O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Henrique Valle 10/06/2018

Uma viagem para dentro de si mesmo
Infelizmente o livro é vendido nas seções de autoajuda. Isso pode afastar um grande número de artistas - bloqueados, inclusive - que poderiam utilizar o livro para aprimorar sua criatividade. Eu comprei sem medo e me senti pessoalmente orientado pela Julia Cameron. O livro é dividido em 12 semanas, onde é possível criar reflexões específicas durante três meses. Se o livro parece repetitivo, não se impressione: é necessário repetir conscientemente para vencer o que está enraizado inconscientemente. Eu evoluí muito e, graças ao exercício diário das páginas matinais, voltei a escrever no meu blog, comecei a compor músicas e esquetes de teatro, e comecei o meu tão sonhado curso de ator. Recomendo para quem deseja se conhecer melhor e entender a criatividade sob a perspectiva da diversão.
Yasco 28/03/2022minha estante
Wow que incrível

Liceli 21/09/2023minha estante
Li esse livro em 2021 e amei! É um guia pra despertar sua criatividade e autoconfiança. O livro vai te desafiar a sair da zona de conforto e acreditar e tudo que você faz vem de algo maior e tem um objetivo maior do que você imagina. Recomendo a leitura pra todos que trabalham com criatividade, exposição da sua imagem e que estão desacreditados de si mesmos.

Isabelle L. C. 01/01/2023

se eu fosse para uma ilha deserta e pudesse escolher apenas um livro para levar comigo, seria esse. isso porque "o caminho do artista" é muito mais que um livro de não-ficção, e sim, um guia espiritual. ele não é uma obra que se devora em três dias, mas sim, um livro voltado para a prática da arte e da criatividade no dia a dia. ele aborda todos os temas e angústias possíveis que artistas podem vir a ter, e trata o bloqueio criativo não como uma mera falta de inspiração, mas como uma auto sabotagem. com este livro, entendi que não há receita ou fórmula mágica para escrever bons textos, dirigir boas peças, pintar belos quadros. a arte é um encontro espiritual que deve ser praticada tanto quanto possível. e, apesar de ter terminado de ler e executar o programa de 12 semanas que o livro propõe, o meu caminho como artista está apenas começando.
Liqueur 01/01/2023minha estante
que resenha maravilhosa e essa amg

ianarr 01/01/2023minha estante
Caraca, vi uma pessoa lendo esse livro e rabiscando ele no ônibus, fiquei curiosa e pedi até pra tirar um foto da capa. Agr q li sua resenha tô com muita vontade de lerrrr

Jamayra Greyce 19/07/2022

INEXPLICÁVEL!
poxa, eu nem sei direito o que dizer aqui sobre essa leitura... ainda estou processando o término desse programa de 12 semanas que literalmente mudou minha vida.

em uma das inúmeras passagens brilhantes do livro, julia cameron diz que as experiências que os leitores acessam a partir das ferramentas e exercícios que ela propõe devem ser vividas, e não explicadas. e é isto.

o que eu vivi nunca será a mesmíssima coisa que outros leitores de "o caminho do artista". não dá pra dizer o que vai acontecer detalhadamente com cada um que embarcar nessa, mas podemos compartilhar nossos frutos (e nossas sementes) à fim de nos inspirarmos. afinal, esse não é um processo simples, de maneira alguma; então às vezes é bom relembrar daqueles que afirmaram que tudo vale à pena, e bem antes do final!

eu passei por muita coisa surreal durante esses três meses, que, mais que a vida acontecendo, eram oportunidades para as quais eu estava de mente e coração abertos e preparados para abraçar, graças à tudo que vinha aprendendo durante minha leitura.

sem contar que meus dias e noites passaram a ter muito mais graça!

e no meu caso, exercitar minha criatividade foi despertar uma coragem à muito tempo adormecida. foi perceber que nossa vida é, até que se prove o contrário, apenas essa. então, se não agora, quando?! é como julia cameron muito bem nos ensina: não é tarde demais, não somos pequenos nem falhos demais e podemos sim ser curados das feriadas que a sociedade, como um todo, nos infringe até que desistamos de todos os nossos sonhos, dos mais simples em diante.

e tudo isso não se aplica apenas às pessoas que gostariam de ser artistas profissionais, mas desistiram por medo. pelo contrário, esse livro tem o potencial de enriquecer a vida de qualquer ser humano que possa lê-lo, pq como espécie somos todos essencialmente criativos. e cultivar esse atributo em nossas vidas tem o poder de torná-las milhões de vezes mais plenas.

recomendo, portanto, essa leitura para TODOS, de verdade. essa experiência é um presente que se eu pudesse sairia distribuindo por aí na rua, para todas as pessoas possíveis! espero que você que leu até aqui um dia tenha lido ou possa ler "o caminho do artista"

Daniele.Bertolo 18/08/2023

Transformador.
Livro que vai transformar a sua maneira de se relacionar consigo mesma. Hábitos e escrita! Cameron vai tecendo passo a passo uma forma de usar a escrita como um lugar de se conhecer
Aline Maciel 18/08/2023minha estante
Ainda não finalizei, mas gosto muito da abordagem dela no livro!

LeonardoGS89 09/06/2023

?O Caminho do Artista? de Júlia Cameron?
É uma obra que se destaca como um guia inspirador e transformador para explorar a criatividade. Ao longo do livro, Cameron oferece uma abordagem prática e espiritual para ajudar os leitores a desbloquear seu potencial artístico.
Um dos pontos fortes do livro é a variedade de exercícios e práticas sugeridas pela autora, desde a escrita matinal (que foi que mais gostei e faço) até as caminhadas criativas, cada atividade tem o objetivo de estimular a imaginação e superar bloqueios criativos, essas práticas são acompanhadas por reflexões profundas, que levam os leitores a explorar suas crenças limitantes e a descobrir novas perspectivas.
No entanto, algumas críticas podem ser apontadas ao livro, certas ideias são repetitivas ao longo da obra, o que pode diminuir o impacto das mensagens.
Apesar dos pesares, a obra continua a ser uma leitura valiosa, a autora traz uma combinação única de orientação prática, sabedoria espiritual e exemplos pessoais, que podem inspirar e motivar os leitores a abraçarem sua criatividade e a superarem os obstáculos que surgem no processo.
Além disso, a abordagem espiritual de Cameron adiciona uma dimensão única à jornada artística. Ela enfatiza a importância de uma conexão mais profunda com o mundo ao nosso redor e com nossa própria espiritualidade, essa perspectiva pode trazer uma sensação de propósito e significado à sua expressão criativa.

Krishna.Nunes 05/02/2024

Eis que nem toda autoajuda é ruim
Julia Cameron é uma roteirista, dramaturga e romancista que transformou o seu curso de criatividade neste livro.

Ele consiste de um método de 12 semanas para que artistas de todas as áreas consigam se livrar do bloqueio criativo e liberar seu potencial artístico.

O livro não precisa necessariamente ser lido de capa a capa, ele pode ser entendido como uma série de aulas que o leitor pode tomar semanalmente e ir fazendo as atividades propostas à medida que avança.

Mas tem uma coisa extremamente irritante no livro, que é a religiosidade da autora enfiada goela abaixo o tempo todo. Ela afirma várias vezes que não é necessário ter
as mesmas crenças para aplicar o método (e de fato não é, os exercícios são motivacionais, comportamentais e de autoconhecimento, muito do que ela sugere se parece com as ferramentas da terapia cognitiva/comportamental) e no entanto ela diz a todo instante que a criatividade vem de deus e que é um dom espiritual.

Ela pode até achar que está falando de "deus" genericamente e que isso é irrelevante, mas na minha opinião a terminologia faz diferença. Dezenas de vezes ela perdeu a oportunidade de dizer "este exercício é importante porque alterará o seu estado mental" ou "porque vai condicionar o seu cérebro" ou "porque vai modificar o seu comportamento em determinado sentido", para, em vez disso, dizer que "o exercício é importante porque vai criar uma ligação espiritual com seu deus criativo".

Mesmo assim acredito que o método deve ser útil não apenas para liberar a capacidade criativa mas até em outras áreas da vida, como diminuir a timidez e combater o perfeccionismo e a procrastinação.
Leilane.Reinicke 06/02/2024minha estante
Acredito que nem é pela religiosidade da autora, depende muito da literatura que você está habituado a ler, existem várias maneiras de se entender Deus, talvez por isso não me incomodou. Mas acho que leitura pra ?desbloqueio criativo?, Big Magic é bem mais motivador e divertido de ler.

Iara Fernanda 06/04/2022

Uau
Esse livro é incrível demais ,nem parece que se passaram 3 meses desde a primeira semana.
Eu amei passar por esse processo de auto conhecimento,tive muitas mudanças significativas nesse período.
Vou levar para vida o que aprendi.
Recomendo demais a leitura .

Paulinha 15/10/2023

O caminho do artista
O livro é ótimo e super recomendo.

Mas eu vou precisar reler em outro momento.
Não achei nem um pingo de artista em mim, apesar de concordar com ela que a criatividade mora em todos nós e ao nosso redor.

Mas não segui a risca todas as recomendações, a única coisa que fiz certinho foi as páginas matinais e só isso já me ajudou na vida, porém tenho certeza que se fizesse todas as tarefas a recompensa seria magnífica.

Com certeza vou reler em outro momento.

Danie 30/08/2022

Daqueles livros que provocam mudança
Eu me considero uma pessoa que precisa de provas e não aceita apenas as frases de convencimento. Tendo dito isso, fiz as 12 semanas do caminho, e posso comprovar o aumento da criatividade na minha vida profissional.
Faça e veja pelos próprios olhos.

Ana Paula 18/06/2023

Os primeiros capítulos tiveram um certo impacto, mas depois ficou muito repetitivo. Julia Cameron explora conceitos inspirados em Jung, como a criança interior, sincronicidade e espiritualidade. E embora a autora diga que podemos ignorar as referências religiosas, ela é bastante insistente nesse assunto, o que me incomodou. Ela também se inspirou nos 12 passos do AA, o que faz com que o livro se pareça um pouco com um programa de reabilitação.

As atividades propostas que mais gostei:
- Páginas Matinais, escrever em um diário tudo o que vier à mente, sem filtro, como um despejo mental. O objetivo é remover distrações, perceber o que realmente importa e conseguir mais clareza para planejar o dia.
- Encontro Com O Artista, reservar um momento semanal só para você, e se dedicar sozinho a uma atividade prazerosa que desperte a criatividade. Desde uma ida rápida a um sebo, uma caminhada na praia ou fazer um curso. O tempo para isso depende do que se tem disponível, pode ser de 15 minutos a algumas horas, um dia, um fim de semana ou até as férias.

Aline 15/06/2021

Arte da criatividade
Li uma resenha desse livro. Sobre como ele ajudaria a libertar a minha criatividade. Comprei e me surpreendi com ele. A autora separa o livro em doze semana, e a cada fim de um capitulo ela coloca umas metas e tarefas para realizarmos. Depois que li esse livro sinto-me mais capaz de escrever. É uma ótima dica para quem quer criar a sua arte.

Dri F. @viagenscomlivros 12/11/2021

O que me atraiu nesse livro foi o subtítulo ? A Bíblia da criatividade?. Mas não achei nada muito inovador.
A autora passa uma espécie de programa de 12 semanas, onde ela ensina exercícios e questionários que devem ser respondidos para que, ao final do programa, a pessoa desbloqueie sua criatividade. Ela já diz que se inspirou um pouco nos 12 passos do AA.

Uma das coisas que achei um pouco maçante é que ela fala demais sobre religiosidade e fé como formas de ser criativo, já que ela defini que ?criatividade é um ato espiritual.? Portanto quanto mais fé você tem mais você vai desbloqueando sua criatividade que é toda vinda da espiritualidade.

