Criaturas e Criadores

Frini Georgakopoulos

Resenhas - riaturas e Criadores - Histórias Para Dias De Terror

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

miri.miri 25/12/2023

Alguns clássicos da literatura nas mãos de autores nacionais
1. A criatura de Raphael
Draccon

Esse primeiro foi o que eu menos gostei, apesar de ter bastante ação, violência, e ser uma versão de Frankenstein nas favelas, algo não me agradou, talvez a escrita e também o final. (4/10)

2. Conde de Ville de CAROLINA
MUNHÓZ

Uma versão muito interessante de Drácula, a escrita é boa, os elementos atuais e etc. se encaixaram perfeitamente. E explorou bem as partes do "poder de sedução" de um vampiro. Até prefiro esse do que o clássico original. (10/10)

3. Por trás da máscara de Frini
Georgakopoulos

No começo eu não estava curtindo muito esse conto, é o mais longo do livro e é uma releitura do Fantasma da o Ópera. Fui gostando do desenrolar da história, no geral foi legal. As migalhas de romance me conquistaram, mas quebrar a cara no final também foi tudo (8/10)

4. O sorriso do homem mau de Raphael
Montes

Esse foi o mais pesado, e de revirar o estômago, esse autor sempre surpreende e vai longe demais explorando a maldade humana e os acontecimentos grotescos. Nesse conto teve sequestro, tortura e até uma pitada de canibalismo no final. Não reconheci se é releitura de algum clássico, se for eu não li, deve ser o médico e o monstro. Mas isso aqui é terror de verdade... Chocante (10/10)

Conclusão: acho que é um livro perfeito para quem tem dificuldade em ter contato com a literatura clássica, essas releituras atuais foram sensacionais. E também recomendo pra vocês verem como existem autores nacionais super talentosos!
Sassá 13/05/2024minha estante
Ainda não li o último, mas fiquei com as mesmas impressões nos outros. Sendo o primeiro o mais sem graça espero que o último seja o mais legal e assim termino a leitura com aquela sensação boa de ter lido algo super legal.

Livrendo 28/07/2023

Amei demais!!!
Quatro histórias, de quatro autores brasileiros e recheadas de criaturas estranhas. Vocês não imaginam a minha felicidade ao constatar que, pela primeira vez, um livro de contos me deixou realmente apreensiva. E o melhor, é um livro com autores nacionais. É muito gratificante perceber a qualidade da escrita brasileira. Com uma capa dura linda, com cores vibrantes e com desenhos que acertaram o tema, adentramos em um mundo sobrenatural e sombrio. Onde criaturas que já são de conhecimento geral, ganham uma nova roupagem e histórias ainda mais pungentes. Aqui realmente temos histórias para noites de terror e se a sua noite não estava um terror, ela vai ficar.

O primeiro conto foi o que pensei que não seria tão bom quanto eu esperava. Pensava eu, do alto da minha ignorância, que essa seria apenas mais uma daquelas tramas que eu já estou cansada de ver. Mas a história vai evoluindo conforme as verdades vão saltando aos nossos olhos. Quando achamos que entendemos tudo, percebemos que não entendemos simplesmente nada. A narrativa é cheia de uma apreensão quase palpável no ar. Discussões são levantadas sobre moral, bem e mal, religião, ciência e política. Fica quase impossível escolher apenas um lado.
“Os dedos anulares e indicadores entraram pelos olhos do agente, estourando os glóbulos e explodindo sangue. Não satisfeito, eles se agarraram como garras na lateral do rosto, puxando-os de uma única vez e lhe rasgando a lateral da face.”
O segundo conto basicamente seguia os moldes do primeiro. De cara percebi que havia matado a charada. Porém, não esperava, que o final me deixasse tão em dúvida sobre os acontecimentos que marcaram o desenrolar da trama. Uma mulher que ama um monstro, que é capaz de tudo por ele, inclusive selar um destino tão doloroso. Histórias clássicas de sempre, mas com um toque especial que faz toda a diferença. Afora isso, uma ligação entre os dois primeiros contos foi um prato cheio para mim que amo referências.

