Quinze Dias

Quinze Dias Vitor Martins

Resenhas - Quinze Dias

Victor Dantas 01/09/2020

Coisas incríveis podem acontecer se você começar a falar.
“Quinze Dias” foi a estreia do escritor brasileiro Vitor Martins, conhecido também por ter escrito “Um Milhão de Finais Felizes”, o qual foi meu primeiro contato com o autor.
Assim como em “Um milhão de finais felizes”, eu pude encontrar em “Quinze Dias” uma escrita fluida, delicada e uma história muito bem contada.

Na trama iremos conhecer o Felipe, um garoto de 17 anos, gordo e gay assumido e, o Caio, um garoto de 17 anos, magro e gay não assumido. Felipe e Caio desde crianças sempre viveram juntos, até que ao chegarem na adolescência, a amizade entre os dois foi enfraquecida.

Só que tudo está prestes a mudar, quando as férias do meio do ano de Felipe iniciam e ele recebe a surpresa de que seu vizinho do 57, o Caio, irá passar 15 dias na sua casa. Quinze dias com o garoto qual o Felipe gosta.

Quais são as possibilidades que esses quinze dias podem oferecer aos dois?
É isso que vamos descobrir ao longo de 15 capítulos, onde cada capítulo representa um dia que o Caio passa na casa de Felipe.

Vitor decidiu abordar aqui questões sociais que vai além da representatividade LGBT, aliás a Gordofobia é o tema que mais aparece na trama, tendo em vista que nosso protagonista já se identifica como homossexual, no entanto, enfrenta um dilema interno para com aceitação do seu corpo.

Vitor nos apresenta às angústias e a insegurança do Felipe frente a uma sociedade que padronizou corpos, em que o dele foge da regra. As situações de bullyng, gordofobia que o Felipe vivencia na sua escola, nos faz questionar o quanto o ambiente escolar pode ser hostil para quem é diferente, e o quanto a escola contribui para a reprodução de discursos homofóbicos, machistas, sexistas, racistas e outros.

Do outro lado, temos o Caio, que apesar de se identificar como gay, ainda não se assumiu para a família abertamente e, tem que enfrentar todo o dia o medo de ser rejeitado, ser visto como anormal. Além disso, existe a escola, ambiente em qual o Caio se sente desconfortável, diante da hostilidade sofrida por seus colegas.

(...) a escola se apresenta como grande agenciadora de práticas que objetivam reduzir o campo da sexualidade ao binômio macho/fêmea (GÓIS; SILVA, 2011, p. 39).

Temos então um contraste entre os personagens, não só pelo porte físico e o fato de um ser assumido e o outro não, mas também pela família de ambos. O Felipe vive com sua mãe apenas, e a relação dos dois é de muita parceria, afeto, onde um se coloca como o confidente do outro, e quando o Felipe decide contar para sua mãe que é gay, a reação dela é o que todos nós esperamos: acolhimento.

Já o Caio, mora com seus pais, e apesar de haver afeto na relação familiar, existe também a superproteção e as expectativas que seus pais jogam em cima dele. Isso faz com que o Caio não se sinta seguro para contar sobre sua sexualidade, nem outros assuntos que ele guarda consigo.

Diante desse núcleo o qual os personagens estão inseridos, se você for um leitor lgbt, vai acabar se vendo em uma das realidades.
E se você não for lgbt, vai criar empatia pelos garotos, e torcer por eles (Espero que sim).

Particularmente eu me vi no Caio, seus dilemas também fizeram parte da minha adolescência, quando eu estava prestes a me assumir para minha família, mas a insegurança e o medo me silenciavam. Até que eu falei.

Mas, além do contraste entre as realidades dos personagens, existe também muitas semelhanças entre eles, que vão sendo reveladas aos poucos. Ambos lidam com a insegurança, baixo estima, e ambos... se gostam.

Vamos acompanhamos cada passo dessa relação deles, de amizade, afeto, carinho, paixão. O autor soube executar bem o desenvolvimento tanto dos personagens quanto da relação entre os dois, apesar do livro ter pouco mais de 200 páginas, teve aprofundamento.

