boa e importante - ainda mais no cenário nacional - mas que precisava ser melhor trabalhado.
Missae.Odate 27/10/2020minha estante
Nossa! Siiiiiim! Um tema muito desperdiçado nesse livro, tinha tanta coisa pra falar e orientar sobre revenge porn, mas ela não faz o mínimo.

callmedante 27/07/2021

esperava MUITO mais
achei a escrita bem fraca, personagens sem desenvolvimento nenhum e diálogos forçados. o livro inteiro a lola fica so falando do john, e no final o livro ficou ?serio? abruptamente mudando totalmente a narrativa. tentou falar de assuntos importantes mas ficou muito superficial

Karol 18/10/2021

Não me prendeu
Não consegui de jeito nenhum gostar desse livro, eu curto muito a Bel mas 13 segundos foi sem sombra de dúvida o livro mais ruim que eu já li.

Personagens rasos, perfeitos demais, sem algo para o que lutar, sem pensamentos diferentes, basicamente só trocou nome e gênero, são tão sem personalidade que só lembro mesmo da Lola e do John. Além de 95% da história ser desnecessária.

Mesmo se passando no Brasil parece que estamos em Nova York, americanização é muito forte e só mostra como isso parece uma fanfic do wattpad com o Harry Styles e não uma história sobre crime sexual que se passa no nosso país.

A premissa do livro me prendeu mas eu confesso que não consegui gostar, achei péssimo. O clímax mesmo já sendo conhecido desde o começo do livro é mal trabalhado e mal detalhado. Os amigos não ajudam a Lola corretamente e ao invés de chamar a polícia a amiga sai de casa de pijama só para bater na cara do garoto que vazou a protagonista e eu fiquei tipo ????????????

Não gostei mesmo, ruim demais, é isso.