A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Karen Costa 23/02/2023

E de fato um livro mais apressado, mas da pra sair com uma boa base depois de lido. Muito bom para quem está pensando em começar a estudar cinema

lilis 25/01/2023

Leitura tranquila
De todos os que comecei desta série, esse foi o único que foi cativante o suficiente pra terminar. Ele cumpre realmente o que promete, apresentando de maneira superficial o cinema e seus pontos importantes.

No fim do livro, o autor atinge seu objetivo captando o interesse do leitor não apenas a grande lista de filmes obtida durante a leitura, mas no desejo gerado de aprofundar os conhecimentos e estudar mais sobre os assuntos apresentados.

Edson Camara 13/01/2023

A história do cinema com a duração de um bom filme
É fascinante a história dos pioneiros do cinema e como se tornou uma poderosa indústria vital para a economia e seu domínio universal com a criação de Hollywood.
É uma leitura rápida, mas com profundidade, o autor aborda a vastíssima história do cinema desde os primórdios até os dias atuais, muitos dados, fatos e curiosidades são abordados tornando a leitura tão prazerosa com o assistir a um bom filme.
Há uma infinidade de curiosidades que aumentam nossa cultura geral sobre o assunto e que pode ser usada em conversas sobre o tema sem medo de ser feliz, como por exemplo:
"Na década de 1920, Rin Tin Tin, um pastor-alemão que protagonizou 23 filmes de sucesso (só no cinema mudo), chegou a ganhar mil dólares por semana (o ator principal dos mesmos filmes ganhava módicos 150) e contou com a ajuda de 18 dublês para as cenas mais perigosas."
E ainda:
"Embora as produções cinematográficas norte-americanas dominem mercadologicamente as bilheterias do mundo, o maior produtor cinematográfico do planeta é a Índia. De acordo com a Film Federation of India, foram produzidos 1.986 longas-metragens no período de 12 meses entre abril de 2016 e março de 2017."
E dezenas de outras curiosidades como estas
O autor fecha o livro com um passeio entre os mais importantes países com produção cinematográfica relevante, infelizmente por ser limitado em número de páginas, muitos ficaram de fora como as pornochanchadas brasileiras da década de 70 que eram importantes na crítica social no período de chumbo da censura no Brasil."
Definitivamente uma excelente leitura

Joker 12/01/2023

Um livro bem simples, as vezes repetitivo, mas ainda sim bastante interessante. O próprio nome já deixa bem claro que será uma viagem rápida.
A divisão dos capítulos por movimentos cinematográficos para mim foi um ponto positivo.

dan 10/01/2023

a história do cinema pra quem tem pressa - resenha
li despretensiosamente e acabei terminando em poucos dias. é um bom guia pra quem gosta e quer entender mais da história do cinema e ter referências de filmes. se tivesse mais curiosidades seria mais interessante. foi um bom passa tempo.

Pollyane 30/12/2022

Bom livro para ter uma visão geral do assunto
Como o título mesmo diz, é um livro bem resumido sobre a história do cinema. Porém, para quem tem curiosidade e se interessa em saber um pouco sobre esse mundo mágico do cinema, vale a pena.

Ozzy 28/12/2022

Bom para sua proposta
Uma boa história do cinema norte-americano com complementos do cinema europeu e brasileiro é passagens do cinema oriental. Mas tem uma lista de filmes clássicos essenciais.

Canteli Marcio 15/11/2022

Um bom passeio
Como cinéfilo já tinha visto muitos dos conceitos apresentados neste livro, porém foi um bom passeio histórico. Os outros livros da série eu abandonei a leitura, esse não rsrsrs

tirinhadepeixecomcreme 11/10/2022

Uma ótima introdução
Eu tentei começar a estudar o tema por "História do Cinema Mundial" do Fernando Mascarello e precisei de um tempo pra procurar uma leitura mais leve sobre o tema, e 'A História do Cinema pra quem tem Pressa' foi um ótimo complemento de leitura nessa jornada de estudos.

(Agora tenho mais uns 200 filmes na lista pra ver depois porque esse livro tem diversas citações, mas aqui não é o lugar pra isso)

brinaw 18/09/2022

ah, é mto bom!
eu amei ler este livro, toda noite eu lia um pouco e absorvia essa história super extensa (sabendo que é uma obra resumida, eu fico impressionada como uma das artes mais recentes da humanidade possui tanta carga cultural na nossa sociedade). Foi muito legal ler e eu com certeza saí com um contexto mto melhor do cinema atual e com certeza com muitas recomendações!!

Tiago.Cecconello 01/09/2022

O livro cumpre seu objetivo

O autor consegui sintetizar muito bem a história do cinema. O livro fornece um panorama geral e informações relevantes sobre as principais escolas do cinema.
Pode ser um ponto de partida interessante para quem quer conhecer mais sobre a Sétima Área.

larissaplath 27/08/2022

é uma leitura leve e rápida, recomendo pra quem quiser começar a ler sobre cinema e gosta de cinema em si. Óbvio que eles não poderiam escrever tudo sobre cinema em 200 páginas, mas já é um começo

booksdreamz 30/07/2022

achei a leitura muito interessante trazendo várias informações sobre a história do cinema, pra quem gosta do tema recomendo a leitura :)