Se esse for um tema que te interessa, vai ser uma ótima leitura, mas se o que você procura é algo mais profundo sobre processos criativos talvez sinta também que tudo fica muito vago.
Ainda assim alguns exercícios que ela passa eu realmente acho que funcionam, e também grifei muita coisa que, independente de falar de criatividade ou de vida, a mim fizeram muito sentido.

Falo mais sobre ele em @viagenscomlivros e @oqueumlivromeensinou (Instagram)

Dani | @leitorahemcrise 24/10/2020

Transformador.
Recuperação. Persistência. Aceitação. Reconstrução. Se eu precisasse definir "O Caminho do Artista" em poucas palavras, essas seriam as utilizadas, sem dúvidas.

Foram mais de 12 semanas lendo esse livro e mais de 1 hora por dia de dedicação à mim mesma. Nesse mundo, em que nós mesmos somos a última coisa a se colocar numa lista de prioridades, Julia Cameron vem nos exigir uma mudança e apontar todos os problemas que lidamos como artistas, ao negligenciar nosso tempo, nossa rotina e nossa vida criativa no geral.

Classificado como Autoajuda, o livro acaba afastando aqueles com preconceito à esse gênero, além de conter algumas abordagens de fé cristã, o que também considero que pode afastar alguns. No entanto, para mim, ambos foram detalhes que relevei, já que a autora faz um trabalho divino de seleção de tarefas semanais - são 12 semanas ao todo - do que chamei de Autoanálise.

Durante as semanas, Julia desmistifica o significado de Criatividade e suas ramificações e mostra a realidade do que é ser artista. Todos sofremos. Todos ficamos bloqueados. E "O Caminho do Artista" vem como uma bela jornada de autoconhecimento e de resgate daquilo que nós mesmos ou nossos pais ou a sociedade decidiu descartar à medida que deixamos a infância e entramos no mundo adulto. Não foram tarefas fáceis - do ponto de vista psicológico -, mas foram tarefas necessárias e que apontaram as raízes de meus problemas como artista - especialmente escritora.

Extremamente importante, "O Caminho do Artista" deve ser lido por artistas que se pegam entrando em grandes ou pequenas crises, hiatus em seus trabalhos, inseguranças, medos, resistências e até mesmo por pessoas "comuns" que se sentem frustradas com suas próprias vidas. Julia Cameron nos mostra que não importa como chegamos aqui, em um ponto de bloqueio de nossa vida - seja em qualquer área -, sempre há como mudar o nosso futuro, começando pelo nosso presente e investigando e ressignificando o nosso passado. É bonito, é simbólico e merece ser lido.

Virou, com toda certeza, um dos meus livros favoritos da vida.

site: www.instagram.com/autoradanielabraga

FeFa 15/11/2023

O livro é um caminho prático para nos ajudar a nos entender como artistas e se reconectar e com nosso interior artístico. Possui algumas tarefas que acho interessantes mesmo fora do contexto da arte, mas para um geral humano.
O livro também é, as vezes, um pouco esotérico e "coach" demais para o meu gosto, mas nem por isso deixou de ser um ótimo material.

gisellyyy 14/08/2021

Tudo para mim
Esse livro foi muito além das minhas expectativas. Eu o comprei sem muita pretensão, só queria me sentir mais artista, mais validada. A leitura foi uma experiência maravilhosa, foi um tapa seguido de outro, um conhecimento incrível atrás do outro. Não segui a regra de escrever exatas três páginas por dia, simplesmente porque não queria me obrigar a algo, mas fiz o possível para escrever sempre, para desabar no papel e falar sobre tudo, sem escrúpulos e sem perfeccionismo. Foi perfeito, recebi tanto carinho durante as páginas, me perdoei, me descobri, reconheci medos e os compreendi. Continuarei escrevendo todo dia, tendo meus encontros com o artista e com certeza relerei essa obra novamente