Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Beatriz.Rodrigues 12/02/2023

Morreu na esperança de um Brasil melhor
Primeiramente, eu quero falar que a leitura não fluiu tão bem por se tratar de um clássico, além da linguagem não ser uma das mais fáceis.

no entanto, esse livro me surpreendeu. Quaresma era um verdadeiro patriota, acreditava no potencial do seu país e procurou estudar a sua história para saber mais sobre a sua cultura, seus costumes, suas músicas e sua língua e, por isso, foi taxado de louco.

o fim de Quaresma é realmente triste, ele morre na esperança de um Brasil e de um mundo melhor, mas, ele enxerga que a maldade e a ganância tornam isso impossível.

Gostei do livro! Quaresma tem muito o que ensinar aos ?patriotas? que na primeira oportunidade fogem pros EUA e pedem cidadania em outros países rsrsrs

Maria1691 10/02/2023

Fluiu bem
Para um primeiro livro clássico que eu leio, fluiu impressionante bem, de maneira que terminei um pouco tempo. Além de aprender um pouco mais sobre alguns fatos históricos brasileiros que a história foi baseada, pude estender meu vocabulário sem me perder na história. Possui uma grande crítica, um ótimo exemplo de obra pré-modernista com uma linguagem coloquial para a época.

Sobre a história, eu sei que é "O Triste Fim..." mas eu achei que fosse diferente o final.

----- q u o t e s s e m s p o i l e r -----

"Como em todas as portas dos nossos infernos sociais, havia de toda a gente, de várias condições, nascimentos e fortunas. Não é só a morte que nivela; a loucura, o crime e a moléstia passam também a sua rasoura pelas distinções que inventamos."

"Entre nós tudo é inconsciente, provisório, não dura. Não havia ali nada que lembrasse esse passado"

"- É bom pensar, sonhar consola
-Consola, talvez; mas faz-nos também diferentes dos outros, cava abismos entre os homens..."

renata1004 08/02/2023

Olga muito diva!! gosto da primeira parte mais do que a segunda.... a linguagem as vezes complica mas enfim

Fuinha1 08/02/2023

Você, Quaresma, é um visionário.
A apresentação dessa edição (Martin) sobre o livro termina com: "Compreende então o enorme vácuo que há entre o discurso e a prática; compreende que não há patriotismo. Compreende os fatos com realismo, mas jamais irá compreender por que sua aventura termina em tragédia."
O famoso comecei rindo e terminei chorando, tanto pro leitor (euzinha) como pro querido do Policarpo.
"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."

Não sou muito de política, de verdade, mas no contexto atual com todo o discurso de patriotismo e nacionalismo e etc, achei legal ler essa obra, "um ensaio sobre o idealismo". Conclui que, sinceramente, todo mundo devia ler isso aqui. Afinal o que é a Pátria?... ai, enfim, feito pra refletir sobre muitas coisas. Amei, amei.

vitoraprado 05/02/2023

O Triste Fim de Policarpo Quaresma - 3/5
Olha, eu esperava um pouquinho mais desse aqui. Apesar da mensagem foda sobre patriotismo, nacionalismo e o retrato fiel da sociedade brasileira, a história em si não me prendeu em parte alguma. Quaresma é um personagem interessante com uma vida sofrida, mas que parece de alguma forma deixado de lado para falar de política ou dos outros personagens. Além de enrolar muito em algumas partes.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

O verdadeiro patriota.
Eu tenho dó desse cara. O maluco é obcecado pelo Brasil e se sacrifica horrores. É incrível a valorização da cultura nacional.
Como educadora, recomendo a leitura para que os jovens possam refletir.

Dudallira 05/02/2023

Um triste fim...
Este livro é uma obra prima brasileira.
Fala sobre um patriota que praticamente sua vida toda passou a estudar e a defender as terras brasileiras,cujo acreditava muito que o Brasil iria sofrer uma melhora(que seu único erro foi amar o Brasil demais).
Esse livro consegue nos dar uma boa ideia de como era a sociedade e seus costumes durante o final do século XIX.

_thayykp 02/02/2023

Até gostei do livro, teve pontos altos e baixos em que a leitura rendia mais ou menos. Tiveram dois personagens em especial que me apeguei o que me motivou a continuar a leitura, mas infelizmente foram injustiçados.

manjksu 01/02/2023

O quanto o universo e a sociedade sabotou Lima Barreto não está escrito nas estrelas. Fazendo uma carnavalização dos ideias nacionalistas e patriotas propostos pelo romantismo, o livro, que é dividido em três partes, traz Policarpo Quaresma, personagem principal que luta através da cultura, agricultura e política para a reconstrução de um novo Brasil que valorize suas produções. Devido essa sua forte ideia, o protagonista é dado como "louco" por seus familiares e amigos próximos, assim é internado em um hospício e é nessa parte que podemos perceber um dos fortes traços da autobiografia presente na obra.

Lima Barreto aborda temas como o direito da mulher (pensamentos conservadores e revolucionários) e a submissão às culturas europeias e norte-americanas. Além disso, o livro é recheado de referências ao contexto histórico, como acontecimentos no Brasil no período em que foi escrito. Uma ótima obra, muito leve (depende da perspectiva de cada), cômica e importante.

laiscunhaf 30/01/2023

Triste fim
Li na escola para fazer uma prova, mas mesmo lendo por obrigação consegui curtir o livro.

Temos aqui um personagem muito patriota, e a história se passa em tempos antigos. Dessa forma, ele é recheado de críticas precisas e ácidas à sociedade da época, como ao autoritarismo do marechal Floriano, o uso da política para favorecer a si próprio, injustiças na sociedade, a distribuição de favores em troca de apoio político, relações por interesse etc. Conseguem perceber a semelhança?

O Brasil de Policarpo é muito parecido com o Brasil de hoje.

Realmente, um triste fim para Quaresma, morreu desiludido pelas mãos de sua própria pátria.

[2017]

Dai Solyom 29/01/2023

Meu Brasil brasileiro!
Os clássicos brasileiros não são leituras fáceis, e muitas vezes acabam se tornando maçantes.

Particularmente eu não me diverti com essa obra, mas após terminar tudo consegui enxergar um campo muito maior.

O Major Quaresma era um homem loucamente apaixonado por sua pátria, era um homem bom, honesto e leal, entretanto sua ingenuidade o levou a um fim cruel.

Ninguém entendia o amor dele pelo Brasil, o que fez com que ele fosse ridicularizado, e mesmo sendo um homem inteligente foi tido como louco.

Ele passou por chacotas, pelo afastamento do cargo, pelo hospício, pelo injusto sistema tributário agrário, e aquilo que mais doeu, o distanciamento social daqueles que ele verdadeiramente considerava amigos.

Depois de tudo isso, foi preso e executado, considerado um traidor.

Irônico o maior brasileiro que existiu ser considerado um traidor da pátria.

O título declara O TRISTE FIM, porém na minha concepção a vida inteira do Major Policarpo foi triste, início, meio e fim.

Quando ele enxergou a realidade já era tarde demais.

Lira Juazeiro 28/01/2023

Excelente
Lima Barreto não só descreve com sensibilidade e maestria os vícios da cultura Brasileira, como também a forma como fatos históricos os plantaram e os fizeram enraízarem-se na alma de um povo, cujo uma maioria esmagadora assim os permitiram crescer passivamente sem preocuparem-se em exercer aquela função que os destinguem de outros habitantes da Terra: o pensamento.