Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Mel 25/08/2020

Extasiada, incrível.
Não consegui parar de ler virei a noite lendo esse livro.
Simplesmente extasiada por essa leitura, há muito tempo um livro de mistério não me pegava de surpresa, amei a narrativa,amei a escrita,amei a história e mais do que tudo amei ser surpreendida no final do livro,não tem um estrofe que eu não tenha gostado.
Tiago 25/08/2020minha estante
Segue de volta

Nathane6 12/01/2022

Uma das histórias mais tristes que já li da Agatha Christie.
"Os homens não são lá muita coisa, mas os animais são esplêndidos"

Nossa, que trama muito bem escrita. Tinha tempo que não pegava um livrinho da gata triste tão incômodo como esse. É até um pouco ousado para época, eu diria. Adorei que o presente e o passado estão se intercalando a todo tempo. Gostei das narrativas concedidas pelas testemunhas. Mesmo que, em certo ponto, fiquem um pouco cansativas. Afinal a mesma história é contada 10 vezes ao longo do livro por 5 pessoas diferentes. Eu aceitei o fato da repetição e abracei o livro. Senti muita raiva ao longo da leitura. Inevitável. Os personagens são estranhos. É uma história que busca por justiça. Mas justiça por quem? Causa e efeito estão presentes aqui. Ele termina como começou, amargo. Impalatável. Assim como disse o personagem Amyas Crale "Tudo está com um gosto ruim hoje".

PietA0 17/03/2021

Os cinco porquinhos
Carla Lemarchant procura Poirot para resolver o caso do assassinato de seu pai, Amyas Crale, que ocorreu 16 anos atrás. Após a morte dele, indícios apontavam que sua esposa Caroline Crale, a mãe de Carla, foi a culpada pelo envenenamento. Porém depois de ser presa ela escreveu uma carta para a filha, que na época tinga apenas 5 anos, alegando que era inocente. Hercule Poirot aceita e começa a investigar o caso: ele marca emcontros com todos os 5 suspeitos que estavam presentes no dia do crime. Com isso ele teve certeza de uma coisa: Caroline foi presa injustamente. Assim, ele investiga mais afundo a fim de descobrir o verdadeiro assassino e seus motivos para matar um artista tão renomado que era Amyas Crale.

Rayssa 19/07/2021

Um porquinho comeu rosbife
Mais um caso incrível desvendado pela massa cinzenta do grande Poirot. O começo foi meio chatinho, mas o final.... Eu estava achando que dessa vez iria adivinhar quem matou, mas Agatha me levou no papo mais uma vez kkkkkk amei demais a interpretação psicológica das questões e como cada personagem foi construido na trama. Hercule Poirot é um gênio! Recomendo demais

Monica Grezzi 04/03/2021

Os 5 porquinhos
O livro é contato por um detetive que foi contratado para desvendar um assassinato de anos atrás. É muito interessante como a autora coloca os fatos ocorridos e como o protagonista analisa e desvenda o mistério. Leitura fluida. Super recomendo.

Yasmin 07/10/2016

Parado
A ideia é interessante e o final é muito bom (consegui descobrir quase tudo que tinha acontecido, o que é positivo, pois indica que as pistas realmente te levam a algum lugar).
O problema é que o desenvolvimento é muito parado e repetitivo (o relato do crime é contado dezenas de vezes pelas personagens). Tudo bem que cada um tem uma interpretação, mas aquilo se torna muito cansativo. Tão cansativo que levei 1 mês e meio pra ler, que pro meu ritmo de leitura é muito.
Um livro bom, mas que poderia ter sido desenvolvido de outra maneira, a fim de cativar o leitor. A história só engrena mesmo lá no final.
Nota 3

Isa 12/07/2021

"As únicas coisas que você conhece... são amor e ódio."
Em Os Cinco Porquinhos, os únicos materiais investigativos são os relatos e análises psicológicas das testemunhas, e mesmo assim, a autora consegue reconstruir perfeitamente o caso. Os personagens, com suas entrevistas e cartas, contam uma mesma história, dividida em 5 pontos de vista completamente diferentes. Esse recurso dificulta saber quem mente e quem fala a verdade, mas também os torna muito mais interessantes de se ler.
Ninguém pode questionar o talento que a Agatha Christie tem para conduzir as mais improváveis investigações, afinal, ela não ganhou o título de Rainha do Crime atoa. Neste livro, fica mais clara do que nunca a forma como ela tem o domínio completo da narrativa, controlando não apenas o que está escrito, como também, aquilo que fica implícito. Entre o que é, e o que pareceu ser, a resolução foi surpreendente e muito coesa com a história.
Mais um favorito para a coleção!

Mônica B. Lopes 19/02/2021

Maravilhoso
Hercule Poirot incrível como sempre.
História muito envolvente e fluída.
Você acaba desconfiando de umas coisas e descobrindo outras.
As personagens femininas são ótimas. Agatha sabia como prender a atenção do leitor.

Erica 21/02/2023

Outro livro ótimo da escritora Agatha Christie. Amei! Um ótimo livro de suspense policial para ler, com um bom café. ??

DaniBooks 18/05/2020

Os Cinco Porquinhos
Uma jovem, chamada Carla, procura Poirot para que ele descubra a verdade sobre o assassinato, ocorrido há muitos anos, de seu pai, o pintor Amyas Crale, por sua mãe, Caroline Crale. A mãe foi presa, mas deixou uma carta, antes de morrer, para a filha, dizendo que era inocente. A partir daí, Poirot vai conversar com os advogados e policiais envolvidos no caso, além das cinco pessoas que estavam na casa onde ocorreu o crime, no exato dia em Amyas morreu.

O livro é bom, de leitura rápida e fluida, prende o leitor, mas não é o melhor de Agatha Christie. O final é previsível, os personagens emitem opiniões esquisitas, meio inverossímeis e ingênuas- ingenuidade que não combina com a personalidade deles - sobre a amante de Amyas. Isso me incomodou.

Além disso, me pareceu meio repetitivo, pois Poirot vai visitar as cinco pessoas, conversa com elas, ouve o que elas têm a dizer e pede para que elas escrevam seus relatos para ele entregar a Carla. E a gente lê a conversa entre eles e depois os relatos escritos, que repetem tudo que já tinha sido dito, com algumas novidades.

Enfim, eu gostei da leitura. Agatha, mesmo qdo erra, acerta. Apesar dos problemas, como eu disse, a leitura prende e te instiga a descobrir o desfecho. Foi uma boa experiência.

Chelsea.Archer 24/05/2020

Ágatha Christie. Rainha.
Mais um livro da rainha do crime que termino e continuo apaixonada pelo Belga Hercule Poirot.

flowersndreams 08/04/2023

A Rainha do Crime
O querido detetive Hercule Poirot é chamado para solucionar um crime que ocorreu 16 anos atrás. Os Cinco Porquinhos é um livro que explora, de forma mais profunda, a questão psicológica dos personagens.

O estilo de escrita da Agatha sempre constrói lentamente o caso para, no fim, nos arrebatar com a verdade descoberta pelo detetive.

Suspeitei da pessoa certa, mas pela falta de motivos que encontrei, a autora conseguiu me levar pela sua narrativa e confundir. Talvez se eu tivesse ido pela questão psicóloga teria notado o óbvio. Afinal, psicopatas são assim mesmo.

Não é o melhor da autora. Mas ler qualquer coisa da Agatha é sempre uma boa pedida.

Lu Azevedo 16/04/2023

Agatha novamente nos surpreende com uma história de investigação de Poirot. Dessa vez, ele precisa reconstituir um crime de 16 (?) anos atrás. Será que Cadoline Crale realmente matou seu marido ou foi condenada injustamente? E quem o matou?