500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

04isac 14/05/2023

Chegou nas expectativas
É exatamente o que eu esperava do maquiavel. A leitura é boa e te faz refletir, mas como eu não sou um príncipe querendo se manter no poder, creio que eu não sou o público alvo do maquiavel

Maycom 06/03/2022

Ferramenta de manipulação e persuasão do poder
Um livro excelente para perceber as engrenagens "maquiavélicas" por detrás do nosso sistema. É impressionante o tanto que se pode relacionar as propostas de Maquiavel, com os atos que vemos hoje em dia, na política global.

É um livro muito fácil de ler. Acredito que seja a edição. Se tratando de um período histórico que consta em 1500 e pouco, a leitura flui facilmente.

Basta começar a leitura que em determinado momento você perceberá as relações diretas com os acontecimentos que maquiavel descreveu com os que acontecem agora, na atualidade

Van 11/02/2022

Escrita como forma de conseguir conquistar a confiança do duque e assim, um cargo importante, Maquiavel montou uma espécie de "guia" para os principados, elaborando uma das teorias políticas que perpetuam até os dias atuais.
"Os fins justificam os meios" é um dos pensamentos contidos em O Príncipe, no qual, para se ascender ao principado não importa que se utilize de meios imprópios ou desonestos uma vez que a ascenção seja alcançada.
Maquiavel também deixa claro que todo Príncipe deve se manter firme em qualquer situação e ser capaz de identificar as adversidades antes mesmo que estas se concretizem de maneiras irreversíveis. Apenas o príncipe deve manter soberania e gozar do prestígio de seu povo.
Eu demorei bastante para ler esse livro, não pelo fato de que a obra é desinteressnate, mas sim porque eu estava em uma ressaca literária ao qual me esforcei muito para sair.

Maria 20/12/2021

Esse livro é muito bom,só a editora que é péssima
O livro é ótimo e inteligente,ele consegue transportar as ideias de 1500 para os dias de hoje e fazer sentido do mesmo jeito,eu não tenho nenhuma crítica de como foi feita a escrita da edição,mesmo achando que tenha alguns erros ortográficos,mas pode ser somente um achismo,mas a edição é cheia de "sujeiras" e isso não é uma primeira experiência com essa editora eu tenho mais 3 livros dela,1 não tem nenhum erro mas os outros 2 quase não deu pra ler de tantos erros que tinha,enfim tomem muito cuidado com essa editora

Bibliotecário 30/04/2021

Maquiavel
Nas páginas de O Príncipe Nicolau Maquiavel descreve como governar e manter o poder absoluto, sem ser odiado pelo povo. Sua obra é uma das teorias políticas mais bem elaboradas pelo pensamento humano.

Marília Mangueira 12/07/2023

Exílio e memória
O exílio de Maquiavel rendeu-lhe um grande livro!
Sair do cenário, seja ele qual for, também pode gerar frutos, vai depender da escolha de cada um. E Nicolau Maquiavel fez sua melhor escolha: escrever.
Por meio das memórias e do seu papel de observador, ele nos ensina todas as estratégias dos principados, do sucesso ao fracasso - mesmo não atuando como uma realeza, apenas como um secretário de chancelaria - nada fugiu dos olhos dele! Maquiavel, Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, é um dos maiores conselheiros daqueles que querem ser um homem do povo. Com os registros recapitulados dos tempos em que vivia com os nobres, o filósofo mostra os desafios que um príncipe tem pela frente e o equilíbrio de manter-se no poder. Alertando sobre a postura, as táticas de guerra e as estratégias, que vai da estima ao armamento.
Este manual, apesar de antigo, não pereceu com o tempo. É precioso e preciso até os dias atuais! E usado, de diversas formas, no meio político - tanto para bem, quanto para o mal.

Mel 08/01/2021

Esclarecedor!
Impactante! Detalha o que deve ser feito ou não por um governante, nesse caso, o Príncipe de Maquiavel é a obra que condiz com ações vistas, tanto na política quanto no meio social. Cabe salientar que caso se interesses pela Política, tenhas como parâmetro as palavras ditas por Maquiavel e as compare com o cenário político-histórico no decorrer dos séculos e saberás que a conduta de um representante perpassa pela instrução dada pelo autor.

adorkableforme 04/08/2020

A maquiavélidade de O Príncipe
“...o príncipe não precisa possuir todas as qualidades acima citadas, bastando que aparente possuí-las. Antes, teria eu a audácia de afirmar que, possuindo-as e usando-as todas, essas qualidades seriam prejudiciais, ao passo que, aparentando possuí-las, são benéficas; por exemplo: de um lado, parecer ser efetivamente piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e de outro, ter o ânimo de, sendo obrigado pelas circunstâncias a não o ser, tornar-se o contrário.”

Finalmente terminei a leitura,foi difícil chegar ao fim. Contudo, no decorrer do livro percebi que muitas das atitudes dos governantes atuais são parecidas com os relatos presentes no livro.

O Príncipe é um manual que explica passo a passo como agem os poderosos e o que é preciso fazer para manter o poder. Maquiavel dissertou sobre como deveria ser o poder político exercido sobre um território e uma população, estabelecendo formas de relacionamento do monarca para com a nobreza, o clero e o povo. Nessa obra, o autor sugeriu diretrizes para que um soberano fosse capaz de conquistar, reinar e manter seu poder.

“...o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos grandes, e estes desejam governar e oprimir o povo. Destes dois apetites diferentes nasce nas cidades um destes três efeitos: principado, liberdade, desordem.”

Desse modo,No livro compreendemos como são formados os principados, como são mantidos, como são perdidos e como são conquistados. A cada novo capítulo entendemos os mecanismos políticos que somos vítimas e como percebê-los, por isso, o livro é mais que necessário para qualquer pessoa.

Entretanto, é um manuscrito mais que necessário para pessoas que queiram liderar algo. São atitudes que se analisarmos com cautela realmente dão sentido em como governar com sucesso ou fracasso. Isso dependerá da forma que a pessoa comandará seu caminho e seus subordinados.

"...os homens devem ser mimados ou exterminados, pois se se vingam de ofensas leves, das graves já não podem fazê-lo. Assim, a injúria que se faz deve ser tal, que não se tema a vingança.”

Enfim, quero reler este livro anualmente até que compreenda cada pedacinho dele. Ademais, foi uma leitura difícil,mas muito boa.

“...não se pode honestamente satisfazer aos grandes sem injúria para os outros, mas o povo pode ser satisfeito. Porque o objetivo do povo é mais honesto do que o dos poderosos; estes querem oprimir e aquele não ser oprimido.”

Camilly 08/05/2022

Linguagem simples, alusões históricas impecáveis e facílima compreensão. Aqui fica claro como funciona Maquiavel

IIIERS 24/09/2023

Todo o principiado e suas questões
A obra em si, é atemporal..
Todas as citações podem ser aplicados ao modelo atual de vida, contudo inúmeros momentos de citação ou iniciação ao principado. Diversas citações e exemplos traz a forma para ser um bom governante, ser respeitado a sua ordem e todos a seu redor.
A versão que obtive sofre um pouco com relação a tamanho de fonte, como foi impresso, mas nada que atrapalhe a leitura. De todos pensamentos que tiro do livro, um que está preso a mim, é o grande questionamento se é melhor ser temido que amado, ou o contrário.
Se faz necessário medir a força e aplicar quando necessário?

RANY 22/09/2021

Necessário
Todos os capítulos do livro eu achei extremamente necessário, com certeza vou ler novamente, é um ótimo livro e apesar da época em que foi escrito, quando fazemos algumas comparações percebemos algumas "dinâmicas", principalmente no capítulo "como não ser odiado" e "ser amado ou temido" (os títulos são algo similar ao que escrevi). Bem interessante.

Luzia 28/09/2023

É melhor ser temido ou amado?
Longe de ser uma leitura deleite, e sim, um livro bem mais didático. Para quem ama história com certeza irá se deliciar com esse livro.
Tem muito ensinamento com relação a poder, comandar, gerenciar, caminhos que levam a vitória ou ao fracasso.
Como guerras foram vencidas ou derrotadas.
Tem vários exemplos que podem perfeitamente, serem aplicados nos dias de hoje.
É um livro curto, mas não é uma leitura fácil, por isso, demorei.

mmoserz 29/05/2024

Atemporal
Este trabalho para mim foi magnífico, posso dizer que atemporal, foi escrito há mais de 500 anos e ainda assim, podemos aplicas as analogias e os ensinamentos aos dias atuais, ele narra fatos, exemplifica seus pensamentos e é impressionante ver pela carta exposta ao final do livro que o trabalho foi elaborado ao longo de quinze anos de estudo, estudo esse que foi feito por indagar pessoas no quotidiano e assim refletindo sobre os assuntos abordados. Um livro altamente reflexivo que nos faz algumas vezes devanear sobre o que foi lido capítulo após capítulo, nos fazendo refletir e ver as semelhanças nos dias de hoje e o que poderia ser feito para salvar um "reino".

Agora, a leitura deste livro para mim, inicialmente foi complicada, pois fazia muito tempo que não lia frequentemente, então estava enferrujado, por assim dizer, mas no decorrer do livro fui compreendendo do que se tratavam as palavras, principalmente aquelas mais complicadas por se tratar de uma obra formal e traduzida de um trabalho tão antigo, e posso dizer com todas as palavras que recomendo muito a leitura deste livro, com certeza que vai mudar vários pontos de suas visões sobre política, gerenciamento e meios de pensar e ver o mundo.

Anderson.Gama 17/04/2021

Complexo e atual
Este livro retrata a forma de Maquiavel ver o mundo, como um principado deveria ser regido e que vale tudo para se manter no poder. Não a toa a palavra maquiavélico surge após a primeira edição desse livro. É claro que bons conselhos podem ser retirados dele, mas me assusta que ainda hoje o topa tudo por poder esteja na moda. Achei complexo ler este livro por este motivo, mas valeu a leitura.

Bruno Passuello 01/08/2020

Excelente manual para tudo!
Essa obra serve para quase tudo que tu faz na vida, seja um projeto de vida, relacionamento interpessoal, como crescer na empresa, como liderar pessoas, como liderar a tua vida e como ser um estrategista com a tua vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6