Vidas Muito Boas

Vidas Muito Boas J.K. Rowling

Resenhas - Vidas Muito Boas

Fê Criativos e Divertidos 01/01/2018

Vidas Muito Boas
Ao terminar de ler este livro, o considero um presente da nossa diva JK Rowling. Que palavras gente! Ela toca na alma!
Os benefícios do fracasso e a importância da imaginação são os dois temas-chave do seu discurso de paraninfa na Universidade Harvard há 9 anos atrás.
O discurso se tornou este livro, onde ela nos conta um pouco da sua história, o que viu, leu e ouviu.
Me tocou muito seu relato do período em que trabalhou no departamento de pesquisa africana da sede da Anistia Internacional em Londres.
E como aprendeu com tudo o que passou ao longo de 21 anos após a sua própria formatura, reconstruindo sua vida "na base sólida do fundo do poço".
Suas palavras nos fazem refletir o quanto somos afortunados simplesmente por nascermos em um país com liberdade de expressão. Quanto mais ter todo esse acesso à leitura.
"A vida não é um checklist de aquisições ou realizações."
"Não precisamos de magia para transformar nosso mundo; todos já temos dentro de nós o poder que precisamos: o poder de imaginar melhor."
Livro pra ter na cabeceira, sempre à mão para reler e refletir.

Alex Nascimentto 27/12/2017

Essa obra discursiva de J.K. Rowling é a transcrição do seu discurso de paraninfa aos formandos da Universidade de Harvard. Ela compartilha o seus momentos de fracasso e o quanto isso foi uma fonte de aprendizagem e uma experiência enriquecedora. Para ela, o fracasso é algo inevitável, já que cedo ou tarde ele bate em nossa porta. O livro é bem pequenininho, cheio de ilustrações e a leitura flui bem. Eu acredito que deva ser lido de uma só vez. Além disso, a edição está super caprichada, com direito a capa dura. Um livro repleto de reflexão! ????????????????????

Mey 25/12/2017

"Vidas muito boas" é a versão em livro de um discurso que a J.K. Rowling fez na formatura de um a turma de Harvard. A escritora falou principalmente sobre fracasso e a importância da imaginação. Mas o que essas duas coisas tão diversas tem em comum? Bom, para J.K. é preciso falar sobre o fracasso para que as pessoas encarem aquilo como uma aprendizado e uma ferramenta de autoconhecimento e a imaginação é importante como instrumento de empatia, para que você consiga se colocar no lugar do outro. Esse dois unidos fazem com que a pessoa cresça na vida e se torne alguém melhor profissionalmente.

O discurso da J.K. é curto e muito motivacional, ela faz várias referências ao universo de Harry Potter e de sua própria vida. Impossível não pensar que suas palavras são um reflexo real do que se passou em sua vida e de que ela é um exemplo de superação e do poder da imaginação.

A edição da Rocco está muito linda em capa dura, com várias ilustrações em meio a fala da autora, isso colabora ainda mais para que a leitura seja inspiradora e deliciosa. Um livro que vale a pena ler e dar de presente para amigos e familiares, afinal, quem nunca se sentiu fracassado?

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2017/12/resenha-vidas-muito-boas.html

Bhya 11/10/2017

Maravilhoso!
Amo esse discurso da J.K. O Livro está perfeito! Todo delicado, com uma diagramação incrível! É como se ela estivesse falando diretamente para o leitor. Eu sempre vou ler tudo o que ela escreve porque sou realmente fã. Mas, esse livro traz uma pitada de esperança para quem está vivendo momentos difíceis e, muitas vezes, desastrosos. Li em 15 minutos. E super indico!

Raquel 23/12/2017

Fracasso é crescimento ...
Esse livro da J. K. que na verdade é o discurso para alunos de Harvard foi muito bom de se ler. Ela fala da realidade da vida e que para termos sucesso, talvez caiamos muito no percurso, mas que ainda assim até nas falhas, podemos tirar ensinamentos.
É uma leitura muito rápida, em capa dura e repleta de ilustrações.
Vale a pena ler.

