Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Regina 20/02/2023

Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão.

Dany 16/10/2021

O poder da leitura e da empatia podem fazer milagres!
Para mais resenhas e conteúdos literários, acesse meu Instagram: @vontade.deler

SINOPSE: Você talvez já viu aquele filme sobre uma menininha extremamente inteligente que era “descartada como casca de ferida” pelos próprios pais, além de passar alguns perrengues na escola nas mãos da terrível Sra. Taurino, a diretora que mais parece um general. E se eu te disser que essa história é, na verdade, um livro mágico, que critica, ensina e diverte, tudo ao mesmo tempo? Vale muito a pena ler Matilda e entender como o poder da leitura e da empatia podem mudar a vida de alguém.

RESENHA: Matilda é uma menina diferente. Não só em relação às outras crianças, até porque, ela se dá muito bem com elas; fora sua genialidade para matemática e sua vasta bagagem literária, do alto dos seus cinco anos e meio você não a distinguiria das outras crianças da sua idade. A diferença fica enorme, contudo, quando você a compara com os demais moradores da sua casa e, chamo-os assim porque família mesmo é o que eles não são. Sabe aquela criança que a gente diz que “aos cinco anos já sabia fazer um miojo”? Pois é, a Matilda precisou, de fato, ser essa criança.
O Sr. e a Sra. Losna nunca deram a devida atenção à menina, nunca incentivaram, muito pelo contrário, ridicularizavam sua paixão pelos livros e sua curiosidade pelo mundo. Como outras das obras de Roald Dahl, essa aqui também discute, de forma bem-humorada e bem inserida na trama, vários dilemas das famílias modernas e das infâncias modernas – e olha que ele escreveu esse livro no século passado.
Filha de pais extremamente negligentes e egocêntricos e, para piorar, com um pai machista e trambiqueiro que se orgulha de passar a perna nos clientes enquanto treina seu primogênito, Michael, descartando totalmente a “terrível” Matilda, que é uma grande pestinha aos olhos dele, a menina encontra, desde muito cedo, sua única válvula de escape nos livros. Autodidata, aprende a ler sozinha e já coleciona uma impressionante lista de clássicos aos três anos de idade. É claro que, aqui entra a parte fantástica da história que, novamente, como a maioria das narrativas de Dahl, conta com elementos de fantasia e do absurdo.
Esses elementos ficam ainda mais evidentes a partir do momento que Matilda vai à escola. Lá ela conhece a adorável Professora Mel, a pequena Lavanda, que se tornará sua amiga mais próxima, e a terrível e temível diretora, a Sra. Taurino. As verdadeiras atrocidades cometidas por essa diretora/general são, obviamente, coisas que deixam o cabelo de qualquer um em pé, são quase inacreditáveis e, conforme a própria Matilda logo percebe, essa é a grande “sacada” dessa vilã, afinal, quem acreditaria na palavra de uma criança contra a de uma bem-conhecida pessoa de “alta patente” na sociedade? E é horrível até mesmo lembrar disso, mas eu conheci uma Diretora Taurino na minha vida, não enquanto aluna, mas enquanto professora. Toda a vez que a Srta. Mel pensava “Ela só pode ser louca”, eu pensava “Amiga, eu sei bem do que você está falando!”
Como qualquer criança inteligente e que se sinta injustiçada, Matilda decide começar a tramar pequenas “lições” para dar nos adultos ao seu redor, segundo ela mesma, é a única forma de não ficar louca diante de tanta ignorância. E é muito engraçado acompanhar os desdobramentos desses seus planos. O humor e a sagacidade do autor são pontos fortes nesse e em outros de seus trabalhos.
Por fim, preciso comentar que, para mim, essa história é muito especial por três motivos: primeiro, ele é muito bem escrita. As críticas do autor em relação à educação das crianças são apresentadas através dos “absurdos”, de forma bem humorada, por ser uma história para o público infantojuvenil, mas é impossível não entender o que ele quer dizer de verdade, pelo menos, quando se lê a história na idade adulta. Os atos de punição e repressão exacerbados que acontecem na escola, a ignorância e a negligência por parte de alguns pais, a falta de empatia, o egocentrismo e incapacidade de alguns adultos de verem as crianças como seres inteligentes e capazes, são alguns dos principais pontos. A trilha sonora perfeita para ler Matilda seria Another Brick In The Wall, se é que vocês entendem a referência.
Segundo, é emocionante presenciar o encontro entre duas personagens que se sentem deslocadas e incompreendidas, é quase como se a adulta e a criança fossem a extensão ou parte que faltava uma da outra. Estou falando da aproximação entre Matilda e a Srta. Mel. Esse encontro é a prova de tudo que pode mudar na vida de uma pessoa a partir do momento em que ela se sente vista, valorizada e querida. Você quer ser professor e procura um modelo a seguir? A Srta. Mel pode ser seu guia!
E, por fim, a mensagem mais bonita dessa história, é a da diferença que a literatura pode fazer na vida das pessoas. O hábito da leitura não vai, apenas, melhorar suas habilidades com a língua durante as aulas de Português, por exemplo. A leitura vai abrir portas dentro da sua própria imaginação, ela te ensina a ser mais crítico e mais empático, enquanto te leva a conhecer pessoas e lugares diferentes funcionando, muitas vezes, como um refúgio diante da realidade difícil em que você esteja inserido, como acontecia com a personagem principal. Você não precisa ler uma lista de clássicos conhecidos apenas para tentar atingir um certo “status”, esse não é o objetivo. A ideia é, como a bibliotecária diz para Matilda, que você se deixe tocar pelas palavras, que as “deixem fluir em você como música”, só assim você sentirá o verdadeiro poder da literatura.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Julialavalle 29/10/2021

Nostalgia!
Eu adoro o filme Matilda até que recentemente descobri que é baseado em um livro!
Obviamente, corri atrás da história, comecei e quando pisquei já tinha acabado! Que história gostosa de ser lida, o filme está bem fiel ao livro. Amei!

Alice @bookgirl_alice 24/09/2022

Pela Nostalgia
Esse sempre foi um dos meus filmes favoritos da infância, então quando vi essa edição não pude deixar de conferir.
A história da Matilda ainda ressoa muita importância mesmo fazendo essa leitura já adulta. Acho impossível não se emocionar com essa garotinha que encontrou nos livros um lar pois sua própria casa não lhe fornecia isso. Vale muito a pena a leitura pela nostalgia e para quem ama essa narrativa.
Sté 24/09/2022minha estante
Amei ?

ReaderInTheDark.7 27/11/2021

MATILDA, A DEVORADORA DE LIVROS! (Tamo junto, Matilda! Kkkk)
Matilda...
O que posso lhes dizer?

? Vou começar pela sinopse (que a maioria já conhece pelos filmes)
? Depois falo o que achei do livro
? O que falta...
? Se é recomendável ler ou não.

Vamos começar!

A SINOPSE:
Matilda é uma garota muito inteligente, e é uma garota prodígio que ama ler, assim como eu (tanto que ela, no livro, estava lendo Charles Dickens). Mas seus pais nem se importam com ela e sempre a tratam mal. Após todas esses desrespeitos que seus pais deram para ela, ela faz uma vingança boa. Até que, após anos pedindo isso, ela finalmente vai para uma escola, só que lá tem uma diretora totalmente maligna. Mas nem tudo está perdido, pois a professora é uma santa, comparando com o touro (a diretora). Matilda descobre que tem poderes mágicos, e com eles, vai impedir a Srta. Taurino de ser tão cruel com todo mundo.

O QUE ACHEI DO LIVRO?:
Um veredito divertido, engraçado e bom. Muito bom. Tem tanto personagens carismáticos, como Matilda, Srta. Mel e Lavanda, como também personagens despresíveis, odiáveis ou detestáveis, como o Sr. Losna, a Sra. Losna e a própria Srta. Taurino. Mas isso não muda nada na história. Quer saber? Muda uma coisa sim. A comédia fica alta com cada travessura de Matilda, Lavander...

O QUE FALTA?:
Não falta praticamente nada, o livro continua especial como no filme. Mas as partes adicionadas no clássico filme são interessantes, e o livro deixa nós pensarmos só um pouquinho desse jeito: "QUERO BIS".

