Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

lytarium 22/02/2024

Já quero ler tudo dessa mulher!
Esse livro tem TANTAS camadas.

O mix de sentimentos causados, a tensão, a empatia, tudo ao mesmo tempo.

A forma cruel como os presos são julgados, a justiça do homem, crimes menores com motivos quase que "altruistas" sendo tratados com a mesma brutalidade de crimes imperdoáveis.

A crítica sobre a população carcerária é muito certeira. A ressocialização negada e a tortura dessas pessoas que, em tese, estão na Colônia para se redimirem e se ressocializar, quando que, na prática, são levadas para serem abatidas como javalis.

Extremamente bem escrito, intrigante e envolvente. Minha revolta, é não tê-lo lido antes.

PauloLeal 21/02/2024

Livro rápido e direto
Livro conta algo ficcional, mas que se me contassem, não duvidaria muito de ter acontecido.
Conta sobre a decadência do sistema carcerário.

Mandyavanna 21/02/2024

" Eles corrigem a gente com uma bala na cabeça e somos livres quando morremos(...).
No fim,somos todos livres,porque, no fim,estaremos mortos "

Ei Maybrick 20/02/2024

Que livro esse te lembrou?
Apesar da vida sem esperança descrita para os personagens, tanto presos quanto guardas, a escrita é fluída e convidativa.

Ha poucos personagens, mas demorei para me acostumar, exceto é claro, por Bronco? Fico constrangida em confessar que me apaixonei pela imagem que criei dele.

É do tipo de livro em que todos são vilões, ou ja foram, se você crer em redenção, e ainda assim, você torce por aqueles que nunca vão mudar o que são e nem se arrependem. Não é uma história comovente ou de superação, mas no final, ainda gera satisfação na leitura.

Por fim, não pude deixar de lembrar de algumas leituras que fiz e fazer breves comparações com o cenário carcerário, como em Estação Carandiru e Holocausto Brasileiro.

kau 16/02/2024

Leiam!
O livro é muito bom e envolvente e a narração do audiobook é perfeita.
A obra apresenta críticas sociais, demonstrando como a violência passa a ser aceita quando o agressor tem um título de prestígio (um policial, por exemplo) e como os excluídos da sociedade são tratados como lixo insignificante "assim na terra como embaixo da terra".

Ana Paula Teodoro 06/02/2024

Uau...
Comecei a ler sem pretensão nenhuma e sem expectativa... mas a história me surpreendeu pela crítica social que traz, pela forma como trata a crueldade humana para com o outro quando este passa ser visto de forma objetificada. Realmente depois da leitura o título faz todo o sentido.

04/02/2024

A narrativa cativa desde as primeiras páginas.
Primeiro quis entender de onde o narrador falava, fiquei muito curiosa qual era o cenários.
Entendido isso, não descolei da história para saber que rumo tomariam os personagens.
Me surpreendi!!
Gostei!!
Terá Clube de Leitura no próximo dia 07/02, anseio por esse momento!

Soipaz 03/02/2024

Adorei
O livro é muito bom, muito bem escrito, com várias mudanças e de fácil leitura. Recomendo mesmo esse livro.

Bianca Martins 31/01/2024

Huumm
Não tirei o melhor proveito do mundo desta leitura. Entendo toda a crítica social que a trama trás, mas para mim foi uma leitura arrastada, me vi perdida nos personagens por muitas vezes, com a cabeça longe sem conseguir prender a minha atenção.

Acho que vale a leitura, talvez eu releia daqui a algum tempo.

Lucas @_olucascosta 26/01/2024

Achei apenas bom.
Eu SEI que essa leitura tinha mensagens e mais mensagens.
Eu tentei reconhecer cada alegoria que existia nos personagens, cada nuance.
Mas não alcancei o que eu acho que era o cerne da história.
Por isso, eu acho que eu não consegui me conectar (e olha que eu reli logo que acabei, mas mesmo assim)

Do que entendi, destaco: o sistema carcerário brasileiro é horrível e eu nem duvido que a autora tenha apenas se baseado em algo que ainda exista ou que já existiu na nossa história.

Não consegui me conectar com os personagens, não sei por qual razão. Achei que era muito nome pra pouca história.

Sobre a escrita em si, acho que, apesar de riquíssima, o fluxo narrativo não ajudou muito no entendimento das coisas, sabe? Mesmo assumindo um pouco de culpa e me chamando de burro, acho que algumas coisas foram confusas por si sós KKKKKK

Pra este, eu sugiro que leiam e tirem as próprias conclusões. Não sou capaz de recomendar nem de contraindicar.

SocorroBaptista 23/01/2024

Um texto cruel, em que razão e irracionalidade andam lado a lado, em que caça e caçador se confundem, em que seres humanos perdem a humanidade. Difícil de ler.

Camila 22/01/2024

Encarcerados
Sempre que leio os livros da Ana, eu me recordo de quão visceral ela é, além de selvagem.
Muito interessante acompanhar homens que não são os mocinhos (acho que nenhum personagem da autora é), durante a sua ''estádia" numa colônia penal. Além da maldade sobrepor a maldade. Como ninguém tem seu lado bonzinho, a autora faz questão de mostrar que todos ali, independente de seu passado sombrio, foram homens que descumpriram a lei e devem cumprir. Devem cumprir a lei do mundo real e a lei de dentro do presidio.

Greice21 20/01/2024

Muitos segredos guardam esses muros...
*Citação*
_?(...) a justiça está sempre um passo atrás da injustiça. Bem, eu não estou aqui para julgá-los, porque esse não é o meu papel, além do mais, estão todos devidamente julgados(...) .?_

*Impressões pessoais sobre a leitura*
Eu fiquei extasiada com essa leitura. Sabe aquela expressão : ?não julgue o livro pela capa?? Então, a capa já de cara é bem inusitada. E te faz pensar algo como , a história de um javali, talvez. Bem , mais que uma história, não havia lido nada ainda dessa autora, e me surpreendi por sua escrita. Sem rodeios, direto ao ponto, envolvente. De antemão nos é apresentado uma habitual penitenciária, de segurança máxima, onde criminosos sentenciados por crimes bárbaros são enviados, com o propósito de serem ?reciclados?. Saírem pessoas de bem, digamos assim. Mas no desdobrar dos capítulos um horror encobre a atmosfera deste local, desde uma fama um tanto quanto aterrorizadora, quanto às atividades ali realizadas. Um misto de horror em cada passagem, te faz duvidar da sanidade e do intelecto de todos.