Info-psychology

Info-psychology Timothy Leary

Resenhas - Info-psychology

Vinicius.Oliveira 22/10/2017

Fascinante
Como escrever um livro sobre semear ideias infecciosas e contagiantes de liberdade individual ao ter sido preso, sentenciado a um longo período na prisão, e ainda estar sofrendo ameaças de morte por partidos políticos (de esquerda e direita)? Esse é o Exo-psychology (do qual esse livro é uma revisão), que conseguiu até ser publicado.

Nele, Timothy Leary faz uso de divertidas metáforas sobre o ser humano explorar diferentes galáxias e planetas para explicar a psicologia de semear ideias de liberdade individual orbitando diferentes planetas (culturas). Você tem que tomar cuidado ao se comunicar com macacos, brinca, Giordano Bruno foi queimado por dizer que o universo era infinito, e também por dizer que havia vida fora da Terra (brincando com os conceitos do homem sobre si mesmo), e por suas opiniões políticas, é claro. Você deve tomar cuidado ao se comunicar com macacos, eles logo ficam ansiosos a descobrir que suas noções de mundo não definem tudo que existe.

Nas mãos de qualquer controlador do Caos, esse livro não passa de profecias sobre a vida nas galáxias (apesar do autor não tentar esconder suas metáforas). Nas mãos de qualquer leitor inteligente de mente aberta, esse livro é uma leitura fascinante onde muitas vezes você irá se deparar com vocabulário divertido e com algumas frases que ao mesmo tempo são uma informação sobre biologia (ou sci-fi, se preferir), psicologia e a psicologia de orbitar outras culturas.

É difícil não devorar esse livro e logo sair a pesquisa de tentar relacionar essa rede P2P de pessoas que gostavam de pregar peças. E se você tiver caído em alguma das pegadinhas sem saber, como eu caí, imagino que vá ser um delicioso momento de boas risadas. Smile, como está escrito no rodapé de quase todas as páginas. Com certeza esse livro me fez rir de um jeito que há muito eu não ria. Manter essa mensagem sempre em mente e nunca se levar a sério de mais, foi o que aprendi lendo esse livro. E busca de se tornar incrementalmente inteligente, é claro (no qual o texto usa o símbolo I²).

Por falar em inteligência, o tempo entre Exo-psychology e Info-psychology foi suficiente para o autor aceitar que a realidade estava mudando. A rede P2P não mais se faz necessária. O mundo estava entrando na era da informação e o autor, em uma atitude inteligente, prontamente aceita a mudança de paradigma. Em outro livro, até brinca, afirmando que a tarefa do filósofo hoje é personalizar, humanizar e facilitar a absorção de conceitos de computação para qualquer pessoa. Claro que essa rede P2P do mundo não-virtual que atua até hoje continua um divertido legado desse livro-manifesto.

Pode ser uma leitura pesada para um primeiro contanto, então sugiro a leitura de a Ascensão de Prometeu antes de se aventurar nesse livro.