Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

Clio0 09/05/2022

Karmilla ou Como Escrever uma Vampira Lésbica no século XIX Sem Ser Censurado.

Esse conto é um dos responsáveis pelo que viria a ser estereótipo da vampira, uma figura sensual e cheia de contradições, tão aterrorizante quanto sua contraparte masculina.

A obra de Bram Stoker foi fortemente influenciada por esse conto pois ambas são narradas em primeira pessoa, o vampirismo tem sintomas similares, e os autores pertencem a escola do romance gótico.

O drama envolvendo a antagonista é mais calcado nas impressões de Laura - a jovem vítima - do que em qualquer substrato promovido pela trama. Vale lembrar de que a noção de Vampiro/Humano Atormentado é relativamente nova, com a maioria dos autores mais populares preferindo defini-los como criaturas, ou seja, não podendo ser julgados pelos mesmos critérios.

Essa foi uma grande jogada do autor que ao inferir que Karmilla não era humana, não poderia ser taxada na época de homossexual. Assim, a sedução envolvendo as mulheres ganhou um sentido de predação que permitiu a obra fugir da censura e transformou o texto em algo verdadeiramente surpreendente já que não há nem mesmo alusões de que o lesbianismo seria uma "defeito vilanesco" ou um "desvio de caráter."

A história em si é relativamente dinâmica para o gótico-romântico, e muito do que hoje é considerado clichê foi amplamente utilizado por Le Fanu. Então, espere castelos, superstição, mistérios fáceis, mas intermináveis, etc.

Recomendo.
cosimask 10/01/2023minha estante
o autor foi muiro inteligente fugindo da censura!!

Matheus_Lago 14/03/2023minha estante
Não vejo que tenham descrito o vampiro como uma criatura isolada. Pela narrativa de Bram Stroker, percebe-se que a transformação tira a humanidade do ser mas o leva a um estado JÁ de condenação ao invés de pré julgado?

belisa47 25/03/2023minha estante
Definiu perfeitamente

Esthefanny.LourenA 30/09/2023minha estante
"Está próximo o momento em que saberás de tudo. Vais me achar cruel, muito egoísta, mas o amor é sempre egoísta; quanto mais ardente, mais egoísta"

Croween0 28/11/2023minha estante
Vampiras lésbicas se pegando

julie60 26/01/2022

Carmilla
Então... eu achei a forma como cada ambiente foi descrito de forma exagerada totalmente desnecessária e cansativa. Também me incomodei pela forma como o relacionamento de Carmilla com Laura parece se tornar algo romântico mas ao decorrer do livro não há algo explícito, mas também levando em consideração que essa obra foi escrita em 1872 é um ponto extremamente importante a se considerar. E o fato de que Carmilla seja lésbica seria apenas para deixar ela como uma personagem mais "repugnante" é nojento. Mas enfim, o livro cumpre sua promessa de uma história de terror.
Kate 18/02/2022minha estante
Realmente não tinha pensando nisso. No entanto ela ser lésbica torna-se atrativo na minha opinião; a forma que ela é descrita, os detalhes de sua aparência (esses eu achei necessário). Eu gosto MT desse livro

Anna2880 08/09/2022minha estante
Concordo com a ambientação... foi algo bastante cansativo e exagerado

Thayla 13/12/2022minha estante
Concordo, achei o livro bem cansativo, achei q teve detalhamentos exagerados e desnecessários

rotivo 31/12/2022minha estante
Que comentário perspicaz, nem tinha passado isso pela minha cabeça de terem usado essa possível sexualidade dela para piorar o caráter da Carmilla!!!

di angelo 25/02/2023minha estante
Não tinha parado pra ver dessa forma sobre a sexualidade da carmilla... Mas não achei que foi uma história de terror , me frustrou muito essa parte

Mar Fernandez 06/03/2023minha estante
Eu gostei dos cenários descritos exageradamente, pq eu tenho menos que meio neurônio, e preciso de muitos detalhes para conseguir visualizar algo ??mas na minha percepção não foi uma história de terror, não me decepcionei mt com isso, pq eu não estava esperando terror, e muito menos romance. Mas sim "A primeira vampira da História"

rkiveva 31/03/2023minha estante
caramba não tinha pensado na parte se usarem a sexualidade pra piorar ela, na minha opinião eu adorei ela, achei q iria desenrolar um romance com a Laura mas nem foi

domidomi 01/04/2023minha estante
então né,é difícil vc ler um livro gotico romantico não querendo muitos detalhes e exageros né KKKKK

Juliana3239 29/01/2024

Primeira vampira da história!
Eu gostei de Carmilla, me surpreendi positivamente. Me surpreendi mais ainda que o autor abordou a sexualidade e atração das personagens uma pela outra, principalmente por ser um livro vitoriano. Não tem nada explícito, como na maioria desses livros escritos nessa época, mas fica bem claro nas entrelinhas.

