Princess Diaries 10. Forever Princess

Princess Diaries 10. Forever Princess Meg Cabot

Resenhas -

Lauraa Machado 27/04/2019

Um bom final
Começar a reler essa série foi algo que fiz por acaso. Ler todos os dez livros seguidos também não era algo que eu tinha planos de fazer logo no começo, mas foi ótimo. Estou bem feliz de ter dado outra chance para esses livros, porque agora vejo que eu não gostei deles quando era adolescente e li pela primeira vez à toa. Eles são bem bacanas, e reler me fez gostar ainda mais dessa série.

Não, não está nem perto de ser uma série perfeita. Este último livro também tem algumas coisas que poderiam ter sido melhores, mas pelo menos posso recomendar a série sem problemas!

Uma coisa que percebi nos últimos livros é que a autora se afastou daquilo de só contar as coisas por cima e começou a usar mais cenas presenciais. Ela também deu mais conteúdo a cada cena assim. Isso melhorou bem os últimos livros. Uma coisa bacana deste aqui também é que a Mia cresceu bastante. Mas eu tenho um problema com isso: ela cresceu sozinha, sem nós, leitores, vermos. Ela simplesmente começou este último livro já mais madura - ainda que tivesse outras coisas para aprender durante ele, como todo bom livro.

Aliás, na minha opinião, a autora pulou tempo demais do nono livro para este. Demais mesmo. Primeiro que, pelo que eu tinha entendido, só tinha passado um ano e meio - e a Mia passa o livro inteiro dizendo que faz dois anos. Mas o verdadeiro problema é que muita coisa mudou nesse tempo entre os dois últimos livros. Para quem fez uma série em que alguns livros eram seguidos e a maioria se passava só com seis meses de diferença, um ano e meio - ou dois - é tempo demais. Foi um pouco estranho me localizar na história e ainda mais nessa nova Mia.

Mas a única coisa que eu realmente detestei foram os trechos do livro que a Mia escreveu no meio de entradas do seu diário. Estava considerando ler o livro, mas, depois desses trechos, vou passar bem longe! Não é só que eles tiravam o clima da história, o que seria ruim o suficiente sozinho, mas que a escrita é bem ruim. Quer dizer, os termos que a autora escolheu para todas as menores ações são tão forçados e exagerados, que fiquei revirando os olhos. Definitivamente não precisava disso e parte da razão de eu tirar uma estrela da nota foi ter que passar por esses trechos.

Já o enredo deste último livro, a parte do diário e da vida da Mia, é bacana e o final é bastante satisfatório, como o final de vários livros anteriores. Nada surpreendente, todas as revelações são coisas que o leitor já descobriu pelos outros livros da série, mas mesmo assim. Foi um final sólido e que encaixou com a série.

E, como eu disse, recomendo a leitura, mas talvez boa parte do que me fez gostar tanto seja (o Michael!) a história que eu tenho com esses livros. Só sei que estou bem feliz de reviver essa história e não ter me decepcionado com a releitura!