E RECOMENDÁVEL LER OU NÃO?:
Confie. Leia. Não há nada a ponto de inadequado à crianças. Só tem algumas atitudes que deixam o livro sombrio, como a história da Proffesora de Matilda, ou as próprias atitudes da Sra. Taurino. Mas é perfeito para ler com seu filho (caso for pai) ou você (dependendo da idade) leia com você, você e, deixa eu pensar... vc, kkk, que você vai se divertir e rir para caramba.

Se desse uma nota, seria 9,4, mas ta aí como 4 estrelas e meio.
???

E outra coisa, esse livro fez eu terminar a JORNADA ROALD DAHL, e por favor, a acompanhe.

Fim de uma Jornada Anual.

Eduarda 27/03/2023

Matilda me lembrou Coraline.

Duas crianças. Duas meninas.
Descobrindo o mundo, tentando pertencer, pedindo para serem vistas.

Mas, com Dahl, tivemos uma diferença.
Tivemos a Senhorita Mel, que foi capaz de mudar toda a história, com sua própria história e ouvindo outras histórias.
Que história fantástica, linda e sensível.

ysa97s 17/04/2023

5/5 ??
Um livro fácil, com uma narrativa incrível! A história toda é idêntica a adaptação, porém do meio para o final, acho que para aumentar o tempo afim de encaixar no tempo se filme, algumas coisas são bem diferentes e eu gosto de ambas as formas.

Lory 15/04/2023

Adaptação de milhões
Matilda é um filme que me dá muita nostalgia, cresci assistindo esse filme, e devido dizer que as cenas estão bem vivas na memória, e enquanto eu lia eu podia ver vividamente as cenas, tudo aí, o filme deu uma inovada mas foi excelente, ameei. Reassusti o filme depois e nossa que experiência!

Mara 31/12/2021

Um recado para quem sofre
Negligência parental, violência física, psicológica e financeira. Mas é um livro infantil haha. Mas é um recado a quem sofre, um autor dizendo a crianças que, apesar de tudo, há vários mundos disponíveis através da leitura e da imaginação, e que o conhecimento liberta e é algo que não pode ser tirado.

Leitora Romântica 31/12/2021

Livros,amor, inocência & viagens no mundo da imaginação
O livro é muito bom,mesmo que já tenha assistido o filme algumas cenas são diferentes e nada se compara com uma boa leitura. A história da Matilda é incrível,uma menina que valoriza os livros e deixa um toque quentinho no coração de orgulho,saber como a leitura transforma vidas,eles que deram forças para a garota suportar o desamor da família,deram a oportunidade de viajar sem sair do lugar e trouxeram muito conhecimento. E apesar de tratarem temas muito sérios foram levados por um caminho mais leve. Esse livro foi uma inspiração para ler mais e o melhor saber aproveitar cada criação de um autor que criou todo um universo com o poder da sua imaginação.

Mi 05/05/2023

Legal!
O livro é bem legal e divertido!
Achei legal também ver outros livros que a Matilda leu.

No geral eu só achei meio agressiva a linguagem dos pais, da professora para um livro que é infantil.

Elembros0 25/03/2023

O único defeito é não ter mais páginas
Me prendeu do início ao fim. Não é tão diferente do filme original. Mas podia ter mais páginas, eu queria q tivesse continuado a história.
Recomendo p qualquer idade, basta ter a mente aberta e não ver o livro como "um livro somente para crianças".
Te amo, Matilda

Bianca 30/05/2023

Matilda, you talk of the pain like it's all alright.
É Harry, acho que voce nunca esteve tão certo.
Eu amei esse livro que apesar de ser curtinho me fez sentir tantas coisas.
I know they won't hurt you anymore as long as you can let them go.
Tão feliz que a Srta Mel e Matilda os deixou..

Amanda MN 16/02/2022

Matilda é um dos meus filmes favoritos, por isso ao saber que foi baseado em um livro, entrou para minha lista. Foi uma leitura prazerosa e fluida, com uma pitada de nostalgia.