Carmilla é uma personagem com nuances e facetas. Gostei bem mais que de Drácula .

Já o conto 'O Vampiro' não gostei, daria no máximo duas estrelas pra ele. É aquele típico vilão unidimensional que faz o mal pelo prazer de fazer o mal, eu ficava esperando ele soltar um MUAHAHA a qualquer momento. A única coisa mais ou menos interessante foi ver o declínio mental do "mocinho", mas no geral só me deu sono.
Guilherme2293 29/01/2024minha estante
Comecei a ler hoje ?????

Juliana3239 29/01/2024minha estante
Vai que é tua ?????

Gustavo616 23/02/2023

Mircalla
Uma jovem garota vive tranquilamente com seu pai e vários funcionários em seu castelo, porém tudo muda quando uma situação inesperada acontece e o castelo recebe uma nova hóspede.

Durante a estadia dessa nova hóspede, coisas estranhas começam a acontecer no castelo, em especial com a garota que já vivia ali. Logo, começam as tentativas de descobrir o motivo de tais acontecimentos e também de desvendar o misterioso passado da jovem hóspede.

Confesso que não esparava muito desse livro, mas a obra me surpreendeu positivamente. O mistério que envolve Carmilla lhe prende na leitura do começo ao fim.

O livro é bem curto e a leitura lhe prende com certa facilidade. A escrita é maravilhosa e flui muito bem.

Recomendo para quem quiser uma leitura boa e rápida.

Carla.Vasconcelos 27/01/2024

Apenas recentemente soube da existência da obra e, após ler comentários sobre ela ser precursora sobre o tema (1 história) e supostamente ter "surgido" em mesma circunstância que Frankenstein (2 história), acabei tendo curiosidade em lê-las. Infelizmente achei a leitura apenas ok.
mai !! 27/01/2024minha estante
quando li achei o final muito cheio de coisa, dava pra desenvolver melhor

@bibliotecagrimoria 27/01/2024minha estante
O que surgiu no contexto de Frankenstein foi O Vampiro, de John Polidori, médico de Byron à época. Carmilla é outra história. Nessa edição os dois contos estão juntos. Mas acho que Carmilla é superior a O Vampiro, John Polidori tem seu mérito por inserir na literatura o vampiro do tipo elegante e aristocrático, algo muito bem aproveitado posteriormente por Anne Rice. Mas Carmilla é a primeira vampira super poderosa. E nisso ela antecede o Drácula. Sheridan Le Fanu deu início à uma etapa diferente na forma de contar histórias sobre vampiros.

Lenas 15/08/2021

Adorei a atmosfera e a forma de escrita utilizada, embora algumas vezes tenha parecido um pouco florido demais.

Eu sei que é errado julgar uma obra de 1872 pelos padrões de hoje, mas caraca, achei que os personagens foram um pouco ingênuos demais (o tempo todo eu pensava "meu Deus, como você não ta percebendo isso que está BEM NA SUA FRENTE?")

Fiquei bem surpresa por ter lido tão rápido, principalmente porque considerei bastante a opinião de algumas pessoas sobre o livro ser ruim ou chato (li algumas resenhas negativas e isso fez com que eu nem visse que o livro tinha só 100 paginas). Felizmente a opinião de outras pessoas não é igual é a minha... Não houve tempo pra ficar entediada e achei a história super interessante (embora não tenha romance!). Reacendeu meu interesse por vampiros.