Todo o meu amor por esse terceiro conto. Que história surpreendente. Eu não conseguia dar uma pausa na minha leitura, de tanto que fiquei submersa nessa narrativa e quis muito continuar sabendo sobre a história da jovem Christine, entender onde ela esteve durante todos os anos que ficou distante de sua antiga faculdade. Encantadora e com grande talento, ela vai chamar a atenção de muitos, inclusive de uma figura misteriosa que poderá ser um grande perigo. Aqui teremos o levantamento de questionamentos como relacionamentos abusivos e aquele eterno debate: isso é amor ou doença?

O último conto possui toda uma significância para mim. Há muito tempo, várias pessoas, me indicam livros do autor Raphael Montes. Destaco que apenas por falta de tempo e oportunidade que ainda não li algo dele, pois sempre me interessei pelos comentários que li por aí. Esse conto foi uma grande surpresa pra mim. Ouso dizer que está entre os meus preferidos de todos os tempos. Até onde uma pessoa vai para se vingar? O que ela é capaz de fazer? Do sofrimento podemos criar um monstro, sim. E é isso que o autor nos prova, com um final que eu jamais imaginei. 7.305 dias confinado. Imagine se fosse você? Enquanto lia, me dava uma grande agonia e necessidade de saber o motivo dessa atrocidade. Pensava se isso fosse comigo. Fiquei bem perturbada e apreensiva durante todo o texto. E muito satisfeita com o final.
“A mente humana tem a péssima mania de viajar para lugares obscuros, precipícios perigosos onde conhecemos o pior de nós mesmos.”
Todos os contos são muito bem escritos e arrematados no final. Comecei essa leitura não estando muito animada, mas acabei superando todas as expectativas e fiquei muito satisfeita com o que encontrei. Levantei questionamentos internos, fiquei surpresa com relevações inesperadas, vibrei quando algum personagem superava um obstáculo, fiquei apreensiva quando nem tudo saia como o esperado e comemorei quando um deles encontrava a salvação ou até uma forma de cobrar as maldades que sofreram. As histórias são maravilhosas e os autores incríveis. Não deixe de conferir essa releitura de monstros que já são conhecidos, mas que aqui adquiriram novos detalhes. Todos possuem um lado mau? É isso que você vai descobrir aqui.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Cris 30/04/2024

?Lendas são tão perigosas qto as histórias q as inspiraram.?
?Muitas coisas são lindas na aparência e horrorosas na essência. Nós nunca sabemos a princípio onde está o amor e onde está o terror.?

Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos.

Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael
Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos.

Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso.

Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.

