Vidas Trans

Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Wercton 03/04/2023

Leitura extremamente relevante que compila a o relato de 4 pessoas trans, pessoas que sobreviveram em um país conhecido por ser o que mais mata trans e travestis em todo o mundo. Cada um, com seu próprio estilo, descreve seu processo de autoaceitação, a luta pela qual passou, a transfobia que superou, assim como sua visão de mundo e suas expectativas para o futuro.

Destaco principalmente a narrativa do João Nery, o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, pela vida marcante e inspiradora que teve, e da escritora Amara Moira, por sua escrita íntima e sagaz.

Edhumgrr 09/04/2023

Um livro bem íntimo, principalmente a primeira parte, sem dúvidas a melhor parte do livro, uma uma escrita tão íntima, tão real que se torna quase impossível não sentir a euforia de gênero da maioria dos escritores, só um adendo, a última parte é uma tortura, parece livro de auto ajuda.

Camila2023 19/07/2023

?Que a delícia de ser quem somos lhe anime também a ser quem você pode ser, seja você trans ou cis?.

Le Foltran 03/05/2022

uma ótima obra com detalhes tão importantes na vida de pessoas trans, que traz luz acerca de muitos dois problemas enfrentados por eles.
relatos muito necessários, achei ótimo

eduarda 05/07/2022

gostoso de ler e cheio de informações muito legais e importante sobre a transexualidade que até então eu desconhecia? indico para quem quiser saber mais sobre o assunto

Vitoria 18/09/2023

A dor e a delícia de ser quem se é
Quatro relatos impactantes, que deixam transparecer dores que atravessam a vida de quem os narra.

Dores que, apesar de não entender, compreendi cruciais. Foi interessante enxergar algo das perspectivas postas, embora tenha chegado ao final da leitura sem alcançar o meu objetivo inicial, que era captar o que seria "sentir-se homem, sentir-se mulher".
respira.libros 18/09/2023minha estante
Por tudo que eu já li e pela minha própria vivência, me parece que essa frase "sentir-se homem ou mulher" é usada por pessoas trans mais pra simplificar uma explicação complexa, que não cabe em uma única resposta. A sociedade exige essa simplificação, mesmo que ela não nos permita captar um sentido. Acho que o sentido de algo tão subjetivo vai ser sempre aquele que cada um dá.

Vitoria 20/09/2023minha estante
Faz total sentido, Breathing. E, por ser um livro de relatos pessoais, eu tinha a expectativa de conseguir perceber um pouco mais dessas subjetividades. Não consegui, e creio que não por uma falha das narrativas, provavelmente a dificuldade vem da minha pretensão de encontrar respostas que talvez não caibam em palavras.

18/08/2020

O olhar da empatia
O livro é um convite para que olhemos a vida de quem é diferente de nós a partir da empatia. Os relatos são sinceros, delicados, vulneráveis e surpreendentes. Vale muito a pena ler!

rosas_moving_castle 04/07/2023

Esse livro é essencial. um conjunto de relatos sobre vivencias trans no Brasil, tantas coisas que eu nao sabia, e muitas pessoas nao devem saber tambem pq nao conhecem alguem trans

varias vezes tive que parar de ler por achar ?pesado? mas depois voltava, é um livro muito emocionante que mostra todas as nuances em identidade de genero e o quao diferente as vivencias podem ser

leobalarin 04/05/2023

Um livro que dá um bom choque de realidade. Como o próprio título diz, mostra 4 histórias de pessoas transgêneros e suas lutas de aceitação e como a sociedade enxerga isso. O livro é forte e vale muito a leitura!

Phill 05/12/2020

Necessário
Forte e poderoso, contém a história de quatro pessoas totalmente diferentes entre si: Amara, Márcia, João e Tarso, alguns deles tendo até cruzado seu período de transição em plena ditadura.
São narrativas complexas e incríveis. Não só porque essas pessoas primeiro passam por uma fase de homofobia, como depois precisam lidar com a transfobia social e estrutural.
Não podemos e nunca saberemos, se não somos, como é ser uma pessoa trans, e por isso esse tipo de leitura se faz necessário: pois nos dá um vislumbre de como é essa realidade e suas experiências, a fim de que nós mesmos saibamos lidar com elas e com gerações que virão ?
Conhecimento pode gerar empatia e mudar o mundo sim

Adriana Scarpin 26/11/2017

Os depoimentos de Amara Moira, João Nery e Márcia Rocha são excelentes e lançam uma luz sobre as dificuldades sociais e jurídicas da transição, já o depoimento de T. Brant destoa pela superficialidade do que tem a dizer. Livro indispensável para a compreensão da realidade trans, embora peque por se limitar a depoimentos de trans da classe média e alta, quando a realidade trans das classes mais baixas é ainda mais propensa à transfobia.

claradebolacha 04/06/2023

Eu não tenho convivência rotineira com pessoas trans, então esse livro foi muito importante pra eu ter mais acesso a vivência dessas pessoas. Adorei ler todas ??

Lucas Leite 13/12/2023

Demover o CIStema
A contribuição dos relatos neste livro é enorme: tanto em termos da produção de mais uma obra LGBTQIAP quanto da sensibilidade. Recomendo.

anelymwho 15/02/2024

"eu, que sempre preguei essa coisa de ser justo com todas as pessoas, não era justo nem comigo mesmo. eu fazia totalmente o contrário do que eu pregava."

blurredlion 29/06/2024

Depoimentos importantes
Os 4 depoimentos desse livros são muito bons, alguns mais fortes e emocionantes do que outros, mas só notamos isso por causa de certos "privilégios", as histórias presentes ajudam a elucidar um pouco do processo de mudanças que o nosso país vem sofrendo em relação à LGBTfobia (principalmente a transfobia)

ler o que cada um passou é importante, pois cada vivência é única, só assim conseguimos ver questões que antes nos eram invisíveis ou imperceptíveis, um livro bom tanto para pessoas trans, quanto para pessoas cis

1 | 2 | 3 | 4 | 5