Temos também a Beca, a melhor amiga do Caio, uma garota incrível, que assim como o Felipe é gorda e gay.
A presença dela na história só deixou tudo mais lindo, real e cativante. Diferente do Felipe, a Beca já aceitou seu corpo e se empodera com ele, totalmente desprendida da insegurança.
E à medida que o Felipe vai criando amizade com ela, a Beca passa a motivá-lo a lidar com seus dilemas da melhor forma: autoaceitação e autoconfiança.

“Ninguém vai nos proteger a não ser nós mesmos (...) Mas olha, Felipe, te juro que um dia as coisas melhoram. Um dia você aprende a gostar mais de quem você é, e isso vai refletir em como as outras pessoas vão te enxergar” (p. 121).

Outra personagem que merece ser mencionada aqui é a Olívia, a terapeuta do Felipe que acompanha ele desde que se assumiu gay para sua mãe, e agora vem auxiliando-o no processo de autoaceitação, autoconfiança e a se expressar para as pessoas, falar sobre seus sentimentos.

Percebemos o quanto a presença de um profissional é importante, que muita das vezes é preciso recorrer alguém de fora da nossa família, círculo de amizade, que nos ajude a vê a situação com outro olhar, um olhar sem julgamento, pena, e que pedir ajudar não é vergonhoso.

Pelo contrário, é ser corajoso o suficiente.
É humano.

Por fim (acho que já deu para lhe convencer que o livro é bom né?), “Quinze Dias” é aquele livro que traz conforto, que estabelece diálogo direto com o leitor LGBT, nos faz dar umas boas risadas com as referências pop e os diálogos dos personagens. Um livro com personagens palpáveis, conflitos reais, e representatividade espontânea.

MAIS QUE RECOMENDADO!
Edison.Eduarddo 01/09/2020minha estante
Seria um "Com amor, Simon" brasileiro...

Douglas 01/09/2020minha estante
Linda resenha, Victor! Que bom que tu também gostou do livro! ?

Roneide.Braga 11/09/2020minha estante
Não conhecia, que surpresa boa!

Victor Dantas 11/09/2020minha estante
Que bom Neide, super recomendo. Um livro lindo

Healermylord 18/09/2020minha estante
Amei ótima resenha! Disse tudo que senti lendo também haha livro perfeito

Rayssa.Yezzi 28/09/2020minha estante
Me identifiquei tanto com os sentimentos de insegurança do personagem que foi quase como me ver atrás dos olhos dele fiquei muito feliz com a história toda e seu desenvolvimento

Renée 02/12/2020minha estante
Li na força do ódio. Talvez se eu tivesse lido quando tivesse meus quinze anos, gostasse do conteúdo. Mas achei bobinho

Lua 26/08/2021minha estante
livro de guei
muito bom gostei

Beth 23/10/2021minha estante
Nossa eu amei o livro ? me identifiquei tanto com o Felipe é sei como e difícil !! A escrita é perfeita ?? recomendo muito !! vou senti saudades ??

gh0stlz 06/11/2021minha estante
Muito bom!! Aborda assuntos importantes como: gordofobia, homofobia, inseguranças. Ensina o amor de verdade!!

Lara.Leao 17/04/2022minha estante
Esse livro é bom pq eu tô pensando em conprar ele

taylaneres 02/05/2022minha estante
@Lara.Leao o nome do livro é quinze dias e por acaso você comentou isso há exatos quinze dias, acho que o destino quer que você compre hahah

dudamaisdemais 04/05/2022minha estante
MUITO BOM! QUE LIVRO INCRÍVEL! simplesmente amei serio

Vivianne.Gondim 13/06/2022minha estante
O livro quinze dias de Vitor Martins lançado do dia 02/072017 pela Globo alt, o livro tem como seu foco o romance lgbtqia+.
No livro, traz o Felipe, seu protagonista, como um garoto gordo e gay, ele sempre sofreu bullying principalmente pelo fato dele não ter o corpo "padrão".
Felipe está ansioso para suas férias, já que por meio delas ele pode ficar em casa evitando ver seus colegas que fazer "brincadeiras" com sua aparência, ele pode finalmente ficar sozinho assistindo seus filmes e séries em paz, porém, o que ele não esperava era que essa paz não iria acontecer já que sua mãe ofereceu a casa para o vizinho ficar por lá durante quinze dias enquanto seus pais estão viajando, entretanto, Felipe gosta de caio, seu vizinho, então ele terá que lidar com todos esses sentimentos durante os quinze dias e tentar não ficar doido ate fim de tudo.
De maneira geral o livro é interessante, já que o autor trata de assuntos como a gordofobia, homofobia, racismo e machismo de uma maneira leve, natural e clara facilitando o entendimento para pessoas que não são tão acostumadas a ler, todavia, se você prefere livros mais agitados, dramáticos e sérios esse não é um livro para você, mas como eu já disse se vc quer passar o tempo com um livro de romance fofinho, leve e que trata de assuntos do dia dia esse com toda certeza é um livro para você.
E eu quero dar um destaque a uma personagem que é a Rebeca, melhor amiga do Caio, que é uma mulher preta, gorda e lésbica e que mesmo ela sofrendo machismo, racismo e gordofobia ela ainda se mantém confiante sem ligar para opinião dos outros e até enfrenta elas quando necessário, especialmente quando mexem com seus amigos.

Beatriz 16/06/2022minha estante
Resenha critica 15 dias
Quinze dias é um livro feito por Vitor Martins em 2017, a obra tem quinze capítulos, cada capítulo é um dia, eu achei isso muito interessante pois dessa maneira da para falar sobre cada dia e torna a leitura mais divertida, um 15 dias é um romance LGBT.
O livro conta sobre Felipe, um menino gordo e gay, que sofre bullying por ser gordo, ele não ?via? a hora que chegasse as férias para poder se livrar das pessoas que faziam bullying com ele, e poder maratonar séries e filmes, mas tudo mudou quando eles descobriu que Caio (seu crush de infância) iria passar quinze dias das férias na casa dele, durante esses quinze dias e várias coisas acontecem.
O livro trata de temas que ocorrem muito hoje em dia como a homossexualidade o bullying a gordofobia inseguranças, o jeito que o autor trata dessas questões é muito interessante incentivando o leitor a querer ler mais e mais.
O livro é uma leitura obrigatória, todo deveriam ler, não quem gosta de romances LGBTS mas todas as pessoas, para aprendermos lições para a nossa vida.

Nunes26 05/10/2022minha estante
Eu gostei muito como o Vitor, tratou um assunto que para muito é difícil de uma forma leve. Me vejo muito no Felipe em alguns aspectos. Essa fase de crescer, se entender e entender o mundo é muito difícil, e tendo representação fica um pouco mais fácil para saber que isso vai passar. Mesmo que eu já tenha passado por isso, sem ter muita representatividade, vê isso nos livro é grandioso.
Para quem vai começar a leitura. Você amar. É uma leitura leve, dinâmica, você se envolve tanto que esquece o mundo ao redor.

Luiza 09/10/2022minha estante
Eu já queria ler este livro, agora então! Muito animada para começar a ler!!

Lara 22/10/2022minha estante
Eu adorei a leitura. Em algumas partes eu sorria e em outras meus olhos marejavam!!!!! ??

fefee44 26/10/2022minha estante
eu simplesmente amei esse livro, eu raramente gosto de romances mas eu me identifiquei tanto com o felipe e me deixou extremamente confortável em ler.

Kauan.Kurt 15/12/2022minha estante
Eu amei é uma história que me marcou muito principalmente por eu me identificar muito com o protagonista

Duda :) 10/01/2023minha estante
Super legal o livro, ótimo pra quem está começando a ler ou para sair da resenha literária.

Lucas 09/02/2023minha estante
Muito bom o livro amei o final melhor livro LGBT

Kamily16 12/03/2023minha estante
Quinze dias,eu posso dizer que esse livro foi com toda certeza um dos melhores que já li.

Trata-se de um livro gay, o protagonista se chama Felipe,ele tem 17 anos, e sofre bullying na escola por ser gordo. Felipe nunca teve muitos amigos, mas desde pequeno quando brincava na piscina do condomínio, ele era muito amigo de um garoto chamado Caio, que mora no mesmo prédio que Felipe.
Por volta dos 13 anos de Felipe, ele parou de frequentar a piscina do condomínio,por conta da sua insegurança com seu peso, logo parou de se encontrar com Caio seu único amigo.

Felipe mora com sua mãe artista, que trabalha em uma ONG como professora de artes, ela sempre apoiou Felipe em tudo, e sempre tenta ajudar de alguma forma.
Um dia quando o protagonista chegou da escola e iria passar suas ferias de 15 dias do meio do ano em casa, sua mãe avisou que os pais de Caio iriam viajar e ele ficaria na casa dele por 15 dias. A mãe de Caio e a mãe de Felipe não eram muito próximas mas sempre se cumprimentavam no corredor, seguravam a porta do elevador, e etc..
Felipe surtos pq afinal o garoto que ele tinha uma queda desde criança ficaria na casa dele por 2 semanas.
Durante os 15 capítulos que representam cada dia que eles pasam juntos, podemos ver o desenvolvimento dos dois, eles vão se aproximando cada vez mais, depois acontece muita coisa nas quais eu quase desmaiei de tanto gritar sem fazer nenhum som, juro que bati a cabeça na parede várias vezes ao longo do livro ( durante alguns surtos).

O livro é simplesmente incrível nenhum erro simplesmente perfeito, vc vai apaixonando por este livro a cada página que pasa.
SÓ LEIAM É PERFEITO !!!!!!!!!

Fernanda.zucolotto 02/11/2023minha estante
Gostei mas queria uma versão dos pensamentos do caio e uma segundo livro

LAvia494 31/01/2024minha estante
Juro, esse livro é muito bom, recomendo muito se você está procurando uma leitura levinha, um romance muito fofo e se busca alguma inspiração para superar suas inseguranças.
O livro aborda diversos assuntos muito importantes, como, gordofobia, homofobia..
Vale a pena ler!!

Rafael2296 02/02/2024minha estante
melhor livro gay

Kayyczs 21/03/2024minha estante
Romance leve, e muito fofo aliás?? minha primeira leitura nacional ??

arneiyh 12/08/2023

Um bom livro nacional
Apesar dos gatilhos que senti ao ler, a narrativa é mais leve do que em Um Milhão De Finais Felizes. Não merece menos que 4 estrelas.

Mathias 15/01/2024

Tudo nesse livro é aconchegante, é um romance leve, adolescente de primeiro amor, mas que ainda assim consegue abordar temas importantes de forma responsável. Deixou meu coração quentinho.
Pam @vailerpam 15/01/2024minha estante
Eu sou muito apaixonada!!! ??

euindy 28/12/2021

SURTEI EM CADA PAG = PERFEITO
primeiro livro q eu li deste autor incrível, vulgo Vitor Martins, e sério q livro perfeito

a leitura foi super fluída, é um livro leve e a escrita do Vitor é extremamente boa e me prendeu todinha

é um livro maravilhoso e aborda vários assuntos NECESSÁRIOS e IMPORTANTES- gordofobia, homofobia, bulling, ansiedade e autoestima

os personagens são TUDO, adorei acompanhar o desenvolvimento do Fê e do Caio, sem contar nos personagens secundários que são maravilhosos

enfim, vou panfletar esse livro smp

leiam essa perfeição :)
Sthefany.Couto 28/12/2021minha estante
Agora ele passou na frente de vários livros que eu queria ler, obrigada pela indicação!! ?

Lulu 28/12/2021minha estante
Sou apaixonada demais por esse livro!! ??

giih_ltl 28/12/2021minha estante
É PERFEITO de maisss esse livroo!! Sou apaixonada???

isa__ 28/12/2021minha estante
eu amo esse livro tabtoo

Maria3121 28/12/2021minha estante
me convenceu a ler só pelo número de surtos q teve

labbacchio 09/12/2021

O mundo inteiro é nosso
Cara, eu não estava esperando amar tanto esse livro ? pra falar a verdade, eu to quase colocando entre meus favoritos.

Quinze Dias foi totalmente diferente do que eu esperava. As críticas sociais presentes, os personagens envolventes, o desenvolvimento da relação de Caio e Felipe, o fato do livro ser brasileiro. Nossa, eu tenho tanto a falar.

Ok, começando pela questão das críticas voltadas à gordofobia e ao bullying. Puts, eu simplesmente não sei explicar o amontoado de coisas que senti. Eu, pessoa que está escrevendo isso, sofri muito do que Felipe sofre em seu dia a dia durante toda a minha infância, e ver o mesmo superando seus medos e inseguranças e aprendendo a amar seu próprio corpo foi simplesmente perfeito. Para quem sofre ou já sofreu bullying, principalmente voltado à questões de obesidade, vocês sabem como é incrível ver alguém se aceitando como é. Ver alguém se amando como é ? eu, particularmente, não posso dizer que sou como Felipe, mas ler um livro assim faz você se sentir minimamente mais seguro com seu próprio corpo.

Ademais, as críticas voltadas à homofobia também são incríveis. O livro mostra como a homofobia pode afetar um adolescente, e mostra como palavras podem machucar. Inseguranças são criadas, medos são criados. Quinze Dias mostra como piadinhas da escola podem destruir totalmente a autoestima de alguém que anteriormente amava a si mesmo, e mostrar isso ao público por meio de uma leitura tão leve foi realmente incrível.

Outrossim, o livro também mostra como é bom ter pessoas nos apoiando em todo tipo de situação. Seja na questão da homofobia ou na questão da gordofobia, ter alguém ali te apoiando sempre melhora as coisas. Mostra que você precisa de alguém pra te dizer que você não é horrível, e que você merece ser amado. É sempre bom ter alguém te ajudando a superar seus medos.

Além das críticas que citei, o livro também tem um desenvolvimento maravilhoso, e uma evolução incrível da relação de Caio e Felipe. Eu nem sei explicar, tudo aconteceu tão rápido e ao mesmo tempo tão devagar. Quero dizer, às vezes eu achava que algo tinha acontecido repentinamente, mas logo Felipe pensava sobre o assunto e eu via que tudo era plausível. Sempre que eu achava que tinha faltado algum desenvolvimento, eu lia mais um pouco e tudo era desenvolvido adequadamente.

Outra coisa que adorei em Quinze Dias foi acompanhar os pensamentos de Felipe. Ver como ele se sentia em relação as coisas, me identificar com milhares de coisas que o mesmo pensava, rir com ele, chorar com ele; foi tudo tão perfeito.

Sendo bem sincera, só vim descobrir que o livro era brasileiro na metade e gostei ainda mais pelo fato. Não sou a pessoa mais patriota do mundo, mas ler algo tão bom escrito por alguém do meu país me traz uma sensação incrível e inspiradora. É como se eu pudesse ser o que eu quisesse, mesmo não morando no país mais desenvolvido do mundo.

Sério, eu simplesmente não estava esperando algo tão bom assim. Quando minha amiga me indicou e eu li a sinopse, eu realmente estava esperando, sei lá, que Felipe iria emagrecer e seriam felizes para sempre ? o clichê da maioria dos filmes em que pessoas acima do peso aparecem. Todavia, isso passou bem longe do que de fato aconteceu.

Ver como Caio faz bem a Felipe, como ambos se ajudam a superar suas inseguranças, como se ajudam a sentir-se merecedores de amor... cara, eu poderia falar por horas sobre toda essa experiência.

Sobre recomendação, puts, não tá óbvio? Eu recomendo esse livro com todo o meu ser. Recomendo muito, tipo, muito, muito mesmo. Quinze dias é simplesmente perfeito, não consigo te dizer sequer um defeito do livro. A leitura é super rápida ? literalmente, são só 208 paginas ?, e o livro não só prende muito sua atenção, como também envolve demais.

Honestamente, eu ainda teria bastante para dizer, mas vou parar por aqui para isso não ficar muito cansativo ? se é que já não está.

É isso, leiam Quinze Dias!
Malu 09/12/2021minha estante
Que resenha incrível mdss. Eu imagino vc escrevendo uma redação do Enem, deve deixar os outros candidatos no chinelo. Amei muito, vou ler.

KKSKDKXKX VLW!!!

Sofi Sofi 09/12/2021minha estante
Mano tu lê muito rápido, fico impressionada aksjakjska

KSKDKDKXKDKKD

juh 09/12/2021minha estante
como sempre mais uma resenha incrível!!

labbacchio 09/12/2021minha estante
pare fico com vergonha ??????

bia 15/12/2021minha estante
um dos meus YA nacionais favoritos, adorei a resenha!! :)

labbacchio 15/12/2021minha estante
valeu !!!

dudaaa5 30/07/2022

Quinze dias
que história fofaaa, morri de amores o livro todo
o casal é lindo, os personagens secundários são perfeitos.
livro fácil e rápido de ler, ótimo pra sair de uma ressaca literária

MissDLeBeau 03/01/2023

''Aqueles quinze dias foram para sempre.''
Felipe é uma persona minha? Porque foi assim que eu me sentir ao ler o livro.
Todos os medos, as inseguranças, tornaram a experiência de leitura única, foi como jogar sal nas minhas feridas que eu até então tentava fingir que não existiam.

Esse é o segundo livro que leio do Vitor e como esperado ele não me decepcionou em nada, pelo contrario entrego o que eu não estava esperando de mão cheia e tão intima (bom para mim eu me sentir muito próxima) que levei mais tempo do que o esperado para finalizar a leitura, pois me vir pegar pelos conflitos do Felipe consigo mesmo refletir exatamente o que estou passando. Uma determinada personagem me pegou nessa questão corporal também...''Mesmo sendo magra, ******* também tem suas inseguranças.''
Helena 03/01/2023minha estante
Esse livro é incrível ??

bibia 19/04/2021

Achei muito fofo o livro, amei o desenvolvimento do personagem principal da primeira página (em que ele se odiava) até a última (em que descobriu as coisas que gosta na vida, e nele).
É uma história fácil de ler, pequena e que tem um espaço no coração, fala sobre várias coisas importantes como
homofobia e gordofobia.
Mostrou também que todos tem problemas, a coisa que você mais quer ter talvez não seja assim tão boa, e literalmente ninguém é perfeito.

Rafaela 29/06/2022

Quinze dias
Quinze dias é um livro pequeno no tamanho, mas que leva um enorme debate sobre pessoas inseguras, simplesmente por não estarem nos padrões sociais. cof cof. Felipe é um garoto de 17 anos, que lida muito bem com a sexualidade, mas o que atormenta a sua vida, é o fato dele ser gordo. E desde sempre foi assim.

Gente, que livro mais fofinho!
Não consigo pensar em outra coisa pra dizer sabe?
Peguei amor no Felipe, no Caio.. O jeitinho deles, o modo que o Caio cuida do Felipe, conversa e ouve..
O Felipe todo inseguro, tentando quebrar as barreiras que o bullying causou na vida dele, as sessões de terapia.
É simplesmente perfeito o livro, por mais que pareça ser um livrinho bobo qualquer, fala sobre coisas muito importantes e é muito gostosinho ir acompanhando cada um dos quinze dias deles.
Amei muito ???
Amandinha_almi 04/07/2022minha estante
Esse livro ???

Rafaela 04/07/2022minha estante
É mto fofinho!

Milena 28/07/2022

Um livro leve que mostra o desenvolver de uma paixão que pro personagem principal, já vêm de muito tempo.
Com o Felipe e com o Caio aprendemos que todos temos medos e inseguranças, independentemente do modo em como somos vistos pelas outras pessoas. Cada ser humano é único, trazendo consigo uma bagagem pessoal com traumas e felicidades; e que conpartilha-las com alguém é sempre uma boa maneira de aliviar o peso das coisas.
VinAcius49 28/07/2022minha estante
Quero lera aaaaa

TainA 17/07/2022

Caloroso
É a palavra mais delicada que posso dar sobre esse livro, além de aconchegante existem trechos e linha que me prenderam não apenas por lembrar a mim mesma em alguns pensamentos, mas pelo jeito e ela delicadeza que tudo foi tratado, todos tem seus problemas e pesos pessoais sobre as coisas isso é tratado de forma não tão aprofundada mas o suficiente pra te afazer sentir o que o Lipe e o Caio sentiram durante a história. Surtei sorrindo, fiquei brava e nervosa com o Lipe tudo é extremamente inebriante e harmonioso, fluída é a palavra que quero dizer, é claro que sempre vai ter aquela sirene de alerta mas..sinceramente foi a sirene mais amorosa e divertida que o Lipe poderia receber em casa!

Ps: nunca ia adivinhar que o nome da Madonna é Madonna perdão Lipe sou sua maior decepção!

