As Terras Devastadas

Maravilhoso e assombroso.
Simplesmente demais.

Kail 09/11/2010

Obra Prima
O Mundo Médio é imenso e bem feito. Bem complexo e sem nenhuma falha. A volta de Jake Chambers também é muito boa, em conjunto com o sofrimento que o paradoxo causa à Roland e Jake, reforça o fato de que o livro não é somente um faroeste pós-apocalíptico. A história se torna cada vez mais genial e a evolução de cada personagem é extremamente boa. A maneira pela qual eles se tornam pistoleiros é apaixonante. Também existe o fascinante Oi. Nunca tinha gostado tanto de um animal em um livro.

Brenda675 30/09/2010

O que me prendeu foram as coisas que foram acontecendo nessas terras, as dificuldades que eles tiveram que passar etc.

Instagram: @leitor_eduardo 30/07/2010

O livro onde começa A ESTÓRIA!

Divino. Especial. Fabuloso. Maravilhoso. Perfeito. Incrível. Hilário. Nojento. Lindo. Pena que acabou por enquanto. Pelo que me consta, MAGO E VIDRO se desprende mais de Eddie, Jake a Susannah. Porém vamos aos fatos: não tem comparação com os demais volumes. Por causa do livro, meus personagens preferidos são agora Eddie Dean e Jake Chambers, sem dúvida. Mais até do que Roland. Apenas porque ele é O PISTOLEIRO não quer dizer que seja o melhor personagem. Não. Os melhores são esses dois e pude comprovar à medida que fui lendo AS TERRAS DEVASTADAS. Uma estória muito bem desenvolvida, muito bem narrada e descrita. As coisas que acontecem são incríveis e os cenários são detalhados de modo que pensamos que estamos mesmo lá, junto deles. Mas um ser em especial me chamou a atenção mais ate do que eu esperava – Oi. Quando eu terminei de ler, senti mesmo, verdadeiramente, vontade de ter um Zé Trapalhão só para mim. Eu imaginei todos os detalhes do físico dele, os pelos, os olhos grandes e dourados e a sua voz, com a qual ele sempre dizia “Oi” ou “Jake”. Os hábitos do animal – alimentação, inteligência, forma de agir e interpretar ordens e emoções - também descritos com perfeição não deixam em nada a desejar. Sim, Stephen King entrou para a lista dos meus Autores Preferidos. Claro que cada Autor tem seu canto de divindade, na minha cabeça, porque são deuses da literatura e King é o Deus das Coisas Surpreendentes.

lfcardoso 28/01/2010

Mistura de gêneros e referências
O título do terceiro volume dessa mistura de fantasia, terror, ficção científica e faroeste é uma referência ao famoso poema de T. S. Elliot (A terra devastada), um texto obscuro com sátiras e profecias.

Depois de matar um gigantesco urso chamado Shardik, na verdade um cyborg, o pistoleiro Roland e seus companheiros (Eddie Dean e Susannah) encontram uma pista do paradeiro da Torre Negra. Refazendo o caminho percorrido pelo urso antes de atacá-los, o grupo encontra o Caminho dos Feixes de Luz. São seis feixes que conectam 12 portais, os quais demarcam os limites do Mundo Médio. De acordo com Roland, na intersecção dos Feixes de Luz fica a Torre Negra.

Enquanto ensina Eddie e Susannah a serem pistoleiros, Roland percebe que está enlouquecendo. Isso é consequência da interferência dele no passado do garoto Jake Chambers, no volume anterior. Ao impedir que Jake fosse morto por Jack Mort e enviado ao Mundo Médio, Roland acaba provocando a divisão da própria mente: uma parte que conheceu Chambers, e outra, que nada sabe sobre o garoto. Jake também está sofrendo do mesmo problema de Roland.

Um dos aspectos interessantes da obra é a utilização de sonhos, visões e objetos banais para a resolução de enigmas e superação de obstáculos. Os sonhos de Jake com Eddie fornecem ao garoto pistas de como curar a aparente loucura. As visões com o irmão morto dão a Eddie dicas de como ajudar Roland. Um toco de madeira pode ser a chave de um portal para o nosso mundo.

Após um episódio tenso envolvendo um demônio invísivel viciado em sexo e o monstro de uma casa mal-assombrada, Jake Chambers finalmente se junta ao grupo de Roland. O reencontro do pistoleiro com o garoto é um dos momentos mais tocantes da história. Mais adiante, uma estranha e engraçada criatura chamada Oi se junta ao grupo. O bicho gosta de ficar repetindo as últimas palavras das frases das pessoas.

Para continuarem a seguir pelo Caminho dos Feixes de Luz, o pistoleiro e seus companheiros precisam ir à decadente cidade de Lud para pegar o trem que passa por uma região devastada e perigosa. Em Lud, dois grupos de pessoas degeneradas e insanas, os Pubs e os Grays, brigam pelo controle do local. Jake é capturado por bandidos que vivem no subterrâneo da cidade. Enquanto Roland vai atrás do garoto, Eddie e Susannah procuram pistas sobre Blaine, o computador que controla o trem. Durante a caminhada, eles encontram vários cadáveres pendurados nos postes de Lud. Os habitantes acham que o computador é uma espécie de deus e oferecem a ele sacrifícios humanos.

Blaine é uma máquina psicopata que se diverte assustando e matando os cidadãos de Lud. Além disso, ele é viciado em adivinhações e tem duas personalidades. Eddie e Susannah irão precisar de muito tato e esperteza para lidar com esse computador maluco. Do contrário, eles podem ser queimados por Blaine.

Enquanto acompanha a busca do grupo de Roland por pistas sobre o trem controlado por Blaine, o leitor conhece um pouco mais sobre a história do Mundo Médio e os lendários protetores dos portais dos Feixes de Luz. O urso Shardik era um deles. Os subterrâneos da cidade de Lud guarda vários segredos de um passado esquecido pelos insanos habitantes.

Não se pode esquecer das referências a outras obras do autor. Num dado momento da história, o grupo do pistoleiro encontra as estranhas criaturas do conto O nevoeiro, do livro "Tripulação de esqueletos". Coisas voadoras disformes que pareciam pterodáctilos cruzavam esses canos com asas de couro, de vez em quando atacando uma às outras com bicos curvos.

O nome do urso que atacou Roland, Eddie e Susannah é uma menção ao romance "Shardik", de Richard Adams, em que um caçador acredita que um grande urso seja a reencarnação de um deus. Adams também escreveu o livro "A longa jornada", em que os personagens principais são coelhos.

" Shardik murmurou. Eu conheço esse nome, mas não consigo localizar. Significa alguma coisa para você, Susannah?

Ela sacudiu a cabeça.

O problema é Eddie riu sem jeito. Eu associo com coelhos. Não é maluquice?"

Jef 28/01/2010

Confusão!
Confusão, é assim que descrevo este Terceiro Volume da Torre Negra. A capa do livro diz muita coisa. Contos da carochinha que se desenvolverão a partir daí dentro da série. O pistoleiro está melhor fisicamente, porém mentalmente... Mas agora ele não está mais sozinho. É verdade o ka-tet começa a se expandir. Você continuará a ver portas. Verá também que o Mundo seguiu adiante! Seguirá ansiosamente o feixe, pois o Urso se mostrou! O céu é o seu guia e tudo leva a Torre! Será que a torre está longe?
Muita aventura! Outro livro excelente! Você sempre reconhece o descendete do Eld pelo seu sigul de pistleiro - ié, eu digo a verdade!
O final não fica lá essas coisas, porém há quem goste do final. O grande king teve um pouco de dor de cabeça - risos.
Siga o feixe neste eletrizante livro da série, antes que o pistoleiro enlouqueça de vez!Afinal, quem prova o sabor da perda sabe que é amargo - falo a verdade. Digam Aleluia!

Lucas_Deschain 17/01/2010

Surpreendente e Inacabado
Stephen King se destaca no mundo literário por vários motivos: escreve muito, em relativo pouco tempo, tem uma temática voltada a suspense, horror e terror; contudo, nada chega perto de sua masterpiece: A Torre Negra.

A metalinguagem pontua cada capítulo, está em cada descrição, as referências são praticamente inacabáveis, desde séries de TV, filmes (baseados em seus próprios livros), literatura (seus próprios livros), até lugares, histórias e personagens conhecidos da cultura popular. No terceiro volume, que vem de uma estupenda continuação, o autor consegue manter uma trama coesa apesar de todos os elementos que pululam em cada página. King é um tremendo maestro que impede sua ópera de desafinar a cada página. Histórias já contadas se entrelaçam com situações novas, em novos cenários e com viradas de tirar o fôlego.

Quando me familiarizei com os personagens, aliás muito bem trabalhados em todas as suas facetas pelo autor, percebi a maneira como as situações que vão a eles ocorrendo exploram cada uma de suas especialidades e personalidades, de modo que a cada disparo o passado do personagem ganhe contornos mais nítidos e surpreendentes, aprofundando o conhecimento que o leitor tem sobre os aventureiros e se identificando pouco a pouco com cada um deles.

Essa característica de flashback (não sei se se trata exatamente disso, mas vá lá) é explorada já no segundo volume e serve para contextualizar os personagens, dando-os sustentação e convencendo o leitor de que a maneira como é e como se comporta essa ou aquela pessoa é completamente plausível, mesmo que você imagine: "Quais são as chances de tal coisa acontecer?". King é mestre quando se trata de convencer o leitor, mesmo que seus finais sejam motivo de polêmica.

Novos personagens são introduzidos e a trama consegue manter um ritmo nem um pouco enfadonho até as últimas páginas, sem final definido, que fizeram os fãs quase arrancarem os cabelos de curiosidade.

Recomendável, sempre!

Renato 05/07/2009

Blaine é um pé no saco...
... e essa é a verdade.
Alan Ventura 17/08/2011minha estante
FATÃO! O/

Led 09/05/2009

Action
Ação do começo ao fim, aqui pode se dizer que termina o primeiro capítulo.

fabianom 21/04/2009

Excelente continuação do capítulo II. A capacidade do autor em criar um mundo "novo" com suas nuances e nos prender a ele é formidável, sem falar nos próprios personagens. Livro sensacional, recomendo fortemente (+ leia os 2 anteriores primeiro :)).

Rafael 11/02/2009

Este volume é bem mais agitado que o sucessor, dando mais vida à história. Com seu "ka-tet" sendo treinado como pistoleiros, a aventura da trupe pela cidade de Lud, e o encontro com Mono Blaine mostra a genialidade de Stephen King e o porque do título de "obra-prima" para a série A Torre Negra.

Tulliu Cardia 29/01/2009

As Terras Devastadas é um ótimo livro, muito enrolado ás vezes, mas compensa. O final é ótimo, e tem excelentes passagens ao longo da trama. Roland continua sendo um personagem incrível.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia