Ikigai

Se alimente com equilíbrio
Tenha bons amigos
Se exercite
Sorria
Entre en contato com a natureza
Seja grato
Viva o momento
Siga seu propósito

eduanton 24/03/2022

Interessante
O livro aborda a filosofia japonesa de encontro e vivência do propósito de vida, narra os costumes e hábitos de pessoas que vivem em uma ilha japonesa onde os habitantes passam e muito os 100 anos de vida, com saúde e ativos. Muito interessante para conhecer um pouco da cultura japonesa. Esperava um pouco mais de profundidade sobre como encontrar o próprio ikigai, mas valeu a pena!

Danny56 16/11/2023

Simplicidade
Achei bem interessante entender um pouco dessa filosofia japonesa, trazer o foco para nossas atividades diárias e não ter pressa. Estar presente.

Giany.Alves 23/02/2022

Um bom livro, que acima de tudo nos relembra que práticas simples, ou as vezes a simplicidade da vida nos proporcionam uma vida mais saudável, feliz e longeva.
Alguma práticas orientais,
simples como boa alimentação, bons amigos, vida em coletividade e uma vida em ativa e em movimento, são capazes te proporcionar uma vida muito mais feliz e saudável.

Aline.Zancani 21/11/2023

Conexão entre ikigai e outras temáticas
Neste livro os autores fazem conexões do ikigai com outras temáticas como psicologia, zen, budismo, práticas físicas, alimentação, entre outros trazendo sugestões e exemplos que se aproximam mais de algo aplicado.
Além disso, algo bastante interessante são os depoimentos de pessoas centenárias que compartilham o que as fizeram chegar em uma idade avançada, e de forma ativa.
Não basta apenas o autoconhecimento, que é fundamental para encontrar um propósito, mas sim ações intencionais que diariamente reforcem-o.
Algo que me marcou neste livro em específico ao contarem sobre a experiência de visitarem Okinawa é o poder do senso de comunidade e a importância do pilar social na longevidade e quão contrastante é uma perspectiva oriental da ocidental.
De forma geral, e o livro se encerra dessa forma, o convite é a busca pelo equilíbrio entre mente, corpo e comunidade.

Erika 07/02/2022

Uma bela e emocionante surpresa
Livro me surpreendeu, esperava menos. Me fez refletir sobre vários aspectos da vida e me emocionou.

Carolina 29/01/2022

Leitura leve e rápida, mas nada muito aprofundado. Esperava um pouquinho mais, pois parece um compilado de ideias já bem exploradas por outros livros, como ?Antifrágil? do Taleb e ?Em busca de sentido? do Viktor Frankl.

Amanda 18/01/2022

Conceitos interessantes
Os conceitos trazidos são bem interessantes! O autor traz exemplos deles aplicados principalmente na cultura japonesa. Gostei de saber algumas curiosidades da cultura japonesa mas parece que alguns assuntos ficaram superficiais e outro foram muito detalhados sem necessidade.

aaa 15/01/2022

Foi uma leitura boa e não me arrependo, mas não foi exatamente como eu esperava.
Pude conhecer mais sobre a cultura oriental (com foco quase total na japonesa).
Aprendi várias coisas com a leitura, mas em certo ponto se tornou um tanto repetitivo pra mim e acabei terminando a leitura de forma arrastada, porém é um livro que vale a pena ler.

Edson Camara 20/07/2018

Viva o momento. Pare de se lamentar pelo passado e de temer o futuro
Estou sempre a procura de novas informações para viver melhor.
Tomei conhecimento desse livro pela mídia social da editora, achei o título interessante e a capa interessante e resolvi ler.
Ikigai significa mais ou menos ter um propósito na vida, algo pelo qual acordar todas as manhãs. O tema dos autores é a longevidade, eles fizeram um estudo profundo sobre a longevidade dos habitantes da ilha de Okinawa no Japão, onde há uma grande concentração de pessoas acima dos 100 anos de idade.
O livro conta a história da pesquisa, dá diversos exemplos de longevos e direciona o caminho a seguir para quem, como eu, deseja viver muitos anos ainda, mas com qualidade de vida e saúde preservada.
A mensagem principal é que quem tem um Ikigai, ou um propósito de vida bem definido aliado a alimentação saudável, exercícios e hábitos de convívio com outros seres humanos, na vida real, fora do ambiente virtual, consegue a oportunidade de viver mais e melhor.
Há muitas orientações práticas a serem seguidas, não custa tentar, em troca de mais alguns anos de boa vida a nossa existência.
A mensagem final dos autores baseada em tudo que pesquisaram e testemunharam em Okinawa é: viva o momento. Pare de se lamentar pelo passado e de temer o futuro. Tudo o que você tem é o dia de hoje. Faça o melhor uso possível dele para que mereça ser lembrado.
Gostei da leitura.

Denise 24/03/2024

Ikigai
O livro apresenta boas reflexões sobre o ikigai; propósito da vida e costumes e tradições japoneses; não aprofunda muito no conceito. A experiência de leitura para mim foi um pouco arrastada. Uma opção razoável de leitura para quem se interessa pelo assunto.

Ricardo 28/05/2020

Encontre o que te motiva a viver
Os autores descrevem de maneira descontraída, mas estruturada, como as pessoas mais longevas do mundo vivem, e suas receitas para chegarem tão longe de maneira lúcida e saudável.

Fabiana931 28/02/2024

Fraco
Achei muuuuito superficial, além de não ter ensinado praticamente nada sobre como achar seu ikigai, e sim como viver 100 e poucos anos contando sobre os japoneses de Okinawa durante o livro inteiro. Alguns capítulos trazem bons insights mas, ainda assim, foi uma decepção. Esperava mais.

Mari 14/05/2020

Um olhar diferente sobre as coisas
Nesse livro da pra além de aprender um pouco mais sobre uma cultura diferente, ter uma visão do que é o ikigai. Ele te instiga a parar e pensar nas pequenas coisas que realmente gostamos. Muito bom!

Felipe.Gazire 03/04/2024

Bem gostoso de ler.
Recentemente li dois livros sobre o Ikigai, esse e um outro escrito por Ken Mogi. Enquanto o outro foca mais em detalhes da cultura japonesa, nesse os autores acompanharam a rotina de moradores de um vilarejo em Okinawa no qual as pessoas tem a maior expectativa de vida do planeta.
Embora tenha muita coisa em comum dos dois livros, eles se complementam para maior conhecimento desse tema delicinha que é o Ikigai. Leitura fácil e bem fluida, mas com alguns aprendizados bem legais.