Edipo Rei / Antigona / Medea

Edipo Rei / Antigona / Medea Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Fernanda4153 16/06/2021

O conceito de ler uma peça escrita mais de 400 anos antes de Cristo e ainda ter a coragem de avaliar com um 4.

Acho que a maioria das pessoas já ouviu falar da história de Édipo, mas realmente poder ler a peça é muito legal. Ainda que, de modo geral, a maioria já saiba a história, vamos de um breve resumo (sem "spoilers"):

A tregédia de Édipo Rei é uma peça dramática sobre uma praga que está abalando o reino de Tebas. O oráculo diz que a única forma de salvar a cidade é condenando o assassino do antigo rei. Édipo, o atual rei da cidade grega e considerado um herói para seu povo, confirma que encontrará o assassino e o amaldiçoa. Acontece que, ao consultar outro oráculo, Édipo descobre que foi ele mesmo o assassino do rei.

Resumi sem falar o que todo mundo já sabe para não dar "spoiler".

Essa, na verdade, foi minha primeira experiência lendo texto dramático grego, então achei um pouco complicado. Mas a história é muito interessante (e trágica). É maravilhoso ler uma obra tão antiga que ainda é tão relevante.

Gostaria de ter a oportunidade de, um dia, ver Rei Édipo sendo encenada :) Acho que deve ser uma experiência ainda melhor já que foi pra isso que a história foi escrita

Dezwith (Capítulo 18) 15/06/2021

Leitura Rápida, Fácil e Excelente
Essa versão adaptada para um texto corrido (o original é em forma de poema) consegue passar toda a angústia que vai aumentando e dominando gradativamente o rei Édipo.
Apesar de eu ter lido já sabendo o enredo, a experiência de leitura é fascinante. Uma aula de de expressão dos sentimentos humanos.

Fernando.Mazeo 07/06/2021

Classico
Um clássico muito perturbador, origem do famoso ?complexo de Édipo?, que nos faz refletir profundamente sobre o poder da ignorância!

linne 27/05/2021

Interessante...
Gostei da temática abordada e o rumo que a história toma. Dá para refletir bastante...

Sarah 16/05/2021

Édipo rei é um livro clássico cheio de tragédias e reviravoltas. Gostei bastante da leitura e acho legal para quem quer começar a ler clássicos. Não me decepcionou e me permitiu diversas reflexões e ensinamentos.

Suelen.Philomeno 12/05/2021

Quanto a mim, quero saber minha origem
Um clássico que precisava ser esmiuçado. O tradutor faz isso com bastante clareza, não só a respeito da linguística quanto ao que nos toca de mais profundo nessa tragédia.
O quanto o saber pode ser perigoso, mas vital, para a possibilidade de escrever sua própria história.
O posfácio de Maria Homem, simplesmente impecável, as analogias feitas, nos leva a refletir sobre quem somos e o que estamos fazendo conosco e com o planeta.
Enfim, desde a capa até o posfácio o livro te enreda, eu penso ser difícil terminar a leitura da mesma forma que se começou, difícil sair ileso.

Raimundo.Marques 11/05/2021

Belo e trágico
Bela tradução em verso do trágico Édipo Rei por Mário da Gama Kury.

bella 30/04/2021

insta: @atocadaraposa

Esta foi a releitura de um dos livros que marcaram a minha vida. "Édipo Rei" abriu os olhos da pré-adolescente eu que já gostava de ler, para algo que ela não esperava que uma leitura pudesse lhe causar. A tragédia das tragédias, obra de Sófocles, me tocou muito mais do que eu pudesse compreender à época e ganhou outros significados com o tempo.

O livro trata da história de Édipo e acredito que não há spoiler para um livro de 400 anos a.C. A vida deste que, desde o momento de seu nascimento, foi uma eterna fuga e encontro com seu destino, o pior de todos. Desde que nascera, Édipo estava fadado a matar o pai e se casar com a própria mãe.

O mito vem de muito antes. Crescera separado dos pais biológicos que, sabendo de seu destino, condenaram à morte o recém-nascido; salvo por camponeses, o menino cresceu. E, nas linhas tortas de sua sina, Édipo mata seu pai, Laio, e acaba por se casar com sua mãe, Jocasta, com quem tivera filhos; se via agora rei de Tebas. A peça se revela quando uma nova praga ataca cidade, como não vista há muito, e a solução para seu fim é encontrar e expulsar o assassino do antigo rei, Laio. O Oráculo anuncia, mas o protagonista se recusava a enxergar o que estava diante de seus olhos, não era preciso esforço algum, o assassino estava no trono, era ele o impostor.

Quando percebe o trágico cenário que ele mesmo construíra, como castigo, Édipo se cega. Porque se quando enxergava não conseguia ver a verdade, de nada valiam seus olhos.

Minhas considerações sobre essa, e as próximas, estarão num post seguinte. Sigo agora para o “próximo” da trilogia, "Édipo em Colono”.

E deixo aqui um agradecimento (simbólico) à professora de minha antiga escola que, sem saber, marcou tanto minha vida ao pedir esta como “leitura obrigatória”. Obrigada.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Graciela 29/04/2021

Tragédia Grega
Agora eu entendo a expressão TragédiaGrega, que história é essa ! Já conhecia mas o impacto foi maior lendo.

annnnnnnnnnnnna 28/04/2021

"ó gerações de mortais, como vossa existência nada vale a meus olhos! qual a criatura humana que já conheceu felicidade que não seja a de parecer feliz, e que não tenha recaído após, no infortúnio, finda aquela doce ilusão? em face de teu destino tão cruel, ó desditoso édipo, posso afirmar que não há felicidade para os mortais!"

jupitereis 25/04/2021

Primeira vez lendo algo assim.
Foi meu primeiro contato com essa escrita de tragédia grega, por conta de uma cadeira de mitologia que me deixou aflorada pra esses simbolismos. Confesso que gostei MUITO, coisa que eu não esperava. A história é bem diferente do que imaginei que fosse, o que me faz pensar que Édipo foi muito mais vítima do que um traidor, ele sempre teve o senso da justiça, cuidado e amor pela família. Vou estudar mais sobre o assunto e espero entender melhor as entrelinhas dessa peça.