Rosangela Max 27/12/2023

Old school.
Não tenho muito o que dizer sobre essa curta leitura.
Trata-se de uma história clássica sobre vampiro contada de forma elegante, bem característica da escrita vitoriana do século XIX. Nada do estilo romantizado (e muitas vezes erótico) que as histórias contemporâneas costumam associar a este tema.
Gostei e recomendo.

berserkgirl 21/12/2023

Carmilla: Bonita, gótica e PERIGOSA!
Carmilla é uma obra fascinante a qual mergulha o leitor em um mundo sombrio e sedutor, onde o horror se entrelaça com a sensualidade. Escrito por Sheridan Le Fanu no século XIX, o conto gótico é uma peça fundamental no cânone da literatura vampírica, antecedendo até mesmo a famosa obra de Bram Stoker, Dracula.

A trama desenrola-se com a chegada de uma misteriosa jovem chamada Carmilla à casa de Laura, uma jovem solitária. O encontro aparentemente casual entre as duas se transforma em um intrincado jogo de sedução e mistério. A atmosfera densa e melancólica cria um cenário perfeito para a revelação gradual dos segredos de Carmilla e sua verdadeira natureza vampírica.

O enredo habilmente tecido por Le Fanu explora temas como desejo proibido, a dualidade da natureza humana e a inevitabilidade da morte. Carmilla, com sua presença enigmática, representa a atração irresistível do desconhecido, enquanto Laura personifica a inocência vulnerável que está prestes a ser corrompida.

A escrita de Le Fanu é rica em detalhes descritivos, evocando paisagens góticas e personagens intrigantes. A ambientação contribui significativamente para a atmosfera sinistra e cativante da narrativa, fazendo com que o leitor se sinta imerso em um mundo de sombras e segredos.

Além disso, Carmilla desafia as convenções da época ao explorar temas eróticos e lésbicos de maneira subtextual, o que confere à obra uma camada adicional de complexidade e relevância cultural.
Emily :) 21/12/2023minha estante
Esse livro é bom ?

lolo :) 26/08/2022

O livro até que foi bem bacaninha. Por ser um livro de 1872 esperava uma linguagem mais complicada, mas essa adaptação ficou fácil e rápida. Confesso que no começo demorei para entrar na história, acho que como qualquer história. Na minha opinião, a Carmilla podia ter um um fechamento mais legal, o final pareceu meio corrido ?
Li em uma das resenhas que por a Carmilla não ser humana, não poderia ser considerada nessa época de homossexual, por isso não foi uma obra censurada. Essa sedução que ela fazia com mulheres poderia ser interpretado como fome de sede humano. Bom, a história é bem animadinha, quase um clichê, um final previsível, mas que não perdeu o encanto. Super rápido e legal, recomendo.
Pandora 01/09/2022minha estante
Também achei o final corrido.

Let 30/07/2021

Não é um romance, é um horror gótico
Quando li a sinopse e vi a capa, imaginei que seria um romance entre a Laura e a Carmilla, mas longe disso. O livro é, na verdade, um conto gótico de horror escrito em 1872.

Mas não foi isso que me fez dar uma nota mais baixa. Apesar de não ter romance entre as personagens (só alguns flertes meio estranhos), o que me incomodou foram algumas pontas soltas. Afinal, quem é a mãe misteriosa da Carmilla que nunca mais apareceu? E as descrições do autor são bem exageradas e até um pouco cansativas. O livro é bem curto, mas isso pesa um pouco a leitura. Parágrafos inteiros de descrição de bosque ?

A linguagem é típica de um clássico escrito em 1870, e é a Laura que narra a história. Mas não é difícil de ler! Vale a pena pra quem quer conhecer a primeira grande vampira dos clássicos de horror, que inspirou o DRÁCULA! Mas se você quer romance e não gosta de horror, ou de leitura mais clássica, não recomendo tanto.
Max 01/08/2021minha estante
eu jurei que era um romance decepção

Terra 10/08/2021minha estante
Eu tbm jurei que era um romance, fiquei um pouco decepcionada kkkkk

Isa 26/08/2021minha estante
comecei a ler agora, ainda bem que vi sua resenha let ??

Cinara... 08/04/2021

Clássico!
" - Tenho certeza, Carmilla, que você já esteve apaixonada, e que neste momento há um caso de amor em andamento.
- Nunca me apaixonei por ninguém, e nunca o farei - ela suspirou - a menos que seja por você."

A minha vida toda eu não tive a mínima noção sobre a existência deste livro. Só achei fuçando a Amazon.
Escrito em 1872, o livro que claramente inspirou muito, (muitoooooo) Bram Stoker, me pergunto como ninguém o conhece tão bem como Drácula? Será pelo fato de ser uma mulher? Uma mulher vampira? Uma mulher lésbica? ? Mulher! Quando saberemos? Acho que nunca....
Achei a narrativa bem parecida com Drácula, e estudiosos falam que Stoker usou este livro como material de pesquisa, só ele que não ?????? Mas qualquer um percebe na leitura e comparação dos dois livros que Carmilla foi a "mãe" de Drácula. O Hóspede de Drácula parece ser até a mesma história ?
Enfim.
Amei! E todo mundo deveria conhecer essa história antes de ler Drácula.

A narrativa te prende do início ao fim.
A ambientação da história, castelos, quase senti o cheiro das pedras das construções, das árvores, relva e até mesmo da neblina!
Carmilla te morde e você nem vê. ???????
Apaixonante!

Realmente a notoriedade desde livro deveria ser bem maior!
Lua 09/04/2021minha estante
amo!!

Cinara... 09/04/2021minha estante
Não tem como não amar Lua! ???????

Ivan. 09/04/2021minha estante
Que bacana.
Entrou pra minha lista.

Tiffany 15/01/2023

não achei tanta coisa
eu esperava um romance do jeito q as pessoas falavam sobre o livro, eu vi mais como uma memória de um tempo q ela nunca vai esquecer pq marcou sua vida mas nada romântico
any!¡ 15/01/2023minha estante
Não sei como panfletam isso como romance, juro

Franciane36 15/01/2023minha estante
Eu me perguntava qual era o capítulo que ia surgir o romance, até chegar no último e perceber que fui tapeada ?

Luísa 15/01/2023minha estante
Passar longe desse golpe apois kkkkkkkk

cahlendo 07/10/2023minha estante
Vocês estão confundindo romance de amor com o gênero literário romance. É um romance gótico. De qualquer modo, não dá para pôr tanta expectativa nesse livro, acaba frustrando mesmo.

Jéssika Dayana 26/05/2022

Bem chatinho...
Achei a leitura bem nada de mais. A história é até boa, eu realmente gosto de vampiros, mas nesse livro foi bem chato de acompanhar. O próprio nome do livro já da spoiler do final kkkk. Eu devo admitir que esperava bem mais. O vampirismo aqui é abordado bem sutilmente, tem algumas partes boas, mas não passa de conteúdo pra encher as páginas, e olha que o livro é bem curtinho. A Laura é uma personagem principal bem chata de acompanhar, e seu pai é pior ainda, acho que a época que o livro se passa é compreensível que isso aconteça, mas mesmo assim é chatinho. A Carmilla também não dá emoção nenhuma. É isso, não tenho muito o que dizer sobre essa leitura.

@tigloko 12/10/2023

Carmilla, a enigmática vampira
Foi interessante conhecer Carmilla, inspiração para várias histórias de vampiro, inclusive Drácula. Sua figura misteriosa me deixou curioso conforme a leitura ia avançando. Além disso, consegui sentir a atmosfera gótica bem forte nas descrições dos castelos, das paisagens, dos sonhos assustadores. Principalmente na parte final que a história fica mais agitada juntando esses fatores.

Mas não foi um livro empolgante além disso. Tem um desenrolar arrastado mesmo para uma história tão curta, demora a engrenar e acontecer alguma coisa.

No geral foi um bom livro, interessante para conhecer uma das primeiras histórias de vampiro e alguns dos elementos que o tornaram marcante na cultura.

Obs: Escutei o audiobook e acredito que melhorou um pouco o livro através da experiência auditiva, com os sons ambiente e a narração com várias vozes, potencializou muito. Foi um dos melhores audiobook que escutei até agora.

Vênus_Alice 05/11/2022

Carmilla
Neste livro há a história da Carmilla, uma vampira que de tempo em tempo assombra uma cidade, com nome diferente.
Ela se instala na cidade de forma mais normal possível, é bela, atraente e seduz com sua simpatia.

Aqui ela se torna companheira da filha de um importante homem da cidade. Que é solitária e as duas se fazem companhia.

A medida do tempo, coisas estranhas, doenças e mortes começam a correr.

Nesta história percursora há inúmeras características que vimod hoje como vampiros.