Ana Luiza 19/11/2017

Inspirador
Vidas Muito Boas é um livro curto, com uma mensagem tão positiva e uma edição tão bonita que é impossível não lê-lo de uma vez só. Contudo, essa é uma daquelas obras para se manter na cabeceira da cama, sempre ao alcance da mão, para quando você precisar de algumas palavras de incentivo ou de inspiração. O discurso de Rowling não é só bonito, ele traz verdades e reflexões profundas sobre fracasso, sucesso, medo, superação, amizade e imaginação, que nos fazem olhar para a nossa vida e nossas ações uma segunda vez. É interessante conhecer melhor a trajetória de uma autora mundialmente renomada, mas que nunca se esqueceu de onde veio e de ajudar os menos privilegiados, e impossível não se cativar com seu ideal de vida e tentar ser uma pessoa um pouco melhor. Vidas Muito Boas é uma obra simples, mas que vale a pena ter por perto e sempre reler, ainda mais para os fãs da criadora de Harry Potter e aspirantes a escritores, como eu.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/11/resenha-vidas-muito-boas-jk-rowling.html

Cecely 26/06/2024

Não esperava...
Um livro de leitura fluída e rápida.
Alguns dizeres e situações eu achei bem interessantes mas o livro em si...
Ela fala sobre ela e cita seu discurso quando do se formou e Harvard e faz comparações sobre sua vida aos 21 e aos 40 e poucos anos.
Ela trouxe algumas reflexões.
Sinceramente o livro em si eu não achei nada demais, porém as imagens são bonitas.

Manu 20/12/2017

Transcrição do Discurso de J.K. Rowling
O livro é uma transcrição do discurso que a autora deu em Harvard, em 2008 (e só agora descobri que ele durou somente 20 minutos). Foi um ótimo discurso e tem vários toques de humor, por isso é um livrinho também com momentos engraçados.
O livro é muito bem feito, com capa dura, ilustrações e algumas frases destacadas. Frases que eu acho que poderiam ter sido melhores escolhidas, já que o discurso possui muitas frases de efeito mais legais. É um livro muito bonitinho realmente, mas não acho que vale a compra. Ilustrações ocupam algumas páginas inteiras e tem muitas páginas com espaços vazios.
Acho que pela primeira vez não recomendo a compra de um livro. Separe 20 minutos do seu dia e veja o discurso dela legendado no Youtube. De graça.
(Leia mais sobre o que penso no blog)

site: https://nemtudoeficcao.wordpress.com/2017/12/12/livro-do-discurso-de-j-k-rowling-para-harvard/

Tamara Dias 25/10/2017

Incrivel!
A única critica que esse livro merece é o que de que ele é pequeno demais! Adorei! Um texto super inspirador, que nos faz refletir demais sobre a nossa capacidade, sobre a forma que nós mesmos... enfim nos ajuda a fazer uma autocritica!! Vale super a pena fazer a leitura! Recomendo demais! :)

Mari 26/10/2017

"Agora, só preciso respirar fundo algumas vezes, olhar para as bandeiras vermelhas e me convencer de que estou na maior reunião da Grifinória do mundo."

Inspiração. Essa é a primeira palavra que vem na minha mente quando o assunto é J.K. Rowling. Para muitos ela é "apenas" a autora recordista e multipremiada que é adorada por fãs no mundo inteiro e vendeu mais de 450 milhões de exemplares em 80 idiomas. Entretanto, para qualquer pessoa que tenha a oportunidade de escutar suas palavras ou simplesmente acompanhar seus comentários pelo Twitter, por exemplo, essa mulher é uma imensa fonte de incentivo, luz e conselhos. Me lembro emocionada de meu primeiro encontro com Harry Potter, aos 8 anos, e, com humildade singular, J.K. alcança cada vez mais pessoas ao redor do mundo, os incentiva a ler e, mais do que isso, mostra o poder das palavras e da imaginação.

Toda essa introdução provavelmente serviu para mim do que para vocês, leitores. Contudo, após ler um discurso tão verdadeiro e tocante, senti a necessidade de ser, talvez, um pouco menos profissional e iniciar essa resenha com um pouco de emoção. Afinal, quem não gosta de colocar para fora sentimentos bons como admiração? E tenho certeza de que todos os que estavam presentes durante o discurso de paraninfa da autora na Universidade de Harvard, em 2008, sentiram exatamente isso. Tal discurso foi tão significativo que se tornou livro e, agora, Vidas Muito Boas está pelas livrarias do Brasil com diagramação e ilustrações impecáveis.

"O que eu mais temia na idade de vocês não era a pobreza, mas o fracasso."

Autorrealização, sucesso, fracasso e imaginação são alguns dos temas abordados por J.K. em seu discurso. A autora fala da importância de assumir riscos, de lidar com obstáculos e de ser capaz de imaginar uma realidade melhor. Ela faz declarações sobre situações que teve que enfrentar em sua vida pessoal e profissional, além de mostrar um lado permissivo e humanitário como se fosse amiga de cada um que a está lendo/escutando. Ela é sincera, compreensiva e capaz de nos fazer refletir sobre nossa própria vida a cada nova frase.

"Se eu tivesse um vira-tempo, diria a meu eu de 21 anos que a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisição ou realizações. [...] A vida é difícil, é complicada, está além do controle total de qualquer um, e a humildade de saber disso permitirá que vocês sobrevivam a suas vicissitudes."

Quantas vezes nos sentimos inseguros e angustiados a ponto de questionar nossas próprias atitudes e decisões? Quantos dias esquecemos a importância de viver o agora para remoer o passado ou cobiçar o futuro? Quantas pessoas passam por nossa vida diariamente sem que lhes dediquemos o mínimo de atenção? É sobre isso, sobre pequenas atitudes, que J.K. Rowling nos faz pensar do início ao fim de Vidas Muito Boas. Ela mostra o diferencial que é se colocar no lugar do outro, valoriza a coragem dos que se arriscam, e nos influencia a seguir em frente e sempre transformar o fracasso em uma lição.

"Não precisamos de magia para transformar nosso mundo; todos já temos dentro de nós o poder de que precisamos: o poder de imaginar melhor."

Eu poderia ficar falando sobre tudo o que Vidas Muito Boas me fez sentir durante horas, mas, mesmo que você tenha assistido ao discurso ou livro vários comentários a respeito do mesmo, nada apagaria a intensidade e o poder de persuasão de J.K. Rowling. O que posso dizer que é, de verdade, espero que todos os que entrem em contato com esse livro sejam capazes de enfrentar seus medos e lidar com feridas da maneira como Rowling nos inspira a fazer. Mudem de atitude, comecem a agir por um futuro melhor e mostrem gratidão por cada momento, cada conquista. Essa é uma leitura de poucos minutos que te fará refletir por horas. E, assim como a autora, "desejo a todos vocês vidas muito boas".

site: http://www.magialiteraria.net/2017/10/resenha-vidas-muito-boas-jk-rowling.html

Cheiro de Livro 15/12/2017

O Poder das Palavras
Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas se o seu vocabulário não for extenso, como entender o que estamos sentindo, certo? Como explicar o coração apertado como se estivesse sendo preso com aqueles elásticos duros de cabelo? Como entender a razão do frio repentino na barriga? E essas sensações não surgem só quando estamos apaixonados, mas também quando temos que tomar uma decisão muito importante, daquelas que mudam a nossa vida.

Sempre gostei de palestras e livros motivacionais. Não porque eles mudam a minha vida, não. Essa responsabilidade é apenas minha. Gosto desse tipo de conteúdo porque me ajuda a colocar a minha situação em perspectiva. Esse tipo de livro/filme/palestra age como óleo lubrificante na engrenagem da minha mente e me auxilia a fazer as conexões que preciso fazer para entender o que preciso entender para, então, tomar a decisão que preciso tomar, com todos os ônus e bônus trazidos pelas consequências. Porque sim, toda decisão tomada traz consequências e é lidar com elas que traz a insegurança.

Nossa, Frini tá filósofa hoje, néam? Pois é … isso tudo para falar sobre o livro “Vidas muito boas”, que nada mais é do que o discurso que J. K. Rowling (autora de Harry Potter, caso você não saiba. Wut?!) fez na formatura de alunos de Harvard. O discurso foi lindamente editado em um livro de capa dura publicado pela Rocco.
“Vidas muito boas” é um livro pequeno, que você lê em poucos minutos. Mas não é um livro que deveria ser lido tão rápido, ou melhor, é um livro que precisa ser relido várias vezes. Rowling – que já foi muito pobre, mãe-solteira e batalhou demais para conseguir tudo que tem hoje – falou aos formandos de uma das faculdades mais conceituadas do mundo sobre dois temas: fracasso e imaginação.

Em seu discurso – obviamente muito bem escrito -, Rowling explica a importância do fracasso no fortalecimento de cada um. Ela escreve que seu fundo do poço a fez entender que ainda estava viva, ainda tinha uma excelente ideia na cabeça e uma filha amada para sustentar. Todos os seus maiores medos haviam se concretizado, então tudo que ela tinha era seu talento e sua vontade de sair da pobreza. E ela conseguiu. Não foi fácil, mas ela recebeu ajuda de seus verdadeiros amigos e correu atrás. E isso, pra mim, é motivador não somente por ser quem é, mas pelos fatos que ela pontuou.

Rowling também fala sobre a importância da imaginação. Ela diz que essa capacidade é nativa de todos e não se manifesta apenas na hora de criar mundos mágicos. Não! Ela se manifesta por meio da empatia. Ao termos a humildade de nos colocarmos no lugar do outro e imaginarmos o que o outro passa, exercermos a imaginação e somos capazes de influenciar positivamente nosso ambiente. E isso, minha gente, é um poder sem medida que traz consigo uma grande responsabilidade.

Sou uma pessoa que se questiona muito sobre tudo isso que Rowling aborda em “Vidas muito boas”. Minha cabeça libriana está sempre pesando ônus e bônus de tudo, montando inúmeros planos a, b, c, w e y e procurando ver tudo e todos por diversos ângulos diferentes. Tudo isso porque quero sempre tomar a decisão que traga as melhores consequências, mas tenho sempre muito receio de enfrentar o fantasma do fracasso. Quem nunca?

E até para isso Rowling tem resposta: “É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que vocês vivam com tanto cuidado que acabem não vivendo de verdade – e, neste caso, vocês fracassam por omissão”.

Em tempos que mudam tanto e toda hora, é impossível estar na crista da onda sempre. Em alguns momentos, temos que aprender a mergulhar fundo, testar nosso fôlego e nadar muito até chegar a alguma praia. Mas mais do que isso, é entender que nem toda praia é feita para criarmos laços eternos. Algumas são passageiras. Essa metáfora praiana é para ilustrar a minha luta para sair da zona de conforto. E eu nem sou tão fã de praia assim!

Enfim, leiam “Vidas muito boas” mesmo que não curtam a escrita da Rowling. E não tenham vergonha de ler livros de Auto Ajuda. Todos os livros ajudam e reconhecer que a sua vida, sua atitude ou algo além disso tudo precisa mudar, é o primeiro passo em uma jornada que só você pode trilhar e nem sempre será compreendida.

Leiam, reflitam e tenham vidas muito boas.

site: http://cheirodelivro.com/o-poder-das-palavras/

Ana 14/12/2017

É inevitável me interessar pelas coisas escritas pela mulher que deu vida a um dos meus personagens preferidos — e que provavelmente introduziu várias pessoas no mundo literário. J. K. Rowling é, provavelmente, uma das maiores fontes de incentivo e inspiração que existem, principalmente àqueles que conhecem a sua história e reconhecem a mulher batalhadora que ela é.

Vidas Muito Boas é um livro com pouquíssimas páginas, e se trada de um discurso que a autora fez para uma turma de formando de Harvard em 2008 como paraninfa. Eu não consigo imaginar a emoção que essas pessoas sentiram ao escutar conselhos vindos de uma pessoa que não tinha absolutamente nada — como ela mesma disse, ela era "tão pobre quanto é possível ser na Inglaterra moderna, sem ser uma sem teto" — vencer na vida de forma tão maravilhosa.

Dentre os temas abordados por Rowling em seu discurso, posso destacar a importância da imaginação e o seu poder de nos fazer sentir empatia pelas pessoas, e a valorização do fracasso. Sim, a autora deixa claro que o fracasso, apesar de não ser nem um pouco divertido, é importante para conseguirmos dar a volta por cima ou, em suas próprias palavras, "[...] o fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida".

O livro em si é maravilhoso. A fonte usada foi ideal, as ilustrações deixam tudo muito mais bonito. Vidas Muito Boas é a personificação daquilo que chamamos de livro de cabeceira: inspira e encoraja as pessoas a correr riscos e lidarem com os próprios medos. Afinal, a vida é uma coisa relativamente simples, somos nós quem insistimos em complicá-la.

site: http://www.roendolivros.com.br

Mila F. @delivroemlivro_ 14/12/2017

Motivador.
Very Good Lives (2015) é o mais novo livro da J.K. Rowling (livros da escritora resenhados no blog AQUI) publicado no Brasil, mas na verdade não é algo inédito, pois se trata de um discurso da escritora para uma turma de Formandos em Harvard feito no ano de 2008.

J. K. Rowling é de uma graciosidade ímpar em seu discurso e utiliza seu próprio exemplo de vida para inspirar os formandos: mostra como ela não tinha nada, apenas sonhos e aos poucos conseguiu realizá-los.

É neste discurso/livro que ela fala de duas coisas importantes na vida: o fracasso e a imaginação, já que ela experienciou essas coisas e sabe que foram ambas que a tornaram na mulher que é na atualidade.

Rowling apenas relata que foi dos piores momentos de sua vida que tirou forças para seguir em frente e lutar pelo que acreditava além de tomar decisões que a moldaram e mudaram completamente.

Se eu pudesse dizer apenas uma palavra para descrever este livro seria: INSPIRADOR, pois é essa também a intenção da oradora: inspirar o público, motivar e dar uma recarga em todos, pois nem sempre sabemos o que será do futuro, mas caminhamos para chegar nele.

Outro ponto que vale a pena citar aqui é que a edição está linda e trabalhada com desenhos bonitos, a capa dura com jacket dá um toque ainda mais especial! SIM, ESTAMOS APAIXONADOS!

site: www.delivroemlivro.com.br

Guilherme 25/11/2017

Encontre seu poder
Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei muito feliz em ter esse livro, pois o ganhei em um dos sorteios realizados aqui no Skoob! Obrigado ao site e à Editora Rocco pela doação.

O livro “Vidas Muito Boas” foi lançado originalmente em 2015, porém no Brasil sua primeira edição teve lançamento somente em 2017 pela editora Rocco. Ele é uma transcrição, na íntegra, de um discurso que a J.K. Rowling fez para formandos de um curso em Harvard, no ano de 2008.
Ela fala logo no início que gostaria que seu discurso fosse de alguma forma memorável, pois pessoalmente ela não lembrava de nada do discurso feito pela paraninfa da sua turma de graduação. Bom, o discurso da J.K. acabou se tornando um livro, lido por milhões de pessoas, então o medo de “esquecimento” claramente foi à toa...

--- “A pobreza significa mil humilhações e pequenas dificuldades”

A ilustre autora da saga “Harry Potter” fala um pouco das incertezas que possuía na época em que era uma jovem universitária – incertezas principalmente quanto à escolha do curso de graduação e futura carreira profissional (pois certamente jamais imaginaria que se tornaria uma das maiores escritoras dos últimos tempos). O que mais me agradou no livro foi justamente conhecer algumas coisas da vida pessoal da autora quando ela estava em um período similar ao que estou vivendo em minha vida. Isso mostrou que ela foi “gente como a gente”; como qualquer estudante de qualquer universidade, era uma pessoa com sonhos, questionamentos e que nem sempre tinha motivação pelas disciplinas do seu curso, mas que sabia que tinha em si um potencial para fazer algo grande.

--- “O que eu mais temia na idade de vocês não era a pobreza, mas o fracasso”

O subtítulo “As Vantagens do Fracasso e a Importância da Imaginação” são dois importantes tópicos que a autora abordou em seu discurso, utilizando-se de exemplos de experiências diretas ou indiretas da sua própria vida. Os fracassos vividos pela autora serviram como oportunidades para autoconhecimento, crescimento e reconstrução, pois alguns dos seus piores medos acabaram se tornando realidade, e após não desistir e conseguir superá-los, concluiu que poderia enfrentar qualquer coisa.

--- “O fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual reconstruí minha vida”

O livro traz uma crítica reflexiva sobre a nossa sociedade egoísta e indiferente ao sofrimento e problemas alheios. A autora diz que a maioria de nós possui um “poder”, que não é o poder mágico do universo Harry Potter, mas sim um poder real, que é a possibilidade de defender ideais e se impor; e esse poder tem força necessária para causar revoluções e mudanças para melhor. Entretanto, muitas pessoas simplesmente ignoram o privilégio que possuem, que é essa possibilidade usar sua voz em prol do próximo.

--- “A felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações”

O livro é recheado de ilustrações bonitinhas referentes a trechos dos parágrafos, porém como o texto em si foi baseado em um discurso, pessoalmente acredito que não teria necessidade de tornar o discurso em um livro propriamente dito, tendo em vista que todo o conteúdo do livro de 71 páginas provavelmente caberia em uma ou duas folhas A4 frente e verso com fonte Times New Roman tamanho 12. Acredito que seu lançamento funcionou mais uma forma de arrecadar dinheiro para (editoras e) instituições de caridade fundadas pela autora, como a Lumos.

Com certeza eu iria amar ter alguém como J.K. Rowling como paraninfa da minha turma de graduação da faculdade. Obviamente foi uma honra para todos aqueles alunos formandos da prestigiada Universidade de Harvard, que são considerados “os melhores dos melhores” – a própria autora reconheceu isso, porém também os advertiu para aproveitar toda essa visibilidade e inteligência que possuem para o bem ao próximo.

E ao finalizar seu discurso, a autora diz à turma de formandos: “Desejo a todos vocês vidas muito boas”. E acredito que esse desejo da autora não serviu para somente os formandos de 2008, mas também para todos que leram o livro ~no futuro~ e se sentiram motivados pelas suas palavras – que felizmente não ficaram esquecidas no tempo.