O Mistério da Estrela

O Mistério da Estrela Neil Gaiman...

Resenhas - O Mistério da Estrela - Stardust

Coruja 31/07/2010

Para ler: Stardust
Não sei se li um número suficiente de livros escritos por Neil Gaiman para fazer uma afirmação tão temerosa, mas aí vai: você é capaz de reconhecer um conto, romance ou roteiro dele, mesmo sem saber previamente quem é o autor, pela marca registrada de todas as suas narrativas o tom onírico, que está sempre balançando entre o sonho e o pesadelo, entre o belo e o terrível.

As histórias de Gaiman guardam, todas elas ou quase todas, porque eu posso pensar numa exceção nesse minuto e da qual vamos tratar mais adiante no texto a beleza de Faërie - a descrição que Tolkien faz das histórias de fadas se aplica completamente ao que seu patriota escreve uma beleza que é um encantamento, e um perigo sempre presente; alegrias e tristezas agudas como espadas.

Na verdade, Faërie aparece especificamente em pelo menos duas obras: é o mundo além do Muro, onde se passam as aventuras do romance Stardust e é também um reino com o qual o Sonhar mantém relações cordiais e diplomáticas a depender do ponto de vista, é caro, porque Lorde Morpheus não é lá a criatura mais diplomática do mundo... na série Sandman.

Aqui, há de se abrir um importante parênteses: quando falo em histórias de fadas, não estou falando dos contos estilo Disney de ser, ou de criaturas diminutas que se escondem por trás de lírios e gardênias. Algum outro dia voltaremos a este assunto com mais profundidade, porque é uma das minhas discussões favoritas dentro do folclore/mitologia e Tolkien trabalhou o tema de forma admirável no ensaio Sobre Histórias de Fadas - que volta e meia venho citando por aqui e que é um livro que eu mais que recomendo a todos que gostam de ficção fantástica.

Por agora, comecemos com Stardust.

Talvez muitos de vocês já conheçam, ao menos por cima, do que se trata o enredo dessa história, uma vez que ela virou filme em 2007, com Claire Danes no papel de Yvaine, além de figuras como Michelle Pfeiffer e Robert De Niro.

Stardust trata da jornada do jovem Tristan Thorn, atrás de uma Estrela. Tudo começa, na verdade, com o pai de Tristan, Dunstan Thorn, que está servindo como vigia junto à brecha do Muro, que dá nome à vila.

O Muro divide a passagem entre o nosso mundo... e Faërie. Durante anos, décadas, séculos, o bom povo da vila do Muro guardou aquela passagem, impedindo que qualquer pessoa passasse de um lado para outro, exceto por um dia, a cada nove anos, quando ocorre a Feira.

E, ao princípio do livro, chegamos exatamente a esse evento, acompanhando Dunstan enquanto ele trafega e se diverte na feira, onde conhece uma estranha garota, escrava de uma bruxa com quem ele dormindo.

Nove meses depois, um embrulho aparece surpreendentemente a sua porta... E é assim que conhecemos Tristan.

A história então dá um salto temporal encontramos Tristan com dezessete anos, apaixonado por Victoria Forster, a garota mais bonita do vilarejo. Ele a está acompanhando na caminhada até sua casa, tentando encontrar uma maneira de roubar-lhe um beijo quando os dois vêem uma estrela cadente.

A princípio, Tristan não dá maior atenção à estrela, em vez disso prometendo mundos e fundos por um beijo de Victoria: ele promete viajar ao Egito, encontrar a nascente do Nilo e nomeá-la em homenagem a ela; partir para São Francisco, para as minas e só voltar com o peso dela em ouro, viajar até a Austrália e presenteá-la com opalas... e um canguru.

Sério, ele realmente oferece um canguru em troca de um beijo e a mão da moça em casamento. Excelente idéia de dote, sem dúvida alguma...

Finalmente, o rapaz diz (numa tradução altamente mais ou menos minha...):

Beije-me, ele implorou Não há nada que eu não faria por seus beijos, nenhuma montanha que eu não escalasse, nem rio que eu não vadeasse, nem deserto que eu não cruzasse.

Ele gesticulou grandemente, indicando a vila do Muro abaixo dele, o céu noturno acima deles. Na constelação de Órion, abaixo do horizonte leste, uma estrela estremeceu, brilhou e caiu.

Por uma estrela, e sua mão em casamento, disse Tristan, grandiloqüente, Eu traria aquela estrela cadente.

Diante dessa promessa, Victoria cede se ele lhe trouxer a estrela cadente, ela se casará com ele. Só que a estrela caiu do outro lado do Muro e assim é que Tristan tenta enganar os guardiães... para então ter a ajuda do pai, que vem lembrar a todos que seu menino pertence àquele mundo que está do outro lado.

Embora Tristan não entenda essa parte, a princípio...

O que ele não esperava, contudo, em sua campanha, encontrar no lugar de uma rocha fumegante, uma garota de cabelos tão claros que eram quase brancos e que brilhava ligeiramente no escuro: Yvaine, a estrela cadente.

Obviamente que levar Yvaine para Victoria não será uma missão fácil. Para início de conversa, Yvaine não está feliz por ter sido jogada do céu para a terra; tampouco de servir de presente de casamento para uma garota humana. No meio da história, temos ainda os príncipes de Stormhold, um dos reinos de Faërie, atrás da jóia que lhes fará rei e uma Bruxa-Rainha disposta a arrancar o coração da estrela a fim de recuperar sua juventude.

Ao longo da história, Yvaine vai suavizando com Tristan, ao mesmo tempo em que o rapaz cresce porque, venhamos e convenhamos, ele era típico meninão no começo da história. Tristan amadurece muito ao longo de suas andanças por Faërie, de volta para a Vila do Muro e esse amadurecimento será primordial para o papel que assumirá mais tarde.

O filme faz uma boa adaptação da história do livro, só que ele segue um pouco mais a linha Disney de Contos-de-Fadas, com aquele final de viveram felizes para sempre. Funciona bem no filme, é engraçadinho e tudo o mais.

O livro, por seu turno, tem um final mais melancólico. Sim, os personagens são felizes, mas não para sempre. O final do livro de Stardust rende uma reflexão interessante sobre eternidade e mortalidade e, embora eu tenha simplesmente me encantado com a história, não posso negar que ao chegar às últimas linhas, ele me deixou um sabor agridoce na memória.

Curiosidade interessante: Gaiman usa como introdução ao livro um poema de Jonh Donne, chamado Vá e agarra a estrela cadente; poema esse que serve como base para a maldição de Howl no O Castelo Animado de Diana Wynne Jones.

Aí vai o poema, na tradução de Jorge de Sena:

Agarra a estrela cadente,
mandrágora vê se emprenhas,
encontra o tempo fugente,
quem ao Diabo deu as manhas,
diz-me como ouvir sereias,
não sofrer de invejas feias
e que brisa
nos avisa
dos caminhos que alma pisa.

Se é teu destino buscar
que não há quem veja ou meça,
noite e dia hás-de trotar
Até que a neve te embranqueça,
e ao voltar dirás que baste
maravilhas que passaste
e que não
viste então
uma mulher sem senão.

Se uma achaste verdadeira,
valeu-te a pena a cruzada.
Mas eu não caio na asneira
de tê-la por minha amada.
Honesta seria ainda
ao tempo da tua vinda.
Mas agora
já teve hora
de a dois ou três ser traidora.

Arlefe_ 16/11/2021

O MISTÉRIO DA ESTRELA
Conta a história de Tristran Thorn, que promete ir buscar uma estrela cadente para poder conquistar a sua amada. Para realizar essa missão, ele tem que atravessar o portal que divide o vilarejo de Muralha, na Inglaterra vitoriana, da terra encantada. A travessia para a terra encantada é proibida, exceto durante o Festival de Primavera, que ocorre de nove em nove anos.
Em sua andanças pela terra encantada, Tristran enfrentará vários perigos e armadilhas, e conhecerá seres fantásticos.

Um livro bem curto e com a leitura bastante fluida, que vai fazer você embarcar nessa viagem incrível.?

Aline MSS 19/03/2022

Conto de fadas sem fadas e bem diferentão. ?
Mto fofo! Livro leve e rápido, bom pra sair da ressaca literária. Me senti lendo um sonho!
Nem sabia q tinha filme e q estava disponível na Netflix. Deve ser uma ótima "Sessão da Tarde". Irei assistir com crtz!
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 20/06/2022minha estante
Obrigada. Amo demais esse autor. ???

Léo 01/02/2024minha estante
Já assisti o filme, descobri agora que tem livro. Rsrs

Aline MSS 01/02/2024minha estante
O livro obviamente tem uma história mais aprofundada, mas o filme é ótimo e não deixa nada à desejar. ??

A.Maia 31/12/2020

Stardust - O Mistério da Estrela
Uma história fofa e de fácil leitura com um jovem de bom coração. Tristran é um rapaz decidido, focado em seus sonhos e objetivos. Quando a moça pela qual está apaixonado desafia-o a buscar uma estrela caída do outro lado do portal, na mítica Terra Encantada, o jovem não hesita. Prepara-se e parte para a jornada, mergulhando em um local onde a magia impera e seres diversificados vivem, ainda descobre sua força e percebe quem realmente é!

Ao perceber não ser o único atrás da tal estrela, Tristran precisa vencer uma bruxa e alguns herdeiros enlouquecidos. Além de toda a construção que envolve o enredo, é muito intrigante notar como cada ponto da aventura está conectado e os acontecimentos se transformam em uma verdadeira teia fantástica.

A narrativa, em terceira pessoa, acontece como se fosse uma lenda. No entanto, não consegui sentir as emoções e sentimentos dos personagens, como se essa parte fosse um pouco mais rasa na leitura. Como o amor está envolvido na trama, infelizmente, acabei por sentir falta de tal ponto.

O filme é bem similar ao que ocorre no livro; no filme detalhes são deixados de lado e as cenas de ação são aumentadas. Mas, em seu desfecho, há uma finalização bem diferente, mesmo seguindo a mesma linha de raciocínio. A obra cinematográfica é mais dramática e conta com a mudança na personalidade de alguns personagens.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

babieayllow 08/09/2021

O Mistério da Estrela
Na verdade esse título do mistério da estrela não me parece um bom título agora que finalizei a leitura. Afinal qual é o mistério?
Particularmente gostei mais do final do filme do que do livro. Os elementos a mais da viagem/aventura de Tristan Torn são um detalhe que gostei, mas fora isso nada acrescentar.

Paula A. C. 16/04/2021

Este livro foi uma agradável surpresa. Minha primeira leitura do autor é já estou enfeitiçada pela sua escrita forte e irônica. Com uma narrativa fluida, um mundo fantástico bem construído e personagens cativantes, Neil Gaiman conseguiu me prender na Terra Encantada para além de Muralha do início ao fim da história.
Nerd00F 16/04/2021minha estante
Já vi o filme, é uma excelente história

Paula A. C. 16/04/2021minha estante
O filme é lindo demais!

João 11/05/2022

Um conto de fadas diferente
A história é um conto de fadas para adultos, é uma leitura rápida e agradável, mas é bem simples. No geral, é um livro legal, não é surpreendente, mas é bom.
Como diria a Isabela Boscov, "é inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão reconfortante..." hahaha

Laryssa.Rabelo 05/12/2021

Stardust
Tudo que eu precisava era ler esse livro, uma fantasia tão perfeita. Sério, leiam, estou mais encantada pelo o Gaiman e sua escrita. Demorei mais do que queria, mas fiquei com pena de terminar rápido demais. Aquele sentimento de estar órfã de livro veio, já sinto até vontade de reler. Que esse próximo ano eu possa ler coisas tão gostosas como foi essa agora.
Barbara M Giolo 06/12/2021minha estante
Esse livro é perfeito demais ??

Laryssa.Rabelo 06/12/2021minha estante
Nossa ele é ótimo Bárbara, melhor do que eu esperava

B.norte 15/12/2021minha estante
? que bom que gostou!
Gosto muito do Gaiman!

Mateus 28/06/2010

Conheci Stardust quando assisti ao filme, e posso dizer com a mais absoluta certeza de que foi amor à primeira vista. Olhei para a capa e disse: esse filme vai ser sensacional. E deu no que deu. Tudo o que eu mais gosto em um filme reunido num só lugar (fantasia, magia, humor e uma boa dose de suspense), não poderia dar em outra coisa. Tendo gostado tanto do filme, não é uma grande surpresa saber que logo depois eu comprei o livro. E embora o livro e o filme sejam bem diferentes um do outro, cada um tem seu jeito especial, e são diferentemente sensacionais.

Stardust conta a história de Tristran, um jovem que, para demonstrar seu amor por uma mulher, vai atrás de uma estrela que havia caído nos arredores de sua cidade. Mas para chegar até ela terá que cruzar a Muralha, uma espécie de portal que divide a Terra Encantada do Mundo Humano. Nesse lugar existem castelos, elfos, fadas, bruxas e diversos seres encantados, e muitos, muitos perigos. Ao encontrar a estrela Tristan tem uma grande surpresa... ela na verdade é uma mulher. E ao encontrá-la é que sua aventura começa de verdade, pois é quando os perigos começam a surgir: bruxas, fantasmas, príncipes, um estranho colar, um reino sem rei. E por trás de tudo está um mistério. O mistério da estrela.

Ao contrário do que muitos pensam Stardust não é um livro infantil. Possui partes bastante violentas, sem contar algumas partes em que ocorre sexo. É um conto de fadas para adultos, e é isso que o torna tão original. As ilustrações são inacreditáveis e como o próprio Neil Gaiman diz: "Charles Vess (o ilustrador) é o único dos nossos tempos que se aproxima dos grandes pintores de fadas do período vitoriano".

Se fosse classificar Stardust, iria colocá-lo na parte dos livros mágicos. E mágico no sentido literal da palavra: você o pega e ele o encanta, o enlaça em um feitiço e não solta mais. É como se entre você e ele estivesse ligada uma corrente feita de bafo de gato, escama de peixe e luar, corrente igual à usada tantas vezes no livro. Possivelmente quando você o abrir, não conseguirá parar de ler. Uma história tão incrível quanto à desse livro vai ser difícil encontrar algum dia. Será meu livro de cabeceira por muito e muito tempo.
Milena Karla - Mika 25/03/2012minha estante
Noooossa , eu AMO DEMAIS esse filme , assisti ele de madrugada num dia chuvoso , foi super emocionante! O livro deve ser tão bom quanto!
Obs: Amei sua resenha,como sempre maravilhosa. :D

Mateus 18/04/2012minha estante
Obrigado pelo elogio, Mika! Também sou apaixonado pelo filme Stardust, e já assisti várias vezes. Embora o livro seja maravilhoso, considero o filme um dos poucos casos em que a adaptação se destacou mais que o livro. Mas com o próprio Neil Gaiman sendo o roteirista do filme, as coisas não poderiam ser diferentes.

Anna Lua 27/08/2013minha estante
é o meu livro e filme preferido. Amo a forma como o Neil narra algo que parece um conto de fadas, mas traz muito mais do que só isso. Sua resenha mostrou um que penso ser o algo mais dele. Adorei!!!

Katiuscia.Lara 11/11/2016minha estante
Não achei o livro ruim... Mas foi uma das raríssimas vezes em que posso afirmar ter me divertido imensamente mais com o filme.

Mackatoo 10/05/2021

Fantasia com final feliz...
Meu 2 autor preferido (king is the first ???), sempre gostei dos seus ótimos quadrinhos (Sandman, Orquídea Negra, 1602, etc) e hoje sou mais vidrado ainda em seus livros... Ótimo escritor, ótima história e um ótimo final... A leitura prende e a curiosidade toma de conta... Gaiman é muito bom, seja HQ ou livros, o cara está em outro nível.

Ingrid 22/05/2021

O começo é difícil mas o final é bom
Esse livro até a metade eu considero difícil de ler pois temos como protagonista o Tristan que eu só consegui simpatizar nas últimas páginas do livro.
A história de modo geral é bem construída e tem outros personagens interessantes. O final é interessante porque tudo vai se conectando mas o personagem principal é chato e eu não torci para ele e tem o lado do romance que a pergunta é da onde surgiu?
Mas no final eu confesso que fiquei triste mesmo não sendo um final triste realmente, mas já que esse livro me fez sentir alguma coisa eu acredito que seja interessante a leitura mesmo que o começo seja difícil.
Vinícius 22/05/2021minha estante
Na minha cabeça toda a história segue numa pegada de fábula infantil onde tudo ta amarradinho e quase não existe conflito... sei que é algo da escrita do Neil Gaiman pois Deuses Americanos vai na mesma pegada.

Ingrid 22/05/2021minha estante
Bem isso mesmo, sei que o filme tem mais ação, aqui as coisas aconteceram com mais calma e muita coisa resolvida na base da conversa.

Ana 01/01/2021

Neil Gaiman é o tipo de escritor que tem uma narrativa muito característica. Acho incrível como a gene consegue reconhecer rapidamente que foi ele que escreveu aquilo que a gente está lendo. Esse estilo de escrita aparece, obviamente, em O Mistério da Estrela, uma das obras mais famosas do autor. Diferente de Coraline, por exemplo, acredito que essa obra seja uma fantasia voltada para o público jovem adulto, porque possui algumas cenas mais quentes.

Tristan Thorn é perdidamente apaixonado pela donzela mais bela do vilarejo em vive, Muralha. Porém, Victoria não sente o mesmo e, para se livrar do rapaz, faz uma proposta praticamente impossível: se Tristan conseguisse apanhar uma estrela cadente que caiu nos confins da Terra Encantada, ela se casaria com ele. Assim, o protagonista parte em uma jornada cheia de aventuras e seres místicos que nem sempre estão dispostos a ajudar. Além disso, para complicar um pouco mais a tarefa, outras pessoas estão atrás dessa estrela e farão qualquer coisa para consegui-la.

Como puderam perceber, O Mistério da Estrela é uma fantasia disfarçada de conto de fadas, e digo isso como um ponto positivo. A escrita de Gaiman é extremamente sensível e permeada de trechos filosóficos, mas o que mais chama atenção nesse livro em específico são os elementos encantados que vemos nas histórias da Disney, por exemplo, ainda que tenha um quê mais sombrio. O tempo inteiro fiquei com aquela sensação gostosa de que realmente estava sendo transportada para um local místico, diferente.

A primeira surpresa que tive foi descobrir que a estrela cadente adquiriu a forma de uma mulher assim que atingiu a Terra Encantada. Yvaine corre muito perigo, pois aparentemente ela é a solução de todos problemas do reino mágico. A diferença entre Tristan e os outros é que enquanto eles querem a estrela morta, ele só quer conquistar o coração da mulher que ama. Então, desde o início, sabemos que apesar dos pesares a natureza de Tristan é boa.

Outra coisa muito interessante é que os vilões — pois é, a tarefa de Tristan é cheia de percalços — têm seus próprios núcleos, o que significa a narrativa também os acompanha. Inclusive traz uma certa tensão para a história, porque sabemos exatamente quais serão os próximos passos deles e infelizmente a gente ainda não consegue entrar nas páginas dos livros para avisar aos protagonistas que o perigo está chegando, né?

No mundo criado por Gaiman tudo é possível, então acaba que não existem fatos inexplicáveis ou furos na trama. Ainda assim, ouso dizer que o desfecho encontrado pelo autor foi muito rápido e, mais do que isso, fácil demais e minimamente emocionante. Fiquei bem decepcionada com esse final porque toda a emoção que o meio do livro passa, todas as cenas eletrizantes, pareceram em vão, sabem? Acho que é por isso que tantas pessoas dizem que a adaptação cinematográfica é uma versão melhorada do livro.

Ainda assim, O Mistério da Estrela me cativou bastante, principalmente porque me trouxe sentimentos muito diferentes dos que eu tive enquanto lia outras obras que li do Neil Gaiman, algo mais leve, mais nostálgico... Tudo o que eu precisava sentir naquele momento, e foi isso que fez, de fato, que eu gostasse tanto dessa história.

site: https://www.roendolivros.com.br

Rodrigo 21/03/2021

Uma leitura de final de semana
Uma fantasia diferenciada. Por mais que tenha uma mistura de muitos clichês, o autor mistura uns elementos fantásticos novos e fascinantes.

Resumidamente, é uma leitura rápida e interessante, que a cada capítulo lhe deixa curioso pelo próximo.

Mari 05/02/2022

Razoável
Não gostei muito, pois o livro parece muito ser infantil, devido sua história bem fantasiosa e escrita simples, mas há menção a sexo e violência explícita, que me deixou meio confusa. Junto disso, o Tristran é um personagem bastante odiável, o que me deixou com extrema preguiça de ler e o casal final não teve um pingo de química e desenvolvimento. Fiquei super confusa quando do nada se beijaram, juro. A história tinha tudo pra ser uma fantasia bem gostosinha de se ler, mas não.

Rafaele21 27/04/2022

???
Eu não posso falar muito sobre esse autor que é um dos meus favoritos, mas se eu puder indicar uma leitura rápida, stardust é uma opção.

A única coisa que me deixou triste (e é de se esperar) é que na adaptação do cinema tem cenas que são beeeem mais perfeitas em relação a versão do livro, principalmente o final que é muito diferente, o que me deixa apegada a versão do cinema que na minha opinião é bem mais bonita e legal.

Porém Neil Gaiman continua sendo um dos meus escritores favoritos, PRINCIPALMENTE, pela sua escrita fluida e suas histórias que prendem o leitor!