Ana Julia 05/01/2021

Amei todos... quase!
Criaturas e Criadores, de Raphael Montes, Raphael Draccon, Carolina Munhóz e Frini Georgakopoulos
“Tem vezes que as aparências enganam – retrucou V, ainda com a voz serena. – Muitas coisas são lindas na aparência e horrorosas na essência. Nós nunca sabemos a princípio onde está o amor e onde está o terror...” (Carolina Munhóz, em Conde de Ville)
Esse livro reúne 4 contos com temática de terror, embora nenhum tenha de fato me dado medo (e olha que eu sou bem medrosinha! Hahaha), mas isso de forma alguma desmerece a qualidade das histórias. Avaliando o livro como um todo, dei 4 estrelas no meu skoob, pois fiz meio que uma média mentalmente do que tinha achado de cada conto. Como são 4 contos, vou falar bem rapidinho o que achei de cada um.
1- A Criatura, de Raphael Draccon:
Foi de cara o que eu menos gostei. Até que gostei da narrativa, mas achei a história fantasiosa demais é quase hipocrisia falar isso diante do tema abordado, mas achei o conto bem fraquinho e em alguns momentos, meio bobo. Aborda a ideia de Frankstein. Daria 2,5 a 3 estrelas pra esse conto.
2- Conde de Ville, de Carolina Munhóz:
Desse aqui eu já gostei mais. Gostei de como a autora incorporou elementos clássicos do terror em uma atmosfera atualizada. Gira em torno de ideias do universo de Drácula. Daria de 3,5 a 4 estrelas pra esse aqui.
3- Por trás da máscara, de Frini Georgakopoulos
Eu simplesmente amei esse conto. Ele é ambientado grande parte em um teatro abandonado de uma universidade de música e aborda o tema do fantasma da ópera. Ele teve uma reviravolta muito bem feita no final e me prendeu muito. É o maior conto do livro, com pouco mais de 100 páginas. Eu daria de 4,5 a 5 estrelinhas pra esse conto.
4- O sorriso do homem mau, de Raphael Montes
Não é novidade pra ninguém que eu sou super fã de Montes, né? Até aí tudo bem. É incrível como mesmo tendo lido todos os trabalhos dele, ele nunca me decepciona e sempre me surpreende! Montes tem uma escrita inteligente, repleta de reviravoltas que me prende em absolutamente tudo que ele escreve. Esse conto não merece 5 estrelas, merece a constelação inteira hahahaha.

site: https://www.instagram.com/mandaesselivropraca

Nathy @peculiareslivros 08/05/2023

Gostei
📖Raphael Draccon, A Criatura | 5🌟

📚Inspirado na história de Victor Frankenstein, o autor Raphael Draccon trouxe o criador e a criatura para uma favela no Rio de Janeiro, amendrontada pelo monstro que ali se encontrava, cuja história foi narrada para uma ambiciosa jornalista em uma trama fascinante e aterrorizante.

📖Carolina Munhóz, Conde de Ville | 4🌟

📚Inspirado em Drácula, Carolina Munhóz conta a história de Elisabeth, uma escritora de terror que se vê com bloqueio para o próximo conto paranormal, mas ir à nova boate que o namorado trabalha e conhecer o misterioso V a leva por caminhos inesperados e perturbadores.

📖Frini Georgakopoulos, Por trás da máscara | 4🌟

📚Christine é uma estudante de música ansiosa por se destacar na faculdade de seus sonhos, pela sua linda voz, mas a perda do pai ainda a afeta profundamente. Quando sua amiga lhe conta uma lenda e diz que ela deve cantar para o fantasma em um teatro abandonado na faculdade, ela desdenha, mas o faz, e com o apoio dele consegue melhorar. Acaba se apaixonando e respeitando todas as suas imposições. Mas por que nunca o viu?

📖Raphael Montes, O sorriso do homem mau | 4,5🌟

📚Pablo é um homem de família, que ama a esposa e a filha, mas recentemente está tendo muita dor de cabeça e se esquecendo de coisas que fez. Quando sua esposa recebe o telefonema dizendo que seu sobrinho está desaparecido, eles imediatamente tanto ajudar no caso, ignorando a tarde anterior, quando sumiu e não se lembra de nada.

~..~..~..~

💬Recomendo aos que são apaixonados pelo terror ou aos que querem simplesmente ler contos rápidos, intrigantes e arrepiantes.

site: https://www.instagram.com/p/CAfpx9DDtWr/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Vinicios0 27/04/2023

Adaptações boas
O livro conta com 4 estórias de terror baseada em 4 livros clássicos.

A Criatura - dos 4 foi o que menos gostei, adaptação estilo "Tropa de Elite" de Frankenstein. - ?

Conde de Ville - uma adaptação de Drácula, mas prós dias atuais da juventude brasileira. - ???

Por Trás da Máscara - de longe a adaptação mais fiel, adotado de "O Fantasma da Ópera", foi o segundo melhor conto desta coletânea, mas também é o que mais foge do cotidiano brasileiro. - ????

O Sorriso do Homem Mau - o melhor dos 4 contos. Me prendeu do início ao fim, excelente escrita. Uma adaptação muita boa de "O Médico e o Monstro". ?????

Amanda 17/01/2023

É um livro composto por quatro contos, não tão assustadores quanto parecem, mas bem gostosos de se ler. Amei o da Frini e Raphael provou mais uma vez que sabe ser cabuloso

Alastair 06/07/2020

O medo clássico em sua modernidade
Criaturas e Criadores é um livro de contos que apesar de trazer o terror como principal tópico, também envolve romance, drama e suspense. Em síntese, achei o livro interessante, com bons contos, mas só o conto do Raphael Montes realmente me prendeu e é claramente o destaque deste livro, talvez porque Montes já trabalhe com este gênero e saiba direcionar melhor estórias do mesmo.

Maia 02/05/2021

Leria tudo e qualquer coisa de Raphael Montes.
Livro de contos finalizado. A proposta de "Criaturas e Criadores" é bem simples, seriam basicamente 04 contos brasileiros remontando clássicos do terror. Tem inspiração de Frankenstein, Drácula e do Fantasma da Ópera. Assim... Eu li única e exclusivamente por ter um conto de Raphael Montes rs que é o último e o melhor. QUE HISTÓRIA INCRÍVEL!!! acho que uma das melhores coisas que já li. Mas vale a pena ler os outros três? Nah, não. O de Raphael Montes juntamente com o de Raphael Draccon, formam os dois de terror de fato, sendo os outros de romance - e muito chatos........ Realmente não tenho paciência pro gênero kkk. Mas é isso, o nome do conto que salva o livro é "O sorriso do homem mau", e vale muito a pena de ser lido!!!!!

rafaella 15/04/2021

terrorzin no br!!!
sou fã de terror, então acho que eu mesma criei expectativa demais e acabei me decepcionando com alguns aspectos. pela premissa do livro, imaginei que as histórias estariam estruturadas de forma que elas só pudessem ocorrer daquele jeito no br, e achei que faltou um pouco isso, nem que fosse só nos detalhes. mas acho que foi eu mesma que me frustrei kkkkkk
dos quatro contos, curti dois (a criatura e por trás da máscara são bem tchóp), não gostei muito de um (o conde de ville teve alguns trechos que achei meio problemáticos, como o "graças a deus" que o vampiro era homem e não mulher, etc. faltou uma leitura sensível) e simplesmente AMEI o último (o sorriso do homem mau!!! o melhor disparadíssimo).
no geral, foi uma leitura divertida e bem rapidinha!! e o livro físico é lindo tb, então vai ficar uma graxinha na minha estante :)

Caio169 11/04/2021

Gostei...
Adorei principalmente o conto do Conde de Vile e do Raphael Montes ???? ??

@a.book.told.me 19/03/2021

Uau
Comprei esse livro à alguns anos mas nunca tive vontade de ler, mas decidi ler esse ano e ainda bem, cada conto tem sua peculiaridade e são incríveis

clara 02/05/2024

Sendo sincero, não gostei, os únicos mais ou menos bons são os dos raphaeis (principalmente o do montes pq sou obcecado pela escrita dele) e os outros dois parecem uma fanfic que vieram direto do wattpad com #sn e não irei elaborar

ruanmillerrs 29/03/2021

A casa história um novo plot twist!
Confesso que a princípio comprei o livro por ser muito apaixonado pela escrita do Raphael Montes, então fiquei na ansiedade de chegar na história dele, mas a cada história, eu ia me envolvendo e curtindo mais. Achei muito legal a forma que cada história se desenrolou, não tinha enormes expetativas, e acabei com uma supresa bastante positiva.

Kathy.GRodrigues 13/05/2021

3 contos bons e 1 maravilhoso, que é o do Raphael Montes. Genial o conto dele, tem um plot twist divino!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6