Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Victor 09/02/2017

SÊNECA, L. A. Sobre a brevidade da vida. Porto Alegre: L&PM, 2011.
"A expectativa é o maior impedimento para viver: leva-nos para o amanhã e faz com que se perca o presente." (p. 46)

"Por isso, quando vires, com frequência, uma toga pretexta ou um nome célebre, no foro, não tenhas inveja, já que essas coisas se obtêm a custo da própria vida. A fim de que um único ano lhes seja dado, consumirão todos os seus anos." (p. 82)

Fábio Siqueira 01/05/2020

A moeda mais importante
Sêneca, um dos pilares do estoicosmo, traz neste livro uma breve reflexão sobre como administramos nosso tempo, fazendo-nos observar o quanto dele desperdiçamos com pessoas ruins, um tranalho ruim ou até mesmo com pensamentos ruins.

Lidiane.Oliveira 28/05/2020

Interessante
"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."

Isa 02/06/2020

Sobre a vida: ?Por mais curta que seja, é mais que suficiente, de maneira que, ao chegar o último dia, o homem sábio não hesitará em ir para a morte com tranquilidade?.

Tempo suficiente nos é dado para viver uma
vida plena, mas se não nos tornamos conscientes desse tempo, então o tempo que realmente vivemos é breve. Aqueles que só se tornam conscientes de sua vida quando são expostos às suas fragilidades, se desesperam ao perceber que viveram uma vida vazia, com indiferenças, distrações e preocupações supérfluas. E aqueles que, conscientes de suas fragilidades e todos os tempos, tiram o máximo proveito do momento presente e vivem.
É um livro atemporal, de leitura rápida, mas muito profunda.

Deini 11/09/2009

Totalmente recomendado
Recomendo total!
Muito bom para incitar uma ótima reflexão.

fKempf 05/06/2020

Filosofia Clássica
Um ótimo livro para quem gosta de filosofia, um bom livro para iniciantes, um ótimo livro para entusiastas. O livro, que é escrito como uma espécie de "carta" contém lições fundamentais que sempre é bom lembrar, principalmente, de como deveríamos viver, senão todos os dias, boa parte deles.

O livro é curtíssimo, leia e releia quando puder, sempre lhe aparecerá alguma sentença que se encaixará no seu momento de vida atual.

Jack 14/06/2020

Sêneca
Sêneca afirma que a vida não é curta, como costumamos reclamar, mas nós é que não sabemos aproveita-la. Ensina-nos, então, a desfrutar de um ócio sábio, que nos capacite a viver corretamente, investigando os mistérios que a caracterizam e nos preparando para a morte inevitável.

Jonathan Reis 14/06/2020

Perfeito!
Pensei em fazer uma resenha, mas, pode ser um desperdício de tempo. (Leia o livro, e você vai entender a piada)

Davi 17/06/2020

Clássico milenar e atual
Como um livro milenar pode perdurar? Sêneca nos responde, através desse breve tratado do estoicismo, que parece ter voltado a ativa, felizmente, pois precisamos falar sobre o básico, sempre: a vida, a morte, as emoções etc. Claro que o livro não está para além da crítica, mas, para o mal ou para o bem, anacronicamente, o livro continua, em grande medida, válido nos dias de hoje, para os seres de hoje.

couzenn 23/06/2020

Complexo
Me surpreendeu no primeiro capítulo, comecei gostando de suas análises apesar de serem ultrapassadas ( o que se justifica por ele ser filósofo helenístico). Entretanto, no segundo capítulo, ele teve uma abordagem meio preconceituosa, quando se trava dos sábios, meio soberba eu diria.

O livro é bem curtinho e por mim pararia no primeiro capítulo. Não tem nenhuma lição de viva incrível, foi um livro que não me acrescentou muito.

Mara Vanessa Torres 01/07/2020

Aforismos com juízo

Leitura para um dia, apontamentos para um ano e reflexões atemporais. "Sobre a brevidade da vida" é o que conhecemos como ensaio moral, um texto loteado por juízos de valor, moralidade e comportamento. O manuscrito foi pincelado pelo filósofo Sêneca, morador da Roma Antiga, que agora só existe nos livros e naquilo que nos contam.

Muito utilizado na biosfera do "manual de dicas" e "o que podemos aprender com...", "Sobre a brevidade da vida" traz meditações do filósofo sobre o tempo, sua natureza, finitude e infinitude, e como a humanidade usufrui desse bem tão precioso e raro.

É uma obra de máximas, aforismos e marcações. Um conjunto de cartas escritas a um amigo, a quem Sêneca recomenda gastar o tempo que lhe foi dado, seja ele qual for, para a evolução física, intelectual e espiritual.

Páginas que nos permitem divagar e questionar: se não somos imortais, por que vivemos como se fôssemos? Como aproveitar melhor a existência?

site: https://www.instagram.com/abyssal_waters/

Darllan.Senna 05/07/2020

A Universalidade da Experiência
Não é de se admirar o porquê do estoicismo estar em voga atualmente, trata-se da necessidade de buscar o que é essencial para uma boa vida em algo mais profundo, mais substancial. Algo que a autoajuda nunca foi.

No estoicismo não há tentativas de te fazer sentir melhor; não há falsas esperanças através de palavras confortáveis como brisas de verão. O que vale é a reflexão através da filosofia. É a experiência passada para frente através do correto diagnóstico em relação à todas aquelas preocupações que nos tornam ansiosos e insatisfeitos.

Esta obra de Sêneca é para mim é como a voz de sabedoria, uma pessoa mais velha a nos dar preciosas diretrizes para a felicidade, tudo isso numa filosofia que transmite sua beleza na universalidade da experiência.

Mila 09/07/2020

Sobre a brevidade da vida #004
Quantas vezes já nos pegamos desejando o fim do dia, da semana, do mês? Por que será que não saímos dando nosso dinheiro e temos zelo com nossas coisas, mas nosso tempo (nossa vida) gastamos com coisas e pessoas que não valem a pena? É exatamente sobre isso que Sêneca, com maestria, fala neste livro incrível. Ele me fez refletir muito sobre minha vida e o tempo que eu gasto com inutilidades. Eu indico MUITO esse livro, de verdade! Acho que todos deveriam ler. Os aprendizados são muitos!

Ebenézer 13/07/2020

(Acabei de reler essa joia de Sêneca....)

"Não julgues que alguém viveu muito por causa de suas rugas e cabelos brancos: ele não viveu muito, apenas existiu por muito tempo. Julgas que navegou muito aquele que, tendo se afastado do porto, foi pego por violenta tempestade e, errante, ficou à mercê dos ventos, ao capricho dos furacões, sem, no entanto, sair do lugar? Ele não navegou muito, apenas foi muito acossado."

À indagação se realmente a vida é curta Sêneca se propõe a filosofar "Sobre a Brevidade da Vida".
Em capítulos curtíssimos o autor lança seus pensamentos e reflexões dignos de consideração quanto a melhor forma de se viver prudente e conscientemente e, sobretudo, sabiamente a nossa 'não tão efêmera' passagem terrena.
Sêneca não poupa as ironias lançadas em rosto de quem pretende "eternizar" sua jornada e se esquece tolamente de aproveitar bem seus momentos usufruindo do ócio merecido.
Vivendo em uma sociedade que enaltece ao máximo a força do trabalho e da operosidade somos muitas vezes manipulados a menosprezar a nossa fragilidade humana e assim perdemos ou confundimos as estações próprias e inerentes da vida.
Sobre a Brevidade da Vida é um chamamento ao aprendizado do saber viver e também morrer.
Sendo finitos impõem-nos a tomada de consciência para o verdadeiro sentido da Vida sem desperdiçá-la.
Como bem diz Sêneca, "não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela."
Vale muito a pena a leitura de Sêneca, um bom modo de enfrentar a vida com sabedoria.