@azevedo.augusto 08/01/2021

Merecia mil páginas!
Durante muitos anos eu nunca soube o que era realmente a tal “ressaca literária” que tantas pessoas falavam. O fim da leitura desse livro é a completa definição desse termo. Ele é simplesmente incrível! Felipe, o narrador e protagonista, é um menino claramente pisciano como ele mesmo se descreveu. O autor conseguiu passar toda a essência e inseguranças desse menino que me fez rir e ficar preocupado ao mesmo tempo. Caio é apaixonante, e isso não é figura de linguagem. Esse garoto consegue fazer com que você se apaixone por ele só pelo simples ato de agradecer em um bilhete por um livro emprestado. A mãe de Felipe dispensa comentários de tão perfeita. A representatividade está mais do que em alta nessa obra. Temos pessoas gordas, pessoas magras, gays, lésbica, bissexuais, brancos, negros. É nítido o cuidado do autor em abordar certos temas que podem ser gatilhos para muitas pessoas. Rebeca, a amiga de Caio, é o tipo de amiga que qualquer um desejaria ter ao seu lado. Todas as frases dessa menina servem como um tapa na cara ou um bom sacode nos ombros. É impossível não salvar ao menos uma dessas frases e postar em alguma rede social, porque o mundo precisa ouvir o que Rebeca está falando. Mesmo com tantas abordagens delicadas, considero esse livro como uma obra leve, que pode e deve ser lido por qualquer pessoa em qualquer idade. Fico na indecisão de não querer uma continuação (pois o livro fechou da maneira mais linda e perfeita que poderia existir) e querer uma continuação (pois não queria ficar sem saber o que acontece depois, ou talvez o que passava na cabeça de Caio). Mais uma vez termino uma leitura com aquele calorzinho no coração de que o mundo está sim mudando e obras como essa podem ser publicadas e se tornarem populares pelos mais diversos motivos. O mundo é todo nosso!

Zé Paulo 16/05/2023

Impossível não se apaixonar por este livro
Caio, o vizinho do apartamento 15 vai passar 15 dias na casa de Felipe. Eles eram amigos na infância, mas com o tempo foram se distanciando.

Contudo, Felipe sempre teve uma queda por Caio, porém ele se sente incomodado com sua aparência e para ele a chance de Caio se apaixonar por ele é nula.

Uma história repleta de aceitação, amizade e de muito AMOR! CaiLipe vocês são TUDO!!
Dona Rita, vc é MARAVILHOSA!!???
Vitor, amo os seus livros!!! ?
Clara28_82 30/06/2023minha estante
todos amam a dona Rita

Steffany.Figueiredo 30/06/2023minha estante
Amo demais esse livro

Jhow Simões 30/06/2023minha estante
Um dos melhores livros que li esse ano, amo demais ??

Zé Paulo 01/07/2023minha estante
Poderia dar um ótimo filme, né gente? ?

Renata.g 22/10/2023

Que livro gostosinho de lê e que casal mais fofo! Curti cada página desse livro, esse é o segundo livro que leio do autor e gosto muito da escrita dele.
O que eu mais gostei do livro além da história, é que cada dia é um capítulo, o que torna o livro ainda mais interessante. O livro aborda assuntos muito importantes e necessários como bullying, gordofobia, homofobia e autoestima. A trama é bem divertida, que me fez sorrir bastante, porém também há momentos que você tem que assimilar o que se passa na cabeça do Felipe que causa uma certa tristeza. Adorei as referência a cultura pop como músicas, livros e desenhos que faz parte da vida de um jovem nos tempos de hoje.
Os personagens secundários são incríveis, a amizade do Caio e da Beca é linda, adorei a forma como o autor desenvolveu o romance do Felipe e do Caio, a mãe do Felipe é maravilhosa. Super recomendo o livro.

Lido em: 02/09/23

luizreisn 21/02/2022

Quinze Dias um livro de autoaceitação e romance
Eu sou muito parecido com Felipe o personagem principal de Quinze Dias, gordo, gay e cheio e inseguranças, mas ao longo do livro vamos se identificando cada vez mais com o personagem não necessariamente com todas essas características, é muito fácil se identificar com a sua história e com a sua forma de viver. De quebra a história ainda possui um romance fofo que vai nos cativando a cada capítulo ? quer dizer dias que passa hahahaha, Quinze Dias poderia se chamar Trezentos e Sessenta e Cinco dias pois eu leria facilmente 365 capítulos dessa história fofa, delicada mas ao mesmo tempo tão profunda.
bela 21/02/2022minha estante
esse livro é tao meu xodo!! amo mto o jeito que o vitor martins consegue fazer um romance tao involvente com poucas paginas