Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1275 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Zuarete 23/04/2023

...
Finalmente tive o prazer de descobrir porque esse livro é uma classico, pois retrata com precisão o Brasil e a angustia do povo.
comentários(0)comente



ThaynA 23/04/2023

Triste e solitário fim de um incompreendido herói nacional.
Policarpo Quaresma um homem que sacrificou tudo de si para a valorização do Brasil que no final (como o nome ja diz) tem um fim tristíssimo. A obra é muito bem escrita e clara, amei muito o livro, faz com que reflitam sobre muitos aspectos os quais atinguem cada personagem do livro. Aqui aprendi que nem todo major é um major, que alguns generais sempre adoecem em tempo de guerra KKKKKK, que a mulher (com o olhar naquela época) já questionava porque que seu destino resumia-se ao casamento, que o amor muitas vezes mais maltrata do que lhe acolhe (podendo te levar a loucura) e que muitas vezes podemos e devemos desistir das coisas antes que ela nos destrua. Quaresma só queria sossego, lutou por tudo para que todos o tivessem e no final ele nunca chegou a experinentar o que realmemte era isso. Teve então seu triste fim sem saciar a demostração de um Bradil rico, e que no fundo disso tudo antes e agora o governo ainda não liga pra gente.
"Esta vida é absurda e ilógica; eu já tenho medo de viver, Adelaide" Essa frase resume o enorme impacto que foi tudo isso na vida de um homem que lutava pela esperança.???
comentários(0)comente



amanda 23/04/2023

Quem diria que o Policarpo Quaresma teria um triste fim?
O coitado do Policarpo Quaresma (completamente birutinha) não teve um momento de paz. Achei muito interessante a relação do nacionalismo exagerado com o final do livro, junto à crítica à elite da época, apesar de ter achado a história levemente entediante em vários momentos.
comentários(0)comente



ALAN 22/04/2023

Um clássico de Lima Barreto. Dependendo da edição, é necessário ter uma dicionário ao lado, ou a leitura perderá o seu contexto. É um bom livro sobre o extremismo patriótico.
comentários(0)comente



Vanessa Viana 18/04/2023

Trite fim de Policarpo Quaresma
O Policarpo é tão caricato que é quase ridículo em alguns momentos. Mesmo sendo chamado de louco ou esquisito ele não se importava e continuava focado em suas ideias patrióticas, e foi assim até o fim.
A história mostra como era e se dividia a sociedade naquela época, principalmente o subúrbio. O que assusta é ver que ainda hoje há pessoas bem parecidas com os personagens do livro. Com alguns mesmos pensamentos...
Escrita maravilhosa, Lima Barreto é incrível e não é atoa. 4 estrelas e recomendado.
comentários(0)comente



Geisi Cris 18/04/2023

O fim de um verdadeiro patriota
Muito se foi falado de patriotismo durante as últimas eleições, alguns arrumando brigas até. Durante a leitura desse livro senti uma presença muito forte desse sentimento eleitoral e achei a imagem caricaturizada do patriota cômica e crítica para a nossa sociedade atual.

No livro acompanhamos a história e vida de Policarpo Quaresma que por seu patriotismo doentio não era aberto às verdades da vida. Para ele o Brasil era a melhor terra que existe, a cultura mais rica, a agricultura mais produtiva, a política mais elaborada. A coisa mais importante para ele é a pátria e ele quer que os outros vejam dessa mesma forma.

Dentro dessas três esferas, Policarpo tenta começar uma reforma em cada, com o objetivo de tornqr a sociedade brasileira mais consciente do país que tinham em mãos, mas em cada uma ele sofreu consequências das suas ações.

Além de Policarpo, a narração explorou outros personagens, suas histórias e sentimentos, como por exemplo Olga, Ricardo e Adelaide, afiliada, amigo e irmã de Policarpo, respectivamente. Outros personagens como a família vizinha e suas filhas, também são explorados ao longo do romance.

O livro ainda aborda temas como sofrimento feminino, depressão, luta pelas suas crenças e consequências da mente fechada.

POSSÍVEL SPOILER ABAIXO


A verdade é que, mesmo torcendo por ele, Policarpo Quaresma tem um final triste por consequência de suas crenças cegas e valores distorcidos pelos privilégios sociais. Conforme ele vai vivendo diferentes realidades e sofrendo diferentes preconceitos ele percebe que nada é como ele acreditava e que ele gastou toda a sua vida por uma coisa sem sentido, lutando sozinho e chega ao final da vida sem saber que existiam pessoas que o amavam de verdade.
comentários(0)comente



oviajantedasestrelas 17/04/2023

'Triste Fim de Policarpo Quaresma': uma alegoria ao progresso e luta contra a desigualdade no Brasil
A obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma” do grande escritor brasileiro Lima Barreto é uma alegoria ao progresso. Ela conta a história de um homem idealista, que embarca em uma aventura (ou loucura) de tornar o Brasil um país melhor e mais culto.

O tal homem trata-se de Policarpo Quaresma, que tem a intenção de enaltecer a beleza e a variedade da natureza brasileira, abraçando diversos costumes da cultura local. Durante sua viagem, Policarpo pretende desenvolver suas teorias acerca da regeneração moral e da nação brasileira, trabalhando para promover um sentimento de orgulho e patriotismo.

Ao longo de sua jornada, ele vive grandes emoções, encontra personagens espirituosos e sai em lutas quase impossíveis de vencer. É possível perceber no texto da obra a analogia à história do Brasil, contando com problemas sociais e a luta travada pelo país para superar o autoritarismo e a extrema desigualdade.

No entanto, sua busca é frustrada pelas realidades da sociedade brasileira, que é dominada por interesses econômicos e políticos. Ele é ridicularizado e perseguido por suas ideias, e suas tentativas de reformar a sociedade são fadadas ao fracasso.

“Triste Fim de Policarpo Quaresma” é fundamental para entendermos as nuances da cultura brasileira, bem como para reconhecermos a luta contra os abusos e gestos autoritários que ainda persistem no cenário político atual, reforçando a importância do protagonista e do livro para entendermos o contexto brasileiro.

A leitura desta obra é uma ótima oportunidade para aprendermos a importância de suas mensagens, refletirmos sobre a história e sobre as mudanças sociais que ainda precisam acontecer de forma a construirmos um Brasil mais justo e igual para todos.
comentários(0)comente



amalauxen 16/04/2023

Um livro clássico, bem redigido, um pouco cansativo de ler e difícil de interpretar. Mas vale a pena mergulhar na mente de Lima Barreto.
?É o que te digo: vou e vou, porque devo, porque quero, porque é do meu direito.?
comentários(0)comente



Https_absch 16/04/2023

Reformar o mundo é próprio de idealista ou de louco? Conviver com Policarpo Quaresma é uma eterna surpresa exceto para Olga e Ricardo Coração- dos-Outros. Aceitar as diferenças é uma condição para o amor?
Li esse livro por causa de um trabalho de escola, mas não gostei muito, assuntos misturados num mesmo capítulo, detalhes desnecessários em algumas partes e falta de detalhes em outros é um final mal encerrado.
comentários(0)comente



Kel 15/04/2023

Triste fim de Policarpo Quaresma
Li o livro por indicação de um amigo. A princípio tive bastante dificuldade de me concentrar na leitura, mas quando passei a ler juntamente com o audiobook, a leitura se tornou muito fluída.
Amei o livro que é repleto de críticas profundas a sociedade. Policarpo Quaresma tem apenas um defeito: ser perdidamente apaixonado pelo Brasil. E esse patriotismo, ingenuidade e idealismo que resulta no seu triste fim.
comentários(0)comente



bernardobdasilva 14/04/2023

Gostei, mas esperava mais...
Confesso que gostei, mas não me surpreendi ou achei nada demais, talvez não foi o momento certo dessa leitura... Entretanto, amei a crítica do livro
comentários(0)comente



isisarsilv 13/04/2023

Me surpreendeu
É nessa obra em que podemos ver o modernismo nascendo, nesse livro há muitas criticas sociais, mas bem sutis, o final por mais que seja triste, é lindo, realmente me emocionou.
comentários(0)comente



nico53 09/04/2023

Eu adorei muito a escrita de Lima Barreto, isso que me prendeu bastante. A história de Policarpo realmente teve um triste fim como já dito kkkkkk, não sei muito o que achar porém creio que me foi interessante.
comentários(0)comente



Beto | @beto_anderson 06/04/2023

Bom
Queria poder dar uma nota maior para o romance, porque gosto muito da escrita e do tom crítico do Lima Barreto. mas a leitura de Policarpo Quaresma não me conquistou muito. Demorei bastante para terminar, achei a história um pouco chata, apesar da relevância das críticas feitas pelo autor. Quero dar outra chance para o livro em outro momento.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
comentários(0)comente



carol_lp 04/04/2023

??Quaresma era antes de tudo brasileiro??
Realmente foi um triste fim para Policarpo? Acho que uma das coisas que mais tristes é o fato do Policarpo dedicar sua vida inteira para o Brasil e no final ser morto por causa disso? O livro é muito bom, a leitura flui, gostei dos personagens e as criticas foram excelentes.
comentários(0)comente



1275 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR